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QUESTÕES SOBRE O RIO NILO



1. (UFAC/2003) Em suas narrativas históricas, Heródoto, observando o cotidiano dos camponeses ou agricultores egípcios, afirmou que estes aproveitavam a fertilidade propiciada pelos insumos orgânicos deixados nas áreas alagadas, após as cheias do Nilo, para espalharem suas sementes de cereais, geralmente enterradas com o auxílio de bois, carneiros ou porcos, restando-lhes apenas “cruzar os braços” e aguardar o tempo da colheita. A “ingenuidade” de tal afirmação reside no fato de que, na prática:
a) O rio Nilo por si só fertilizava a terra e irrigava as plantações.
b) A estação chuvosa se responsabilizava pela irrigação dos plantios.
c) Era obrigação do lavrador o trabalho de irrigar as plantações.
d) Os grandes canais de irrigação, coordenados por engenheiros ligados ao aparelho estatal faraônico, eram os únicos responsáveis pela irrigação das plantações.
e) O rio Nilo produzia uma argila especial que propiciava tranquilidade aos lavradores após a semeadura.


2. (UFCG PB/2009) O Rio Nilo favoreceu a construção da identidade territorial do Egito. Tanto a agricultura quanto a navegação foram fundamentais para o desenvolvimento econômico dessa “civilização” antiga.
Sobre as suas relações com a sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que o Rio Nilo:
I. Representou um espaço de instabilidade econômica para o Egito, pois as suas cheias anualmente destruíam as colheitas e provocavam calamidades econômicas.
II. Favoreceu o desenvolvimento de técnicas de identificação das estações climáticas, dividindo o ano em três grandes estações.
III. Permitiu ao povo hebreu fazer as tendas às suas margens durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto.
IV. Contribuiu para garantir a identidade político-territorial e o domínio simbólico dos faraós.
V. Permitiu as navegações a remo e a vela, as quais eram aperfeiçoadas continuamente.
Estão corretas:
a) I e III.
b) II, IV e V.
c) IV e V.
d) III e IV.
e) I, II e V.


3. (IFGO/2014) Leia o fragmento a seguir:
“Ó senhor de todos! Rei de todas as casas. Nas regiões mais distantes, fazes o Nilo celeste para que desça como chuva e açoite as montanhas, como um mar para regar os campos e jardins estranhos. Acima de tudo, porém, fazes o Nilo do Egito que emana do fundo da terra. E assim, com os teus raios, cuidas de nossas hortas. Nossas colheitas crescem; e crescem por ti. Tu estás em meu coração. Eu te conheço, sou teu filho, Aquenaton. Tu me revelaste os teus planos e o teu poder.”
Hino a Aton. [Adaptado]
O fragmento acima foi extraído do Hino a Aton, obra do Faraó Aquenaton. Durante o exercício de seu poder, Aquenaton promoveu a substituição do politeísmo pelo monoteísmo solar. Essa reforma religiosa apresentou Aton como o Sol, sendo, por isso, representado pelo disco solar. A respeito desse Faraó egípcio e a importância do Rio Nilo para essa sociedade, é correto afirmar que
a) embora a sociedade egípcia tenha se desenvolvido às margens do Rio Nilo, não se pode superdimensionar a sua importância para a organização dessa civilização da antiguidade oriental.
b) o trecho retirado do Hino a Aton referência o período do poder do Faraó Aquenaton que não foi apenas uma exceção do ponto de vista religioso, mas também do ponto de vista político, com a interrupção do poder despótico.
c) o hino em questão demonstra o culto ao Sol como deus principal, ao mesmo tempo em que legitima o poder do Faraó Aquenaton ao apresentá-lo como o eleito, o favorito, o filho de Aton.
d) a construção de reservatórios de água, drenagem dos pântanos e de canais de irrigação aperfeiçoaram os métodos de cultivo no Egito sem, com isto, caracterizar a domesticação do Rio Nilo.
e) entendido pela sociedade egípcia como vital à sua existência, o aproveitamento das águas restringiu-se à atividade agrícola e à criação e domesticação de animais, as quais não avançaram os limites dos leitos do rio Nilo.


4. (UECE) Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
a) permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós
b) sua maior importância era servir de meio de transporte para as tropas que garantiam a supremacia militar dos egípcios em toda a África.
c) suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.
d) a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.



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