1. (Fac. Cultura Inglesa SP/2015) A
catedral é uma igreja urbana. Ela domina a cidade e observa tudo o que se
produz e se troca em uma aglomeração que fora dela é só emaranhado de ruelas,
de cloacas e de imundícies. A cidade é concentrada, estreita. A catedral é toda
aberta. Ela é uma demonstração de autoridade. Ela fala da soberania do
Cristo-Rei por meio de suas fachadas que têm a aparência de fortalezas e por
meio de suas torres que prolongam as fachadas. A catedral é a afirmação que a salvação
é alcançada na ordem e na disciplina, sob o controle do poder do bispo.
(Georges
Duby. A Europa na Idade Média, 1984. Adaptado.)
O
excerto refere-se ao renascimento das cidades na Idade Média europeia e à
emergência
a) da construção de igrejas e do surgimento de
novas religiões cristãs.
b) da arte gótica e do fortalecimento do poder
da hierarquia eclesiástica.
c) da igreja românica e da confirmação do poder
dos senhores feudais.
d) da arquitetura barroca e da catequização
cristã dos povos pagãos.
e) da basílica neoclássica e do retorno do
cristianismo às suas origens.
2. (UFPR/2005) “No coração da obra, esta
ideia: Deus é luz. Desta luz inicial, incriada e criadora, participa cada criatura. Cada criatura recebe e transmite a
iluminação divina segundo a sua capacidade, isto é, segundo o lugar que ocupa
na escala dos seres, segundo o nível em que o pensamento de Deus
hierarquicamente o situou.”
(DUBY, Georges. O tempo das catedrais.
Lisboa: Estampa, 1979. p. 105.)
A citação resume o princípio norteador do
estilo gótico, que predominou na arquitetura e na escultura religiosas da
Europa Ocidental no século XIII. Sobre esse estilo e seus ideais, assinale a
alternativa correta.
a) A luminosidade das
catedrais góticas representa uma tentativa dos arquitetos da época de
identificar os espaços sagrados com o entusiasmo predominante no século XIII,
decorrente das boas condições de vida que se instauravam com a conjuntura de
crescimento urbano, mercantil e agrícola que predominava naquele contexto. Com
isso, a Igreja mantinha atualizados seu discurso e presença como convinha ao
otimismo da época.
b) A necessidade de
luminosidade levou ao desenvolvimento de técnicas cada vez mais apuradas de
sustentação de grandes candelabros nas altas abóbadas, a fim de garantir, com
velas de cera, a luz no interior da construção, visto que a luz natural é
escassa na maior parte do ano nas regiões setentrionais da Europa.
c) Na Idade Média, todos os
pensadores que discordavam do pensamento oficial da Igreja tinham que buscar
espaços alternativos para a manifestação de suas ideias. As catedrais góticas,
construídas nas cidades, são um exemplo desse tipo de espaço.
d) Como as catedrais eram
construídas por mestres pedreiros, ferreiros, vitraleiros e carpinteiros, entre
outros, a arquitetura das altas igrejas e a aparência de poder e verticalidade
das construções decorriam das aspirações desses membros das corporações de
ofícios de conquistarem o poder dentro das cidades.
e) Os vitrais representavam
cenas ocorridas durante a construção das catedrais, que demoravam décadas até
estarem concluídas, e apresentavam sobretudo cenas do trabalho dos mestres e
trabalhadores manuais.
3. (IBMEC SP/2008) “Na Idade Média, as
relações espaciais tendiam a ser organizadas como símbolos e valores. O objeto
mais alto da cidade era a flecha da Igreja que apontava para o céu e dominava
as construções – como a Igreja dominava as esperanças e as crenças dos fiéis.”
(MUNFORD, L.)
A arte espiritual do início da Idade Média,
que rejeitava toda a imitação da realidade, passa a dar lugar a um estilo mais
naturalista e às construções verticalizadas. A arte gótica, desenvolvida na
segunda metade do século XII, pode ser considerada um reflexo das
transformações ocorridas na Baixa Idade Média, entre as quais
a) a transição, nas unidades
feudais, da servidão feudal para o trabalho livre, devido ao crescimento
populacional verificado desde o final do século X e, sobretudo, no século XI,
na Europa Ocidental.
b) a nova mentalidade
presente nas corporações de ofício, onde se passou a defender toda a
possibilidade de lucro, e não mais o “justo preço” defendido pela Igreja
Católica.
c) o abandono do espírito
coletivista que regrava a vida social do homem medieval e a imposição de
valores teocêntricos que passaram a direcionar um novo comportamento social.
d) a diminuição da
influência cultural e do poder econômico da Igreja Católica Apostólica Romana
que, com o Renascimento Comercial, já não era mais a maior proprietária de
terras.
e) a mudança de mentalidade
do homem medieval, fruto do desenvolvimento comercial e do crescimento da
influência da classe burguesa, que passou a valorizar, cada vez mais, o
espírito individualista e empreendedor.
4. (Fac.
Cultura Inglesa SP/2015) A catedral é uma igreja
urbana. Ela domina a cidade e observa tudo o que se produz e se troca em uma
aglomeração que fora dela é só emaranhado de ruelas, de cloacas e de
imundícies. A cidade é concentrada, estreita. A catedral é toda aberta. Ela é
uma demonstração de autoridade. Ela fala da soberania do Cristo-Rei por meio de
suas fachadas que têm a aparência de fortalezas e por meio de suas torres que
prolongam as fachadas. A catedral é a afirmação que a salvação é alcançada na
ordem e na disciplina, sob o controle do poder do bispo.
(Georges
Duby. A Europa na Idade Média, 1984. Adaptado.)
O
excerto refere-se ao renascimento das cidades na Idade Média europeia e à
emergência
a) da construção de igrejas
e do surgimento de novas religiões cristãs.
b) da arte gótica e do
fortalecimento do poder da hierarquia eclesiástica.
c) da igreja românica e da
confirmação do poder dos senhores feudais.
d) da arquitetura barroca e
da catequização cristã dos povos pagãos.
e) da basílica neoclássica e
do retorno do cristianismo às suas origens.
5. (UFTM MG/2002) Um conjunto de
transformações econômicas, sociais e culturais modificaram o panorama histórico
europeu a partir do século XII. Assistiu-se a um renascimento das cidades e à
emergência de um novo estilo na construção de igrejas que ficou conhecido como:
a) Romântico.
b) Bizantino.
c) Renascentista.
d) Barroco.
e) Gótico.
6. (UNESP SP/1999) A partir do século XII, em
algumas regiões europeias, nas cidades em crescimento, comerciantes, artesãos e
bispos aliaram-se para a construção de catedrais com grandes pórticos, vitrais
e rosáceas, produzindo uma "poética da luz", abóbadas e torres
elevadas que dominavam os demais edifícios urbanos.
O estilo da arte da época é denominado:
a) renascentista.
b) bizantino.
c) românico.
d) gótico.
e) barroco.
GABARITO
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