1. (UNIFOR CE) No fim do período arcaico (séculos VIII-VI a.C.), o legislador
ateniense Clístenes, empreendeu, com grande apoio popular, reformas que
inauguraram o regime democrático, em 508 a.C.
É característico do regime democrático ateniense:
a) o respeito à soberania popular, através da
qual as leis, os projetos e os direitos políticos eram aprovados somente com o
consentimento da maioria da população.
b) o exercício do poder patriarcal, por meio de
um conselho de anciãos, cujas decisões prevaleciam sobre a legislação em vigor.
c) a ampla participação política dos cidadãos
atenienses, constituídos por homens e mulheres de idade superior a 21 anos.
d) a exclusão social dos escravos que, junto
com os estrangeiros, representavam uma pequena parcela da população ateniense.
e) a
proibição de que estrangeiros, mulheres e jovens menores de 21 anos
participassem da vida política ateniense, uma vez que não eram considerados
cidadãos.
2. (PUC RS) No Período Homérico, da História Antiga da Grécia (séc. XII a.C. – VIII
a. C.), já existiam formas precoces de cidades, comunidades agrárias,
coletivistas, como apontam as pesquisas arqueológicas. Mas foi no Período
Arcaico (séc. VIII a.C. – VI a.C.) que as cidades-estado gregas, definidas como
polis ou urbes, desenvolveram-se. Essas cidades-estado tinham como
características políticas _________ entre si e governos _________, que
representavam _________.
a) dependência – centralizados – os cidadãos
livres e os monarcas hereditários
b) dependência – centralizados – os deuses e as
figuras mitológicas
c) independência
– descentralizados – os cidadãos livres
d) independência – centralizados – os monarcas
hereditários e a corte
e) dependência – descentralizados – os nobres,
os sacerdotes e os estrangeiros
3. (Fac.
Cultura Inglesa SP) Os gregos possuíam um vasto repertório de
histórias míticas. O mito permitia aos gregos da época arcaica apreender e
conhecer seu passado histórico. Mas o mito não estendia seu controle sobre
tudo. Os gregos estavam, cada vez mais, em presença de explicações e de
justificações divergentes, até mesmo inconciliáveis, mas coexistentes: umas
eram míticas, outras não. A partir do século VI a.C., alguns exprimiram sua
dúvida e seu ceticismo; eles não
foram, entretanto, numerosos, pois a maior parte das pessoas não “estudava” os
mitos, contentando-se, simplesmente, em repeti-los.
(Moses Finley. Os primeiros tempos da Grécia, 1980. Adaptado.)
O excerto, que faz uma síntese significativa
da cultura do final do período arcaico da história grega, alude ao surgimento
a) de direitos políticos concedidos à maioria
do povo pela democracia grega, com a exclusão dos militares.
b) do ateísmo e da incredulidade na Grécia
Antiga, que abarcaram o conjunto do mundo grego.
c) de
críticas às interpretações tradicionais, que se mantiveram restritas a um
pequeno número de indivíduos.
d) da noção de beleza ideal nas artes gregas,
elaborada pelas filosofias platônicas e aristotélicas.
e) da união política das cidades gregas, que
foi sustentada por fundamentos filosóficos e crenças religiosas comuns.
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