1. (FGV) O período helenístico foi marcado por grandes
transformações na civilização grega. Entre suas características, podemos
destacar:
a) O desenvolvimento de correntes filosóficas que, diante do esvaziamento
das atividades políticas das cidades-Estado, faziam do problema ético o centro
de suas preocupações visando, principalmente, o aprimoramento interior do ser
humano.
b) Um completo
afastamento da cultura grega com relação às tradições orientais, decorrente,
sobretudo, das rivalidades com os persas e da postura depreciativa que
considerava bárbaros todos os povos que não falavam o seu idioma.
c) A manutenção da
autonomia das cidades-Estado, a essa altura articuladas primeiro na Liga de
Delos, sob o comando de Atenas e, posteriormente, sob a Liga do Peloponeso,
liderada por Esparta.
d) A difusão da religião
islâmica na região da Macedônia, terra natal de Felipe II, conquistador das
cidades-Estado gregas.
e) O apogeu da cultura
helênica representado, principalmente, pelo florescimento da filosofia e do
teatro e o estabelecimento da democracia ateniense.
2. (UECE) O período helenístico foi marcado pela troca de ricas experiências
culturais e caracterizou-se, também, pela difusão da cultura e das ideias
gregas no Egito e em todo o Oriente Próximo.
Os valores e os ideais propostos pelas
correntes filosóficas nesse período valorizavam
a) o empenho social e civil, o amor à pátria, a
competição econômica e a tolerância.
b) o
individualismo e a ausência de angústias e de paixões, obtida por meio da
autodisciplina.
c) o espírito competitivo, a participação na
vida política, o individualismo e um particular prejuízo na vida moral.
d) a austeridade, a perspectiva da vida após a
morte, o amor à pátria e o empenho social.
3. (UFPR) Sobre o período helenístico (séculos IV a II a.C.) é correto afirmar:
a) Com a
rápida conquista territorial feita pelos macedônios, liderados especialmente
por Alexandre Magno, houve a difusão da cultura grega do Egito até a Índia, por
meio da adoção da koiné, uma variante mais simples do grego. Ocorreu a fusão
entre culturas orientais e a cultura grega, além da construção de polos
culturais, como Alexandria. Esse período deixou uma influência duradoura, que
se manteve também dentro dos limites do Império Romano.
b) Foi um longo período de desenvolvimento
econômico, em que a agricultura foi incentivada por todos os territórios
conquistados por Alexandre Magno. O objetivo desse imperador era rivalizar com
o Império Romano, estabelecendo em Alexandria um governo despótico e
centralizador. Nesse período, a cultura grega se expandiu do Egito até a China.
c) Foi marcado pelas conquistas de Alexandre
Magno, que teve dificuldades em expandir o seu governo, por conta da
resistência dos romanos e dos persas. Apesar de ter reinado por décadas,
Alexandre Magno não conseguiu manter a independência grega, perdendo seus
territórios para o nascente Império Romano.
d) Foi um período de decadência cultural, em
que manifestações culturais gregas misturaram-se a influências de outras culturas
conquistadas pelos exércitos de Alexandre Magno. Devido ao seu rápido
crescimento, o império helenístico permitiu que as culturas e costumes locais
se preservassem em troca de lealdade política. Isso levou ao fim da língua, da
filosofia, do teatro e da arquitetura gregas.
e) Foi uma era de violência endêmica e de
escravidão dos povos conquistados por Alexandre Magno, o que explica sua breve
duração. Logo após a morte de Alexandre, o império se dividiu e foi conquistado
pelos persas. Dessa forma, o projeto de difusão da cultura grega foi
abandonado, deixando alguns poucos monumentos e bibliotecas pelo Oriente.
4. (UECE) O fenômeno conhecido como Helenismo designa convencionalmente o período
em que a cultura grega se difundiu em diferentes partes do mundo antigo, pelo
mediterrâneo, pela Ásia, pela Síria, pela Fenícia, etc. e daí, tem-se o
florescer de um modelo cultural em filosofia, economia, religião, ciência e
arte. Este período que também se caracteriza pela intensa troca de experiências
culturais entre dominadores e dominados começou a partir do(a)
a) morte
de Alexandre, o Grande, em 323 a.C.
b) tomada de poder por Filipe II da Macedônia,
em 359 a.C.
c) declínio da polis, com o fim da guerra do
Peloponeso.
d) adoção do pensamento platônico como o modelo
de cidade governada por filósofos.
5. (UNIFOR
CE) Culturalmente,
o resultado das campanhas de Alexandre foi a fusão da cultura grega com a
oriental, transformando uma e outra numa nova expressão, que se denominou
helenismo.
Sobre a
cultura helenística pode-se afirmar que:
a) manteve e consolidou
os ideais grego de beleza, equilíbrio e harmonia retratado nas obras clássicas
de escultura, pintura e arquitetura.
b) deixou como legado a
ideia de leis e princípios universais regulando a natureza, as quais podem ser
conhecidas pelo pensamento humano.
c) desenvolveu o monumentalismo, pessimismo, negativismo e relativismo,
abandonando a concepção clássica de que o “homem é a medida de todas as coisas”.
d) tratou a história com
espírito científico, separando as lendas dos fatos, buscando suas causas e seu
fim, na tentativa de fazer uma análise equilibrada dos fatos.
e) baseou-se nos
princípios do cristianismo, influenciando as ideias religiosas dos povos
conquistados.
6. (UFTM MG) O rei Filipe II, da Macedônia, conquistou as enfraquecidas cidades gregas.
Foi, porém, seu filho Alexandre Magno quem ampliou os domínios e formou o
Império Helenístico, cujo legado cultural manifestou-se na
a) helenização da Ásia e na criação do primeiro
alfabeto fonético.
b) expansão da democracia grega na Ásia e na
anulação do antropocentrismo.
c) difusão
do helenismo na Ásia e na sua mistura com costumes orientais.
d) criação das primeiras leis escritas e na
fundação de cidades gregas.
e) invenção da arquitetura utilitarista e na
fusão da cultura grega com a oriental.
7. (FUVEST SP) “Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria.
Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria
prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o
plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos
deuses gregos e do muro externo.”
Flávio Arriano. Anabasis Alexandri (séc. I
d.C.).
Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de
Alexandria, é possível depreender
a) o
significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a
egípcia e as do Oriente Médio.
b) a incorporação do processo de urbanização
egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.
c) a implantação dos princípios fundamentais da
democracia ateniense e do helenismo no Egito.
d) a permanência da racionalidade urbana
egípcia na organização de cidades no Império helênico.
e) o impacto da arquitetura e da religião dos
egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.
8. (CEFET PR) “Momento de transição entre o esplendor da cultura grega e o
desenvolvimento da cultura romana e caracterizou-se pela difusão da civilização
grega, mas preservando elementos de origem oriental, persa e egípcia, numa
vasta área que se estendia do mar Mediterrâneo oriental à Ásia Central. De modo
geral, foi a concretização do ideal de Alexandre difundir a cultura grega aos
territórios que conquistava.” Trata-se do:
a) Helenismo.
b) Pan-Macedonismo.
c) Estoicismo.
d) Cosmopolitismo Clássico.
e) Epicurismo.
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