1. (FURG
RS/2000) O povo hebreu, que se desenvolveu às margens
do rio Jordão, vivenciou no seu processo histórico as seguintes experiências:
I - Religião politeísta, a descentralização
política, o retorno do Egito (êxodo) no século IX a.C.
II - Religião politeísta com a predominância do
deus Javé, a descentralização política, o êxodo da Palestina.
III - Religião monoteísta, cujo deus era Zoroastro,
a centralização política no reinado de Salomão, o cativeiro da Babilônia.
IV - Religião monoteísta, o cisma que dividiu as tribos em Israel e Judá, a
centralização política, a conquista e destruição empreendida pelos assírios.
Quais afirmativas estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas
IV.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e IV.
2. (UESPI/2003) A contribuição da civilização oriental antiga, mais presente no
Ocidente, veio na forma do pensamento hoje classificado como de caráter
religioso, especialmente, o:
a) Judaísmo.
b) Cristianismo.
c) Ascetismo.
d) Islamismo.
e) Comunitarismo.
3. (UFRN/2003) Entre os hebreus da Antiguidade, os profetas eram considerados
mensageiros de Deus, lembrando ao povo as demandas da justiça e da Lei dadas
por Javé. Isaías, um dos profetas dessa época, em nome de Javé proclamou:
Ai dos que decretam leis injustas; dos que
escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o
direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os
órfãos! (Isaías 10:1-2) Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo,
até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra!
(Isaías 5:8)
Esses pronunciamentos do profeta Isaías estão
ligados a uma época da história hebraica em que ocorre:
a) a saída dos hebreus do Egito, sob o comando
de Moisés, e o estabelecimento em Canaã, conquistando as terras dos povos que
ali habitavam.
b) a imigração para o Egito, quando os hebreus
receberam terras férteis no delta do rio Nilo, por influência de José, que
exercia ali o cargo de governador.
c) a
formação de uma aristocracia, que enriquecera com o comércio e com a
apropriação das terras dos camponeses endividados.
d) a conquista de Jerusalém por Nabucodonosor,
quando os judeus foram despojados de suas terras e deportados para a Babilônia.
4. (UPE/2004) Entre os povos que se destacaram na Antiguidade Oriental, os hebreus são
considerados os únicos que sobreviveram ao desmoronamento de milenares impérios
da história da humanidade. Sobre a sociedade hebraica na época antiga, é
incorreto afirmar que:
a) havia escravidão, porém o escravo poderia
alcançar sua liberdade, caso o patrão, castigando-o, inutilizasse seu olho ou
lhe arrancasse um dente.
b) durante o governo de Salomão, o reino
conheceu seu apogeu, transformando-se numa das grandes monarquias orientais,
empreendendo, inclusive, a construção do Templo de Jerusalém.
c) é no
Antigo Testamento que se encontra sua história, especialmente a fase da
escravidão no Egito, narrada pelos livros dos Números e do Deuteronômio.
d) houve a presença de mulheres como dirigentes
militares na época dos Juízes, cuja autoridade era fundamentada na ideologia
religiosa.
e) durante muitos séculos, utilizou a língua
hebraica, mas a substituiu pelo aramaico, língua semita do
ramo ocidental, tornada oficial na época do
domínio persa.
5. (UFMS/2005) Sobre a Bíblia e a história dos hebreus, é correto afirmar que:
a) a
Bíblia é, ao mesmo tempo, o livro cujas traduções estão mais espalhadas pelo
mundo e, segundo alguns historiadores, um dos menos lidos de todos os
best-sellers. Além de ser um livro sagrado, ela também é uma importante fonte
de pesquisa para o conhecimento da história dos hebreus.
b) o povo hebreu, do qual a Bíblia é
originária, desde seus primórdios manifestou total desprezo pelas suas
tradições escritas. Isso significa que, para eles, a tradição oral teve mais
importância na transmissão de conhecimentos e costumes, enfim, para a manutenção
de sua identidade.
c) na Bíblia, a história dos hebreus começa em
Gênesis, quando Moisés, um dos patriarcas, recebeu a ordem de deixar a sua
terra natal para ir rumo à terra que Deus lhe mostrou para nela se estabelecer.
d) embora a Bíblia seja considerada um livro
sagrado, ela não deve ser vista como um documento que possa ser estudado por
historiadores, pois religião e ciência são diferentes esferas do conhecimento.
e) a Bíblia, composta pelo Antigo e pelo Novo
Testamento, é considerada integralmente um livro sagrado para cristãos, judeus
e mulçumanos.
6. (UESPI/2004)
A sociedade hebraica teve a religião como
suporte fundamental para a construção da identidade cultural. Não se pode
esquecer também, na época dos profetas, entre os séculos VIII e VII a.C., que a
religião:
a) era politeísta, tendo em Abraão seu grande
líder e intermediário nas revelações divinas.
b) adotou a monoteísmo, com a liderança
corajosa de Moisés, que enfrentou a perseguição egípcia.
c) dividiu-se em três: a dos essênios, a dos
saduceus e a dos fariseus.
d) sofreu influência dos persas, acreditando na
ressurreição da alma e no paraíso.
e) adquiriu
um conteúdo ético, pois os profetas denunciaram as injustiças sociais.
7. (UEMS/2008) A cultura hebraica (marcada por um profundo senso de religiosidade que
perpassou sua arte e sua literatura) deixou raízes profundas em toda a Europa
e, por extensão, na civilização ocidental, porque foi responsável pelo
desenvolvimento do:
a) Ateísmo.
b) Cristianismo.
c) Judaísmo.
d) Budismo.
e) Maometismo.
8. (UECE/2011) Canaã foi a palavra utilizada na Antiguidade para referir-se à região
que, grosso modo, compreende os territórios atuais do Líbano, Palestina,
Israel, e partes da Síria e da Jordânia. Palco de inúmeras invasões, em
especial por parte dos hebreus que acreditaram que lá seria o local prometido
por Deus a eles. Sobre Canaã é correto afirmar-se que
a) era
um local muito disputado e, quando da chegada dos hebreus, era habitada também
pelos filisteus.
b) era uma denominação fictícia para narrativas
romanceadas oriundas da Mesopotâmia.
c) após a ocupação hebraica, descrita no Livro
de Juízes, a região recebeu o nome de Fenícia.
d) não resistiu às invasões, especialmente à
dos hebreus, pois também professava o monoteísmo.
9. (IFGO/2012) Leia o texto abaixo:
Algumas “reformas religiosas”, como as do rei
Ezequias e do rei Josias, buscaram afirmar substancialmente a ideia de um “deus
nacional”. Ao rei Ezequias, em torno do ano 700 a. C., foi atribuída uma
reforma religiosa, na qual foi suprimido o culto a Neustã, uma divindade
mágico-terapêutica cultuada no santuário central, simbolizada na forma de uma
serpente de bronze. Em sequência a essa iniciativa, e no contexto de graves
convulsões e crises sociais acirradas pelo cerco do exército assírio às cidades
mais importantes do Reino de Judá, foi realizada a sistematização de um
conjunto de leis, usualmente reconhecido como “código da aliança” (Êxodo,
20,22-23, 19). Este código, que deve ser datado para o final do século VIII ou
início do século VII a. C, estrutura diversas leis, em forma concêntrica, em
torno de um eixo teológico que é a negação do culto a outros deuses e a
afirmação da exigência somente de Yahveh.
REIMER, Haroldo. Monoteísmo
e Identidade. Disponível em: .
Acesso em: 24 mai. 2012.
O texto apresenta considerações em relação à
formação do monoteísmo entre os hebreus. A partir da leitura do texto, é
correto afirmar que o mesmo:
a) Realiza uma leitura religiosa e não política
de parte da história do povo hebreu.
b) Enfatiza a ideia da existência de um povo
sagrado, presente no cristianismo.
c) Estabelece
relações entre a religiosidade e a história do povo hebreu.
d) Nega a existência do deus Yahveh.
e) Oferece uma leitura fundamentalista do
chamado Antigo Testamento.
10. (UFAM/2015) “No antigo Oriente existiram, certamente, um ordenamento e uma
atividade políticos. Sem eles não teria sido possível o desenvolvimento da
cultura, já que esta deve ter como sujeito histórico uma sociedade
politicamente organizada. Mas não é menos certo que a política não formava uma
realidade clara e distinta, isto é, não estava rigorosamente delimitada diante
de outras realidades nem era concebida como se estivesse. Só com os gregos
começou-se a percebê-la como realidade autônoma, e só no mundo moderno e por
obra da cultura ocidental se levará a cabo sua radical secularização: em todas
as culturas restantes a política, a religião e, em geral, os empreendimentos
econômicos aparecem como três dimensões de uma mesma realidade.”
O texto de García Pelayo enfatiza que, ao
longo de toda a história do antigo Oriente Próximo, política e religião andaram
de mãos dadas. No entanto, a ideologia político-religiosa de Israel representa
uma exceção devido à sua dificuldade em assimilar a própria instituição
monárquica e sua radical separação entre a divindade e os demais planos da
realidade. Acerca da história hebraica, podemos afirmar que:
a) No
centro das concepções político-religiosas israelitas estavam as noções de
escolha e aliança: o povo de Israel fora escolhido por Iaweh, que com ele
pactuara uma aliança.
b) A evolução em direção a um verdadeiro Estado
de Israel ocorreu devido a ameaça crescente representada pelos cassitas, que
repelidos no Egito, instalaram-se na Palestina, formando uma federação de
cidades-Estados.
c) A religião hebraica estava firmemente
ancorada na noção de continuidade e homogeneidade entre as esferas do humano,
do natural e do divino.
d) Após o Êxodo e o retorno à Palestina, as
tribos hebraicas foram conduzidas pelos Patriarcas, que possuíam atribuições
políticas, civis, religiosas e judiciárias.
e) Após a união do sul e do norte do território
dos israelitas, Davi se tornou o primeiro rei, consolidando assim uma monarquia
teocrática e garantindo um Estado de porte médio, suficientemente forte para
enfrentar a expansão dos povos vizinhos à Palestina.
11. (UFPE) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais
influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é
considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas.
A partir do texto anterior, assinale a
alternativa incorreta:
a) Originários da Arábia, os hebreus
constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
b) As guerras geraram a unidade política dos
hebreus. Essa unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta
dos reis.
c) Os profetas surgiram na Palestina por volta
dos séculos VIII e VII a.C., quando ocorreu uma onda de protestos dos
trabalhadores contra os comerciantes.
d) A religião hebraica passou por diversas
fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.
e) Os
hebreus organizaram-se social e economicamente com base na propriedade da
terra, o que deu início à Diáspora.
12. (PUC-PR
2010) Na Antiguidade muitos povos consideravam que
as doenças eram enviadas pelos deuses. No final do século VIII a.C., quando os
assírios sitiaram a cidade de Jerusalém e ameaçaram invadi-la, uma epidemia
virulenta acometeu o acampamento matando muitos soldados. Nessa ocasião,
Ezequias, rei de Judá, considerou essa epidemia uma bênção de Deus.
Nesse contexto, marque a alternativa
INCORRETA sobre a religião dos hebreus:
a) Os hebreus consideravam Deus como soberano
absoluto, fonte de todo o Universo e dono de uma vontade suprema.
b) O Deus hebreu era transcendente, não se
identificava com nenhuma força natural; estava acima da natureza.
c) Os hebreus consideravam Deus bom e que fazia
exigências éticas ao seu povo. Ao contrário dos deuses do Oriente Próximo, Deus
não era atraído pela luxúria ou impelido pelo mal.
d) Deus para os hebreus era uno, soberano,
transcendente e bom.
e) Para
os hebreus o poder de Deus vinha de um poder preexistente, habitava a natureza
e fazia parte dela.
13. (UFC) Os hebreus desenvolveram sua civilização no primeiro milênio antes de
Cristo. A respeito dela podemos afirmar, corretamente que:
a) a importância da história da civilização
hebraica se expressa, especialmente, através da formação de um Estado
centralizado.
b) a civilização hebraica apresenta traços
específicos que decorrem do seu distanciamento frente às demais culturas do
Oriente Próximo.
c) a
importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo ético que surge
e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o
cristianismo e o islamismo.
d) os antigos hebreus têm como livro sagrado o
Novo Testamento, que compreende vários outros livros, dentre os quais está o
Gênesis, que trata da Criação.
e) a antecedência da civilização hebraica à
sumeriana explica a presença de mitos semelhantes nas duas culturas.
14. (SANTA
CASA) O período do Cativeiro da Babilônia (586 -
539 a. C.) foi importante na evolução da religião hebraica, pois, graças ao
contato com os neobabilônios, os judeus:
a) passaram a conceber Jeová como identificado
com seus problemas sociais.
b) ficaram imbuídos de concepções animistas,
adorando as forças da Natureza.
c) adoraram
a ideia do fatalismo e do caráter transcendental de Deus.
d) abandonaram práticas ligadas à magia, como
por exemplo, a necromancia.
e) conceberam Jeová em termos antropomórficos,
inclusive com qualidades próprias dos homens.
15. (UEL-PR) A Páscoa, na cultura do povo hebreu, está relacionada com
a) a conquista de Canaã, a Terra Prometida,
após o cativeiro dos hebreus na Babilônia.
b) a unificação do reino de Israel, após o
conturbado período gerado pelo Cisma das 12 tribos hebraicas.
c) o
êxodo, inicialmente liderado por Moisés, após a permanência de mais de 400 anos
dos hebreus no Egito.
d) a sucessão de Davi, como rei dos hebreus,
após a conquista de Jerusalém aos cananeus.
e) a resistência oposta pelos judeus, após a
anexação da Judéia por Roma.
16. (UESPI) A sociedade hebraica teve a religião como suporte fundamental para a
construção da identidade cultural. Não
se pode esquecer também, na época dos profetas, entre os séculos VIII e VII
a.C., que a religião:
a) era politeísta, tendo em Abraão seu grande
líder e intermediário nas revelações divinas.
b) adotou a monoteísmo, com a liderança
corajosa de Moisés, que enfrentou a perseguição egípcia.
c) dividiu-se em três: a dos essênios, a dos
saduceus e a dos fariseus.
d) sofreu influência dos persas, acreditando na
ressurreição da alma e no paraíso.
e) adquiriu um conteúdo ético, pois os profetas denunciaram as
injustiças sociais.
17. (UFPI) Entre
as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque
especial:
a) A religião politeísta em que as figuras
mitológicas de Abraão, Isaac e Jacó formavam uma tríade divina.
b) A criação de uma federação de cidades
autônomas e independentes (cidades-estado) controladas por uma elite
mercantil.
c) A criação de um alfabeto (aramaico) que
seria incorporado e aperfeiçoado pelos egípcios, tornando-se conhecido como
escrita hieroglífica.
d) As
práticas religiosas caracterizadas pela crença na existência de um único Deus
(monoteísmo) e no messianismo, pois acreditavam na vinda de um messias
libertador do povo hebreu.
e) As inovações tecnológicas desenvolvidas na
agricultura, possibilitando grande crescimento da produtividade agrícola na
região palestina.
18. (PUC-SP) Diáspora é o termo que designa a dispersão dos hebreus por várias
regiões do mundo, após serem expulsos de seu território no século II. Somente
depois de 1948, com a criação do Estado de Israel, esse povo pôde voltar a se
reunir num mesmo país. Entretanto, essa reconquista vem sendo, há quase meio
século, motivo de contendas entre os israelenses e o povo ocupante daquela
região. O ano de 1995, talvez, seja o marco do apaziguamento desses conflitos,
uma vez que acordos têm sido realizados pelos seus líderes, sob a chancela da
diplomacia internacional – o que, infelizmente, não impediu o assassinato do
primeiro-ministro de Israel. O povo que provocou a dispersão dos hebreus no
século II e o povo que manteve o confronto com os israelenses desde 1948 são,
respectivamente:
a) os egípcios e os iranianos.
b) os
romanos e os palestinos.
c) os palestinos e os egípcios
d) os romanos e os iranianos
e) os egípcios e os palestinos.
5 Comentários
parabéns pelo trabalho
ResponderExcluirinteressante se tivesse texto junto com as questoes. Texto relacionado as questoes.
ResponderExcluirAs palavras em negrito são as respostas?
ResponderExcluirSim, são as respostas.
ExcluirBom trabalho
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