1. (ACAFE SC) Em relação ao Cristianismo, na antiguidade romana, é FALSO afirmar:
a) A doutrina cristã, devido a sua mensagem de
esperança, perdão e fé, tinha grande aceitação entre pobres e escravos que
viviam no Império Romano.
b) Uma causa que explica a perseguição romana
ao Cristianismo está relacionada à oposição dos cristãos aos cultos pagãos e ao
culto ao imperador.
c) Através
do Edito de Milão, o imperador Constantino baniu o Cristianismo de Roma e de
toda a Península Itálica.
d) Uma das punições utilizadas contra os
cristãos consistia em lançá-los numa arena onde eram obrigados a enfrentar,
desarmados, leões e outras feras.
e) O Imperador Nero realizou várias
perseguições aos cristãos.
2. (UNIFOR CE)
Durante o Império, Roma atingiu o apogeu e a
pax romana se estendeu do Ocidente ao Oriente. Esta foi a época:
a) da expansão externa e da conquista do
Mediterrâneo, responsáveis pelo conflito entre a nova realidade socioeconômica
e as velhas instituições políticas.
b) do
surgimento e da difusão do Cristianismo, que, após sangrentas perseguições,
transformou-se em religião do estado, na fase final do Baixo Império.
c) do declínio do Império Romano do Oriente que
começou com a crise do século III e culminou com a sua destruição pelas
invasões germânicas.
d) da construção do mais poderoso império do
Mundo Antigo e da criação do mais perfeito Código de Leis conhecido pela
humanidade.
3. (UFMS) Sobre reconhecimento do Cristianismo no contexto da história do Império
Romano, é correto afirmar que:
a) após ter sido batizado por Paulo III, em
275, o imperador Constantino I declarou o Cristianismo como religião oficial do
Império Romano.
b) temendo que os cristãos pudessem estimular
ainda mais as rebeliões de escravos e, com isso, aprofundar a crise do sistema
econômico escravista, o Império reconheceu o Cristianismo como religião em 330,
mas cuidou de transferir seus seguidores para Constantinopla, a recém-fundada
capital do Império Romano do Oriente.
c) como
nova religião, o Cristianismo gradualmente ganhou um caráter universal; a
defesa da igualdade e a promessa de salvação após a morte deram, de início, um
novo sentido à vida de setores populares urbanos e logo se estenderam aos
campos e às classes de proprietários. Aos poucos, o Cristianismo adotou uma
organização hierárquica, nos moldes do sistema administrativo imperial, até
que, em 313, pelo Edito de Milão, o Estado romano reconheceu oficialmente a
religião cristã.
d) o caráter público das reuniões mantidas
pelos cristãos, seu apego às categorias sociais e honras terrenas, sua
participação no culto imperial, a propaganda exaltada em defesa da vida militar
e o apoio à escravidão, tudo isso levou o Cristianismo a ser reconhecido como a
religião oficial do Império Romano.
e) após a morte de Jesus, rapidamente o
Cristianismo se propagou em Roma, até ser, em 46, declarado como religião
oficial do Império, tendo à frente Pedro, o pescador da Galileia, como o
primeiro papa da Igreja Católica Apostólica Romana.
4. (ETAPA SP) “O filho de Deus estando prestes a se fazer homem para nos trazer do
céu a verdadeira paz (...) entre nós mesmos e com outros homens, desejou
oferecer ao mesmo tempo uma imagem desta paz interior, estabelecendo na terra
uma paz exterior visível (...). Esta paz e esta reunião de um grande número de
províncias sob uma só monarquia era ainda favorável aos desígnios de Deus, pela
facilidade que dava aos pregadores do Evangelho de poder passar de província em
província, para levar para todos as luzes da fé. Os povos não estando ocupados
pelas perturbações e tumultos das guerras, escutavam com liberdade aquilo que
se lhes pregava e abraçavam a fé com felicidade (...) Aquele de quem Deus se
serviu para estabelecer esta paz em uma grande parte do mundo foi Otávio
(...)”.
Sébastien le Nain de Tillemont (1637-1698),
citado por Chantal Grell. – L’histoire entre érudition et philosophie. Étude
sur la connaissance historique à l’âge des lumières. Paris: Presses
Universitaires de France, 1993. p. 144.
Segundo o texto:
a) o Império Romano perseguiu os cristãos.
b) Otávio estabeleceu um acordo com os
cristãos.
c) Otávio era cristão.
d) o cristianismo foi adotado pelo Império
Romano.
e) com a
paz romana foi possível expandir o cristianismo.
5. (UECE) O imperador Teodósio I, de origem espanhola, nomeado augusto para o
Império Romano do Oriente em 379 d.C., enfrentou inúmeros desafios no campo
político-militar e religioso. Das atitudes que lhe trouxeram notoriedade,
pode-se destacar como verdadeira:
a) Incremento do número de militares e
concessão de liberdade de culto aos cristãos.
b) Divisão do exército em um número maior de
legiões, concedendo inúmeros poderes à Igreja cristã e criando uma nova classe
dirigente formada por funcionários bárbaros.
c) Estabelecimento
de um acordo com os godos, fazendo–os aliados do império. O cristianismo
torna-se a única religião oficial do império e, por conta disso, acontece a
perseguição aos cultos pagãos.
d) Expulsão dos godos dos domínios imperiais
romanos e restauração do paganismo sem recorrer à violência contra os cristãos.
6. (UFPR) No ano 313 d.C., o imperador Constantino reconheceu o cristianismo como
a religião oficial do Império Romano, por meio do Édito de Milão. Sobre o
cristianismo na Antiguidade, é INCORRETO afirmar:
a) Os primeiros cristãos sofreram grandes
perseguições por motivos políticos.
b) Por serem politeístas, os romanos
inicialmente resistiram em aceitar o monoteísmo cristão.
c) Durante a Antiguidade, ocorreram conversões
ao cristianismo de muitos povos chamados “bárbaros”.
d) No início de sua formação, a Igreja Cristã
baseou sua estrutura na organização do Império Romano, reproduzindo também sua
divisão de poder.
e) A
partir do Édito de Milão, ficou estabelecido que somente autoridades religiosas
poderiam determinar os rumos da Igreja.
7. (UNISC RS) Desde a origem da civilização romana, passando pela Monarquia, República
e Império, o politeísmo foi marca registrada. As várias divindades
desempenhavam a função de explicar aquilo que o conhecimento antigo tinha
dificuldade de compreender; por isso a crença em deuses com as mais variadas
funções. Aliás, essa não foi uma exclusividade dos romanos na Antiguidade. O
cristianismo, uma dissidência do judaísmo, com uma cosmovisão pautada pelo
monoteísmo e pela intervenção de Deus na história, pôs em questão o politeísmo
e a pluralidade religiosa.
Considere as seguintes afirmativas:
I. O cristianismo foi considerado religião
oficial durante o império de Otávio Augusto, em 27 d.C.
II. Durante quase três séculos, o cristianismo
se manteve na clandestinidade, sendo perseguido pela Monarquia romana.
III. Em 313, com Constantino, o cristianismo foi legalizado como religião
oficial, nascendo daí a Igreja Católica.
Assinale a alternativa correta.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão
corretas.
c) Somente a afirmativa II está correta.
d) Somente
a afirmativa III está correta.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.
8. (UEG GO) O advento do cristianismo representou uma revolução na história ocidental,
ultrapassando a dimensão religiosa. Ele influenciou de maneira decisiva as
estruturas políticas, sociais, culturais e econômicas do Ocidente. Tendo sido
perseguido de forma implacável durante um longo período, o cristianismo foi
incorporado pelo Império Romano no governo de Constantino. Ao longo do processo
histórico que propiciou a expansão do movimento cristão, observa-se que:
a) a
ampliação e consolidação do Império Romano resultaram essencialmente de sua
aliança precoce com o movimento cristão, sendo que este representou um
instrumento formidável de sustentação para o governo imperial.
b) o cristianismo proporcionou a dinamização da
economia do Império Romano, acelerando o processo do colonato que havia sido
iniciado na crise do século III, garantindo a hegemonia de Roma sobre todo o
mundo mediterrâneo.
c) o cristianismo apresentava um caráter
herético e subversivo, na medida em que rompia com os dogmas judaicos e, ao
mesmo tempo, representava um fator de desestruturação social e política para o
governo de Roma.
d) o Império Romano apresentou uma forte
expansão de suas fronteiras a partir da conquista da Gália e da Germânia, tendo
sido favorecido nesse processo pela conversão das populações dessas regiões ao
cristianismo.
9. (UFPR) O cristianismo católico tornou-se religião oficial do Império Romano no
ano de 380 d.C., data da edição do famoso édito de Tessalônica, outorgado pelo
Imperador Teodósio. Desde a sua criação até este momento, a caminhada foi dura
e difícil para os seguidores de Cristo. Exemplo disso foram as perseguições
movidas por alguns imperadores romanos, eternizadas pelos relatos fantásticos e
emotivos de vários escritores e historiadores cristãos. Podemos apontar como
principais causas dessas perseguições:
a) O ódio e a intolerância tanto das
autoridades como da população pagã do mundo romano, que viam na figura de
Cristo e na comunidade cristã uma ameaça ao poder do Imperador.
b) A
constante penetração de elementos cristãos tanto nas filas do exército imperial
romano como em cargos administrativos de elevada importância, que poderiam
servir de “mau exemplo” tanto em termos políticos como ideológicos.
c) Aspectos de índole moral, na medida em que
os cristãos eram acusados pelos pagãos de realizarem orgias e assassinatos de
crianças em seus rituais.
d) A associação entre os cristãos e os inimigos
bárbaros que punha em risco a estabilidade política e religiosa interna do
mundo imperial romano.
e) A necessidade de oferecer à população de
Roma “pão e circo”, com os cristãos sendo sacrificados na arena do Coliseu para
minimizar a ameaça de revoltas populares contra as autoridades imperiais.
10. (UCS RS) O cristianismo surgiu a partir das pregações de Jesus Cristo, que
nasceu na província romana da Judeia. Seus ideais, difundidos pelos apóstolos
após a sua morte, eram baseados principalmente na humildade e no amor ao
próximo.
Considere as seguintes afirmações sobre a
cristianização do Império Romano.
I. A religião cristã disseminou-se
principalmente entre as camadas humildes, preocupando as autoridades romanas,
que passaram a hostilizá-la, pois seus seguidores se recusavam, por exemplo, a
servir o exército, a reconhecer a divindade do imperador e a prestar-lhe culto.
II. As primeiras perseguições começaram no
século I e, com exceção de alguns períodos de trégua, duraram até o início do
século IV. Só tiveram fim, porque os imperadores passaram a se aliar aos
cristãos, visando à manutenção do poder, pois o cristianismo estava amplamente
difundido em todo o império.
III. Em 313, foi concedida a liberdade de culto aos cristãos e, em 382, o
cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano. As antigas
perseguições religiosas terminaram, sendo inclusive permitido o antigo
paganismo praticado pelos romanos, uma vez que a condescendência fazia parte do
espírito cristão.
Das afirmativas acima, pode-se dizer que
a) apenas I está correta.
b) apenas II está correta.
c) apenas
I e II estão corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
11. (FGV) O
anfiteatro era, para os romanos, parte de sua normalidade cotidiana, um lugar
no qual reafirmavam seus valores e sua concepção do “normal”. Nos anfiteatros
eram expostos, para serem supliciados, bárbaros vencidos, inimigos que se
haviam insurgido contra a ordem romana. Nos anfiteatros se supliciavam, também,
bandidos e marginais, como por vezes os cristãos, que eram jogados às feras e
dados como espetáculo, para o prazer de seus algozes ou daqueles que defendiam
os valores normais da sociedade.
(Norberto Luiz Guarinello, A normalidade da violência em Roma In http://
www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/ a_normalidade_da_violencia_em_roma.html)
Sobre as relações entre os cristãos e o
Estado Romano, é correto afirmar que
a) a violência durante a República Romana
vitimou os cristãos porque estes aceitaram a presença dos povos bárbaros dentro
das fronteiras romanas.
b) a prática do cristianismo foi tolerada em
Roma desde os primórdios dessa religião, e as ocorrências violentas podem ser
consideradas exceções.
c) o
cristianismo sofreu violenta perseguição no Império Romano pela sua recusa em
aceitar a divinização dos imperadores.
d) a ação cristã foi consentida pelo poder
romano, e a violência contra a nova religião restringiu-se aos seus principais
líderes.
e) a intensa violência praticada contra os
seguidores do cristianismo ocorreu por um curto período, apenas durante os
primeiros anos da Monarquia Romana.
12. (Unievangélica
GO) Leia o texto a seguir.
Em 393, o imperador romano Teodósio (347-395)
aboliu os Jogos Olímpicos, que há mais de um milênio reuniam atletas de várias
partes do mundo grego. Foi o ponto final de um longo processo de decadência das
competições esportivas na Antiguidade Clássica, que vinham sendo desvirtuadas
havia já muito tempo por um profissionalismo crescente e pela falta de
interesse dos romanos, que tinham conquistado a Grécia. Foi o cristianismo, no
entanto, que deu o golpe fatal nesses jogos, que exaltavam o corpo e, ligados
ao paganismo, constituíam um perigo para a nova religião, transformada em credo
oficial do Império Romano por Teodósio. A vida terrestre, acreditavam os
seguidores de Cristo, não era mais que um breve interlúdio antes de o homem
alcançar a vida eterna. O corpo não podia ser exaltado.
VERDON, Jean. Na Idade Média, a Igreja
condena o esporte. Disponível em:
. Acesso em: 01 out. 2013.
Várias foram as mudanças que a adoção do
cristianismo causou na sociedade romana como, por exemplo:
a) Em
380 d.C., quando o imperador Teodósio foi batizado cristão, o cristianismo
passou a ser considerado a religião oficial do Estado.
b) A religião romana, ainda com a adoção do
cristianismo, venerava o imperador que, mesmo depois da morte, ocupava lugar
entre os deuses tradicionais.
c) Para os romanos, a religião tinha apenas um
sentido simbólico, sem nenhuma relação com o mundo prático.
d) Com as perseguições, a punição e o martírio
nos espetáculos públicos, os cristãos recuaram, adotaram a religião oficial e
passaram a cultuar o imperador romano.
13. (UFMA) Assinale a opção que indica as principais contribuições culturais de
Roma para o mundo ocidental.
a) A escolástica, o nicolaísmo e o cesaropapismo.
b) O absolutismo, a literatura, a filosofia e a
religião.
c) O iluminismo, a língua italiana e o estilo
romântico.
d) O
direito, o cristianismo, a língua e a literatura latinas.
e) As heresias, a religião politeísta e a
universidade.
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