1. (UFMA) Vários motivos levaram o século (V) a.C. a ser considerado o período de
maior esplendor em Atenas. Com referência a esse momento histórico, assinale a
alternativa INCORRETA.
a) Foi no século V a.C. que a democracia
ateniense atingiu sua forma mais aprimorada.
b) Deu-se naquele momento o governo de
Péricles, o qual remodelou a cidade de Atenas, dotando-a de edifícios
imponentes como o Pártenon.
c) A Eclésia (assembleia popular) teve seu
poder aumentado, tomando decisões sobre guerra e paz.
d) O
escravismo entrava em processo de desagregação, permitindo maior igualdade
social entre as classes.
e) O desenvolvimento cultural abrangia os
campos da filosofia, do teatro, da literatura e das artes plásticas.
2. (UNIUBE MG)
Na democracia grega, instituída em Atenas no
final do século VI a.C., o principal órgão era a assembleia popular (eklesia),
aberta à participação de todos os cidadãos, que tinham direito a palavra.
Eram considerados cidadãos:
a) apenas os proprietários de terras e
comerciantes, que comprovassem uma renda anual mínima capaz de dispensá-los das
preocupações com a vida material.
b) todos
os homens livres nascidos em Atenas, de pai e mãe atenienses, maiores de 18
anos, excluindo-se as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
c) tanto os homens e mulheres pertencentes à
nobreza, quanto os dirigentes religiosos, excluindo-se todos os outros
habitantes da cidade.
d) todos os habitantes de Atenas nascidos na
cidade, com exceção dos escravos de origem estrangeira.
3. (Univ.
Potiguar RN) Na Idade Antiga, os eupátridas, os metecos e
os escravos são classes sociais pertencentes a:
a) Atenas,
no período democrático.
b) Esparta, no auge do militarismo.
c) Roma, no expansionismo republicano.
d) Constantinopla, no domínio comercial do
mediterrâneo.
4. (UFTM MG) Nas últimas eleições, foram várias as referências ao Brasil como uma
das maiores democracias modernas do mundo. Na Antiguidade Clássica, a cidade-Estado
de Atenas implantou, pela primeira vez, um regime democrático caracterizado
pela:
a) participação direta dos cidadãos, que correspondiam à minoria da
população ateniense.
b) remuneração dos cargos públicos, aos quais
os ricos, estrangeiros ou não, tinham acesso.
c) possibilidade de as mulheres ocuparem cargos
no governo, desde que proprietárias.
d) eleição de representantes do povo que, por
sua vez, governariam essa rica cidade-Estado.
e) obrigatoriedade de votar nas eleições para
as assembleias, sob pena de ser exilado da cidade.
5. (CEFET PR) Na Grécia Antiga, a cidade de Atenas foi fundada pelos jônios no centro
da planície da Ática, próximo ao mar Egeu, e sobre a mesma é correto afirmar
que:
a) conheceu
formas de governo como a monarquia, a aristocracia, a oligarquia, a tirania e a
democracia.
b) a maioria da sua população era composta por
escravos do Estado, sem direitos, denominados de hilotas.
c) na educação visava-se à formação de bons
soldados, privilegiando a formação física e militar.
d) a partir dos sete anos as crianças do sexo
masculino eram entregues ao Estado para completar sua educação.
e) a grande preocupação de suas instituições
era voltada para a restrição à entrada de estrangeiros.
6. (UEPB) No 5° século antes de Cristo, Atenas emergiu como uma proeminente
cidade-estado (polis) grega. Marque a única alternativa que condiz com a
organização política e econômica ateniense.
a) O modelo de democracia ateniense é uma
criação da era moderna. Uma sociedade escravocrata, onde mulheres nada decidem
e só os homens com posses é que podem votar e ser votados não pode ser mesmo
aceita como democrática.
b) Atenas não conseguiu fazer crescer o
comércio terrestre e marítimo, mesmo tendo desenvolvido seu sistema
político-democrático, já que, ao contrário das outras cidades-estado gregas,
não se situava na costa.
c) A
formação de uma economia escravista contribuiu para o florescimento da
civilização urbano-democrática ateniense, pois liberou os cidadãos livres do
trabalho, dando-lhes tempo para se dedicarem à vida política e social da polis.
d) Ao contrário de todas as outras
cidades-estado gregas, em Atenas se aceitava que estrangeiros participassem das
assembleias que decidiam o funcionamento da sociedade. Isto a colocava como a
polis mais democrática de toda a Grécia clássica.
e) A existência de clãs e tribos alfabetizados,
independentes econômica e militarmente, pouco contribuiu para o desenvolvimento
da democracia, já que defendiam formas de governos tiranos ou autocratas.
7. (UEPB) Um marco da democracia ocidental é a reforma da Constituição de
Clístenes, na Atenas de 508 a.C., que criou importantes instituições políticas.
Enumere a coluna da direita de acordo com a da esquerda:
(1) Tribunal dos Heliastas
(2) Conselho dos Quinhentos
(3) Assembleia do Povo
|
(__) Seus membros tinham mais de 30 anos e eram escolhidos
por sorteio. Com o probouléumata fundamentava os decretos do povo; emitia
decretos e examinava a administração marítima; além de ter autoridade sobre
os magistrados.
(__) Seus membros
só podiam ser homens com mais de 20 anos. Tinha soberania sobre todos os
assuntos relativos à cidade-estado e decidia os rumos a serem tomados pela
democracia ateniense.
(__) Esta instituição era dividida em dez seções espalhadas
por todo o território. Cada seção tinha 600 membros, sorteados anualmente, e
eles eram em sua imensa maioria homens simples e pobres.
|
Assinale
a alternativa correta
a) 3, 2, 1
b) 2, 3,
1
c) 2, 1, 3
d) 3, 1, 2
e) 1, 2, 3
8. (ESPM) Hoje, no mundo ocidental, a maioria das pessoas se consideram
democratas, o que sugere a seguinte questão: será que a experiência da Grécia
Antiga tem algo a nos ensinar sobre a democracia nos nossos dias? (M. I.
Finley. Democracia Antiga e Moderna.)
Entre os anos de 508 e 502 a.C., surgiu em
Atenas a democracia. Entre os órgãos que integravam a democracia ateniense, a
Eclésia era:
a) o conselho dos quinhentos, órgão que
elaborava os projetos de lei e controlava a administração.
b) o órgão que ministrava a justiça e que
julgava a constitucionalidade dos atos públicos.
c) a
assembleia popular soberana, aberta a todos os cidadãos, que detinha a palavra
final na guerra e na paz, nos tratados, na legislação, nas finanças e nas obras
públicas.
d) o conselho de anciãos, cujo papel era
decisivo nos assuntos de política externa.
e) um colegiado composto por cinco magistrados
que tinham a função de executar as decisões do governo democrático.
9. (UEPB) “Em Atenas, a educação formal era responsável pela formação do homem de
modo que ele adquirisse uma noção clara de sua própria natureza e da vida em
sociedade.” (Freitas Neto e Célio Ricardo. História Geral e do Brasil. SP.
HABRA. 2006. p. 56). Quanto à educação dos gregos é correto afirmar:
a) os espartanos educavam meninos e meninas
para o desenvolvimento artístico e intelectual.
b) diferentemente dos espartanos, tanto homens
quanto mulheres eram formados para a cidadania com o objetivo de assumirem o
seu lugar na pólis.
c) os meninos atenienses eram educados desde os
sete anos por uma fortíssima disciplina militar e treinamentos físicos
destinados às táticas de guerras.
d) um
dos aspectos que marcava a educação ateniense era o da retórica com o estudo da
filosofia.
e) em todas as fases da vida dos atenienses
havia igualdade entre homens e mulheres, por isso a educação consistia no
conhecimento das letras, da poesia, da retórica, com o estudo da filosofia.
10. (UESPI) Na Antiguidade, Atenas conviveu com formas de governo e relações
políticas com multiplicidades marcantes. Na época da Tirania, podemos destacar:
a) a prevalência de atos violentos, com total
apoio da nobreza e de seus representantes nas Assembleias.
b) a
realização das reformas de Pisístrato, que afetaram o poder da nobreza e limitaram
seus privilégios.
c) a democratização dos conselhos políticos,
com o fim da escravidão feminina e da imigração de asiáticos.
d) o êxito das mudanças econômicas, sobretudo
em decorrência da legislação feita por Sólon.
e) o fim da monarquia vitalícia e a instituição
de um conselho popular poderoso e centralizador.
11. (UEMA) Sobre a vida política na Grécia Antiga, é possível afirmar que na
cidade-estado de Atenas, a Democracia era
a) ampla para os padrões da época, pois embora
os escravos não tivessem direito a voto, todos os outros grupos sociais
participavam da política.
b) representativa, pois a participação dos
cidadãos era indireta; os seus representantes eleitos tomavam as principais
decisões da polis.
c) restrita, na medida em que os metecos e os
proprietários de terra não podiam se expressar politicamente; somente aqueles
que moravam na cidade de Atenas podiam votar.
d) liberal, pois na sociedade ateniense as
mulheres, ao contrário de outras cidades na própria Grécia, eram respeitadas e
tinham direito ao voto.
e) limitada,
uma vez que somente os cidadãos podiam votar; mulheres, estrangeiros e escravos
não participavam das deliberações.
12. (Mackenzie
SP) A partir do século VII a.C., a cidade de
Atenas passou por consideráveis transformações, culminando com o
desenvolvimento do regime democrático. Nesse sentido, governantes atenienses
foram de fundamental importância para o desenvolvimento político daquela
cidade. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
I. Drácon iniciou as reformas, estabelecendo
uma legislação escrita para a cidade. Apesar de extremamente severas, essas
leis retiraram o poder político das mãos dos eupátridas, concedendo maior
participação às camadas populares.
II. Sólon propôs reformas em três sentidos. Na
economia, estimulou o comércio e a indústria. Em termos sociais, aboliu a
escravidão por dívidas. Na política, estabeleceu o regime censitário,
eliminando, portanto, critério de nascimento para a participação política.
III. Clístenes deu início a um processo de reformas que implantavam a
democracia. Dentre suas medidas políticas, estabeleceu o princípio da isonomia
– igualdade – dos cidadãos e a participação direta deles por meio da Assembleia
(Eclesia).
Assinale
a) se apenas o item III está correto.
b) se
apenas os itens II e III estão corretos.
c) se apenas os itens I e III estão corretos.
d) se os itens I, II e III estão corretos.
e) se apenas os itens I e II estão corretos.
13. (UECE) “Eucrates, filho de Aristôtimos, do Pireu, fez a moção: Com a boa sorte
do Povo de Atenas. Que os legisladores resolvam: se alguém se rebelar contra o
Povo visando implantar a Tirania, ou juntar-se a conspiradores, ou se alguém
atenta contra o Povo de Atenas ou contra a Democracia, em Atenas, se alguém
cometeu algum destes crimes, quem o matar estará livre do processo(...).”
Lei Ateniense contra a Tirania, 337-6 a.C.
FUNARI, P.P.A. Antiguidade Clássica: a história e a cultura a partir dos
documentos. Campinas: Editora Unicamp, 2003. p.90.
A Lei Ateniense de 337-6 a.C contra a
Tirania. insere-se na
a) passagem
da cidade independente para o estado imperial helenístico.
b) fase em que as cidades gregas reforçavam sua
autonomia e poder.
c) busca ansiosa de consolidar o legítimo poder
do soberano.
d) conciliação das poleis gregas no decorrer do
quarto século a.C.
14. (UEPA) Apesar das semelhanças quanto à língua e a religião entre os gregos das
diversas póleis, a Grécia do Período Clássico em diante era um mosaico de
cidades autônomas em termos políticos e econômicos. A criação das
cidades-estado seguiu por caminhos diferentes em função da relação entre
populações autóctones e povos estrangeiros. Particularmente, a história da
fundação de Atenas e de Esparta teve clara relação com sua organização sociopolítica,
pois:
a) ocorreu em Atenas a partilha de poder
administrativo entre jônios e demais estrangeiros, enquanto em Esparta se deu a
dominação política dos dórios.
b) o domínio jônico submeteu os povos
autóctones na formação de Atenas, enquanto os dórios partilharam o governo de
Esparta com os nativos lacedemônios.
c) Atenas tornou-se centro cosmopolita do mundo
antigo dada a proeminência social dos estrangeiros, enquanto a elite dórica
manteve-se predominante no governo de Esparta.
d) a formação de Atenas esteve vinculada ao
trabalho agrícola das populações camponesas, enquanto os guerreiros dóricos de
Esparta constituíram uma sociedade militarizada.
e) Atenas
formou-se com a reunião de jônios e populações locais pré-helênicas, enquanto
Esparta resultou da invasão dórica, marcada pela submissão dos habitantes
autóctones.
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