1. A
Cor Púrpura (Spielberg, 1985)
Geórgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie
(Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se
torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie
imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua
irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata
simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de
Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery),
uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua
tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos
a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia),
missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey),
esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie
revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das
possibilidades que o mundo lhe oferece
2. Faça
a Coisa Certa (Spike Lee – 1989)
Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é
dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn. Com predominância de
negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Ele é um cara boa
praça, que comanda a pizzaria juntamente com Vito (Richard Edson) e Pino (John
Turturro), seus filhos, além de ser ajudado por Mookie (Spike Lee). Sal decora
seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e
do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin’
Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de
pizza e reclama por não existirem negros na “Parede da Fama”. Este incidente
trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que não terminará bem.
3.
Malcom X (Spike Lee, 1992)
Biografia do famoso líder afro-americano
(Denzel Washington) que teve o pai, um pastor, assassinado pela Klu Klux Klan e
sua mãe internada por insanidade. Ele foi um malandro de rua e enquanto esteve
preso descobriu o islamismo. Malcolm faz sua conversão religiosa como um
discípulo messiânico de Elijah Mohammed (Al Freeman Jr.). Ele se torna um
fervoroso orador do movimento e se casa com Betty Shabazz (Angela Bassett).
Malcolm X ora uma doutrina de ódio contra o homem branco até que, anos mais
tarde, quando fez uma peregrinação à Meca abranda suas convicções. Foi nesta
época que se converteu ao original islamismo e se tornou um "Sunni
Muslim", mudando o nome para El-Hajj Malik Al-Shabazz, mas o esforço de
quebrar o rígido dogma da Nação Islã teve trágicos resultados.
4.
Conduzindo Miss Daisy (Bruce Beresford – 1989)
Atlanta, 1948; Uma rica judia de 72 anos
(Jessica Tandy) joga acidentalmente seu Packard novo em folha no jardim
premiado do seu vizinho. O filho (Dan Aykroyd) dela tenta convencê-la de que
seria o ideal ela ter um motorista, mas ela resiste a esta ideia. Mesmo assim o
filho contrata um afro-americano (Morgan Freeman) como motorista. Inicialmente
ela recusa ser conduzida por este novo empregado, mas gradativamente ele quebra
as barreiras sociais, culturais e raciais que existem entre eles, crescendo
entre os dois uma amizade que atravessaria duas décadas.
5. Ao
Mestre com Carinho (James Clavell, 1967)
Mark Thackeray (Sidney Poitier) é engenheiro,
mas ficou desempregado e resolveu dar aulas em Londres. Ele começa a ensinar
alunos majoritariamente brancos em uma escola no bairro operário de East End.
Thackeray se depara então com adolescentes indisciplinados e desordeiros, e que
estão determinados a destruir suas aulas. Só que o engenheiro, acostumado com
hostilidades, não se amendronta e enfrenta o desafio de ensinar uma turma de
baderneiros. Ao receber um convite para voltar a atuar como engenheiro, ele tem
que decidir se pretende seguir como mestre ou voltar ao antigo cargo.
6. A
Outra História Americana (Tony Kaye – 1998)
Um dos melhores filmes sobre o tema racial da
década de 1990, não poupa o espectador da violência e do ódio ao mostrar os
crimes de uma gangue racista de skin heads, formada por integrantes
neonazistas, nos Estados Unidos. O filme tem o poder de mostrar como o ódio
racial acaba com a vida tanto de agressores quanto de agredidos, e é
contundente, principalmente pela mensagem e pela ótima interpretação de Edward
Norton.
7. No
Calor da Noite (Norman Jewisom, 1967)
Quando Philip Colbert (Jack Teter), o
principal empresário de Sparta, uma cidade do Mississipi, é morto, o policial
Sam Wood (Warren Oates) tenta achar o culpado. Ao ver na estação de trem um
negro bem vestido, Virgil Tibbs (Sidney Poitier), ele é preso como suspeito sem
chance de argumentar. Quando Sam vê que Tibbs tinha uma incomum quantidade de
dinheiro para um negro de Sparta, o policial fica certo que encontrou o
assassino. Mas o xerife Bill Gillespie (Rod Steiger) descobre, para seu espanto
e constrangimento, que Virgil é um detetive da polícia da Filadélfia, que
visitava sua família. Ironicamente Virgil é um expert em homicídios e recebe
recebe ordens do seu superior para ajudar no caso. Isto o desagrada e também a
Gillespie, que não gosta de ter um policial negro ajudando nas investigações.
Para deixar mais tensa a situação Leslie Colbert (Lee Grant), a viúva da
vitima, vê a ineficiência da polícia de Sparta e exige a presença de Virgil.
Gillespie odeia a idéia, mas há uma grande pressão para o caso ser solucionado,
assim aceita a colaboração de Virgil. Aos poucos vai surgindo um respeito entre
eles. Virgil reconhece que Gillespieé uma pessoa bem decente, que está tentando
fazer o melhor possível, e Gillespie passa a admirar Virgil por sua experiência
e profissionalismo. Mas um detetive negro comandar uma investigação em uma
região muita racista pode não dar certo.
8.
Amistad (Steven Spielberg – 1998)
Baseado em um evento real, este filme relata
a incrível história de um grupo de escravos africanos que se rebela e se
apodera do controle do navio que os transporta e tenta retornar à sua terra de
origem. Quando o navio, La Amistad, é aprisionado, esses escravos são levados
para os Estados Unidos, onde são acusados de assassinato e são jogados em uma
prisão à espera do seu destino. Uma empolgante batalha se inicia, o que capta o
interesse de toda a nação e confronta os alicerces do sistema judiciário
norte-americano. Entretanto, para os homens e mulheres sendo julgados, trata-se
simplesmente de uma luta pelos diretos básicos de toda a humanidade: a
liberdade.
9.
Adivinhe Quem Vem para Jantar (Stanley Kramer, 1967)
Em São Francisco, Matt Drayton (Spencer
Tracy) e Christina Drayton (Katharine Hepburn), um conceituado casal, se choca
ao saber que Joey Drayton (Katharine Houghton), sua filha, está noiva de John
Prentice (Sidney Poitier), um negro. A partir de então dão início à uma
tentativa de encontrar algo desabonador no pretendente, mas só descobrem
qualidades morais e profissionais acima da média.
10. A
Negação do Brasil (Joel Zito Araújo – 2001)
O documentário é uma viagem na história da
telenovela no Brasil e particularmente uma análise do papel nelas atribuído aos
atores negros, que sempre representam personagens mais estereotipados e
negativos. Baseado em suas memórias e em fortes evidências de pesquisas, o
diretor aponta as influências das telenovelas nos processos de identidade
étnica dos afro-brasileiros e faz um manifesto pela incorporação positiva do
negro nas imagens televisivas do país.
11.
Django Livre (Tarantino, 2012)
Django (Jamie Foxx) é um escravo liberto cujo
passado brutal com seus antigos proprietários leva-o ao encontro do caçador de
recompensas alemão Dr. King Schultz (Christoph Waltz). Schultz está em busca
dos irmãos assassinos Brittle, e somente Django pode levá-lo a eles. O pouco
ortodoxo Schultz compra Django com a promessa de libertá-lo quando tiver
capturado os irmãos Brittle, vivos ou mortos. Ao realizar seu plano, Schultz
libera Django, embora os dois homens decidam continuar juntos. Desta vez,
Schultz busca os criminosos mais perigosos do sul dos Estados Unidos com a
ajuda de Django. Dotado de um notável talento de caçador, Django tem como
objetivo principal encontrar e resgatar Broomhilda (Kerry Washington), sua
esposa, que ele não vê desde que ela foi adquirida por outros proprietários, há
muitos anos. A busca de Django e Schultz leva-os a Calvin Candie (Leonardo
DiCaprio), o dono de "Candyland", uma plantação famosa pelo treinador
Ace Woody, que treina os escravos locais para a luta. Ao explorarem o local com
identidades falsas, Django e Schultz chamam a atenção de Stephen (Samuel L.
Jackson), o escravo de confiança de Candie. Os movimentos dos dois começam a
ser traçados, e logo uma perigosa organização fecha o cerco em torno de ambos.
Para Django e Schultz conseguirem escapar com Broomhilda, eles terão que
escolher entre independência e solidariedade, sacrifício e sobrevivência.
12.
Quanto Vale Ou É Por Quilo? (Sergio Bianchi – 2005)
Adaptação livre do diretor Sérgio Bianchi
para o conto “Pai contra Mãe”, de Machado de Assis, Quanto Vale ou É Por Quilo?
desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo,
semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica socioeconômica, embalada
pela corrupção impune, pela violência e pelas enormes diferenças sociais. No
século XVIII, época da escravidão explícita, os capitães do mato caçavam negros
para vendê-los aos senhores de terra com um único objetivo: o lucro. Nos dias
atuais, o chamado Terceiro Setor explora a miséria, preenchendo a ausência do
Estado em atividades assistenciais, que na verdade também são fontes de muito
lucro. Com humor afinado e um elenco poucas vezes reunido pelo cinema nacional,
Quanto Vale ou É Por Quilo? mostra que o tempo passa e nada muda. O Brasil é um
país em permanente crise de valores.
13.
Faça a Coisa Certa (Spike Lee, 1989)
Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é
dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn. Com predominância de
negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Ele é um cara boa
praça, que comanda a pizzaria juntamente com Vito (Richard Edson) e Pino (John
Turturro), seus filhos, além de ser ajudado por Mookie (Spike Lee). Sal decora
seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e
do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin'
Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de
pizza e reclama por não existirem negros na "Parede da Fama". Este
incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que não terminará
bem.
14.
Agosto Negro (Samm Styles – 2007)
A curta vida do ativista condenado George
Lester Jackson (Gary Dourdan, da série CSI) se torna o estopim para uma
revolução, dando início a mais sangrenta rebelião ocorrida em toda a história
do presídio de San Quentin. Agosto Negro narra a jornada espiritual e a
violenta fé de Jackson, desde sua condenação por roubar 71 dólares de um posto
de gasolina até galvanizar a Família Black Guerrilla com seu incendiário livro,
criado a partir de cartas, Soledad Brother, ou espalhar ferocidade nos
corredores de San Quentin em um dia de agosto, quando seu irmão mais novo,
Jonathan, chocou o país ao fazer refém toda uma corte de justiça na Califórnia,
em protesto pelo julgamento de Jackson. Para o militante George Jackson, a
revolução não era uma escolha, mas uma necessidade.
15.
Tempo de Matar (Joel Schumacher, 1996)
Em Canton, no Mississipi, dois brancos
espancam e estupram uma menina negra de dez anos. Eles são presos, mas quando
estão sendo levados ao tribunal para terem o valor da sua fiança decretada o
pai da garota (Samuel L. Jackson) decide fazer justiça com as próprias mãos e
mata os dois na frente de diversas testemunhas, além de acidentalmente ferir
seriamente um policial. Ele é preso rapidamente, mas a cidade se torna um
barril de pólvora e, além do mais, a defesa tem de se defrontar com um juiz que
não permite que no julgamento se mencione a razão que fez o pai cometer o duplo
homicídio, pois o julgamento é de assassinato e não de estupro.
16.
Besouro (João Daniel Tikhomiroff – 2010)
Bahia, década de 20. No interior os negros
continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter
ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando
criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou
ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da
concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à
identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características
não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo,
combatendo a opressão e o preconceito existentes.
17.
Hotel Ruanda (Terry George, 2004)
Em 1994 um conflito político em Ruanda levou
à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais
países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para
sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que
era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando
apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o
conflito.
18.
Bróder (Jeferson De – 2011)
Capão Redondo, bairro de São Paulo. Macu
(Caio Blat), Jaiminho (Jonathan Haagensen) e Pibe (Sílvio Guindane) são amigos
desde a infância e seguiram caminhos distintos ao crescer. Jaiminho tornou-se
jogador de futebol, alcançando a fama. Pibe vive com Cláudia e tem um filho com
ela, precisando trabalhar muito para pagar as contas de casa. Já Macu entrou
para o mundo do crime e está envolvido com os preparativos de um sequestro. Uma
festa surpresa organizada por dona Sonia (Cássia Kiss), mãe de Macu, faz com que
os três amigos se reencontrem. Em meio à alegria pelo reencontro, a sombra do
mundo do crime ameaça a amizade do trio.
19. O
sol é para todos (Robert Mulligan, 1962)
Jean Louise Finch (Mary Badham) recorda que
em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho.
Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de
estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu
pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou
em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele
decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.
20.
Histórias Cruzadas (Tate Taylor – 2012)
Jackson, pequena cidade no estado do
Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna
determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras
da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da
elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola
Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma
entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo.Apesar das críticas,
Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas
adesões.
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