10. Enem O que o
projeto governamental tem em vista é poupar à Nação o prejuízo irreparável do perecimento
e da evasão do que há de mais precioso no seu patrimônio. Grande parte das
obras de arte até mais valiosas e dos bens de maior interesse histórico, de que
a coletividade brasileira era depositária, têm desaparecido ou se arruinado irremediavelmente.
As obras de arte típicas e as relíquias da história de cada país não constituem
o seu patrimônio privado, e sim um patrimônio comum de todos os povos.
ANDRADE, R. M. F. Defesa do patrimônio artístico e histórico.
O Jornal, 30 out. 1936. In: ALVES FILHO, I. Brasil, 500 anos em documentos. Rio
de Janeiro: Mauad, 1999 (adaptado).
A criação no Brasil do Serviço do Patrimônio
Histórico Artístico Nacional (SPHAN), em 1937, foi orientada por ideias como as
descritas no texto, que visavam
a) submeter a memória e o patrimônio nacional ao controle dos órgãos
públicos, de acordo com a tendência autoritária do Estado Novo.
b) transferir para a iniciativa privada a responsabilidade de preservação
do patrimônio nacional, por meio de leis de incentivo fiscal.
c) definir os fatos e personagens históricos a serem cultuados pela
sociedade brasileira, de acordo com o interesse público.
d) resguardar da destruição as obras representativas da cultura nacional,
por meio de políticas públicas preservacionistas.
e) determinar as responsabilidades pela destruição do patrimônio nacional,
de acordo com a legislação brasileira.
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