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QUESTÕES SOBRE A GRÉCIA ANTIGA II



1. (UFV MG) Leia o texto abaixo:
Nosso regime político não se propõe tomar como modelo as leis de outros: antes somos modelo que imitadores. Como tudo nesse regime depende não de poucos, mas da maioria, seu nome é democracia. Nela, enquanto no tocante às leis todos são iguais para a solução de suas divergências particulares, no que se refere à atribuição de honrarias o critério se baseia no mérito e não na categoria a que se pertence; inversamente, o fato de um homem ser pobre não o impede de prestar serviços ao Estado.
(Trecho da Oração Fúnebre de Péricles, citado por Tucídides em A Guerra do Peloponeso. In: GRAIEB, Carlos. O rei do discurso. Veja, São Paulo, n. 2057, 23 abr. 2008. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2010.)
Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre a democracia na Grécia Antiga, é CORRETO afirmar que:
a) as mulheres expressavam sua opinião e participavam dos debates públicos e políticos.
b) aos metecos eram garantidos direitos políticos integrais, devido ao pagamento de impostos.
c) a isonomia era o princípio pelo qual se estabelecia a igualdade dos cidadãos perante a lei.
d) a participação na vida política era permitida a toda a população de Atenas, sem exclusão.


2. (UNESP SP) Para os gregos antigos, a ideia de confronto entre oponentes, até que um dos contendores superasse os demais, atingindo um grau de excelência reconhecido e admirado por todos os circunstantes, era um ritual central em sua cultura. Os gregos faziam com que ele integrasse várias de suas cerimônias, as mais importantes e as mais sagradas.
(Nicolau Sevcenko. A corrida para o século XXI. No loop da montanha-russa, 2004. Adaptado.)
O texto afirma que as Olimpíadas na Grécia Antiga
a) tinham a função de adequar os corpos dos praticantes às necessidades do mundo do trabalho, tornando-os capazes de produzir mais.
b) permitiam que a população se divertisse, dissolvendo as tensões sociais e facilitando a dominação política por parte dos governantes.
c) estavam integradas a outros aspectos da vida social e religiosa, associando-se a momentos de festa e celebração.
d) estimulavam a competitividade e o individualismo, preparando os homens para as disputas profissionais na vida adulta.
e) visavam exercitar e fortalecer os guerreiros, melhorando sua atuação política e militar nos períodos de guerra.


3. (UEMA) Sobre a vida política na Grécia Antiga, é possível afirmar que na cidade-estado de Atenas, a Democracia era
a) ampla para os padrões da época, pois embora os escravos não tivessem direito a voto, todos os outros grupos sociais participavam da política.
b) representativa, pois a participação dos cidadãos era indireta; os seus representantes eleitos tomavam as principais decisões da polis.
c) restrita, na medida em que os metecos e os proprietários de terra não podiam se expressar politicamente; somente aqueles que moravam na cidade de Atenas podiam votar.
d) liberal, pois na sociedade ateniense as mulheres, ao contrário de outras cidades na própria Grécia, eram respeitadas e tinham direito ao voto.
e) limitada, uma vez que somente os cidadãos podiam votar; mulheres, estrangeiros e escravos não participavam das deliberações.
  

4. (IFGO) “Em 1848, a Convenção dos Direitos Femininos, realizada em Nova York, publicou a “Declaração de Sentimentos”, na qual defendia o direito de voto para as mulheres. [...] em 1920, as mulheres norte-americanas conquistaram o direito de voto. (...) No Brasil, o movimento organizado em defesa do voto feminino surgiu em 1922, quando foi fundada a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, no Rio de Janeiro. Em 1932, o governo federal estabeleceu as novas regras eleitorais permitindo as mulheres votar e candidatar-se”.
CAMPOS, Flávio. MIRANDA. Renan Garcia. A Escrita da História. São Paulo: Editora Escala Educacional, 2005. p. 61. [Adaptado].
Sobre a situação das mulheres na Grécia Antiga, marque a alternativa correta.
a) Diferente do que ocorreu no século XIX e XX na Europa e no Brasil, as mulheres, em boa parte das cidades-Estado gregas, eram tratadas como cidadãs com direitos e deveres.
b) O Código de Drácon, instituído por Solon, antecipando em vários séculos as Constituições do EUA e do Brasil, determinava que as mulheres gregas tivessem os mesmos direitos de voto que os homens.
c) O Código de Drácon, instituído por Solon, fundamentava o machismo grego e determinava que as mulheres gregas, em todas as cidades- Estado, não tivessem os mesmos direitos de voto que os homens.
d) Em Atenas, por mais que houvera a democracia, essa estava restrita aos homens atenienses adultos não escravos. Já em Esparta, as mulheres gozavam de maior liberdade.
e) Em Esparta, pólis marcada pelo militarismo, as mulheres não tinham a menor liberdade, muito menos o direito de voto. Já em Atenas, berço da democracia, houve, de certo modo, a antecipação dos direitos da mulher que seriam conquistados nos EUA e no Brasil só no século XX.


5. (Fac. Direito de Franca SP) "A elaboração de uma mitologia tinha evidentemente começado cedo entre os gregos; jamais ela tinha cessado onde quer que houvesse gregos, sempre oral e solenemente. Tratava-se de uma atividade social de alto nível, e não do devaneio fortuito de um poeta ou do excesso de imaginação de um camponês. O objeto essencial do mito eram as ações, e não as ideias, as convicções ou as representações simbólicas; eram os fatos — guerras, dilúvios, aventuras em terra, mar e ar, querelas familiares, nascimentos, casamentos e mortes. Escutando as narrativas, no decorrer dos ritos (…),vivia-se por procuração a experiência que outros tinham vivido."
M. I. Finley. O mundo de Ulisses. Lisboa: Presença, 1972, p. 24-25. Adaptado.
Ao caracterizar o papel dos mitos na Grécia antiga, o texto
a) confirma a importância da fixação escrita das narrativas de guerras como base para a difusão de tais relatos.
b) destaca seu caráter instrutivo e o significado real que representavam para os gregos.
c) relembra seu vínculo direto com as disputas entre as cidades-estados, das quais se originaram.
d) valoriza a simbologia que continham e indica a improbabilidade da ocorrência verídica desses relatos.
e) explica sua importância para a constituição e para o desenvolvimento da filosofia e do teatro gregos.


6. (Mackenzie SP) Temos um regime que nada tem a invejar das leis estrangeiras. Somos, antes, exemplos que imitadores. (...). (...) no que se refere à vida pública, as origens sociais contam menos que o mérito, sem que a pobreza dificulte a alguém servir à cidade por causa da humildade de sua posição. Vivemos em liberdade, não somente em termos de vida política, mas também na vida cotidiana. (...) por mais tolerantes que sejamos nas relações particulares, recusamos absolutamente, nas questões públicas, fazer algo de ilegal – teríamos medo! Damos ouvidos àqueles que se sucedem nas magistraturas, às leis e especialmente àquelas criadas para proteger as vítimas (...).
Tucídides. História da Guerra do Peloponeso.
O regime de governo, referido por Tucídides, denominava-se, na Grécia antiga,
a) Oligarquia.
b) Monarquia.
c) Tirania.
d) República.
e) Democracia.


7. (UCS RS) Considere as seguintes afirmações sobre a Grécia Antiga.
I. Foi povoada, no segundo milênio antes de Cristo, pelos arianos e indo-europeus (aqueus, jônios, eólios e dórios). Sua história dividiu-se, a partir de então, em quatro períodos: Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.
II. Seu território era ocupado por várias cidades autônomas, cada qual com sua própria organização social, religiosa, política e econômica. Por tais características, essas cidades, chamadas de pólis pelos gregos, são denominadas de cidades-estado. As principais foram: Esparta, Atenas, Tebas e Corinto.
III. Foi o berço da democracia, da filosofia, e nela surgiram algumas das primeiras manifestações do teatro. Além disso, o mundo grego criou padrões estéticos que até hoje influenciam a arte ocidental.
Das afirmações acima,
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.


8. (UFT TO) “[...] a diferença entre democracia e oligarquia é a pobreza e riqueza. Onde quer que os homens governem devido a sua riqueza, sejam eles poucos ou muitos, há uma oligarquia, e onde os pobres governem, há uma democracia.”
(FINLEY, M. Democracia antiga e moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1988, p. 26).
A democracia na Grécia Antiga tinha como princípio básico o conceito de:
a) demos
b) isonomia
c) morfismo
d) estoicismo
e) heteronomia


9. (ENEM) Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.
VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado).
Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:
a) Isonomia — igualdade de tratamento aos cidadãos.
b) Transparência — acesso às informações governamentais.
c) Tripartição — separação entre os poderes políticos estatais.
d) Equiparação — igualdade de gênero na participação política.
e) Elegibilidade — permissão para candidatura aos cargos públicos.


10. (Fac. Direito de Franca SP) “[Na Grécia Antiga,] Não havia contradição entre a democracia antiga e a escravidão.”
Marcelo Rede. A Grécia antiga. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 32.
A frase justifica-se, pois
a) os povos da Antiguidade equivocavam-se, ao não reconhecer que a democracia só é possível se houver plena igualdade social.
b) não há qualquer relação entre as questões políticas e as questões econômicas, sociais ou étnicas.
c) a existência de escravos proporcionava aos cidadãos atenienses tempo livre para se dedicarem à política.
d) não é possível conciliar, na Antiguidade ou nos dias de hoje, democracia e trabalho obrigatório.
e) o militarismo espartano era superior à democracia ateniense, pois dispensava a escravidão e todas as hierarquias sociais.


11. (UCS RS) Sobre a escravidão na Grécia antiga, é correto afirmar que
I a mão de obra escrava era a base da economia grega e o critério adotado para determinar quem seria escravizado era o racial. Os escravos eram provenientes da África (negros) ou da Ásia (amarelos).
II o uso de escravos em Atenas tinha certa importância social, na medida em que concedia mais tempo para que os homens livres pudessem participar das assembleias, dos debates políticos, filosofar e produzir obras de arte.
III os escravos, em Esparta, cidade voltada para as guerras, eram chamados de hilotas, pertenciam ao Estado e trabalhavam para os esparciatas – uma minoria que participava das decisões políticas e administrativas e se dedicava única e exclusivamente à política e à guerra.
Das proposições acima,
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.


12. (UFPEL RS) As afirmações abaixo fazem referência à Grécia Antiga.
I. O centro político e geográfico da vida grega era a pólis.
II. A democracia ateniense teve seu apogeu durante o governo de Péricles, quando se estabeleceram os princípios da isonomia (igualdade de todos perante a lei), da isegoria (igualdade do acesso à palavra na assembleia) e da isocracia (igualdade de participação no poder).
III. A forma de organização do trabalho na Grécia Antiga era assalariada.
IV. A Liga de Delos foi presidida pelos espartanos contra Atenas.
V. A Guerra do Peloponeso, iniciada em 431 a.C., foi perdida por Atenas.
Dessas afirmações, estão corretas
a) apenas a I, a II e a V.
b) apenas a I, a III e a IV.
c) apenas a I e a II.
d) apenas a I e a III.
e) apenas a II e a V.


13. (UFPR) Considere o texto abaixo:
“O surgimento das moedas liga-se (...) a três transformações culturais notáveis da Grécia nos idos do século VII a.C. (...): o desenvolvimento da pólis (...) e da vida política (...), a complexificação crescente das trocas comerciais (...) [e] a alfabetização.”
FUNARI, Pedro Paulo. Antiguidade Clássica: a História e a cultura a partir dos documentos. Campinas: Editora da Unicamp, 1995, p. 50.
A partir do excerto acima e dos conhecimentos sobre a Grécia antiga, assinale a alternativa que relaciona corretamente a pólis, a expansão grega e o desenvolvimento das moedas.
a) A pólis desenvolveu-se como uma cidade fortificada, caracterizando a ocupação da Magna Grécia por Esparta. A expansão grega ocorre devido à insuficiência de escravos nas cidades-Estado. Nas guerras realizadas no Mediterrâneo, milhares de prisioneiros foram feitos escravos e vendidos nas colônias gregas, o que intensificou a circulação de moedas.
b) A pólis era um tipo específico de organização social encontrada em Atenas e Esparta. No período em questão, essas duas cidades-Estado rivalizaram-se na expansão territorial, gerando a Guerra do Peloponeso. Ao final deste conflito, os atenienses derrotados fundaram colônias em regiões do Mediterrâneo e do mar Negro, aumentando a circulação de moedas.
c) A pólis foi a principal forma de organização social na Grécia, constituindo-se em cidades autônomas com governos e leis próprias. No século VII a.C., com o aumento demográfico e a concentração latifundiária, houve a expansão grega para regiões do Mediterrâneo e do mar Negro, causando intensa circulação de moedas para o comércio marítimo e terrestre.
d) A pólis surgiu como solução para os conflitos entre Esparta e Atenas pelo domínio do restante da Grécia, constituindo-se como cidade autônoma fortificada, cujo isolamento a protegia de agressões. Isso permitiu a expansão comercial marítima de Atenas pelo Mediterrâneo, levando à formação de colônias e ao aumento da circulação de moedas nas trocas comerciais.
e) A pólis era um tipo de cidade-Estado que se desenvolveu em decorrência da expansão comercial grega, ocasionando a fundação de colônias na Magna Grécia. Por conta de seu caráter autônomo, algumas cidades-Estado uniram-se na Liga de Delos para conquistar territórios no Mediterrâneo, gerando aumento na atividade comercial grega e o uso de moedas.


14. (UNESP SP) Segundo o texto, um papel fundamental da religião, na Grécia antiga, foi o de
a) eliminar as diferenças étnicas e sociais e permitir a igualdade social.
b) estabelecer identidade e vínculos comunitários e unificar as crenças.
c) impedir a persistência do paganismo e afirmar os valores cristãos.
d) eliminar a integração política, militar e cultural entre as cidades-estados.
e) valorizar as crenças aristocráticas e eliminar as formas de culto populares.


15. (PUC RS) Relacione os períodos históricos da civilização grega (coluna A) a suas respectivas características essenciais (coluna B).
Coluna A
1. Período Homérico
2. Período Arcaico
3. Período Clássico
4. Período Helenístico
Coluna B
(__) Consolidação das estruturas fundamentais da polis, a mais célebre das instituições gregas. O período é marcado pela expansão territorial e pela intensificação do comércio entre as cidades.
(__) Dissolução da comunidade gentilícia conhecida como genos, com a formação das cidades-estado. Grande parte do conhecimento sobre o período deve-se às informações fornecidas pelos poemas Ilíada e Odisseia.
(__) Difusão da cultura grega no Oriente, a partir das campanhas militares de Alexandre Magno, levando à fusão do racionalismo grego com o misticismo oriental. Ocorreu, no período, a progressiva ruptura na identificação do cidadão com sua polis de origem.
(__) Formação da Confederação de Delos, que consolidava a hegemonia comercial e política de Atenas. Verificou-se, neste período, o máximo desenvolvimento da filosofia, da poesia, das ciências e das artes.
A numeração correta na coluna B, de cima para baixo, é
a) 2 – 1 – 4 – 3
b) 1 – 2 – 3 – 4
c) 3 – 2 – 4 – 1
d) 4 – 3 – 1 – 2
e) 3 – 4 – 2 – 1 







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