1. (Mackenzie
SP) Berço da filosofia, a Grécia antiga legou ao
pensamento ocidental obras que o marcaram profundamente, e que ainda hoje o
influenciam. É o caso, notadamente, do diálogo A República, de Platão.
Assinale, abaixo, a alternativa que traz, em resumo, uma das principais ideias
dessa obra.
a) “Os
males das cidades devem cessar quando elas forem governadas pelos filósofos ou
quando seus governantes se puserem a filosofar seriamente, unindo, como
reis-filósofos, o poder político à verdadeira Filosofia.”
b) “O mando e a obediência são condições
inevitáveis e convenientes entre os homens. Alguns deles são, por natureza,
nascidos para ser mandados, e outros para mandar. Portanto, a escravidão nada
tem de injusto ou antinatural.”
c) “Todas as coisas são verdadeiras para aquele
que as experimenta, pois o próprio homem é a medida de todas as coisas, das que
são e das que não são.”
d) “O universo está em contínua mudança de
estado. Um homem jamais entra num mesmo rio duas
vezes, pois serão sempre outras as águas que
por ele correm.”
e) “A água é o princípio de todas as coisas, o
que se prova por serem de natureza úmida os embriões de todos os seres, e de
natureza seca as coisas sem vida”.
2. (UEL PR) “Julgam, pelo contrário, descobrir ainda um dia um Atlas mais possante
do que este, mais imortal e capaz de suportar o peso do mundo, sem pensarem que
é o Bem o verdadeiro elo que liga entre si todas as coisas e as suporta.
E no entanto, confesso, com que alegria me
não teria feito discípulo fosse de quem fosse, para me instruir sobre
semelhante causa e o seu modo de atuação!
Mas, uma vez que esta me falhou e não pude,
por minha parte, descobri-la ou achar quem ma explicasse, tive de tentar uma
segunda via para lançar na sua busca.”
(PLATÃO. Fédon. Tradução de Maria Teresa
Schiappa de Azevedo. Brasília: Editora UNB/Imprensa Oficial, 2000. p. 86.)
De acordo com a citação e os conhecimentos
sobre Platão, considere as afirmativas a seguir:
I. Platão refere-se no texto, às teorias dos
pensadores anteriores com tendência a localizar a origem imperante de todas as
coisas num objeto de ordem sensível.
II. Platão defende que a primeira via deve ser
abandonada em benefício de uma outra que o leve em direção ao princípio
supremo, o bem.
III. A segunda via tomada por Platão o conduz à
conclusão de que o suprassensível impede a explicação da realidade, pois é mero
fruto de nossa imaginação.
IV. Platão sustenta que o conhecimento da verdadeira causa da geração e da
corrupção de todas as coisas deve ser buscado pela via da observação das
imagens dos objetos.
Assinale a alternativa que contém todas as
afirmativas corretas.
a) I e
II.
b) I e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) II, III e IV.
3. (UEG GO) Para Platão, a polis é o modelo de vida em grupo. É na República que o
autor apresenta os vários grupos que compõem a sociedade. De acordo com suas
idéias, o grupo que deve governar a polis é o dos:
a) comerciantes que, sabendo da importância das
riquezas para as Cidades-estado da Grécia, levariam riquezas para a polis.
b) filósofos
que, por conhecer a verdade e o bem através da contemplação do mundo das
ideias, proporcionariam o maior bem comum a todos.
c) guerreiros, pois se caracterizavam por sua
força, integridade e seu grande amor aos sentimentos mais nobres, como
fidelidade e bravura.
d) trabalhadores que, por meio das mais
diversas profissões e movidos pela ambição do lucro, garantiriam o sustento de
toda a polis.
4. (UNESP SP) O que é terrível na escrita é sua semelhança com a pintura.
As produções da pintura apresentam-se como
seres vivos, mas se lhes perguntarmos algo, mantêm o mais solene silêncio. O
mesmo ocorre com os escritos: poderíamos imaginar que falam como se pensassem,
mas se os interrogarmos sobre o que dizem (...) dão a entender somente uma
coisa, sempre a mesma (...) E quando são maltratados e insultados,
injustamente, têm sempre a necessidade do auxílio de seu autor porque são incapazes
de se defenderem, de assistirem a si mesmos.
(Platão, Fedro ou Da beleza.)
Nesse fragmento, Platão compara o texto
escrito com a pintura, contrapondo-os à sua concepção de filosofia.
Assinale a alternativa que permite concluir,
com apoio do fragmento apresentado, uma das principais características do
platonismo.
a) Platão constrói o conhecimento filosófico
por meio de pequenas sentenças com sentido completo, as quais, no seu entender,
esgotam o conhecimento acerca do mundo.
b) A forma de exposição da filosofia platônica é o diálogo, e o
conhecimento funda-se no rigor interno das argumentações, produzido e
comprovado pela confrontação dos discursos.
c) O platonismo se vale da oratória política,
sem compromisso filosófico com a busca da verdade, mas dirigida ao
convencimento dos governantes das Cidades.
d) A poesia rimada é o veículo de difusão das
ideias platônicas, sendo a filosofia uma sabedoria alcançada na velhice e
ensinada pelos mestres aos discípulos.
e) O discurso platônico tem a mesma natureza do
discurso religioso, pois o conhecimento filosófico modifica-se segundo as
habilidades e a argúcia dos filósofos.
5. (UEG GO) O mundo grego no século IV a. C. era marcado por uma estrutura de
cidades-Estado dispersas pelo território helênico. Essa fragmentação política
levou os filósofos a procurarem estabelecer uma ideia sobre as formas de
governo que fossem as mais adequadas. Entre essas ideias, pode-se destacar
a) a democracia racional, defendida por
Demócrito.
b) a oligarquia comercial, defendida por
Sócrates.
c) o
governo de filósofos, defendido por Platão.
d) a aristocracia rural, defendida por
Heráclito.
6. (UEL PR) No pensamento ético-político de Platão, a organização no Estado Ideal
reflete a justiça concebida como a disposição das faculdades da alma que faz
com que cada uma delas cumpra a função que lhe é própria. No Livro V de A
República, Platão apresentou o Estado Ideal como governo dos melhores
selecionados. Para garantir que a raça dos guardiões se mantivesse pura, o
filósofo escreveu:
É preciso que os homens superiores se
encontrem com as mulheres superiores o maior número de vezes possível, e
inversamente, os inferiores com as inferiores, e que se crie a descendência
daqueles, e a destes não, se queremos que o rebanho se eleve às alturas.
(Adaptado de: PLATÃO. A República. 7. ed.
Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993, p.227-228.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o
pensamento ético-político de Platão é correto afirmar:
a) No
Estado Ideal, a escolha dos mais aptos para governar a sociedade expressa uma
exigência que está de acordo com a natureza.
b) O Estado Ideal prospera melhor com uma massa
humana difusamente misturada, em que os homens e mulheres livremente se
escolhem.
c) O reconhecimento da honra como fundamento da
organização do Estado Ideal torna legítima a supremacia dos melhores sobre as
classes inferiores.
d) A condição necessária para que se realize o
Estado Ideal é que as ocupações próprias de homens e mulheres sejam atribuídas
por suas qualidades distintas.
e) O Estado Ideal apresenta-se como a tentativa
de organizar a sociedade dos melhores fundada na riqueza como valor supremo.
7. (UEA AM) O sofista é um diálogo de Platão do qual participam Sócrates, um
estrangeiro e outros personagens. Logo no início do diálogo, Sócrates pergunta
ao estrangeiro, a que método ele gostaria de recorrer para definir o que é um
sofista.
Sócrates: – Mas dize-nos [se] preferes
desenvolver toda a tese que queres demonstrar, numa longa exposição ou empregar
o método interrogativo?
Estrangeiro: – Com um parceiro assim
agradável e dócil, Sócrates, o método mais fácil é esse mesmo; com um
interlocutor. Do contrário, valeria mais a pena argumentar apenas para si
mesmo.
(Platão. O sofista, 1970. Adaptado.)
É correto afirmar que o interlocutor de
Sócrates escolheu, do ponto de vista metodológico, adotar
a) a
maiêutica, que pressupõe a contraposição dos argumentos.
b) a dialética, que une numa síntese final as
teses dos contendores.
c) o empirismo, que acredita ser possível chegar
ao saber por meio dos sentidos.
d) o apriorismo, que funda a eficácia da razão
humana na prova de existência de Deus.
e) o dualismo, que resulta no ceticismo sobre a
possibilidade do saber humano.
8. (IFSP) “A instituição da escravidão”, segundo Platão, “é necessária porquanto
os trabalhos materiais, servis, são incompatíveis com a condição de um homem
livre em geral”. A escravidão na Grécia Antiga, assim como em Roma, deve ser
caracterizada por
a) inconstância, pois a característica desses
povos era a utilização de escravos apenas esporadicamente, sendo que o próprio
povo trabalhava na feitura das obras públicas, no campo etc..
b) estrutura
socioeconômica, pois esse tipo de trabalho movia as sociedades grega e romana,
sendo utilizado desde para os trabalhos nas minas e galés até no trabalho
intelectual.
c) espírito guerreiro, pois esses povos
tornaram a guerra a sua principal fonte de renda, e a escravidão passou a ser
uma consequência inevitável.
d) exceção, pois das sociedades antigas, essas
se caracterizam pela quase ausência de mão-de-obra escravista.
e) exclusão, pois aos elementos indesejáveis
dessas sociedades era dada a pena da escravidão, tanto aos assassinos como aos
traidores e devedores.
9. (UEL PR) Leia os textos a seguir.
A arte de imitar está bem longe da verdade, e
se executa tudo, ao que parece, é pelo facto de atingir apenas uma pequena
porção de cada coisa, que não passa de uma aparição.
(Adaptado de: PLATÃO. A República. 7.ed.
Trad. de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993.
p.457.)
O imitar é congênito no homem e os homens se
comprazem no imitado.
(Adaptado de: ARISTÓTELES. Poética. 4.ed.
Trad. de Eudoro de Souza. São Paulo: Nova Cultural, 1991. p.203. (Coleção Os
Pensadores.)
Com base nos textos, nos conhecimentos sobre
estética e a questão da mímesis em Platão e Aristóteles, assinale a alternativa
correta.
a) Para
Platão, a obra do artista é cópia de coisas fenomênicas, um exemplo particular
e, por isso, algo inadequado e inferior, tanto em relação aos objetos
representados quanto às ideias universais que os pressupõem.
b) Para Platão, as obras produzidas pelos
poetas, pintores e escultores representam perfeitamente a verdade e a essência
do plano inteligível, sendo a atividade do artista um fazer nobre,
imprescindível para o engrandecimento da pólis e da filosofia.
c) Na compreensão de Aristóteles, a arte se
restringe à reprodução de objetos existentes, o que veda o poder do artista de
invenção do real e impossibilita a função caricatural que a arte poderia
assumir ao apresentar os modelos de maneira distorcida.
d) Aristóteles concebe a mímesis artística como
uma atividade que reproduz passivamente a aparência das coisas, o que impede ao
artista a possibilidade de recriação das coisas segundo uma nova dimensão.
e) Aristóteles se opõe à concepção de que a
arte é imitação e entende que a música, o teatro e a poesia são incapazes de
provocar um efeito benéfico e purificador no espectador.
10. (UEPA) Platão:
A massa popular é assimilável por natureza a
um animal escravo de suas paixões e de seus interesses passageiros, sensível à
lisonja, inconstante em seus amores e seus ódios; confiar-lhe o poder é aceitar
a tirania de um ser incapaz da menor reflexão e do menor rigor. Quanto às
pretensas discussões na Assembleia, são apenas disputas contrapondo opiniões
subjetivas, inconsistentes, cujas contradições e lacunas traduzem bastante bem
o seu caráter insuficiente.
(Citado por: CHATELET, F. História das Ideias
Políticas. Rio de Janeiro: Zahar, 1997, p. 17)
Os argumentos de Platão, filósofo grego da
antiguidade, evidenciam uma forte crítica à:
a) oligarquia
b) república
c) democracia
d) monarquia
e) plutocracia
11. (UEL PR) A escultura Discóbolo de Míron representa a
importância dada pelos gregos à atividade física.
Sobre o papel da ginástica na educação dos
guardiães, na obra “A República”, de Platão, considere as afirmativas a seguir.
I. Ao lado da música, a ginástica desempenha
papel fundamental no processo de educação dos guardiães.
II. O robustecimento físico é importante para os
guardiães, motivo pelo qual a ginástica deve ser ministrada desde a infância.
III. O cultivo pleno do espírito deve prevalecer
sobre o cuidado com a formação do corpo, bem como guiá-lo.
IV. A ginástica dos guardiães deve ser mais
exigente se comparada à ministrada para os guerreiros.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são
corretas.
d) Somente
as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas I, III e IV são
corretas.
12. (UNESP SP) Platão, na sociedade idealizada em sua obra República, reconheceu que a
divisão do trabalho traz maiores benefícios à sociedade e propicia um
harmonioso intercâmbio de serviços. Para o filósofo grego, sendo os homens
diferentes por natureza, cabe a cada um estar no lugar em que melhor expresse
sua habilidade. (...) O também grego e filósofo Aristóteles apregoava que, nos
Estados mais bem-governados, a nenhum cidadão poderia ser permitido o exercício
de atividades ligadas às artes manuais, pois isso o impedia de dedicar mais
tempo à sua obrigação para com o Estado.
(Paulo Sérgio do Carmo, A ideologia do
trabalho. Adaptado.)
A partir das ideias de Platão e Aristóteles,
pode-se concluir que há a defesa
a) do trabalho compulsório para todos os
homens.
b) da interdição do trabalho manual às
mulheres.
c) de
que alguns homens devem ser escravos.
d) de que as atividades produtivas devem ficar
restritas aos homens.
e) de que a atividade econômica só pode ser
feita pelo cidadão.
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