1. (UNIFOR CE) A religião na Grécia Antiga apresentou como características o:
a) zoomorfismo, o monoteísmo e o totemismo.
b) salvacionismo, o antropomorfismo e o
messianismo.
c) asceticismo, a mitologia e o animismo.
d) antropomorfismo,
o politeísmo e a mitologia.
e) animismo, o salvacionismo e o misticismo.
2. (UEPB) “A mitologia grega conta que do nada surgiram duas entidades: Urano (o
céu) e Gaia (a terra). Da união dessas duas entidades nasceram os titãs, os
ciclopes e os gigantes.”
(José Jobson. Tudo é história. Pág. 57)
Sobre a cultura grega é correto afirmar que:
a) não se expandiu por vastos territórios do
mundo antigo, ante a proibição de Alexandre.
b) não foi influenciada pelas crenças
religiosas.
c) resulta do intercâmbio de experiências dos muitos povos que ocuparam
a Hélade.
d) a religião constituía-se de verdades
absolutas, sendo dogmática e decisiva em sua doutrina.
e) a questão da morte e a salvação da alma eram
pilares da religião grega.
3. (EFOA MG) Durante a
Antiguidade, os gregos tinham na religião uma das principais formas de
expressão do seu pensamento. A partir da elaboração de uma rica mitologia,
constituída por um conjunto de narrativas (lendas) e crenças, os gregos
procuravam explicar, através de símbolos, os primórdios do mundo e da
humanidade, bem como compreender a natureza e as ações dos homens em sociedade.
No que diz respeito às características da
religião grega, na Antiguidade, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Na tradição grega o monte Olimpo era o local
em que os deuses se reuniam, sob a liderança de Zeus, senhor supremo dos deuses
e dos homens.
b) Os deuses gregos eram cultuados nos lares e
em cerimônias públicas, tendo características antropomórficas.
c) Os
ritos e doutrinas cultuadas pelos gregos foram adotados pelos romanos, mas
renegados após a consolidação do Cristianismo.
d) Os deuses gregos tinham funções distintas,
obedecendo a uma hierarquia, e estavam no céu, no mar e na terra.
e) Alguns deuses eram cultuados em toda a
Grécia, embora cada pólis tivesse os seus deuses locais, protetores da cidade.
4. (Fac.
Direito de Franca SP) "A elaboração de uma mitologia tinha
evidentemente começado cedo entre os gregos; jamais ela tinha cessado onde quer
que houvesse gregos, sempre oral e solenemente. Tratava-se de uma atividade
social de alto nível, e não do devaneio fortuito de um poeta ou do excesso de
imaginação de um camponês. O objeto essencial do mito eram as ações, e não as
ideias, as convicções ou as representações simbólicas; eram os fatos — guerras,
dilúvios, aventuras em terra, mar e ar, querelas familiares, nascimentos,
casamentos e mortes. Escutando as narrativas, no decorrer dos ritos
(…),vivia-se por procuração a experiência que outros tinham vivido."
M. I. Finley. O mundo de Ulisses. Lisboa:
Presença, 1972, p. 24-25. Adaptado.
Ao caracterizar o papel dos mitos na Grécia
antiga, o texto
a) confirma a importância da fixação escrita
das narrativas de guerras como base para a difusão de tais relatos.
b) destaca
seu caráter instrutivo e o significado real que representavam para os gregos.
c) relembra seu vínculo direto com as disputas
entre as cidades-estados, das quais se originaram.
d) valoriza a simbologia que continham e indica
a improbabilidade da ocorrência verídica desses relatos.
e) explica sua importância para a constituição
e para o desenvolvimento da filosofia e do teatro gregos.
5. (UCS RS) Situações que trazem conteúdo para a
inspiração ou à reflexão e que servem de modelo para a humanidade não precisam,
necessariamente, estar ligados a pessoas ou fatos reais. Vários mitos cumprem
esse papel, expressando uma ideia de forma direta ou alegórica. Por exemplo, na
mitologia grega, o astuto “Titã Prometeu”, era considerado um defensor da
humanidade e foi responsável pelo roubo do fogo de Zeus, a principal divindade
do Olimpo. Prometeu deu o fogo aos mortais, o que foi considerado um crime
imperdoável por Zeus, que puniu o Titã acorrentando-o a uma rocha, enquanto uma
águia vinha todo o dia comer seu fígado, que se regenerava no dia seguinte,
infringindo-lhe ciclos de sofrimento terríveis. Até que um dia Prometeu foi
libertado pelo herói Hércules.
Sobre o contexto apresentado, assinale a
alternativa correta.
a) O mito tem um problema em seu eixo
dramático, pois como o fígado faz parte do sistema imunitário, sua ausência
representa que Prometeu não sentiria mais dor.
b) A tragédia de Prometeu pode ser interpretada
como uma alegoria sobre a criação das ciências exatas, como a Química e a
Física, uma vez que ela coloca conhecimento da natureza (domínio do fogo) e
crença no divino como componentes inseparáveis.
c) Um dos aspectos que distancia o mito de
Prometeu da realidade é o fato de que a águia é uma ave de rapina e, como tal,
é vegetariana.
d) O mito de Prometeu, visto pela óptica da
literatura, é considerado uma parábola, pois segue a estrutura básica do
herói-mártir (Prometeu) e do vilão (Zeus), linha narrativa que ganhou destaque
na literatura brasileira graças à Semana de Arte Moderna de 1922.
e) O
comportamento de regeneração do fígado de Prometeu poderia ser descrito por uma
função matemática periódica, tendo o tempo como variável.
2 Comentários
ISO me ajudou bastante
ResponderExcluirExcelentes e bem elaboradas questões.
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