1. (UEL PR/1999) "Deixai (seguir
viagem rumo ao Oriente. para
lutar contra os infiéis, os que outrora combatiam impiedosamente os fiéis em
guerras particulares... Deixai (partir) os que são ladrões, para tornarem-se
soldados. Deixai (viajar) aqueles que outrora se bateram contra os seus irmãos
e parentes, para lutarem contra os bárbaros... Deixai (participar do movimento)
os que outrora foram mercenários, muito mal remunerados, para que recebam a
recompensa eterna."
(Pregação
do Papa Urbano I I, no Concilio de Clermont-Ferrand, 1095).
O texto
comprova que o Papado via nas Cruzadas um movimento:
a) teocrático, desvinculado das demais intenções.
b) político, mas dissociado da intenção de submeter reis e nobres à
obediência da igreja.
c) militar, indiferente ao desejo cristão de libertar Jerusalém do fiel
muçulmano.
d) comercial, alheio ao propósito de resgatar a rota da seda gravemente
ameaçada.
e) religioso, mas relacionado com
a busca de soluções para a superação de problemas sociais.
2. (PUC PR/2001) Nos séculos XI, XII e
XIII, a Europa Medieval organizou expedições militares contra o Mundo Islâmico,
as Cruzadas.
Assinale
a alternativa INCORRETA:
a) Dentre as causas sociais, destaca-se o direito de primogenitura. Nobres
não primogênitos desejavam obter feudos, mesmo que não localizados em terras
europeias.
b) Instigada por Veneza, a Quarta Cruzada atacou, saqueou e apoderou-se de
Constantinopla, onde implantou um Reino Latino.
c) Ao pregar a Primeira Cruzada, o Papa Urbano II pretendia não apenas
socorrer o Império Bizantino contra os turcos, mas também reunificar as Igrejas
Católica e Grega Ortodoxa, separadas nesse mesmo século XI pelo Cisma do
Oriente.
d) Politicamente, as Cruzadas enfraqueceram o Feudalismo, pois os senhores
feudais equipavam e mantinham suas tropas. Empobrecendo, sofreram numerosas
baixas, ocorrendo aumento do poder real.
e) Militarmente, as Cruzadas foram
um sucesso. Ocupada em 1099 pelos cristãos, Jerusalém somente seria tomada
pelos muçulmanos no século XVII, quando estes chegaram a sitiar Viena.
3. (UNIFOR CE/1999) "Deixai os que
outrora estavam acostumados a se bater contra os fiéis em guerras particulares,
lutar contra os infiéis (...). Deixai os que até aqui foram ladrões tornarem-se
soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes
lutarem agora contra os bárbaros, como devem. Deixai os que outrora foram
mercenários, a baixos salários, receber agora a recompensa eterna. (...) uma
vez que a terra que habitais, fechada de todos os lados pelo mar e circundada
por picos de montanhas, é demasiado pequena para a vossa grande população: a
sua riqueza também não abunda, mal fornece o alimento necessário aos seus
cultivadores (...). Tomai o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai-o àquela raça
perversa e submetei-o a vós mesmos."
O texto
é um trecho do Sermão do Papa Urbano II, convocando os cristãos a organizarem a
Cruzada.
De
acordo com as palavras do papa pode-se deduzir que as Cruzadas, além da
libertação do Santo Sepulcro, visavam:
a) conter o crescimento populacional na Europa e a invasão muçulmana, na
Península Ibérica.
b) anular o interesse da Igreja na união da cristandade e o crescimento da
produção agrícola.
c) aliviar as tensões internas da
cristandade e expandir o seu território.
d) incentivar os cristãos a lutarem contra os infiéis e a estimular o
interesse do clero pelo comércio oriental.
e) glorificar o esforço da Igreja em combater as guerras entre os nobres e
a consequente diminuição da população.
4. (UNIFOR CE/2000) Nos últimos anos do século
XI tiveram início as Cruzadas, expedições de cunho religioso-militar
organizadas como uma contra ofensiva cristã em relação ao cerco muçulmano.
É
correto afirmar que, ao mesmo tempo, essas expedições:
a) responderam pela ruralização da Europa Ocidental e deixaram como
principal consequência o esfacelamento do sistema feudal.
b) promoveram a reunificação da Igreja romana do Ocidente e do Oriente e
contribuíram para o fortalecimento do poder papal.
c) foram um meio utilizado pela Igreja para reconstruir o Antigo Império
Romano e transformar o Mediterrâneo num mare nostrum cristão.
d) conquistaram as rotas comerciais terrestres das cidades italianas e
impediram a difusão das crenças religiosas islâmicas no Mediterrâneo.
e) foram uma forma de aliviar as
pressões demográficas sobre o sistema feudal e trouxeram como principal
consequência a reabertura do Mediterrâneo ao comércio europeu.
5. (Mackenzie SP/2006) (...) Porém,
as intenções dessas várias pessoas eram diferentes. Algumas, na realidade,
ávidas de novidade, iam para saber coisas sobre novas terras. Outras eram
levadas pela pobreza, por estarem em situação difícil na sua casa; esses homens
foram para combater não apenas os inimigos da Cruz de Cristo, mas mesmo os
amigos do nome cristão, onde quer que vissem a oportunidade de aliviar a sua
pobreza.
Annales
herbipolenses, ano de 1147
A
partir do texto acima, assinale a alternativa correta a respeito das Cruzadas:
a) Foram expedições originariamente organizadas pelo Papa e senhores
feudais, que acabaram por se voltar contra os próprios cristãos e o papado,
provocando assim a crise do feudalismo.
b) Tiveram como resultado a dominação cristã, ao longo da Baixa Idade
Média, de toda a região do Oriente, bem como de todo o seu comércio.
c) Inspiravam-se no propósito
religioso-militar de recuperação da Terra Santa do domínio turco; mas, delas,
participaram também grupos de indivíduos leigos, geralmente impelidos por
situações de miséria urbana e rural.
d) Permitiram às cidades europeias, utilizando um pretexto religioso,
escoar para o Oriente seus excessos demográficos, e, assim, diminuir os
problemas de superpopulação urbana.
e) Levaram à decadência os valores religiosos europeus, em razão do
contato com a religião islâmica e com a filosofia árabe.
6. (UNIFOR CE/2003) Considere o texto a
seguir.
“Ainda
que irmãos, vós vos despedaçais mutuamente, cometeis sacrilégios (…) cessai,
pois, de assassinar vossos irmãos e, em vez disso, marchai contra as nações
estrangeiras e combatei por Jerusalém.”
Discurso
do papa Urbano II feito no Concílio de Clermont, em 27 de novembro de 1095.
(Ricardo
Maranhão & Maria Fernanda Antunes. Trabalho e Civilização: do ocidente ao
oriente. São Paulo: Moderna, 1999, p. 72)
O
“combate por Jerusalém” a que se refere o papa Urbano II, nesse discurso, diz
respeito:
a) à Guerra de Reconquista dos cavaleiros
cristãos contra os muçulmanos que haviam ocupado o norte da Península Ibérica
desde o século VIII.
b) à defesa da Europa contra as tropas do
Império Bizantino que haviam dizimado toda a população cristã de Jerusalém em
nome do islamismo.
c) à luta pacífica através da propagação da fé
cristã, expressa por meio de penitências e longas marchas em peregrinação a
lugares sagrados como Jerusalém.
d) às expedições militares, denominadas
cruzadas, organizadas pela Igreja para tornar Jerusalém, considerada Terra
Santa, do domínio muçulmano.
e) à Guerra Santa contra os hereges, os infiéis
e os governantes ateus que ameaçavam a hegemonia da Igreja Católica na Europa.
7. (UFTM MG/2003) As Cruzadas, organizadas
durante a Idade Média, tiveram importante repercussão na Europa porque:
a) favoreceram o comércio entre Oriente e
Ocidente, com a liberação do Mediterrâneo.
b) reforçaram as instituições feudais, por
terem sido organizadas pela nobreza.
c) libertaram o Egito e áreas da Síria do
domínio muçulmano.
d) permitiram a reconquista definitiva da Terra
Santa, com a expulsão dos turcos otomanos.
e) diminuíram as atividades mercantis e a
intolerância religiosa dos cristãos europeus.
8. (FUVEST SP/2004) “Quanto às galeras
fugitivas, carregadas de doentes e feridos, tiveram que enfrentar, no rio Nilo,
os navios dos muçulmanos que barravam sua passagem e foi um massacre quase
total: os infiéis só pouparam aqueles que pudessem ser trocados por um bom
resgate. A cruzada estava terminada.
E foi
cativo que o rei entrou em Mansourah, extenuado, consumido pela febre, com uma
desinteria que parecia a ponto de consumi-lo. E foram os médicos do sultão que
o curaram e o salvaram.”
Joinville.
Livro dos Fatos (A 1ª Cruzada de São Luiz)
Os
acontecimentos descritos pelo escritor Joinville, em 1250, revelam que as
Cruzadas foram:
a) organizadas pelos reis católicos, em comum
acordo com chefes egípcios, para tomar Jerusalém das mãos dos muçulmanos.
b) consequência das atrocidades dos ataques dos
islâmicos nas regiões da Península Ibérica.
c) uma resposta ao domínio do militarismo árabe
que ameaçava a segurança dos países cristãos e do papado.
d) um movimento de expansão de reis cristãos e
da Igreja romana nas regiões do mundo islâmico.
e) expedições militares organizadas pelos reis
europeus em represália aos ataques dos bizantinos a Jerusalém.
9. (PAES MG/2004) Leia o texto que se segue.
“As cruzadas
ajudaram a despertar a Europa do seu sono feudal, espalhando sacerdotes,
guerreiros, trabalhadores e uma crescente classe de comerciantes por todo o
continente; intensificaram a procura de mercadorias estrangeiras; arrebataram a
rota do Mediterrâneo das mãos dos muçulmanos e a converteram, outra vez, na
maior rota comercial entre o Oriente e o Ocidente, tal como antes.”
(HUBERMAN,
Leo. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1979, p. 30. Citado
por VICENTINO, Cláudio. História Geral. São Paulo: Scipione, 1997, p.136)
O texto
acima
a) demonstra que as Cruzadas obedeciam a
imperativos econômicos, sendo desprovidas de caráter religioso, como ficou
provado na reconquista do Mediterrâneo pelos ocidentais.
b) denuncia o caráter belicoso da Igreja
Católica medieval que, fundada em princípios eurocêntricos, se julgava no
direito de intervir nas culturas diferentes, tais como as de origem oriental.
c) aponta o caráter comercial presente no
movimento cruzadista, bem como as consequências que o mesmo veio acarretar à
Europa Ocidental na Baixa Idade Média.
d) considera as Cruzadas o movimento
fundamental que dá início ao sistema capitalista em substituição ao feudal,
pois torna possível a acumulação primitiva de capital pelo saque das riquezas
dos muçulmanos.
10. (PUC RS/2005) INSTRUÇÃO: Considere as
seguintes afirmativas sobre as Cruzadas, movimento militar-religioso que
ocorreu a partir do século XI na Europa Ocidental.
As
Cruzadas
I. foram também utilizadas pelos reinos
cristãos da Europa para expulsar os árabes da Península Ibérica.
II. serviram como um enfrentamento ao decréscimo
populacional sofrido pela Europa no período, constituindo-se em uma forma de
conquista de mão-de-obra servil e escrava.
III. deveriam, como iniciativas do papado, servir
para consolidar a unidade espiritual na Europa Ocidental, o que representaria
um obstáculo para as contestações ao poder da Igreja, feitas por reis medievais
e movimentos heréticos.
IV. determinaram a decadência das cidades
independentes do norte da Itália, como Gênova e Veneza, pois contribuíram para
deslocar as rotas comerciais mediterrânicas para o Atlântico.
Estão
corretas as afirmativas:
a) I e II
b) I e III
c) III e IV
d) I, II e IV
e) II, III e IV
11. (UEPB/2006) Sobre as Cruzadas, o mais
longo conflito entre católicos e muçulmanos, assinale a única alternativa
incorreta:
a) As Cruzadas foram antes de qualquer coisa um
grande incentivo para o desenvolvimento comercial e científico da Europa, já
que muito se investiu na construção naval, na indústria de bens de consumo e no
desenvolvimento desde as táticas de combate até a culinária.
b) As Cruzadas consistiram em expedições
guerreiras, estimuladas pelo papado, para a conquista dos territórios
palestinos considerados santificados e que estavam sob domínio muçulmano haviam
séculos.
c) Para arregimentar seus exércitos para
lutarem contra os povos bárbaros do Oriente, o Papa Urbano II prometia aos
guerreiros (ou Cruzados) total indulgência de seus pecados, além de pagamentos
de vultosas quantias em espécie ou na forma de terras.
d) Apesar de terem durado tanto tempo (cerca de
200 anos), todas as Cruzadas foram vitoriosas e conseguiram destruir quase que
totalmente a estrutura social, cultural, política e econômica de muitas das
sociedades muçulmanas da época.
e) Em que pese todo o investimento feito pelos
europeus para lançarem as Cruzadas, e mesmo com campanhas bem-sucedidas nas
quais a presença muçulmana nos territórios bizantinos foi momentaneamente
contida, eles foram derrotados e expulsos de Jerusalém pelas tropas do Sultão
Saladino, em 1187.
12. (UFPE/2006) Analise as afirmativas
abaixo relacionadas com a existência das Cruzadas.
I) As Cruzadas eram expedições organizadas
pelos senhores feudais, com a finalidade de reativar a vida nos feudos.
II) As Cruzadas, expedições marcadas por
interesses religiosos e econômicos, contavam com a participação da Igreja
Católica.
III) As Cruzadas não trouxeram contribuições para
a economia no Ocidente, pois criaram conflitos inexpressivos e exacerbaram o
fanatismo religioso.
IV) A participação da população pobre nas
Cruzadas foi significativa e aponta para um dos momentos de crise do sistema
feudal.
V) Os lucros dos nobres nas Cruzadas
contribuíram para revitalizar a economia feudal, com a adoção do trabalho
assalariado.
Está(ão)
correta(s):
a) IV apenas
b) II e III apenas
c) I apenas
d) I, II, III, IV e V
e) II e IV apenas
13. (UECE/2007) O fenômeno das cruzadas se
estende ao longo de dois séculos de história europeia. Desde a conquista de
Jerusalém pelos turcos (séc. XI) até a queda de São João D’Acre, última
fortaleza cristã (séc.XIII) dominada pelos turcos muçulmanos. Das inúmeras
causas da difusão do “espírito da cruzada”, destaca-se:
a) A necessidade dos abastados nobres europeus
de encontrar aventura, glória e de obter o principal prêmio: o casamento com
uma jovem nobre, bela e rica.
b) O cumprimento de uma obrigação religiosa:
combater o infiel muçulmano era uma ação santa e representava a possibilidade
de salvação eterna.
c) A presença de um profundo zelo religioso,
característico da medievalidade, acompanhada de motivos econômicos e sociais da
Europa.
d) A predominância de interesses econômicos das
cidades comerciais que desejavam expandir suas atividades mercantis.
14. (UNIFOR CE/2007) Considere o
texto.
Como se aproximasse já aquele termo que o Senhor Jesus anuncia
quotidianamente aos seus fiéis, especialmente no Evangelho onde diz: “Se alguém
me quiser seguir, renuncie a si próprio, tome a sua cruz e siga-me”, deu-se um
grande movimento por todas as regiões das Gálias (França), a fim de que, de
coração e espírito puros, [o povo] desejasse seguir o Senhor com zelo e
quisesse transportar fielmente a cruz e não tardasse em tomar apressadamente o
caminho do Santo Sepulcro.
(In:
Fernanda Spinosa. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Livraria Sá
da Costa, 1976. p 294)
O texto
de um cronista anônimo do período medieval traduzia o sentimento
a) dos turcos otomanos durante a conquista das
cidades cristãs.
b) da cristandade nas cruzadas contra os povos
muçulmanos.
c) dos protestantes contra as autoridades
eclesiásticas católicas.
d) da nobreza feudal na sua investida contra os
bispos e abades.
e) dos islamitas nos movimentos em defesa da
ordem feudal.
15. (FGV/2008) (...) as cruzadas não
foram as responsáveis pelas grandes transformações econômicas, mas produtos
delas. Contudo, elas não deixaram de contribuir para os avanços daquelas
transformações. (...) O intenso comércio praticado pelas cidades italianas,
Gênova e Veneza, cresceu bastante com a abertura dos mercados
orientais,
para o que as cruzadas desempenharam papel decisivo (...)
(Hilário
Franco Júnior, As cruzadas)
Além da
decorrência apresentada, pode-se atribuir a essas expedições
a) o desaparecimento das ordens mendicantes –
especialmente franciscanos e dominicanos –, assim como a superação das heresias
católicas.
b) o fortalecimento nas relações de vassalagem
em toda a Europa Ocidental e um forte retraimento do poder econômico da
burguesia comercial.
c) a estagnação das atividades comerciais entre
algumas cidades comerciais do mar do Norte – como Bruges e Gand – e as cidades
do litoral oeste da África.
d) a radicalização no processo de fragmentação
político-territorial da Europa, com a importante ampliação do poder econômico
da nobreza togada.
e) a relação entre os cruzados com bizantinos e
muçulmanos, permitindo que a Europa voltasse a ter contato com algumas obras de
filosofia greco-romana.
16. (UPE/2008) As lutas decorrentes das
Cruzadas mostraram não somente o fanatismo religioso, mas também afirmaram a importância
de interesses econômicos. As Cruzadas economicamente
a) fortaleceram o poder de Constantinopla,
enfraquecendo o comércio europeu durante a Idade Média.
b) mantiveram as mesmas rotas comerciais do
Império Romano, gerando prejuízos para os comerciantes.
c) acabaram com o comércio nas grandes cidades
europeias, fortalecendo o feudalismo.
d) diminuíram bastante o prestígio comercial de
Constantinopla, fortalecendo o comércio no Mediterrâneo.
e) consolidaram o poder da burguesia francesa,
interessada em derrotar os comerciantes italianos.
17. (UFRN/2009) Em 1095, atendendo ao
apelo do papa Urbano II para que iniciassem uma guerra contra os muçulmanos, os
nobres cristãos, motivados por ideais religiosos e econômicos, organizaram as
Cruzadas.
Considerando-se
o conjunto dessas expedições, que se prolongaram até 1270, pode-se destacar
como uma de suas consequências:
a) o enfraquecimento do comércio italiano no
Mar Mediterrâneo, em razão da insegurança e dos perigos gerados pelos conflitos
militares.
b) o fortalecimento da autoridade dos senhores
feudais, cujas finanças foram consolidadas com a exploração dos territórios do
Oriente.
c) a difusão e a assimilação da cultura
germânica pelo império bizantino, alterando significativamente o modo de viver
dos povos orientais.
d) a ampliação do universo cultural dos povos
europeus, possibilitada pelo contato com a rica cultura dos povos orientais.
18. (CEFET PR/2009) As Cruzadas são
tradicionalmente definidas como expedições de caráter “militar” organizadas
pela Igreja, para combaterem os inimigos do cristianismo e libertarem a Terra
Santa (Jerusalém) das mãos desses infiéis. O movimento estendeu-se desde os
fins do século XI até meados do século XIII. Sobre esse assunto, assinale a
alternativa INCORRETA.
a) O termo Cruzadas passou a designar esse
movimento em virtude de seus adeptos serem identificados pelo símbolo da cruz
bordado em suas vestes.
b) As peregrinações em direção a Jerusalém,
assim como as lutas travadas contra os muçulmanos na Península Ibérica e contra
os hereges em toda a Europa Ocidental, foram justificadas e legitimadas pela
Igreja.
c) O movimento cruzadista foi motivado pelo
predomínio da Igreja sobre o comportamento do homem medieval.
d) Muitos nobres passaram a encarar as
expedições à Terra Santa como uma real possibilidade de ampliar seus domínios
territoriais.
e) As Cruzadas Medievais foram um conjunto de fatos
isolados e em nada influenciaram a superação da crise que se instalava na
sociedade feudal durante a Baixa Idade Média.
19. (ESPM/2009) Nos últimos anos do século
XI tiveram início as Cruzadas. Expedições de cunho religioso-militar em que
tomaram parte os cristãos constituíram um movimento de expansão dos cristãos
europeus em direção ao Oriente.
Ao
mesmo tempo serviram como uma forma de aliviar as pressões demográficas sobre o
sistema feudal.
(Leonel
Itaussu. História Antiga e Medieval: da Comunidade Primitiva ao Estado Moderno)
Assinale
a alternativa que apresente uma consequência das Cruzadas: a libertação
definitiva de Jerusalém do domínio dos muçulmanos;
a) a libertação definitiva de Jerusalém do
domínio dos muçulmanos;
b) a implantação do sistema feudal na Terra
Santa;
c) a interrupção das relações comerciais entre
o Ocidente e o Oriente;
d) a reabertura do Mediterrâneo ao comércio
europeu;
e) a transformação do Mediterrâneo em um “lago
muçulmano”, tendo em vista a vitória dos islamitas.
20. (Mackenzie SP/2010) “Enfim, em
novembro de 1095, (...) o papa Urbano II (...) dirigiu à aristocracia guerreira
francesa uma advertência, divulgada, a seguir, por toda a Europa: aqueles que
até então tinham vivido como saqueadores, martirizando seus irmãos cristãos,
poderiam ir para o Oriente, onde os cristãos encontravam-se ameaçados pelos
muçulmanos, e empregar suas energias contra os infiéis. Assim, com o recurso
deste expediente destinado a ‘exportar a violência’, foi assentada a primeira
pedra no edifício das futuras Cruzadas”.
Jacques
Le Goff & Jean-Claude Schmitt. Dicionário Temático do Ocidente Medieval
De
acordo com o texto, é correto afirmar que as Cruzadas
a) foram expedições de caráter essencialmente
religioso, conclamando os europeus para um acordo de paz com os “infiéis” no
Oriente Médio.
b) tiveram nas ações militares contra os
“infiéis” no Oriente sua característica mais marcante, como maneira de solucionar
problemas sociais vividos na Europa.
c) tiveram a característica de exportar para a
América a ideia fixa de converter os indígenas em seguidores fiéis do
cristianismo.
d) analisaram sistematicamente as civilizações
do Oriente, com o intuito de preservar sua cultura após a luta contra os
“infiéis”.
e) mesclaram princípios religiosos e militares,
buscando, por meio da conversão dos “infiéis” no Oriente, aumentar seguidores
do Cristianismo, então ameaçado pela Reforma Religiosa.
GABARITO
1 Comentários
vlw
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