3. Enem Mesmo tendo a
trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois líderes, o
tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na música popular
brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto
musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a “retomada
da linha evolutória”, instituiu-se nos meios de comunicação e na indústria do
lazer uma nova era musical.
TINHORÃO, J. R. Pequena história da música popular:
da modinha ao tropicalismo. São Paulo: Art, 1986 (adaptado).
A nova era musical mencionada no texto
evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade
brasileira. Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é:
a) A estrela d’alva / No céu desponta / E a lua anda tonta / Com tamanho
esplendor. (As pastorinhas, Noel Rosa e João de Barro)
b) Hoje / Eu quero a rosa mais linda que houver / Quero a primeira estrela
que vier / Para enfeitar anoite do meu bem. (A noite do meu bem, Dolores Duran)
c) No rancho fundo / Bem pra lá do fim do mundo / Onde a dor e a saudade /
Contam coisas da cidade. (No rancho fundo, Ary Barroso e Lamartine Babo)
d) Baby Baby / Não adianta chamar / Quando alguém está perdido /
Procurando se encontrar. (Ovelha negra, Rita Lee)
e) Pois há menos peixinhos a nadar no mar / Do que os beijinhos que eu
darei / Na sua boca. (Chega de saudade, Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
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