1. (Mackenzie SP/2002) Assinale a alternativa
que apresenta as dificuldades enfrentadas pela igreja medieval para manter a
homogeneidade da doutrina cristã.
a) O relacionamento com a
igreja do oriente, que foi responsável pela formulação de dogmas religiosos
teocêntricos contrários ao pensamento cristão.
b) O surgimento de seitas, facções ou
orientações – as chamadas heresias – que, embora fundadas em princípios
cristãos, eram contrárias à doutrina oficial da Igreja.
c) A formulação de novas
doutrinas religiosas, opostas ao pensamento dogmático, por sacerdotes como
Tomás de Aquino, responsável pela quebra da disciplina clerical.
d) A adaptação do pensamento
aristotélico aos dogmas de Santo Agostinho, o que se tornou a base da filosofia
escolástica, doutrina oficial da igreja medieval.
e) A ausência de uma
estrutura centralizada que coordenasse a ação dos bispos, arcebispos e abades,
que tinham a liberdade de criar ordens religiosas independentes do Vaticano.
2. (FUVEST SP/1991) O sistema feudal
caracterizou-se:
a) pela inexistência do
regime de propriedade da terra, predomínio da economia de comércio e
organização da propriedade pública.
b) pelo cultivo da terra
por escravos com produção intensiva e grandes benefícios para os vassalos.
c) pela aplicação do
sistema assalariado e trabalho forçado dos vilões nas pequenas propriedades
senhoriais.
d) pela divisão da terra
em pequenas propriedades e utilização de técnicas avançadas de cultivo.
e) pela propriedade senhorial da terra, regime
de trabalho servil e bases essencialmente agrárias.
3. (FUVEST SP/1993) “O feudalismo medieval
nasceu no seio de uma época infinitamente perturbada. Em certa medida, ele
nasceu dessas mesmas perturbações. Ora, entre as causas que contribuíram para
criar ou manter um ambiente tão tumultuado, algumas existiram completamente estranhas
à evolução interior das sociedades europeias.”
(Marc
Bloch, A Sociedade Feudal)
O texto
refere-se:
a) às invasões dos
turcos, lombardos e mongóis que a Europa sofreu nos séculos IX e X, depois do
esfacelamento do Império Carolíngio.
b) às invasões prolongadas e devastadoras dos
sarracenos, húngaros e vikings na Europa, nos séculos IX e X (ao Sul, Leste e
Norte respectivamente), e depois do esfacelamento do Império Carolíngio.
c) às lutas entre
camponeses e senhores no campo e entre trabalhadores e burgueses nas cidades,
impedindo qualquer estabilidade social e política.
d) aos tumultos e
perturbações provocadas pelas constantes fomes, pestes e rebeliões que
assolavam as áreas mais densamente povoadas da Europa.
e) à combinação de
fatores externos (invasões e introdução de novas doutrinas e heresias) e
internos (escassez de alimentos e revoltas urbanas e rurais).
4. (Unievangélica GO/2015) A sociedade feudal
caracterizou-se, entre outros aspectos, pela existência de
a) relações servis de
produção, em que a maioria da população urbana ficava subordinada juridicamente
aos senhores.
b) mobilidade social
dentro da estrutura básica, constituída por senhores feudais, nobreza e clero,
servos e vilões.
c) trabalho livre, que
garantia ao pequeno camponês a possibilidade da reprodução de sua força de
trabalho e algum ganho.
d) fragmentação do poder político, economia
com tendência à autossuficiência e baseada na produção agrícola.
5. (FUVEST SP/1996) Sobre o feudalismo no
Ocidente, é correto afirmar que:
a) nasceu na Idade Média,
mas sobreviveu ao fim desta época, como demonstram sua difusão pelas Américas,
espanhola e portuguesa, e sua permanência na Europa, ao longo do período
moderno.
b) seu período de incubação, entre os séculos
IV e VIII, e de decadência, entre os séculos XIV e XVI, foram quase tão longos,
quanto seu próprio período de plenitude (séculos IX e XIII).
c) não tria se
desenvolvido, não fossem a expansão árabe e, depois, a presença das demais
civilizações orientais, que obrigaram a Europa a se isolar e construir sua
própria identidade.
d) foi um sistema não
original, pois também existiu em lugares como a Ásia Menor, durante o Império
Bizantino, certas regiões da África, antes da colonização, e no Japão, na era
Tokugawa.
e) foi um modo de
produção inferior ao escravista romano, pois, se este produziu a riqueza do
Império, aquele muito pouco teve a ver com a riqueza das cidades da Baixa Idade
Média.
6. (ACAFE SC/1998) Analise as proposições
sobre o período da História conhecido como Idade Média.
I. As Cruzadas
simbolizaram os ideais de "Guerra Santa" e resistência às invasões
bárbaras do século V d.C.
II. A atividade comercial,
em contraste com a fragmentação política, continuou a crescer durante todo o
período.
III. O feudalismo marcou
preponderantemente as relações de poder entre senhores e servos.
IV. A Igreja Católica não
era um Estado constituído, possuindo terras apenas nos diversos reinos
europeus.
V. As heresias eram movimentos de contestação
religiosa que, por vezes, ganharam contornos sócio-políticos.
A
alternativa que contém apenas afirmações VERDADEIRAS é:
a) I - III - V
b) I - II - lV
c) III - V
d) IV - V
e) II - III - IV
7. (ACAFE SC/1999) Sobre o feudalismo,
sistema político e social que perdurou na Idade Média, a alternativa FALSA é:
a) A economia feudal era
essencialmente agrária, resultando numa sociedade ruralizada.
b) A cultura teocêntrica
norteava vários aspectos da sociedade medieval.
c) Tinha um poder político forte e
centralizado na figura do monarca feudal.
d) As cruzadas, fugindo
de sua pretensão inicial, colaboraram para o renascimento comercial europeu.
e) A Inquisição, iniciada
na Idade Média, teve como função zelar pelos dogmas da Igreja Católica.
8. (ACAFE SC/2000) Sobre o feudalismo, é
FALSO afirmar:
a) O servo tinha por
obrigação trabalhar gratuitamente, alguns dias da semana, nas terras exclusivas
do seu senhor. Era a corveia.
b) As ideias mercantilistas e econômicas do
Império Romano contribuíram, decisivamente, para a implantação da estrutura
feudal.
c) O feudo tinha um
caráter autossuficiente, procurando produzir praticamente tudo de que
necessitava.
d) Os senhores formavam
seus feudos de maneira autônoma, concentrando funções administrativas,
jurídicas e militares.
e) Para combater uma
série de doutrinas e crenças que julgavam heréticas, a Igreja Católica criou os
Tribunais da Inquisição.
9. (UNESP SP/2001) Há mil anos atrás, em
partes da Europa, vigorava o sistema feudal, cujas principais características
foram:
a) sociedade
hierarquizada, com predomínio de uma economia agrária, que favoreceu intensa
troca comercial nos burgos e cidades italianas.
b) fraca concentração
urbana, com predomínio da economia agrária sob a organização do Estado
monárquico, apoiado pelo clero e pela burguesia.
c) poder do Estado enfraquecido, ritmo de
trocas comerciais pouco intenso, uso limitado da economia monetária,
predominando uma sociedade agrária.
d) ampliação do poder do
Estado, uma sociedade organizada em três camadas – clérigos, guerreiros e
trabalhadores – e predomínio da economia rural.
e) intensificação da
produção agrícola pelo uso da mão-de-obra de servos e escravos, poder
descentralizado e submissão dos burgos ao domínio da Igreja.
10. (UNIFOR CE/1998) Algumas instituições
foram básicas na organização do feudalismo, como o direito consuetudinário e o
comitatus. Essas foram contribuições dos:
a) hunos.
b) celtas.
c) eslavos.
d) germanos.
e) romanos.
11. (UNIFOR CE/1998) Dentre as
características do feudalismo destaca-se
a) a supremacia dos clérigos e nobres que
tinham a posse das terras.
b) uma estrutura
organizada a partir da evolução das instituições romanas e bizantinas, como a
única alternativa de oposição às invasões germânicas.
c) o exercício da
hegemonia ideológica e cultural da época pelos senhores feudais.
d) uma vida social
agitada, devido à alta produtividade econômica, quer no processo do trabalho
agrícola, quer no processo de trabalho artesanal.
e) a forte centralização
política nas mãos dos reis absolutistas.
12. (UNIFOR CE/1998) O feudalismo é
caracterizado pela economia:
a) agrária, intensa
mobilidade social e Estado centralizado.
b) monetarizada,
exploração burguesa da terra e mentalidade fortemente religiosa.
c) autossuficiente,
cultura clericalizada e Estado monárquico forte.
d) agrária,
servidão e fragmentação política.
e) agrária, laços de
vassalagem e centralização política.
13. (UNIFOR CE/1999) O clima de insegurança
que atingiu as populações europeias, durante a Alta Idade Média, aprofundou a
dependência entre as pessoas e deu origem às relações feudo-vassálicas.
Sobre
essas relações pode-se afirmar que
I) ao receber um feudo, o
vassalo ficava sujeito ao pagamento de vários impostos tais como a corvéia, a
talha e as banalidades.
II) o vassalo assumia o
compromisso de ser fiel, prestar serviço militar, oferecer hospedagem,
comparecer ao tribunal dos iguais e contribuir para o dote das filhas e dotar
de armas os filhos do suserano.
III) deram origem a uma
hierarquia na qual o mais alto suserano era o Rei e o mais baixo, o Papa.
IV) eram concretizadas
numa cerimônia religiosa que compreendia a homenagem e a investidura.
V) se originaram de antigas instituições romanas
e germânicas, como o clientelismo e o benefício.
São
corretas SOMENTE:
a) I, III e IV
b) I, III e V
c) I, IV e V
d) II, III e IV
e) II, IV e V
14. (FGV/2005) (…) apesar de
flutuações no tempo e desigualdades regionais, a população da Europa Ocidental
passou de 18 milhões de pessoas por volta do ano 800, para 22 (em torno do ano
1000), quase 26 (ano 1100), mais de 34 (ano 1200) e mais de 50 (cerca do ano
1300). Apesar de paralelamente ter havido o desbravamento, a conquista e a
ocupação de vastos territórios, a densidade populacional quase dobrou de fins
do século VIII a fins do século XIII.
(Hilário
Franco Jr., O feudalismo)
Sobre o
crescimento demográfico, apresentado no texto, é correto afirmar que:
a) foi consequência
direta da manutenção de um clima sempre muito úmido e quente, além dos fortes
fluxos migratórios oriundos do norte da África, desde o século VII, trazendo
mão-de-obra abundante e qualificada.
b) devido à passagem da
servidão para a escravidão – por meio de um processo longo e progressivo –,
melhoraram de maneira considerável as condições de vida dos trabalhadores
rurais e urbanos a partir do século X.
c) apesar da diminuição
da produtividade e da quantidade das terras agriculturáveis, houve o aumento da
resistência da população europeia a várias doenças contagiosas, além de um
importante avanço nas práticas médicas.
d) tem uma forte ligação
com o incentivo para o aumento da natalidade patrocinado pela Igreja Católica,
desde o século IX, como mecanismo de defesa contra o avanço da presença árabe
no sul da Europa e norte da África.
e) entre
outros fatores, há a ausência de epidemias no Ocidente entre os séculos X e
XIII, os limites da guerra medieval – recorrente, mas pouco destruidora – e as
inovações técnicas que favoreceram o aumento da produção agrícola.
15. (UNIFOR CE/2004) A Igreja ocupou papel
fundamental na sociedade feudal, não só por ser grande proprietária de terras,
mas também por ter moldado toda a concepção de mundo que permeava as camadas
sociais. Todo esse poder da Igreja sobre as terras e sobre a mentalidade pode ser
explicado pelo fato de ter
I. sido ela a única
instituição que manteve intacta sua organização, sendo capaz de sobreviver
entre as ruínas do mundo antigo.
II. estabelecido as
relações de suserania e vassalagem através da introdução dos princípios de juramento
de fidelidade.
III. contribuído para a
formação das principais estruturas que entraram na composição do feudalismo
como o colonato.
IV. mantido um ideal de unidade e universalidade,
ao impor o conceito de cristianismo.
É correto
o que está afirmado SOMENTE em:
a) I e II
b) I e IV
c) II e III
d) III e IV
e) II, III e IV
16. (FURG RS/2005) Em relação ao domínio
senhorial (feudo), pode-se afirmar que
a) se trata da unidade
básica de produção.
b) engloba o castelo do
senhor feudal e a área circunvizinha.
c) o conjunto se organiza
numa unidade econômica quase totalmente autossuficiente.
d) o senhor feudal
(suserano) deve garantir ao camponês (vassalo) ajuda e proteção contra ameaças
externas.
e) todos os
itens estão corretos.
17. (UNIFOR CE/2005) Tradicionalmente,
denomina-se Idade Média o período compreendido entre a queda do Império Romano
do Ocidente, no século V, e a invasão de Constantinopla pelos turcos otomanos,
no século XV.
Nesse
intervalo de tempo, a Europa viveu o desenvolvimento do feudalismo que:
I. foi marcado pela
criação de um sistema de leis básicas que garantia o poder do monarca e a
submissão dos escravos e colonos a seus senhores.
II. se caracterizou por
ter uma estrutura social baseada na dependência pessoal e uma economia
essencialmente agrária.
III. foi marcado por
governos clericais considerados autocráticos e burocráticos uma vez que
controlavam todo o sistema político e religioso.
IV. resultou da decadência
da sociedade escravista romana e da integração dos chamados povos bárbaros,
particularmente os germanos.
V. entraram em sua composição as principais
estruturas romanas: as vilas romanas, o colonato e o cristianismo.
É correto
o que está afirmado SOMENTE em
a) I, II e III
b) I, III e IV
c) I, IV e V
d) II, III e V
e) II, IV e V
18. (UEPB/2005) (…) Menocchio falou do
“Deus único que fez o céu e a terra”. Na verdade, para ele, Deus não fez nada,
da mesma forma que seu capataz, o Espírito Santo, nada fez também. Quem pôs
mãos a obra na criação do mundo” foram os “feitores”, os “trabalhadores” - os
anjos. E os anjos, quem os tinha feito? A Natureza: “Produzidos pela Natureza
da mais perfeita substância do mundo, assim como os vermes nascem do
queijo(...)
Trecho
extraído do Livro O QUEIJO E OS VERMES- O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido
pela Inquisição, de Carlo Ginzburg.
Companhia
das Letras. São Paulo. pág. 136
Tomando
como referência o texto acima, marque a alternativa correta:
a) Não se verifica uma
incompatibilidade entre o discurso de Menocchio com a cosmovisão imposta pela
Igreja na sociedade medieval.
b) É imperceptível, na
fala do moleiro, qualquer conotação materialista que pudesse provocar a reação
dos inquisidores.
c) A linguagem conotativa
do comentário evidencia o propósito exclusivamente literário do interrogado, célebre
trovador em sua época.
d) O conteúdo
materialista do seu comentário se opõe à doutrina que o Santo Ofício tinha a
tarefa de preservar.
e) A declaração feita aos
inquisidores deixa clara a crença do moleiro nos ensinamentos promovidos pela
Santa Madre Igreja.
19. (UEPB/2005) Leia o texto abaixo
transcrito, atribuído a um trovador do século XII e marque a alternativa
correta:
“Muito
me agrada o alegre tempo de Páscoa que faz chegar as folhas e as flores; e
agrada-me ouvir a alegria das aves que fazem ressoar os seus cantos pelo
arvoredo. Mas também me agrada(...) quando vejo fortes castelos cercados E as
sebes destruídas e tombadas E o exército na margem, toda rodeada de fossos, com
uma linha de robustas estacas entrelaçadas...
Clavas,
espadas, elmos de cores, escudos, vê-lo-emos feitos em pedaços desde o começo
do combate E muitos vassalos feridos(...) E quando entrar no combate, que cada
homem de boa linhagem não pense senão em partir cabeça e braços; pois mais vale
morto do que vivo e vencido. (...)
a) A religiosidade
medieval impedia os homens de se dedicarem às competições militares e
principalmente à deflagração da guerra.
b) A mentalidade
ecológica da sociedade medieval inibia a realização das guerras, responsáveis
pelo impacto ambiental que destruía as flores e calava os pássaros.
c) As trovas eram
invenções poéticas que não correspondiam à realidade, sendo o texto acima
referido uma evidência disso.
d) Constitui fato
histórico o caráter militar da sociedade medieval, embora seja equívoco
relacionar seus valores bélicos com a concepção de bravura dos antigos
guerreiros grecolatinos.
e) A valorização da guerra na sociedade feudal
era tão evidente que chegou a penetrar nas consciências e atingir a
sensibilidade dos cronistas e poetas.
20. (UEPB/2005) O século V marca o
início da Idade Média, período que se estende por mil anos da vida europeia.
Considere
as proposições a seguir:
I. Na Alta Idade Média os
núcleos urbanos eram ilhas na imensidão da floresta europeia, cenário tão
importante que a relação dos homens com as árvores se refletia em suas vidas
desde a luta pela sobrevivência até à noção de estética e do sagrado.
II. Na sociedade medieval
a propriedade da terra se completava através do poder do senhor feudal sobre
seus servos, trabalhadores com baixo nível de produtividade.
III. As ferramentas de ferro nos primeiros séculos
da Idade Média eram exceções num universo tecnológico baseado na madeira.
Assinale
a alternativa correta:
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está
correta.
c) Apenas I e II estão
corretas.
d) Apenas II e III estão
corretas.
e) Todas estão corretas.
21. (FUVEST SP/2006) Segundo o historiador
Robert S. Lopez (A Revolução Comercial da Idade Média 950-1350), “o estatuto
dos construtores das catedrais medievais representava um grande progresso
relativamente à condição miserável dos escravos que erigiram as Pirâmides e dos
forçados que construíram os aquedutos romanos”. As catedrais medievais foram
construídas por:
a) artesãos livres e remunerados.
b) citadinos voluntários
trabalhando em mutirão.
c) camponeses que
prestavam trabalho gratuito.
d) mão-de-obra
especializada e estrangeira.
e) servos rurais
recompensados com a liberdade.
22. (UEPB/2003) Considere as
proposições a seguir:
I. No feudalismo, as
relações sociais de produção processam-se em torno da terra, uma vez que
acontecem sobre uma economia predominantemente agrícola.
II. Na maneira de produzir
feudal, os trabalhadores têm direitos de ocupação e usufruto da terra. No
entanto, a propriedade desta pertence aos senhores feudais.
III. Sobre a base econômica feudal, repousam laços
de natureza pessoal não apenas entre senhores e servos, mas também envolvendo
indivíduos representantes das classes dominantes.
Qual das
alternativas está correta?
a) Apenas I e II
b) Apenas II e III
c) Apenas a I
d) Apenas a III
e) Todas estão corretas
23. (UEPB/2003) (…) A casa de Deus,
que acreditavam uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem,
outros enfim, trabalham. Estas três partes que coexistem não suportam ser
separadas. Os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras
duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto. Por conseguinte,
este triplo conjunto não deixa de ser um; e é assim que a lei pode triunfar, e
o mundo gozar em paz.
Adalbéron
de LaonDUBY, G. O Ano Mil. Lisboa Edições 70 p. 179–80 e 192.
Tomando
como referência o texto acima, assinale as proposições compatíveis com o seu
conteúdo.
I. O discurso da Igreja
Católica evidenciava a intenção de separar o nível espiritual das hierarquias socioeconômicas.
II. A ruptura da unidade é
apenas funcional; de certo modo as divisões a que se submete a sociedade dos homens,
fortalece ainda mais a noção de unidade.
III. O universo tripartite do clero, da nobreza e
do povo constituir na sociedade medieval, o reflexo da Santíssima Trindade no
plano celestial.
Assinale
a alternativa correta:
a) Apenas I e II
b) Apenas II e III
c) Apenas II
d) Apenas III
e) Todas estão corretas
24. (Mackenzie SP/2006) A Europa medieval
caracterizou-se por um tipo de formação social conhecido como feudalismo,
sistema que vigorou fundamentalmente entre os séculos IX e XIV.
Assinale
a alternativa que apresenta algumas de suas características.
a) Igualdade social e
jurídica, e forte centralização política dos reinos.
b) Predomínio das
relações escravistas de produção e descentralização política.
c) Intensa atividade
comercial urbana e economia de subsistência.
d) Sujeição dos camponeses aos nobres e
hierarquização da sociedade em ordens.
e) Ampla monetarização da
economia e trabalho servil.
25. (UFRN/2003) Durante a Idade Média,
a Igreja influenciou profundamente o pensamento da Europa Ocidental. Nesse
sentido, MOTA e BRAICK analisam:
O clero
sempre procurou transformar os temores do mundo em receios da vida eterna. O peso
da violência, o medo do sexo e da morte, eis alguns ingredientes do período
capazes de criar nos indivíduos uma culpa surda e servir de obstáculo à
felicidade dos homens. O medo do inferno se revelava mais forte que a crença na
salvação: afinal, os diabos são seres terríveis, sempre à espreita. Contra eles
a Igreja apresentou protetores capazes de neutralizar os projetos dos demônios
e ao mesmo tempo de ajudar as pessoas no seu dia-a-dia.
Adaptado
de: MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao
terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 1997. p. 69.
A leitura
do fragmento nos conduz a afirmar que na Idade Média:
a) os homens e as
mulheres, em sua grande maioria, eram contrários à noção de felicidade imposta
pela liderança da Igreja, mas a aceitavam com medo das punições.
b) a igreja católica
pregava que para atingir a vida eterna era necessário trabalhar arduamente e
acumular riqueza, sinal da bênção divina.
c) o clero pretendia
unificar todas as religiões, enfraquecendo o poder do demônio e ajudando as
pessoas a conquistarem a salvação eterna.
d) a Igreja
concebeu a existência de santos e anjos para frustrar os projetos do diabo,
tais como a doença, a esterilidade da terra e dos rebanhos e as catástrofes
naturais.
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