47 Enem Em meio às
turbulências vividas na primeira metade dos anos 1960, tinha-se a impressão de
que as tendências de esquerda estavam se fortalecendo na área cultural. O
Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) encenava
peças de teatro que faziam agitação e propaganda em favor da luta pelas
reformas de base e satirizavam o “imperialismo” e seus “aliados internos”.
KONDER, L. História das Ideias Socialistas no
Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2003.
No início da década de 1960, enquanto vários
setores da esquerda brasileira consideravam que o CPC da UNE era uma importante
forma de conscientização das classes trabalhadoras, os setores conservadores e
de direita (políticos vinculados à União Democrática Nacional - UDN -, Igreja
Católica, grandes empresários etc.) entendiam que esta organização
a) constituía mais uma ameaça para a democracia brasileira, ao difundir a
ideologia comunista.
b) contribuía com a valorização da genuína cultura nacional, ao encenar
peças de cunho popular.
c) realizava uma tarefa que deveria ser exclusiva do Estado, ao pretender
educar o povo por meio da cultura.
d) prestava um serviço importante à sociedade brasileira, ao incentivar a
participação política dos mais pobres.
e) diminuía a força dos operários urbanos, ao substituir os sindicatos
como instituição de pressão política sobre o governo.
0 Comentários