1. (UFTM MG) As manifestações culturais do período clássico da Grécia antiga são
entendidas como a base da civilização contemporânea. Neste período, os gregos
viviam:
a) num quadro social compatível com as suas
exemplificações filosóficas e políticas, não admitindo a existência da
escravidão.
b) num regime político e cultural uniforme,
exemplificado pela existência da democracia no conjunto das cidades-estados.
c) num império centralizado e que se estendia
para o conjunto do mundo grego, ilhas do mar Egeu, Ásia Menor e sul da Itália.
d) sem liberdade política, social, econômica e
cultural, desde a conquista militar dos persas sobre a península grega.
e) em
cidades-estados, contando com uma uniformidade cultural caracterizada pela
unidade de idioma e de crenças.
2. (UFTM MG) No Período Clássico, as várias guerras entre as cidades-estado gregas
favoreceram:
a) a hegemonia ateniense sobre o Mediterrâneo,
após a derrota de Cartago.
b) a
conquista macedônica, devido ao enfraquecimento da Grécia.
c) o apogeu econômico e militar de Tebas, que
derrotou o Império Persa.
d) a difusão do cristianismo na península
balcânica, a partir da Palestina.
e) o declínio das repúblicas independentes, com
a formação de um império.
3. (PUC RS) Considere as afirmativas abaixo, sobre a Grécia Antiga no período
clássico.
I. As Guerras Médicas opuseram o Império Persa
em expansão às cidades-estados gregas, pelo controle da Ásia Menor e das rotas
comerciais no Mar Egeu e Negro.
II. A vitória das cidades-estados gregas sobre o
Império Persa marca o início da hegemonia ateniense na Grécia e o apogeu da
democracia.
III. O “Século de Péricles” alternou a
democracia, caracterizada pela extensão dos direitos políticos aos comerciantes
estrangeiros e o fim da escravidão, com o imperialismo ateniense sobre as
outras cidades-estados gregas.
IV. A hegemonia ateniense não encontrou resistência entre as outras
cidades-estados gregas, mas sucumbiu diante da falta de apoio militar para
enfrentar a invasão da Grécia por Alexandre da Macedônia.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que
somente são corretas:
a) I e
II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV
4. (FUVEST SP)
Com o advento da democracia na polis grega
durante o período clássico, foram:
a) abandonados completamente os ideais de
autarquia da polis, de glorificação da guerra e a visão aristocrática da
sociedade e da política, que haviam caracterizado os períodos anteriores.
b) introduzidos novos ideais baseados na
economia de mercado, na condenação da guerra e na valorização da democracia,
mais condizentes com a igualdade vigente.
c) preservados os antigos ideais de autarquia, da guerra, da propriedade
da terra, do ócio, como valores positivos.
d) recuperadas antigas práticas do período
homérico – abandonadas no período arcaico – como a escravidão em grande escala
e o imperialismo econômico.
e) adaptados aos antigos ideais aristocráticos
e de autarquia (do período homérico e arcaico) os novos ideais de economia de
mercado do período clássico.
5. (UNIFOR CE) A Grécia Antiga, ou Hélade, ocupava a parte sul da Península Balcânica
e as ilhas do Mar Egeu. Em sua fase de expansão colonial, ocupou também o
litoral do Oriente Médio e o sul da Itália. Costuma-se dividir a história da
Grécia Antiga em cinco períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e
Helenístico. O Período Clássico (de 500 a 336 a.C.):
a) compreende a época do povoamento da
Península Balcânica e das Ilhas do Mar Egeu pelos povos indo-europeus.
b) abrange a época em que o conhecimento da
sociedade grega deve-se, basicamente, às informações fornecidas pelos poemas
Ilíada e Odisseia.
c) assiste ao desenvolvimento das
cidades-estados e à formação das instituições básicas da civilização grega.
d) corresponde a época de apogeu da civilização grega, marcado pelo
desenvolvimento das cidades, expansionismo e grande esplendor.
e) corresponde à época de declínio da polis e
da conquista da Península Balcânica pela Macedônia.
6. (UFMA) O
sentido de indivíduo na formação
social e política da Grécia estava ligado ao ideal de perfeição humana (areté).
Marque a opção que corretamente expressa essa
noção em Atenas no Período Clássico.
a) O racionalismo grego expresso pela filosofia
justificou ideologicamente o individualismo tanto dos homens como das mulheres,
porquanto todos eram naturalmente livres e iguais perante as leis e aptos a
alcançar a perfeição (areté).
b) A organização do Estado forte e militarizado
concebeu um indivíduo voltado à sociedade, ao vigor físico, à família e às
guerras, e que alcançaria o ideal de perfeição (areté) submetendo-se à
ordem estabelecida.
c) O fortalecimento da aristocracia no domínio
político e econômico da sociedade permitiu o surgimento do indivíduo livre para
negociar, discutir, votar e se divertir, atitudes características do ideal de
perfeição (areté) do cidadão.
d) O
nascimento da pólis e a consolidação da democracia, baseada no escravismo,
criaram as condições da ideia do indivíduo como ser livre, cidadão e político,
e, que alcançaria o ideal de perfeição (areté), observando as leis
impostas a todos os cidadãos.
e) As guerras médicas contra os persas
trouxeram para o contexto grego e ateniense a necessidade da formação de uma
sociedade fechada, onde o ideal de perfeição humana (areté) era o
indivíduo recluso, trabalhador e zeloso da moral social.
7. (UFMT) O sistema de pólis caracterizou o mundo grego em seu período clássico
(V – IV a.C.). Sobre a pólis, analise as afirmativas.
I. Seu regime político era apenas a democracia.
II. Suas instituições políticas eram a
Assembleia, o Conselho e as Magistraturas.
III. Sua cidadania abrangia os homens e as
mulheres, excluídos os estrangeiros e os escravos.
IV. Sua consolidação ocorreu paralelamente à expansão do uso da mão-de-obra
escrava.
Estão corretas as afirmativas
a) I e III, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) II e
IV, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV
1 Comentários
Muito obrigada
ResponderExcluir