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QUESTÕES SOBRE ANTIGO EGITO I



1. (UFAM/2006) Com relação a estrutura econômica do Antigo Egito, é correto afirmar que:
a) Baseava-se na produção agrícola controlada pelo estado e realizada pelas comunidades aldeãs na forma de tributos, inexistindo a propriedade privada da terra.
b) Baseava-se no comércio marítimo de especiarias, azeite e vinho, espraiado pelo mar Mediterrâneo.
c) Baseava-se na produção agrícola realizada por camponeses e pequenos proprietários livres e voltada para o comércio exterior.
d) Baseava-se no comércio de trigo e cevada com a Núbia e a Fenícia.
d) Baseava-se na produção agrícola realizada por escravos em pequenas estruturas produtivas situadas nas margens irrigadas do rio Nilo.


2. (FURG RS/2002) Analise cada uma das seguintes afirmativas relacionadas ao Antigo Egito e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F).
(__) Dos tipos de escrita egípcia, a hieroglífica era a mais primitiva, utilizada pelos sacerdotes; no entanto, no Antigo Egito os outros tipos de escrita existentes foram o hirático, o demótico e o etrusco.
(__) Pode-se dizer que a história do Egito tem início com a sedentarização das populações que viviam às margens do Nilo, evoluindo para os nomos no IV milênio aC.
(__) Na crença egípcia, a vida poderia durar eternamente, desde que a alma encontrasse no túmulo o corpo destinado a servir-lhe de moradia.
(__) Apesar da preocupação com as cheias e vazantes do Nilo e com a natureza em geral, os egípcios pouco interessaram-se pelos estudos científicos.
(__) O governo do Egito Antigo era teocrático, pois o faraó era considerado o filho do deus-sol, Amón-Rá, e encarnação de Hórus, o deus-falcão.
Quais são, respectivamente, as afirmativas corretas?
a) F – V – V – F – F
b) V – V – F – V – F
c) V – V – F – F – V
d) V – V – F – F – F
e) F – V – V – F – V


3. (UFTM MG/2001) Na Antiguidade Oriental, desenvolveram-se as primeiras civilizações, geralmente às margens de rios. Os egípcios caracterizaram-se:
a) pelo politeísmo e pela economia baseada no comércio.
b) pela rígida divisão social e pelo Estado teocrático.
c) pela importância da religião e pela mobilidade social.
d) pela agricultura e pela fundação de cidades-Estado.
e) pela descentralização política e pela escravidão.


4. (UFPB/2001) Sobre o Egito antigo, é correto afirmar que:
a) a religião desempenhava um papel fundamental na cultura egípcia, com o culto ao Deus Shiva da fertilidade da terra.
b) os egípcios inventaram o alfabeto, composto de 22 letras consonantais, influenciando o alfabeto grego, base de várias línguas modernas.
c) as obras literárias baseadas em princípios morais e religiosos circulavam entre os aristocratas e camponeses.
d) a economia era baseada na agricultura e na criação, atividades vinculadas a um complexo sistema de irrigação.
e) a arquitetura funerária representava a religiosidade dos egípcios. As pirâmides eram usadas como túmulo para toda a população.


5. (UFRN/2002) A religião estava presente em todos os aspectos da vida no Antigo Egito. A medicina, inclusive, era impregnada de elementos mágicos e religiosos.
A relação entre religião e medicina no Antigo Egito era evidente na medida em que:
a) as práticas médicas estavam voltadas apenas para o tratamento dos faraós, cuja imagem era associada aos deuses.
b) as técnicas desenvolvidas na medicina foram estimuladas pela necessidade de preservar o corpo para a vida após a morte.
c) os médicos, recrutados entre as mais altas camadas sociais, acumulavam também a função de promover o culto religioso.
d) os médicos queriam prolongar a existência terrena, estimulados pelas crenças religiosas que negavam a imortalidade da alma.


6. (Mackenzie SP/2005) Na Antiguidade, a civilização egípcia baseou a sua organização socioeconômica de acordo com:
a) o modo de produção escravista, no qual um governo despótico controlava a construção de obras hidráulicas, utilizando somente o trabalho escravo.
b) o modo de produção servil, resultante da imensa influência religiosa do faraó, o supremo sacerdote, que deveria ser adorado e servido por todos os seus súditos.
c) o modo de produção asiático, baseado no Estado despótico onde predominava a servidão coletiva, na qual o indivíduo trabalhava a terra como membro da comunidade e servia, dessa maneira, ao Estado.
d) o sistema de servidão coletiva, sendo os membros da comunidade submetidos aos trabalhos ligados à construção de sistemas hidráulicos, para a distribuição comunitária da produção agrícola resultante.
e) o modo de produção escravista, sendo os povos capturados em guerra transformados em escravos do faraó, proprietário das terras e cultuado como deus em todo o Egito.


7. (FURG RS/2005) No Egito Antigo a maioria da população vivia em condições materiais precárias de existência. Constituía um grupo privilegiado da sociedade egípcia:
a) os felás.
b) os artesãos.
c) os escravos.
d) os sacerdotes.
e) nenhuma resposta está correta.


8. (UFMS/2004) A respeito da sociedade egípcia da Antiguidade Oriental, é correto afirmar que:
a) a formação dos “nomos”, as reuniões de comunidades de aldeias, ocorreu após a formação do Estado, o qual emergiu entre 4.000 e 3.000 a.C.
b) o Estado egípcio era uma “Monarquia Despótica”, isto é, uma monarquia em que o soberano era ao mesmo tempo um governante e um deus.
c) o faraó governava por meio de um aparelho burocrático bastante simples e eficiente, constituído basicamente por alguns escribas e soldados.
d) o exército egípcio era pequeno, não profissionalizado e empregado apenas na defesa do faraó e de sua família.
e) a escravidão coletiva foi o regime de produção dominante na época.


9. (UFAC/2002) Os estudos arqueológicos e históricos desenvolvidos no Egito indicam que, no mundo antigo, o aspecto mais visível da economia daquele povo consistia em uma espécie de “estatismo faraônico”. Isso quer dizer que a vida econômica era:
a) integralmente controlada pelos agricultores.
b) controlada pelo faraó, através de seus funcionários e sacerdotes, bem como pelos produtores rurais.
c) parcialmente controlada pelos agricultores.
d) quase integralmente, controlada pelo faraó, através de seus funcionários e sacerdotes.
e) dirigida e organizada pelo faraó, em comum acordo com os agricultores.


10. (UFAC/2003) Em suas narrativas históricas, Heródoto, observando o cotidiano dos camponeses ou agricultores egípcios, afirmou que estes aproveitavam a fertilidade propiciada pelos insumos orgânicos deixados nas áreas alagadas, após as cheias do Nilo, para espalharem suas sementes de cereais, geralmente enterradas com o auxílio de bois, carneiros ou porcos, restando-lhes apenas “cruzar os braços” e aguardar o tempo da colheita. A “ingenuidade” de tal afirmação reside no fato de que, na prática:
a) O rio Nilo por si só fertilizava a terra e irrigava as plantações.
b) A estação chuvosa se responsabilizava pela irrigação dos plantios.
c) Era obrigação do lavrador o trabalho de irrigar as plantações.
d) Os grandes canais de irrigação, coordenados por engenheiros ligados ao aparelho estatal faraônico, eram os únicos responsáveis pela irrigação das plantações.
e) O rio Nilo produzia uma argila especial que propiciava tranquilidade aos lavradores após a semeadura.


11. (UFC CE/2006) O nome do rei egípcio Amenófis IV (c. 1377 a.C. – c. 1358 a.C.) está ligado à reforma religiosa que substituiu o culto de Amon-Rá por Áton e determinou o fim do politeísmo. Além do caráter religioso, essa reforma buscava:
a) limitar a riqueza e o poder político crescentes dos sacerdotes.
b) reunificar o Egito, após as disputas promovidas pelos nomarcas.
c) pôr fim às revoltas camponesas motivadas pelos cultos antropomórficos.
d) reunir a população, por meio da religião, para fortalecer a resistência aos hicsos.
e) restabelecer o governo teocrático, após o crescimento da máquina administrativa.


12. (UFRN/2006) No vale do rio Nilo, situado no nordeste da África, formou-se o primeiro Estado unificado da história, o Egito. Tal Estado se alicerçava:
a) na servidão coletiva, cabendo à população camponesa pagar impostos sob a forma de produtos ou trabalhos.
b) na agricultura familiar praticada em inúmeras aldeias, que exploravam as margens fertilizadas pelas enchentes.
c) na exploração da mão-de-obra de povos estrangeiros dominados e escravizados em consequência das campanhas imperialistas dos faraós.
d) na rede comercial que se estendia ao longo da bacia mediterrânica e era controlada pelo faraó, representante da classe mercantil.


13. (UFPEL RS/2006)
“– Há no Egito certas pessoas encarregadas por lei de realizar os embalsamamentos, e fazem disso profissão. [...]
– O terceiro tipo de embalsamamento destina-se aos mais pobres. Injeta-se no corpo o licor denominado surmaia, envolve-se o cadáver no natro durante setenta dias, devolvendo-o depois aos parentes.
– Tratando-se de mulher, e se esta é bonita ou de destaque, o cadáver só é levado para embalsamamento decorridos três ou quatro dias após o seu falecimento.
Toma-se essa precaução pelo receio de que embalsamadores venham a violar o corpo. Conta-se que, por denúncia de um dos colegas, foi um deles descoberto em flagrante com o cadáver de uma mulher recém falecida.
– Se se encontra um cadáver abandonado, seja o morto egípcio ou estrangeiro, trata-se de alguém atacado por crocodilo ou afogado no rio; a cidade em cujo território foi o corpo atirado é obrigada a embalsamá-lo, a prepará-lo da melhor maneira, a sepultá-lo em túmulo sagrado.”
HERÓDOTO (cerca de 484 a.C. - cerca de 420 a.C.). História. Brasília: UnB, 1985.
O texto demonstra a prática
a) do desenvolvimento da anatomia, do ateísmo e da zooerastia.
b) do monoteísmo zoomórfico, do hedonismo e do igualitarismo social.
c) da estratificação social, da discriminação estética e da repressão à necrofilia.
d) da ética funerária, da xenofobia e do politeísmo.
e) do culto aos mortos, da adoração aos animais e da isonomia nos ritos fúnebres.


14. (UFPEL RS/2007) Observe atentamente as colunas a seguir sobre a História do Egito e as relacione:
1ª Coluna
(1) Período Pré-Dinástico
(2) Antigo Império
(3) Médio Império
(4) Novo Império
2ª Coluna
(__) expansão territorial com anexação da Etiópia, Síria e Fenícia.
(__) unificação do Alto e do Baixo Egito efetuada pelo faraó Menés.
(__) formação dos nomos.
(__) invasão dos hicsos.
A ordem que relaciona corretamente a segunda coluna, em relação à primeira, é a seguinte:
a) 1, 2, 3, 4.
b) 3, 1, 4, 2.
c) 2, 4, 1, 3.
d) 4, 2, 1, 3.
e) 4, 3, 2, 1.


15. (URCA CE/2007) “No Egito, o faraó era considerado filho de Amon-Rá e a encarnação de Hórus. (...) Seus símbolos eram o cetro e a dupla coroa, marca do Alto e do Baixo Egito. Tinha várias mulheres, mas só a primeira podia usar o título de rainha.” (ARRUDA José J. e PILETTI, N. 2003).
Sobre as relações de poder e a organização política no antigo Estado Egípcio, é correto afirmar:
a) O aparato burocrático do Estado encontrava-se à serviço dos camponeses e artesãos, camada inferior da sociedade egípcia, sendo que deles dependia a autoridade dos faraós.
b) A burguesia urbana, detentora da atividade mais lucrativa, controlava o faraó e a burocracia do Estado, incluindo os escribas e os guerreiros.
c) O faraó era adorado como um deus e era ele quem comandava o exército, distribuía justiça e organizava as atividades econômicas.
d) A burguesia fortalecida com o intenso comércio com o Sudoeste Asiático, notadamente com os persas, tinha na figura do faraó a sua principal base de poder.
e) O faraó era controlado pelos sacerdotes e funcionários, que desfrutavam de grande influência política.


16. (UECE/2008) “A estada dos filhos de Israel no Egito durou quatrocentos e trinta anos. No mesmo dia que findavam os quatrocentos e trinta anos, os exércitos de Iahweh saíram do país do Egito”.
Sobre o “exílio” dos hebreus no Egito, assinale o correto.
a) Algumas tribos hebraicas deslocaram-se para a zona do delta do Rio Nilo, para fugir da grave carestia que assolou a Palestina em meados de 1.700 a.C.
b) O povo hebreu, após inúmeros combates e disputas, foi derrotado pelos egípcios e conduzido em regime de escravidão para a terra dos faraós.
c) Os hebreus se organizaram como mercenários e em atividades comerciais, ocupando as vias das caravanas no deserto, a serviço do faraó egípcio.
d) Quando os hyksos invadiram o Egito levaram consigo algumas tribos hebraicas e arregimentaram os homens como soldados mercenários em seus exércitos.


17. (UFAM/2008) Situados na faixa do Crescente Fértil, alguns povos da Antiguidade, como os egípcios, desenvolveram sociedades complexas com sistemas econômicos próprios, cujas características pautavam-se:
a) Pela produção de excedentes, desenvolvimento de longas rotas comerciais para o mercado externo e transformação dos servos em assalariados do Estado.
b) Pela transformação das populações aldeãs em servos, fortalecimento do senhorio rural e desenvolvimento do pastoreio.
c) Pela mobilização de grandes contingentes de trabalhadores, montagem de sistemas de irrigação, com a construção de barragens, diques e açudes, além do armazenamento da produção de grãos pelo Estado.
d) Pela consolidação da propriedade privada da terra, larga utilização do sal como padrão de referência para as trocas comerciais e exploração dos escravos.
e) Pelo desenvolvimento da pequena propriedade, onde prevalecia a produção de colonos e pastores livres, tributados pelo Estado sacerdotal.


18. (FEI SP/2008) Sobre a organização social do Antigo Egito, é correto afirmar: 
a) a casta superior era formada pelos agricultores que possuíam as terras em volta do Nilo.
b) a parte mais numerosa da sociedade era formada por escravos e atingia 50% do total da população.
c) os sacerdotes, a despeito de numerosos, não tinham papel destacado na sociedade.
d) dentro da aristocracia, formada por sacerdotes, burocratas e nobres, destacavam-se os escribas, responsáveis pela organização administrativa do Império.
e) no topo da sociedade encontrava-se o faraó e sua família e, abaixo deles, não havia distinção essencial entre os grupos sociais.


19. (UESPI/2009) As influências das religiões foram significativas na construção cultural das sociedades. Nessa perspectiva, nos primeiros séculos da sociedade egípcia:
a) prevaleceu o poder dos sacerdotes que exerciam os privilégios políticos mais importantes para deflagração dos conflitos contra os outros impérios.
b) constata-se a presença de uma arte com marcas das crenças religiosas, preservando a existência de certas regras na sua criação e execução.
c) manteve-se uma estrutura religiosa dominada pelos faraós, prevalecendo princípios politeístas com deuses antropomórficos e vingativos.
d) firmou-se uma religião ética, relacionada com o poder político, mas interessada em derrubar privilégios e hierarquias.
e) enalteceu-se a existência de deuses ambiciosos e com desejos humanos, sem que houvesse também crenças monoteístas.


20. (UFC CE/2009) Aos egípcios devemos uma herança rica em cultura, ciência e religiosidade: eram habilidosos cirurgiões e sabiam relacionar as doenças com as causas naturais; criaram as operações aritméticas e inventaram o sistema decimal e o ábaco. Sobre os egípcios, é correto afirmar também que:
a) foram conhecidos pelas construções de navios, que os levaram a conquistar as rotas comerciais para o Ocidente, devido a sua posição geográfica, perto do mar Mediterrâneo.
b) deixaram, além dos hieróglifos, outros dois sistemas de escrita: o hierático, empregado para fins práticos, e o demótico, uma forma simplificada e popular do hierático.
c) praticaram o sacrifício humano como forma de obter chuvas e boas colheitas, haja vista o território onde se desenvolveram ser desértico.
d) fizeram uso da escrita cuneiforme, que inicialmente foi utilizada para designar objetos concretos e depois ganhou maior complexidade.
e) usaram as pirâmides para fins práticos, como, por exemplo, a observação astronômica.




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