1. (UPE) "A tragédia apresentava quase sempre um episódio tomado à lenda
heroica que os gregos haviam herdado de sua era épica. Seus personagens são
heróis descendentes dos deuses e, por vezes, os próprios deuses" (Lloyd-Jones,
H. A Tragédia Grega in O Mundo Grego. Zahar. 1965. p.96).
Com relação ao teatro grego, pode-se também
afirmar que:
a) as tragédias escritas por Sófocles são
bastante semelhantes às escritas por Ésquilo, com grande densidade social, pois
viveram na mesma época, no auge da democracia grega.
b) Prometeu Acorrentado foi a tragédia mais
importante que Ésquilo escreveu, baseada nas disputas entre Aquiles e Zeus.
c) Zeus nunca teve suas tramas anunciadas nas
tragédias, pois representava o deus supremo, merecendo respeito.
d) a
tragédia grega, uma forma de drama desenvolvido no Peloponeso, teve em Ésquilo
um grande representante que escreveu cerca de 800 peças;
e) a tragédia grega não teve a força dramática
do teatro moderno, pouco importando na construção da arte dramática
contemporânea.
2. (UFAC) A cidade-estado de Atenas é considerada a precursora do teatro, que tem
sua origem relacionada às encenações de mitos, cantos, danças, entre outros,
apresentadas em praça pública, com a utilização de máscaras. Um dos gêneros
teatrais, também surgido nesse contexto, foi a comédia que, sinteticamente,
tinha o objetivo de:
a) criticar
governantes, problemas sociais, costumes e hábitos.
b) ridicularizar a igreja e o clero.
c) caricaturar as relações familiares e as
políticas da nação.
d) ridicularizar os governantes, os
tradicionais pais de família e o alto clero.
e) encenar com obscenidade as regras de
convivência social e as leis da nação.
3. (UESPI) É notável o destaque do teatro grego na Antiguidade Clássica. As suas
comédias e as suas tragédias eram bem vistas pelo público e:
a) restringiam-se a abordar os dramas dos
deuses gregos, sobretudo suas aventuras amorosas e bélicas.
b) encenavam momentos da história dos gregos,
exaltando a invulnerabilidades dos seus mitos.
c) procuravam
discutir problemas existenciais dos seres humanos e suas dificuldades para
superá–los.
d) se restringiam a narrar a vida urbana,
destacando seus problemas com os governos autoritários.
e) tinham forte relação com a religião, mas
desprezavam as crises sentimentais dos humanos.
4. (UFLA MG) Certa vez, Péricles, político ateniense, pronunciou as seguintes
palavras: “Vivemos sob uma forma de governo que não se baseia nas instituições
de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de
imitar outros. Seu nome, como tudo, depende não de poucos, mas da maioria, é
democracia.”
(TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso.
Brasília, UNB, 1987, p.98)
Constitui também um legado grego à
humanidade:
a) Calendário
b) Os números
c) Mumificação
d) Teatro
5. (UPE) A sociedade humana constrói sua história, buscando superar suas
dificuldades e refletindo sobre seus problemas. O teatro é uma representação
artística de grande valor no mundo ocidental, colaborando para conhecer as angústias
humanas e as possibilidades de criação. Na Grécia Antiga, as tragédias, como
produção artística, tinham como objetivo
a) divertir a população mais velha e educá-la
para a vida democrática na política e no cotidiano familiar.
b) redefinir o valor da religião, destruindo o
significado dos mitos e inventando deuses mais astuciosos.
c) exaltar o poder da aristocracia, criticando
a desigualdade social e defendendo a coragem dos heróis militares.
d) refletir
sobre os problemas humanos, com preocupações educativas, para pensar nos
limites existenciais de cada um.
e) enaltecer o povo grego, consagrando Homero e
Sófocles como seus poetas épicos, construtores de personagens imortais.
6. (UEPB) “Uma das principais expressões da arte grega, o teatro, tem suas
origens ligadas às Dionisíacas, festas em homenagem a Dioniso, deus do vinho.”
(Myriam Mota e Patrícia Braick, História das
Cavernas ao Terceiro Milênio, 2002, p. 65)
Dois gêneros clássicos do teatro grego
originaram-se destes festivais, são eles:
a) melodrama e tragédia
b) drama e pantomima
c) tragédia e drama
d) vaudeville e comédia
e) tragédia
e comédia
7. (PUC SP) “O mundo grego foi, basicamente, um mundo da palavra falada e não da
escrita.”
Moses I. Finley. Democracia antiga e moderna.
Rio de Janeiro: Graal, 1988, p. 30
A constatação acima, relativa à Grécia
antiga, pode ser justificada
a) pelo desconhecimento da escrita, que impedia
quaisquer registros oficiais nas cidades-estado gregas.
b) pela
importância do teatro, dos arautos e dos aedos, que contribuíam para a
preservação da memória coletiva.
c) pelo caráter representativo da democracia
ateniense, que tornava desnecessária a participação direta dos cidadãos.
d) pela valorização das atividades físicas e
militares, que prescindiam da alfabetização dos jovens.
e) pelo grande número de escravos presentes nas
cidades-estado, que eram totalmente analfabetos.
7 Comentários
Ótimas questões!
ResponderExcluirQuestões muito boas. Bem elaboradas!
ResponderExcluirExcelentes, bem elaboradas!!
ResponderExcluirMuito bom!!!
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluirMUITO BOM ESSAS QUESTÕES. GOSTEI MUITO. ����
ResponderExcluirMuito bom
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