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QUESTÕES SOBRE CULTURA MEDIEVAL



1. (UECE/2000) Analise as frases abaixo, a respeito da sociedade e da Cultura Medievais:
A reação aos dogmas da Igreja Católica se manifestou através do surgimento das heresias.
A existência de relações servis restringia-se às pequenas propriedades.
Os direitos feudais, defendidos pela cavalaria, garantiam a conservação da ordem onde uns “rezam, outros combatem e outros trabalham”
De acordo com as frases apresentadas, é correto afirmar:
a) as frases I e II estão corretas
b) as frases I e III estão corretas
c) as frases II e III estão corretas
d) apenas a frase II está correta


2. (UEL PR/2001) Sobre a cultura medieval ocidental, considere as seguintes afirmativas:
I- A maioria dos “não-romanos” desconhecia a escrita e utilizava-se da oralidade para orientar a vida social.
II- No campo da Filosofia, verificou-se a influência do pensamento escolástico, que retomou o debate entre fé e razão.
III- A arquitetura medieval caracterizou-se pela presença de grandes construções inspiradas em motivos religiosos, como mosteiros e igrejas.
IV- O heroísmo da cavalaria e o amor, temas característicos da poesia trovadoresca, tornaram-se comuns na literatura medieval.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.


3. (UFPB/2000) A cultura medieval europeia foi profundamente marcada por oposições, a exemplo do céu e do inferno, do bem e do mal, da alma e do corpo, da virtude e do pecado. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que essa cultura, ao mesmo tempo,
a) foi responsável pela criação das Universidades, que buscaram um saber fora do domínio restrito da Igreja e perseguia os homens que pretendiam pensar livremente chamando-os de hereges.
b) decantava as Damas como sublimes, belas e exemplos de suprema delicadeza, através das canções e do romance cortês, e tratava as mulheres como propriedade dos homens da família.
c) glorificava a “pureza” da alma na abstinência da Quaresma e admitia a entrega das pessoas aos prazeres carnais nos Entrudos e Mardi-gras (O Carnaval).
d) cultuava a filosofia racional clássica como busca da verdade e seguia os princípios mágicos dos deuses do Olimpo.
e) pregava a Paz de Deus como a harmonia necessária aos homens e lançava a Guerra Santa das Cruzadas contra o Oriente.


4. (UEM PR/2006) Sobre a cultura e o saber na Europa Ocidental durante a Idade Média, assinale o que for incorreto:
a) Naquele período, produziu-se um tipo de conhecimento chamado de escolástico, que procurou harmonizar a razão com a fé.
b) A Idade Média foi fortemente influenciada pelo teocentrismo cultural, que é a subordinação do conhecimento do mundo às leis de Deus.
c) Pensadores racionalistas como Giordano Bruno (1548-1600), por exemplo, foram grandes defensores das explicações religiosas medievais sobre o universo.
d) Dante Alighieri foi um dos grandes escritores medievais. Ele escreveu a Divina Comédia, obra de ficção na qual descreve sua própria viagem ao inferno, ao purgatório e ao paraíso.
e) A Inquisição (ou Santo Ofício) era encarregada de reprimir, na Idade Média, qualquer desvio dos dogmas religiosos defendidos pela Igreja Católica.


5. (UFG GO/2009) O que, com efeito, ganha a adesão dos espíritos da Idade Média é o extraordinário, o sobrenatural ou, pelo menos, o invulgar. A própria ciência toma para seu objeto o excepcional, os prodígios.
LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, 1995, p. 91, v. 2. (Adaptado).
A citação destaca uma característica da cultura medieval, que pode ser identificada pela
a) explicação da natureza mediante a descoberta de leis gerais.
b) incorporação dos acontecimentos considerados milagrosos ao cotidiano.
c) negação dos prodígios com base na experiência empírica.
d) separação entre os princípios da autoridade e da investigação científica.
e) rejeição dos símbolos como forma de apreensão do oculto.


6. (IFGO/2013) Plebeus Coloridos
Na cultura popular, o plebeu medieval é muitas vezes separado da nobreza pelas cores cinza e marrom. Essa é uma escolha artística e inapta feita pelos diretores dos filmes. É claro que os cinzas e marrons naturais da lã de ovelhas pode ter sido a cor mais comum das pessoas pobres da Idade Média, mas isso não é determinante para que se institua que o pobre do medievo não usasse roupas coloridas e vivas. Na verdade, a impressão é exatamente o oposto. O fato de que as pessoas pobres medievais também estão
representadas na cultura popular como sujos, com lama e cinzas em seus rostos, é um estereótipo, com pouca ou nenhuma evidência para apoiar tal tese.
Disponível em: . Acesso em: 03 set. 2013. [Adaptado].
Assinale a alternativa incorreta:
a) As imagens dos plebeus medievais indicam que, durante a Idade Média, a escravidão deixou de existir por conta da predominância do ideário cristão e da superação das relações sociais que marcaram a Antiguidade Ocidental.
b) No quadro acima, temos a representação de várias situações de trabalho que apontam a feição ruralizada da economia medieval. Contudo, não podemos ignorar que as atividades comerciais ainda fizeram parte desse período.
c) A discussão feita sobre o vestuário medieval sugere uma ampliação das fontes no trabalho dos historiadores que pesquisam essa época. Afinal, a reconstrução do passado não é composta apenas pelos relatos dos textos oficiais.
d) O atual interesse pelas imagens medievais, em um período em que a cultura visual tem forte apelo, nos indica que os historiadores se influenciam pelo contexto do tempo em que vivem.
e) O texto revela o limite que as produções cinematográficas possuem na reconstituição do passado. Logo, algumas escolhas estéticas de um filme de temática medieval podem se afastar das informações históricas acumuladas sobre o período.


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