1. (UEPA/2001) “A desagregação do
Império no Ocidente e o caos trazido pelas invasões permitiram à Igreja não só
definir com maior clareza a sua doutrina, como especialmente ampliar e
fortalecer as instituições já criadas”.
ESPINOSA,
Fernanda. Antologia de Textos Históricos Medievais. Lisboa: Livraria Sá da
Costa, 1972
De acordo
com o trecho acima, os fatores que contribuíram para o fortalecimento da Igreja
foram o caos trazido pelas invasões e a desagregação do Império do Ocidente,
isto porque:
a) se estabeleceu na
Europa uma crise política, que levou a Igreja a ter o controle sobre o Estado e
toda a sociedade.
b) a cada invasão o poder
do imperador se fortalecia e dava segurança ao povo, que buscava na Igreja
apenas o apoio espiritual.
c) com a queda do império
do Ocidente, a sociedade romana se urbanizou, facilitando o processo de
evangelização desenvolvido pela Igreja.
d) a situação política e social gerado pelo
fim do império e as invasões criaram condições psicológicas para o
fortalecimento do poder da Igreja.
e) o caos que se instalou
no império do Ocidente estimulou a criação de comunidades cristãs que
praticavam o comunismo primitivo, atraindo centenas de camponeses.
2. (UNESP SP/2000) “Reconheço ter
prendido mercadores de Langres que passavam pelo meu domínio. Arrebatei-lhes as
mercadorias e guardei-as até o dia em que o bispo de Langres e o abade de Cluny
vieram procurar-me para exigir reparações.”
(Castelão
do século XI.)
O texto
apresentado permite afirmar que, na Idade Média,
a) o poder da Igreja era, além de religioso,
também temporal.
b) os senhores feudais
eram mais poderosos do que a Igreja.
c) o clero era
responsável pela distribuição das mercadorias.
d) o conflito entre
Igrejas e nobreza aproximou o clero dos comerciantes.
e) o poder do papa era
limitado pelos sacerdotes.
3. (UEPA/2002) A humilhação
de Canossa foi o episódio na cristandade medieval que revelou:
a) a aliança que havia
entre o Papa Gregório VII e o Rei Henrique IV, que pretendia através das
Investiduras, exercer poderes espirituais, além do seu consagrado poder
temporal.
b) a crise da Igreja
Oficial que se indispunha com os reis e magistrados, por se tratar de uma
igreja que defendia os pobres da superexploração feudal, sobretudo na Alemanha.
c) a devoção dos fiéis
católicos que apoiaram a decisão do Papa de excomungar o Rei Henrique VI que
tinha pretensões de implantar o protestantismo no Sacro Império Germânico.
d) o poder da Igreja na sociedade medieval,
decorrente da forte centralização do governo eclesiástico em face à
pulverização do poder dos senhores feudais leigos e a consequente sujeição
destes ao clero romano
e) a aliança entre a
Igreja e o Estado na Idade Média, que diante das constantes invasões de povos
bárbaros, delegara à Igreja o poder temporal, sobretudo em época de guerra.
4. (Mackenzie SP/2002) Assinale a alternativa
que apresenta as dificuldades enfrentadas pela igreja medieval para manter a
homogeneidade da doutrina cristã.
a) O relacionamento com a
igreja do oriente, que foi responsável pela formulação de dogmas religiosos
teocêntricos contrários ao pensamento cristão.
b) O surgimento de seitas, facções ou
orientações – as chamadas heresias – que, embora fundadas em princípios
cristãos, eram contrárias à doutrina oficial da Igreja.
c) A formulação de novas
doutrinas religiosas, opostas ao pensamento dogmático, por sacerdotes como
Tomás de Aquino, responsável pela quebra da disciplina clerical.
d) A adaptação do
pensamento aristotélico aos dogmas de Santo Agostinho, o que se tornou a base
da filosofia escolástica, doutrina oficial da igreja medieval.
e) A ausência de uma
estrutura centralizada que coordenasse a ação dos bispos, arcebispos e abades,
que tinham a liberdade de criar ordens religiosas independentes do Vaticano.
5. (UNIFOR CE/2004) A Igreja ocupou papel
fundamental na sociedade feudal, não só por ser grande proprietária de terras,
mas também por ter moldado toda a concepção de mundo que permeava as camadas
sociais. Todo esse poder da Igreja sobre as terras e sobre a mentalidade pode
ser explicado pelo fato de ter
I. sido ela a única
instituição que manteve intacta sua organização, sendo capaz de sobreviver
entre as ruínas do mundo antigo.
II. estabelecido as
relações de suserania e vassalagem através da introdução dos princípios de
juramento de fidelidade.
III. contribuído para a
formação das principais estruturas que entraram na composição do feudalismo
como o colonato.
IV. mantido um ideal de unidade e universalidade,
ao impor o conceito de cristianismo.
É correto
o que está afirmado SOMENTE em:
a) I e II
b) I e IV
c) II e III
d) III e IV
e) II, III e IV
6. (UFRN/2003) Durante a Idade Média,
a Igreja influenciou profundamente o pensamento da Europa Ocidental. Nesse
sentido, MOTA e BRAICK analisam:
O clero
sempre procurou transformar os temores do mundo em receios da vida eterna. O
peso da violência, o medo do sexo e da morte, eis alguns ingredientes do
período capazes de criar nos indivíduos uma culpa surda e servir de obstáculo à
felicidade dos homens. O medo do inferno se revelava mais forte que a crença na
salvação: afinal, os diabos são seres terríveis, sempre à espreita. Contra eles
a Igreja apresentou protetores capazes de neutralizar os projetos dos demônios
e ao mesmo tempo de ajudar as pessoas no seu dia-a-dia.
Adaptado
de: MOTA, Myriam Becho; BRAICK, Patrícia Ramos. História: das cavernas ao
terceiro milênio. São Paulo: Moderna, 1997. p. 69.
A leitura
do fragmento nos conduz a afirmar que na Idade Média:
a) os homens e as
mulheres, em sua grande maioria, eram contrários à noção de felicidade imposta
pela liderança da Igreja, mas a aceitavam com medo das punições.
b) a igreja católica
pregava que para atingir a vida eterna era necessário trabalhar arduamente e
acumular riqueza, sinal da bênção divina.
c) o clero pretendia
unificar todas as religiões, enfraquecendo o poder do demônio e ajudando as
pessoas a conquistarem a salvação eterna.
d) a Igreja
concebeu a existência de santos e anjos para frustrar os projetos do diabo,
tais como a doença, a esterilidade da terra e dos rebanhos e as catástrofes
naturais.
7. (UFJF MG/2004) Leia atentamente o
trecho abaixo.
“O
medieval só conhecia um modo de modificar a ordem das coisas naturais: o milagre.
A ideia de impossível não tinha lugar. Em princípio, tudo era possível. O
universo estava completamente embebido de vontade divina. Nada deixava de ser
viável, se estivesse de acordo com este fundamento que presidia o mundo e as
vidas. O universo cotidiano estava inteiramente pontilhado por milagres,
prodígios e maravilhas. Deus não era de modo algum algo remoto”.
(RODRIGUES,
José Carlos. O corpo na História. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999, p. 44.)
A
importância do aspecto religioso no modo como o homem medieval interpretava o
mundo em que vivia demonstra o poder que a Igreja Católica detinha. Esse poder
pode ser atribuído a diversos fatores, EXCETO:
a) ao crescimento do
número de fiéis, fruto de um intenso processo de evangelização de populações
que eram antes politeístas.
b) ao controle exercido
sobre a produção intelectual deixada pela antiguidade e sobre as atividades de
ensino.
c) ao papel de
Instituição, alcançado pela Igreja, ao sobreviver ao fim político e
administrativo do Império Romano do Ocidente.
d) à posição assumida pela Igreja, na defesa
das camadas mais pobres da sociedade, contra a exploração do trabalho servil.
e) ao poderio econômico
que a Igreja alcançou por meio das inúmeras doações recebidas, inclusive de
terras.
8. (UFPA/2005) Leia os textos e
responda:
TEXTO 1
“Recolhamos
as excelentes palavras que pronunciaram ... Poderíamos receber dos gregos
muitas coisas que nos dão forças contra os gregos.” São João Damasceno, Da Fé
Ortodoxa, séc. VIII.
TEXTO 2
“Eu não
procuro compreender para crer, creio para compreender pois não poderia
compreender se não acreditasse.”
Santo
Anselmo, 1033-1109.
TEXTO 3
“Não
quero ser filósofo se for para me opor a Paulo, não quero Aristóteles se isso
me separar de Cristo.”
Abelardo,
1079-1142.
Os
trechos acima, retirados de obras e documentos do período medieval, nos
permitem dizer sobre o cristianismo do medievo europeu:
a) O pensamento cristão,
a partir de sua base de tradição judaica, opunha-se ao pensamento filosófico
grego da Antiguidade Clássica.
b) O cristianismo do
medievo europeu contribuiu para o obscurantismo e o empobrecimento do
conhecimento filosófico, sendo o pensamento aristotélico expurgado da filosofia
cristã, defendida por São Tomás de Aquino, conhecida como Tomismo.
c) Fazendo defesa da
supremacia da fé sobre a razão como dogma do cristianismo, a Igreja Católica,
incorporava as bases filosóficas do pensamento grego ao pensamento cristão
medieval, tal como haviam sido formuladas por Platão e Aristóteles.
d) A filosofia grega constituiu-se em
importante influência junto ao cristianismo medieval, ainda que sofrendo a
cristianização do pensamento de seus mais influentes filósofos, entre os quais
Aristóteles.
e) A recusa por parte dos
pensadores cristãos do medievo europeu em aceitar os pensamentos e as obras da
filosofia grega contribuiu para a separação da Igreja cristã do Oriente da
Igreja de Roma, haja vista a forte influência do pensamento grego junto à fé
cristã ortodoxa.
9. (UEM PR/2008) Leia o texto escrito
por um religioso medieval e assinale a alternativa incorreta sobre a Igreja
cristã daquela época. “Deus quis que, entre os homens, uns fossem senhores e
outros servos, de tal maneira que os senhores estejam obrigados a venerar e amar
a Deus, e que os servos estejam obrigados a amar e venerar o seu senhor...”
(ANGERS,
St. Laud de. In: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de história.
Lisboa: Plátano, 1975. Apud VICENTINO, Claudio. História Geral, 2002, p.111).
a) O texto mostra uma concepção que prega a
igualdade jurídica entre os homens medievais, pois a desigualdade é
estabelecida por Deus e não pelos homens.
b) Ao longo da Época
Medieval (séculos V ao XV), a Igreja cristã se transformou em uma sólida e
importante instituição, estabelecendo normas, orientando comportamentos e
disseminando uma visão teocêntrica do mundo.
c) O trecho acima mostra
a concepção do clero cristão que contribuiu para o fortalecimento do domínio
dos senhores feudais no período medieval.
d) Os mosteiros transformaram-se
nos centros culturais da Idade Média, pois, sem suas bibliotecas, que reuniam
um grande número de obras, muitos textos escritos na Antiguidade teriam
desaparecido.
e) A Igreja teve um papel
importante na vida da sociedade medieval, não somente na condução das almas
para a salvação, mas também no domínio material, quando se identificou com a
própria sociedade feudal.
10. (UESPI/2008) As guerras tomavam
conta da vida dos senhores feudais nas conquistas territoriais e nas suas
aventuras de exercício de coragem. Para diminuir a intensidade das guerras, a
Igreja Católica instituiu a Paz de Deus e as Tréguas de Deus, que:
a) proibiam os conflitos
entre os senhores feudais, punindo-os com a Inquisição.
b) exigiam respeito
religioso entre eles, ordenando o uso apenas de mercenários.
c) limitavam
as guerras a certos períodos do ano, melhorando a relação entre eles.
d) evitavam a
participação dos servos nos conflitos, livrando-os da violência.
e) consagravam as guerras
com finalidade religiosa, proibindo todas as outras.
11. (UFPA/2009) Sobre a Cavalaria Medieval, leia o enunciado abaixo:
“O escudeiro, antes de entrar na Ordem da
Cavalaria durante a Idade Média europeia, deve confessar-se das faltas que
cometeu contra Deus (...)”.
(Libro de la Orden de Caballeria apud
PEDRERO-SANCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e
testemunhas. São Paulo: UNESP, 2000. p. 102)
Sobre esse primeiro “mandamento” que regia o
ingresso do jovem na Cavalaria, é importante observar que a
a) estrutura original da
Cavalaria era de natureza guerreira e religiosa, demasiado próxima das ordens
monástico-religiosas, o que ameaçava o poder terrenal da nobreza e a unidade
espiritual e física da instituição.
b) obrigação para com os
preceitos religiosos forjou nos cavaleiros uma moral militar que se sobrepunha
à defesa de Deus, da Igreja e da nobreza, quebrando a unidade da Cristandade
consolidada desde os tempos imperiais de Roma.
c) Igreja gerou no seio
da Cavalaria um sentimento de fraternidade militar, despojando-a de seu papel
guerreiro, visando apenas ao combate àqueles que não seguissem os ensinamentos
evangélicos, conforme determinavam os príncipes.
d) religiosidade dos
cavaleiros determinará o fim da prática dos torneios e das guerras justas,
sendo a Cavalaria mais tarde absorvida pelos Estados Absolutistas, servindo
apenas para o aparato das cortes reais europeias.
e) Igreja teve um papel
fundamental em relação à Cavalaria, incutindo a fé e cristianizando-lhe os
rituais, tanto que na oração da Investidura era pedido a Deus que abençoasse a
espada do Cavaleiro para que ele pudesse defender a Igreja, as viúvas, os
órfãos e todos os servidores de Deus.
12. (UFS/2008) A Igreja Católica foi
a grande instituição do mundo ocidental medieval. Sua atuação nesses tempos:
a) foi marcadamente
religiosa, deixando de lado as questões políticas do período.
b) conseguiu articular-se com muitos projetos
políticos da nobreza.
c) teve pleno êxito no
fim às heresias da época, sobretudo, por não sofrer contestações.
d) trouxe renovação
religiosa importante, o que se evidenciou no combate às injustiças e ao
paganismo.
e) contou a indiferença
da nobreza, mas obteve a colaboração dos camponeses mais pobres.
13. (UFJF MG/2009) Sobre o contexto de
consolidação do poder da Igreja na Idade Média, leia as afirmativas abaixo e,
em seguida, marque a opção CORRETA.
I. O cristianismo e todas
as suas instituições podem ser considerados elementos unificadores do mundo
europeu após a crise do Império Romano e as invasões bárbaras. Nessa longa
trajetória, a Igreja de Roma assume o seu papel de liderança religiosa, através
do combate às heresias.
II. Desde os primeiros
tempos do período medieval, a união entre as Igrejas Ocidental e Bizantina
representava o símbolo da unidade da cristandade. Os papas procuravam favorecer
o Império Bizantino e consolidar a Igreja Ortodoxa, visando a aumentar a
influência da Igreja romana no universo cristão ocidental.
III. Havia grupos considerados heréticos, como os
valdenses e os cátaros, que criticavam a hierarquia católica e não reconheciam
a autoridade papal. Havia também outros movimentos que foram incorporados pela
Igreja Católica e que levaram à formação de ordens religiosas, como
franciscanos e dominicanos.
a) Todas estão corretas.
b) Todas estão
incorretas.
c) Apenas a I e a II
estão corretas.
d) Apenas a I e a III estão corretas.
e) Apenas a II e a III
estão corretas.
14. (UFT TO/2011) [...] o domínio da fé é
uno, mas há um triplo estatuto na Ordem. A lei humana impõe duas condições: o
nobre e o servo não estão submetidos ao mesmo regime. Os guerreiros são
protetores das igrejas. Eles defendem os poderosos e os fracos [...]. Os servos
por sua vez têm outra condição. Esta raça de infelizes não tem nada sem
sofrimento. Quem poderia reconstituir o esforço dos servos, o curso de sua vida
e seus numerosos trabalhos? Fornecer a todos alimento e vestimenta: eis a
função do servo. Nenhum homem livre pode viver sem ele. [...] A casa de Deus
que parece una é portanto tripla: uns rezam, outros combatem e outros
trabalham.
LAON,
Adalberon de Apud FRANCO JUNIOR, Hilário. O feudalismo. São Paulo: Brasiliense,
1983, p. 34.
Nesse
texto, o bispo Adalberon de Laon, por volta do século IX, descreve a integração
entre Igreja e poder feudal. Em relação ao poder da Igreja no período medieval
é INCORRETO afirmar que:
a) Com a ruralização da
economia, que se estendeu por toda a Alta Idade Média, a Igreja, antes
concentrada nas cidades, foi obrigada a se deslocar para o campo, e os bispos e
abades se tornaram verdadeiros senhores feudais.
b) O domínio da leitura e
da escrita era privilégio quase exclusivo dos bispos, padres, abades e monges.
Os membros do clero eram, por isso, as pessoas mais habilitadas para ocupar
cargos públicos, exercendo as funções de notórios, secretários, chanceleres.
c) A Igreja constituiu
seu próprio Estado na península Itálica, quando Pepino, o Breve, doou ao papado
o patrimônio de São Pedro, formado por terras tomadas aos lombardos. Desta
forma, o pontífice, que passou a exercer funções de verdadeiro monarca, teve
seu poder temporal aumentado de forma considerável.
d) Seu raio de ação limitava-se à vida
espiritual. Ao longo dos séculos, a Igreja não acumulou riquezas e nem terras,
contudo, possuía vassalos e servos – adquiridos graças a doações feitas pelos
fiéis que desejavam, por seu intermédio, serem libertados da condenação divina.
e) Para manter a
soberania espiritual, a Igreja decretou guerra sem tréguas contra os hereges,
considerados todos aqueles que interpretavam os ensinamentos cristãos de
maneira diferente do que ela pregava. Para reprimi-los, instituiu a excomunhão
e o Tribunal do Santo Ofício.
15. (UEMA/2012) Sobre o posicionamento
da Igreja Católica durante o período conhecido como Idade Média (séculos V a
XV), leia as assertivas abaixo.
I. Era contra a
ingerência dos leigos nas questões religiosas e, por isso, com a Reforma
Gregoriana, proibiu essa interferência e exigiu a moralização do clero,
tornando o celibato obrigatório.
II. Foi a principal
responsável pelo ensino através da criação das universidades, onde se aprendiam
o trivium (Gramática, Retórica e Lógica) e o quadrivium (Aritmética, Geometria,
Astronomia e Música).
III. Era contra a venda de
dinheiro a juros, usura, também considerada como a venda do tempo de Deus. Os
que exerciam essa atividade eram aconselhados pelos clérigos a fazer
penitências e doações para evitar o inferno após a morte.
IV. Justificava a
desigualdade social, afirmando que Deus quis que uns rezassem e outros
trabalhassem; os camponeses só atingiriam a felicidade na outra vida, após
terem sustentado com o seu trabalho os oratores e bellatores.
V. Aprovava a convivência pacífica entre todas as
religiões: cristã, judaica e muçulmana e, por esse motivo, condenou as
Cruzadas, movimento cristão que também possuía interesses econômicos e
políticos.
Estão
corretas as alternativas
a) I, II, III e IV apenas.
b) I, II, III, IV e V.
c) I, II e III apenas.
d) III, IV e V apenas.
e) I, III e V apenas.
16. (UEFS BA/2013) A complexa relação existente entre a Igreja e o poder
político, na Idade Média europeia, pode ser exemplificada pela
a) defesa da Igreja em
prol da libertação dos servos, categoria longamente explorada pelos senhores
feudais.
b) cobrança de impostos,
estabelecidos pelos senhores feudais, sobre as propriedades pertencentes à
Igreja.
c) luta dos soberanos e
cardeais contra a prática da simonia, desenvolvida pelo baixo clero, nas
paróquias europeias.
d) interferência dos senhores
feudais na escolha de autoridades eclesiásticas cujos templos, mosteiros e
propriedades ficavam localizados nos seus feudos.
e) necessidade da
aprovação da Igreja, para garantir e confirmar a coroação dos soberanos pelos
seus súditos e clientes.
17. (UEA
AM/2014) A Igreja, em torno de
1030, proclamou que, segundo o plano divino, os homens dividiam-se em três
categorias: os que rezam, os que combatem, os que trabalham, e que a concórdia
reside na troca de auxílios entre eles. Os trabalhadores mantêm, com sua
atividade, os guerreiros, que os defendem, e os homens da Igreja, que os
conduzem à salvação. Assim a Igreja defendia, de maneira lúcida, o sistema
político baseado na senhoria.
(Georges Duby. Arte e sociedade na Idade Média,
1997. Adaptado.)
Segundo essa definição do universo social,
feita pela Igreja cristã da Idade Média, a sociedade medieval era considerada
a) injusta e imperfeita,
na medida em que as atividades dos servos os protegiam dos riscos a que estavam
submetidos os demais grupos sociais.
b) perfeita, porque era
sustentada pelas atividades econômicas da agricultura, do comércio e da
indústria.
c) sagrada, contendo três
grupos sociais que deveriam contribuir para o congraçamento dos homens.
d) dinâmica e mutável,
na medida em que estava dividida entre três estamentos sociais distintos e
rivais.
e) guerreira, cabendo à
Igreja e aos trabalhadores rurais a participação direta nas lutas e empreitadas
militares dos cavaleiros.
18. (ENEM/2014)
Sou uma pobre e velha
mulher,
Muito ignorante, que
nem sabe ler.
Mostraram-me na igreja
da minha terra
Um Paraíso com harpas
pintado
E o Inferno onde fervem
almas danadas,
Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.
VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte.
Lisboa: LTC, 1999.
Os versos do poeta francês François Villon
fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse
contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de
a) redefinir o gosto dos
cristãos.
b) incorporar ideais
heréticos.
c) educar os fiéis através do
olhar.
d) divulgar a genialidade
dos artistas católicos.
e) valorizar
esteticamente os templos religiosos.
19. (ESPM/2014) O próprio Deus quis
que entre os homens alguns fossem senhores e outros servos, de modo que os
senhores veneram e amam a Deus, e que os servos amam e veneram o seu senhor,
seguindo a palavra do apóstolo; servos, obedecei vossos senhores temporais com
temor e apreensão; senhores, tratai vossos servos de acordo com a justiça e a
equidade.
(Marvin
Perry. Civilização Ocidental: Uma História Concisa)
A partir
da leitura do texto é possível assinalar que a respeito da ordem social feudal,
o clero:
a) propugnava por uma
sociedade dinâmica e de camponeses questionadores.
b) afirmava que os
direitos e deveres das pessoas não dependiam de sua posição na ordem social.
c) rebatia a avaliação de
que a vontade de Deus tivesse qualquer relação com a ordem social.
d) considerava que a sociedade funcionava bem
quando todos aceitavam sua condição e desempenhavam o papel que lhes era
atribuído.
e) era o maior
interessado em questionar a ordem social injusta do feudalismo.
20. (UEPB/2002) Sobre o Celibato,
regra presente no clero medieval, é correto afirmar:
a) Não há registro de que
cônjuges pertencentes à sociedade medieval tenham adotado a abstinência sexual.
b) Percebe-se um equívoco
em vincular o celibato à oposição entre os que optavam pela vida monástica e os
que assumiam uma atitude social mundana.
c) A vida celibatária era
um comportamento específico dos homens da Igreja.
d) A misoginia se constituiu em um dos pressupostos
da renúncia monástica aos prazeres da carne.
e) Os cátaros, conhecido
movimento herético, faziam oposição ao celibato e a tudo que fosse proveniente
da Igreja.
21. (UFTM MG/2004) A casa de Deus, que
cremos ser uma, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem e
outros, enfim, trabalham.
Estas
três partes que coexistem não sofrem com a sua disjunção; os serviços prestados
por uma são a condição da obra das outras duas; e cada uma, por sua vez, se
encarrega de aliviar o todo.
(Jacques
Le Goff, A civilização do Ocidente medieval)
O texto
revela:
a) a concepção tripartite
da sociedade, que se baseava no controle da terra pelos que oram e nas
atividades produtivas pelos que combatem e trabalham.
b) a interdependência
entre suseranos e vassalos na sociedade feudal, baseada em direitos e deveres
recíprocos e hereditários.
c) o predomínio da
servidão nas relações de trabalho e da fragmentação do poder político, sob
controle dos senhores feudais.
d) a justificativa eclesiástica para a divisão
da sociedade feudal em grupos com funções definidas: clero, nobreza e
trabalhadores.
e) a superioridade dos
trabalhadores feudais, em sua maioria camponeses servos, que eram a condição da
obra dos demais.
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