1. (FEI SP/2000) Sobre os conceitos de
escravidão e de servidão, podemos afirmar:
I) São sinônimos e
significam a submissão total de um indivíduo a outro.
II) A escravidão implica
na transformação da pessoa em bem, o que significa que ela pode ser vendida,
comprada, alugada etc. Isso já não ocorre com o servo.
III) A servidão existiu em toda a Europa durante o
período medieval e, na Europa Oriental e na Rússia, sobreviveu até meados do
século XIX.
a) apenas I está correta.
b) apenas I e II estão
corretas.
c) apenas II
e III estão corretas.
d) apenas III está
correta.
e) apenas II está
correta.
2. (FATEC SP/2006) Sobre a Paz de Deus e
a Trégua de Deus, estabelecidas a partir dos séculos X e XI, na Europa
Ocidental, é correto afirmar:
a) eram tentativas de os poderes eclesiásticos
controlarem as ações da nobreza.
b) representaram uma
política de tolerância religiosa com relação aos judeus e bizantinos.
c) eram movimentos
inspirados nas pregações de São Francisco de Assis.
d) eram formas de reação
às ações militares desenvolvidas na Península Ibérica.
e) eram manifestações
heréticas contrárias à política belicista da Igreja de Roma.
3. (ESPM/2014) O próprio Deus quis
que entre os homens alguns fossem senhores e outros servos, de modo que os
senhores veneram e amam a Deus, e que os servos amam e veneram o seu senhor,
seguindo a palavra do apóstolo; servos, obedecei vossos senhores temporais com
temor e apreensão; senhores, tratai vossos servos de acordo com a justiça e a
equidade.
(Marvin
Perry. Civilização Ocidental: Uma História Concisa)
A partir
da leitura do texto é possível assinalar que a respeito da ordem social feudal,
o clero:
a) propugnava por uma sociedade
dinâmica e de camponeses questionadores.
b) afirmava que os
direitos e deveres das pessoas não dependiam de sua posição na ordem social.
c) rebatia a avaliação de
que a vontade de Deus tivesse qualquer relação com a ordem social.
d) considerava que a sociedade funcionava bem
quando todos aceitavam sua condição e desempenhavam o papel que lhes era
atribuído.
e) era o maior
interessado em questionar a ordem social injusta do feudalismo.
4. (FUVEST SP/1998) “Assim, pois, a cidade
de Deus que é tomada como una, na realidade tripla. Alguns rezam, outros lutam,
outros trabalham. As três ordens vivem juntas e não podem ser separadas. Os
serviços de cada uma dessas ordens permitem os trabalhos da outras duas e cada
uma por sua vez presta apoio às demais”.
O trecho
acima, escrito em 998 d.C., representa:
a) um ataque à
representação do Deus uno, defendida pelos monofisistas.
b) uma justificativa funcional das diferenças
sociais no mundo medieval.
c) um retorno às
concepções de Santo Agostinho, que opunha à cidade de Deus a cidade dos homens.
d) uma descrição da
estrutura social de Roma, sede do papado e considerada a cidade de Deus.
e) uma crítica à
desigualdade entre os homens, pois estes são considerados iguais perante Deus.
5. (FUVEST SP/2001) A economia da Europa
ocidental, durante o longo intervalo entre a crise do escravismo, no século
III, e a cristalização do feudalismo, no século IX, foi marcada pela:
a) depressão, que atingiu todos os setores,
provocando escassez permanente e fomes intermitentes.
b) expansão, que ficou
restrita à agricultura, por causa do desaparecimento das cidades e do comércio.
c) estagnação, que só
poupou a agricultura graças à existência de um numeroso campesinato livre.
d) prosperidade, que
ficou restrita ao comércio e ao artesanato, insuficientes para resolver a crise
agrária.
e) continuidade, que
preservou os antigos sistemas de produção, impedindo as inovações tecnológicas.
6. (FUVEST SP/2001) "...o desejo de
dar uma forma e um estilo ao sentimento não é exclusivo da arte e da
literatura; desenvolve-se também na própria vida: nas conversas da corte, nos
jogos, nos desportos... Se, por conseguinte, a vida pede à literatura os
motivos e as formas, a literatura, afinal, não faz mais do que copiar a
vida."
(Johan
Huizinga, O Declínio da Idade Média).
Na Idade
Média essa relação entre literatura e vida foi exercida principalmente pela:
a) vassalagem
b) guilda
c) cavalaria
d) comuna
e) monarquia
7. (Mackenzie SP/2000) Na Idade Média, o
processo de produção predominante teve relações sociais e uma ordem política e
cultural específica. Sobre essa estrutura econômico-social denominada Modo de
Produção Feudal é INCORRETO afirmar que:
a) A produção se
realizava, fundamentalmente, nos feudos ou domínios e a exploração das terras
era realizada através do trabalho servil.
b) Os camponeses estavam
submetidos à servidão e eram obrigados a pagar impostos e taxas, que variavam
de região para região.
c) A Igreja forjou a
mentalidade da época, reforçando o predomínio dos senhores feudais (clero e
nobreza), justificando os privilégios estabelecidos e oferecendo ao povo, em
troca, a promessa do paraíso.
d) O comércio regional de
matérias-primas e produtos artesanais é um reflexo da divisão do trabalho que
se operou no interior da sociedade feudal.
e) A monarquia nacional garantiu durante esse
período o desenvolvimento do mercantilismo e a grande concentração de
trabalhadores nas oficinas.
8. (UECE/2000) Analise as frases
abaixo, a respeito da sociedade e da Cultura Medievais:
A reação
aos dogmas da Igreja Católica se manifestou através do surgimento das heresias.
A
existência de relações servis restringia-se às pequenas propriedades.
Os
direitos feudais, defendidos pela cavalaria, garantiam a conservação da ordem
onde uns “rezam, outros combatem e outros trabalham”
De acordo
com as frases apresentadas, é correto afirmar:
a) as frases I e II estão
corretas
b) as frases I e III estão corretas
c) as frases II e III
estão corretas
d) apenas a frase II está
correta
9. (UEL PR/2001) “Para o homem comum,
não especialista, a expressão ‘feudalismo’ possui um peso fortemente negativo,
provocando associações imediatas com imagens colhidas em velhos manuais ou em
romances mais ou menos ambientados numa vaga região do passado, denominada
‘Idade Média’ ou ‘Tempos Medievais’. Para as gerações mais novas, do cinema de
massas e da TV, feudalismo remete para filmes ‘de capa e espada’, onde a
violência, o fanatismo religioso, a fome e a ‘peste’ encontram-se, lado a lado,
com figuras melancólicas e românticas de cavaleiros e ‘miladies’.”
(SILVA,
Francisco Carlos Teixeira da. Sociedade Feudal. 3. Ed. São Paulo: Brasiliense,
1986. p. 7)
Com base
no texto e nos conhecimentos sobre a sociedade feudal, é correto afirmar:
a) A abordagem da época
medieval pelo cinema e pela televisão destaca a mobilidade e a flexibilização
dos papéis sociais, características do feudalismo.
b) O clero consolidou o
prestígio da Igreja Medieval, apoiando os movimentos heréticos religiosos.
c) A imagem do cavaleiro
no medievo assinalou a subordinação da nobreza aos interesses centralizadores
dos reis no apogeu da sociedade feudal.
d) A intensificação da exploração sobre os
camponeses, as crises de fome e a chamada “peste” estavam associadas às rápidas
transformações socioeconômicas em curso na sociedade europeia medieval.
e) A escravização dos
camponeses nos tempos medievais determinou a visão negativa sobre este período
da História.
10. (UEL PR/2001) Sobre a cultura
medieval ocidental, considere as seguintes afirmativas:
I- A maioria dos
“não-romanos” desconhecia a escrita e utilizava-se da oralidade para orientar a
vida social.
II- No campo da Filosofia,
verificou-se a influência do pensamento escolástico, que retomou o debate entre
fé e razão.
III- A arquitetura medieval
caracterizou-se pela presença de grandes construções inspiradas em motivos
religiosos, como mosteiros e igrejas.
IV- O heroísmo da cavalaria e o amor, temas
característicos da poesia trovadoresca, tornaram-se comuns na literatura
medieval.
Assinale
a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas
III e IV são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas
II, III e IV são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas
I, II e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas
I, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
11. (UEPA/2001) “A desagregação do
Império no Ocidente e o caos trazido pelas invasões permitiram à Igreja não só
definir com maior clareza a sua doutrina, como especialmente ampliar e
fortalecer as instituições já criadas”.
ESPINOSA,
Fernanda. Antologia de Textos Históricos Medievais. Lisboa: Livraria Sá da
Costa, 1972
De acordo
com o trecho acima, os fatores que contribuíram para o fortalecimento da Igreja
foram o caos trazido pelas invasões e a desagregação do Império do Ocidente,
isto porque:
a) se estabeleceu na
Europa uma crise política, que levou a Igreja a ter o controle sobre o Estado e
toda a sociedade.
b) a cada invasão o poder
do imperador se fortalecia e dava segurança ao povo, que buscava na Igreja
apenas o apoio espiritual.
c) com a queda do império
do Ocidente, a sociedade romana se urbanizou, facilitando o processo de
evangelização desenvolvido pela Igreja.
d) a situação política e social gerado pelo
fim do império e as invasões criaram condições psicológicas para o fortalecimento
do poder da Igreja.
e) o caos que se instalou
no império do Ocidente estimulou a criação de comunidades cristãs que
praticavam o comunismo primitivo, atraindo centenas de camponeses.
12. (UFTM MG/2002) De acordo com um
observador do século XII, o camponês ‘nunca bebe o produto de suas vinhas, nem
prova uma migalha do bom alimento; muito feliz será se puder ter seu pão preto
e um pouco de sua manteiga e queijo’ (…).
(HUBERMAN,
Leo. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro, Guanabara, 1986.)
A situação
acima, comum na Europa ocidental, pode ser explicada:
a) pelo frágil
desenvolvimento técnico, que obrigava os camponeses e aceitarem a divisão da
sociedade pela Igreja.
b) pelas relações de
suserania e vassalagem, que tornavam os senhores dependentes uns dos outros.
c) pelo imposto de 10% da
produção pago à Igreja, conhecido como talha, instituído pelo imperador Carlos
Magno.
d) pelo predomínio das
relações escravistas de produção, nas quais o senhor se apropriava de toda a
produção.
e) pelas obrigações devidas pelos servos ao
seu senhor, como a entrega de parte da produção e a corveia.
13. (FURG RS/2000) No feudalismo, as
relações de suserania e vassalagem estavam voltadas a:
a) estabelecer alianças militares e obter o
apoio político e financeiro.
b) implementar uma maior
mobilidade social.
c) promover o
desenvolvimento do comércio internacional.
d) fortalecer as
monarquias nacionais.
e) unificar o sistema
financeiro.
14. (FURG RS/2001) Assinale a alternativa
que NÃO expressa características e/ou acontecimentos referentes à sociedade
feudal.
a) Economia com pouca
circulação monetária e tendente à subsistência.
b) Espera cotidiana da
Parusia, ou seja, do retorno final de Cristo, pondo fim às coisas terrenas,
portanto à história.
c) Crítica do monge Martin Lutero à igreja
católica, devido à comercialização de indulgências autorizada pelo Papa Leão X.
d) Arquiteturas românica
e gótica.
e) Horas do dia divididas
em: matinas; laudes; prima; terça; sexta; nona; vésperas e completas.
15. (FURG RS/2002) A decadência do
Império Romano, a conquista final de Roma, a formação dos reinos bárbaros e a
ruralização das cidades da antiguidade deram início a um lento processo de
grandes transformações na vida europeia, que originaram o feudalismo.
É correto
afirmar-se que durante a Idade Média, nos feudos, ocorria:
a) uma atividade
econômica em que predominava a manufatura.
b) um fraco intercâmbio comercial e a produção
voltada às necessidades básicas.
c) a ausência da
agricultura e da criação de animais.
d) uma economia
dependente da produção agrícola asiática.
e) um intenso intercâmbio
comercial entre eles.
16. (PUC RS/2002) No âmbito da vida
sociocultural, a sociedade feudal clássica caracterizou-se:
a) pelo patriarcalismo
dos senhores, que deveriam defender e sustentar seus escravos.
b) pela predominância de
uma atitude laica e humanista diante da vida e do mundo.
c) pelas relações
individualistas, geradas pelo desenvolvimento urbano e comercial.
d) pelo
sentimento de insegurança e pessimismo diante de invasões e epidemias.
e) pela postura inovadora
gerada pelas descobertas científicas e do Novo Mundo.
17. (UFMA/2001) Considere a seguinte
citação:
“Assim
como os cristãos se tornaram da família cristã pelo batismo, assim como se
tornaram fiéis — fiéis, portanto cristãos — também os vassalos que se tornaram
membros da família senhorial pela investidura se tornaram fiéis — fiéis,
portanto vassalos.”
(Le Goff,
Jacques. Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa: Estampa, 1980).
A partir
da referida citação, identifique o que se denomina “relações de suserania e
vassalagem.”
a) Decorria de acertos
monetários (beneficium) sobre os serviços de proteção mútua; ao suserano cabia
o “auxilium” e ao vassalo, o “consilium”.
b) Baseava-se no emprego
da mão-de-obra escrava e abandono das práticas servis; marcava-se pelo
exaustivo trabalho no manso senhorial.
c) Era o acordo entre o
clero e os senhores feudais para a defesa e divulgação do catolicismo;
predominavam as ideias teocêntricas.
d) Era um contrato entre
senhores feudais e cavaleiros, para que estes defendessem seu território e
protegessem as donzelas do Reino.
e) Cabia ao
suserano garantir a proteção aos seus vassalos e o julgamento dos delitos; ao
vassalo, cabia prestar serviço militar e fidelidade ao suserano.
18. (UFTM MG/2001) As relações de
suserania e vassalagem, típicas da Idade Média, resultaram em:
a) grande arrecadação de
tributos, pois os vassalos deviam a talha e a corveia aos suseranos.
b) reforço do poder da
igreja católica, pois os suseranos julgavam os hereges.
c) fragmentação política, pois suseranos e
vassalos exerciam poder em seus feudos.
d) fortalecimento da
autoridade dos reis, pois os senhores deviam-lhes obediência direta.
e) diminuição da
importação econômica da terra, pois os vassalos perdiam a posse dos feudos.
19. (UEPB/1999) Sobre o processo de
transição do escravismo ao feudalismo no ocidente europeu, é correto considerar
que:
I) mesmo levando-se em
conta a vinculação do Estado Romano com a Igreja, esta sobrevive à queda do
Império e herda sua estrutura orgânica.
II) os bárbaros germanos,
através de suas invasões, contribuíram para consolidar uma decadência que já
estava em curso.
III) a cultura germânica não se integrou com a
formação cultural latina, o que dificultou a formação da sociedade feudal.
Assinale
a alternativa correta.
a) Apenas a proposição I
está correta.
b) Apenas as proposições I e II estão
corretas.
c) Todas as proposições
estão corretas.
d) Apenas as proposições
I e III estão corretas.
e) Apenas a proposição II
está correta.
20. (UEPB/1999) O feudalismo acarretou
modificações profundas na sociedade europeia, que passou a ter como
características básicas:
a) Economia agrária,
descentralização política e trabalho assalariado.
b) Economia mercantil,
centralização política e servidão.
c) Produção voltada para o consumo,
fragmentação político-jurídica e predomínio da servidão.
d) Agricultura
direcionada ao mercado, predomínio do poder local e relações servis de
produção.
e) Produção mercantil,
poder absoluto e escravismo.
21. (UEPB/2000) Constitui afirmativa
correta a respeito do feudalismo.
a) Produção econômica
exclusivamente agrícola.
b) Atividade comercial
generalizada.
c) Divisão social do
trabalho.
d) Poder político-jurídico descentralizado.
e) Produção de excedentes
agrícolas voltados para o comércio.
22. (UEPB/2001) Considere as
proposições a seguir:
I. Embora as técnicas de
produção apresentassem inequívoco progresso em relação às do modo de produção
escravista, o nível das forças produtivas no feudalismo era rudimentar,
notadamente no período de sua formação.
II. Apesar de proprietário
dos instrumentos de produção, o camponês medieval não era livre, estando
submetido a um conjunto de obrigações servis, assegurando a renda do solo e
garantindo o sustento do senhor e de sua família.
III. Mesmo considerando os altos níveis de
exploração a que eram submetidos os camponeses na Idade Média, é sabido que as
atividades artesanais e a criação de animais não constituíam motivos para
tributações adicionais por parte do senhor.
Qual das
alternativas está correta?
a) Apenas a I e II.
b) Apenas a II e III.
c) Apenas a I.
d) Apenas a III.
e) Todas estão corretas.
23. (UEPB/2001) Indique a alternativa
que faz referência à estrutura político-jurídica do feudalismo.
a) A corveia, base da
relação servil de produção, constituía trabalho compulsório para os camponeses.
b) A sociedade feudal
tinha um caráter estamental, o que dificultava sensivelmente a mobilidade
social.
c) O sistema de suserania e vassalagem
estabelecia vínculos jurídico-políticos e morais entre os contratantes.
d) A terra era a base
material na qual se estabelecia o poder dos senhores feudais.
e) A transferência do que
era real para o plano mítico constituía parte essencial no discurso ideológico
da igreja.
24. (UEPB/2001) Escolha a alternativa
Incompatível com o Feudalismo.
a) Comitatus, homenagem e
investidura
b) Vassalagem, dízimo e
comitatus
c)
Banalidade, dízimo e escravidão
d) Talha, hospedagem e
mão morta
e) Pedágio, homenagem e
vassalagem
25. (UEPB/2002) Sobre o Celibato,
regra presente no clero medieval, é correto afirmar:
a) Não há registro de que
cônjuges pertencentes à sociedade medieval tenham adotado a abstinência sexual.
b) Percebe-se um equívoco
em vincular o celibato à oposição entre os que optavam pela vida monástica e os
que assumiam uma atitude social mundana.
c) A vida celibatária era
um comportamento específico dos homens da Igreja.
d) A misoginia se constituiu em um dos
pressupostos da renúncia monástica aos prazeres da carne.
e) Os cátaros, conhecido
movimento herético, faziam oposição ao celibato e a tudo que fosse proveniente
da Igreja.
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