1. (UNESP SP/2004) A fim de
satisfazer as necessidades do castelo, os comerciantes começaram a afluir à
frente da sua porta, perto da ponte: mercadores, comerciantes de artigos caros
e, depois, donos de cabaré e hoteleiros que alimentavam e hospedavam todos
aqueles que negociavam com o príncipe (...) Foram construídas assim casas e
instalaram-se albergues onde eram alojados os que não eram hóspedes do castelo
(...) As habitações multiplicaram-se de tal sorte que foi logo criada uma
grande cidade.
(Jean
Long, cronista do século XIV.)
De
acordo com o texto, o nascimento de algumas cidades da Europa resultou da:
a) transformação do negociante sedentário em comerciante ambulante.
b) oposição dos senhores feudais à instituição do mercado no seu castelo.
c) atração exercida pelos pregadores religiosos sobre a população
camponesa.
d) insegurança provocada pelas lutas entre nobres feudais sobre a
atividade mercantil.
e) fixação crescente de uma
população ligada às atividades mercantis.
2. (UNESP SP/2004) A respeito da formação das
Monarquias Nacionais europeias na passagem da Idade Média para a Época Moderna,
é correto afirmar que:
a) o poder político dos monarcas firmou-se graças ao apoio da nobreza,
ameaçada pela força crescente da burguesia.
b) a expansão muçulmana e o domínio do mar Mediterrâneo pelos árabes
favoreceram a centralização.
c) uma das limitações mais sérias dos soberanos era a proibição de
organizarem exércitos profissionais.
d) o poder real firmou-se contra a
influência do Papa e o ideal de unidade cristã, dominante no período medieval.
e) a ação efetiva dos monarcas dependia da concordância dos principais
suseranos do reino.
3. (UNIFOR CE/2003) A figura evidencia o
desenvolvimento das cidades medievais durante a Idade Média. A partir do século
XII, muitas dessas cidades ultrapassaram os limites de suas muralhas, às
margens das quais proliferam subúrbios como se vê na ilustração.
(Georges
Duby. Ano 1000 ano 2000: na pista de nossos medos. Trad. São Paulo: Unesp,
1998)
Considera-se
um dos principais fatores para o crescimento das cidades medievais:
a) a limitação do acesso dos pobres às propriedades situadas no lado de
dentro das muralhas, que os obrigou a instalarem-se em áreas menos valorizadas.
b) a invasão constante dos povos bárbaros que obrigava os camponeses a
buscar refúgio nas cidades e em suas proximidades.
c) o desenvolvimento do comércio e
a expansão da produção agrícola que estimularam um grande aumento populacional.
d) a mecanização da agricultura que dispersou parte da mão-de-obra braçal
e estimulou a migração de camponeses para a cidade.
e) o aumento do fluxo imigratório para a Europa, impulsionado pelo
enriquecimento causado pelas descobertas de novas terras e a expansão
marítimo-comercial.
4. (UNIFOR CE/2003) Considere o texto a
seguir.
“Ainda
que irmãos, vós vos despedaçais mutuamente, cometeis sacrilégios (…) cessai,
pois, de assassinar vossos irmãos e, em vez disso, marchai contra as nações
estrangeiras e combatei por Jerusalém.”
Discurso
do papa Urbano II feito no Concílio de Clermont, em 27 de novembro de 1095.
(Ricardo
Maranhão & Maria Fernanda Antunes. Trabalho e Civilização: do ocidente ao
oriente. São Paulo: Moderna, 1999, p. 72)
O
“combate por Jerusalém” a que se refere o papa Urbano II, nesse discurso, diz
respeito:
a) à Guerra de Reconquista dos cavaleiros
cristãos contra os muçulmanos que haviam ocupado o norte da Península Ibérica
desde o século VIII.
b) à defesa da Europa contra as tropas do
Império Bizantino que haviam dizimado toda a população cristã de Jerusalém em
nome do islamismo.
c) à luta pacífica através da propagação da fé
cristã, expressa por meio de penitências e longas marchas em peregrinação a
lugares sagrados como Jerusalém.
d) às expedições militares, denominadas
cruzadas, organizadas pela Igreja para tornar Jerusalém, considerada Terra
Santa, do domínio muçulmano.
e) à Guerra Santa contra os hereges, os infiéis
e os governantes ateus que ameaçavam a hegemonia da Igreja Católica na Europa.
5. (FGV/2003) A respeito das cidades medievais, é correto
afirmar:
a) As cidades da Idade Média Central (sécs.
XI-XIII), constituídas no interior do sistema feudal, desvencilharam- se das
atividades agrícolas e significaram uma completa ruptura com relação ao cenário
rural dominante.
b) Encravadas no mundo rural, as cidades da
Idade Média Central (sécs. XI-XIII) representaram uma profunda alteração com
relação às cidades da Antiguidade clássica na medida em que passaram a
constituir principalmente centros econômicos, onde, além do comércio,
desenvolveram a especialização de funções e a divisão social do trabalho.
c) As cidades da Idade Média Central (sécs.
XI-XIII) estabeleceram-se a partir dos modelos da Antiguidade Oriental,
recriando, em novas condições históricas, as instituições políticas
características do mundo helenístico.
d) O desenvolvimento e a proliferação das
cidades da Idade Média Central (sécs. XI-XIII) ocorreu num contexto de retração
econômica decorrente, entre outros fatores, da diminuição das áreas cultivadas,
da queda acentuada do volume de mão-de-obra e da estagnação das técnicas
agrícolas.
e) A expansão urbana da Idade Média Central
(sécs. XIXIII) foi decisiva para o desenvolvimento de uma nova sensibilidade
religiosa, na qual o modelo da Jerusalém Celestial esteve presente e estimulou
o aparecimento de grupos religiosos essencialmente urbanos, como os
cluniacenses e os cistercienses.
6. (FGV/2003) A respeito de Portugal durante a época
Moderna, é correto afirmar:
a) A montagem do vasto império ultramarino
esteve ligada ao fortalecimento dos setores aristocráticos que dominavam os
principais postos e funções do Estado lusitano.
b) A vinculação à monarquia espanhola durante a
União Ibérica (1580-1640) estimulou o movimento republicano vitorioso na
revolta de 1640.
c) Vantajosos tratados econômicos foram
estabelecidos com a Inglaterra, desde o século XVII, o que garantiu a
prosperidade da economia portuguesa durante a crise do Antigo Sistema Colonial.
d) Durante a União Ibérica (1580-1640),
estreitou-se ainda mais a parceria entre os portugueses e os holandeses, que
financiavam e distribuíam na Europa os produtos coloniais brasileiros.
e) Ao contrário das demais sociedades
européias, o Antigo Regime português caracterizou-se pela ausência de conflitos
religiosos e pelo interesse na produção cultural estrangeira.
7. (UFTM MG/2003) As Cruzadas, organizadas
durante a Idade Média, tiveram importante repercussão na Europa porque:
a) favoreceram o comércio entre Oriente e
Ocidente, com a liberação do Mediterrâneo.
b) reforçaram as instituições feudais, por
terem sido organizadas pela nobreza.
c) libertaram o Egito e áreas da Síria do
domínio muçulmano.
d) permitiram a reconquista definitiva da Terra
Santa, com a expulsão dos turcos otomanos.
e) diminuíram as atividades mercantis e a
intolerância religiosa dos cristãos europeus.
8. (FURG RS/2005) A partir do século XII,
desenvolveu-se o Burgo Medieval, cujo crescimento está relacionado aos
seguintes fatores:
I) surgimento de uma economia urbana artesanal;
II) movimento das Cruzadas rumo ao Oriente e
norte da África;
III) despertar das cidades da Europa Ocidental;
IV) divisão de trabalho entre artesãos-industriais
e comerciantes;
V) política de crédito e comércio monetário
incentivada pelas concepções éticas da Igreja.
São
verdadeiros os itens:
a) I, II, III e V.
b) I, II, III e IV.
c) I, III, IV e V.
d) I, II, IV e V.
e) I, II, III, IV e V.
9. (FUVEST SP/2004) “Quanto às galeras
fugitivas, carregadas de doentes e feridos, tiveram que enfrentar, no rio Nilo,
os navios dos muçulmanos que barravam sua passagem e foi um massacre quase
total: os infiéis só pouparam aqueles que pudessem ser trocados por um bom
resgate. A cruzada estava terminada.
E foi
cativo que o rei entrou em Mansourah, extenuado, consumido pela febre, com uma
desinteria que parecia a ponto de consumi-lo. E foram os médicos do sultão que
o curaram e o salvaram.”
Joinville.
Livro dos Fatos (A 1ª Cruzada de São Luiz)
Os acontecimentos descritos pelo escritor Joinville, em 1250, revelam
que as Cruzadas foram:
a) organizadas pelos reis católicos, em comum
acordo com chefes egípcios, para tomar Jerusalém das mãos dos muçulmanos.
b) consequência das atrocidades dos ataques dos
islâmicos nas regiões da Península Ibérica.
c) uma resposta ao domínio do militarismo árabe
que ameaçava a segurança dos países cristãos e do papado.
d) um movimento de expansão de reis cristãos
e da Igreja romana nas regiões do mundo islâmico.
e) expedições militares organizadas pelos reis
europeus em represália aos ataques dos bizantinos a Jerusalém.
10. (UECE/2004) “O aumento das
contestações aos dogmas da Igreja, na Europa Ocidental, levou o Concílio de
Verona, em 1184, a nomear bispos para visitarem duas vezes por ano as paróquias
suspeitas de heresia.”
Fonte:
NOVINSKY, Anita. A Inquisição. São Paulo: Brasiliense,1986, p. 15
Tomando
por base o comentário apresentado, é correto afirmar:
a) a inquisição foi estabelecida para combater
a propagação do ideário protestante;
b) a permanência de ideias separatistas, no
seio da Igreja católica, restringia-se à Itália;
c) a reação da nobreza, ao poder temporal da
Igreja, fez aumentar as manifestações à doutrina eclesiástica em diferentes
países da Europa;
d) a caça aos hereges, organizada pela
Igreja, também contou com o apoio da nobreza, demonstrando uma implicação
política das perseguições.
11. (PUC PR/2006) Facilitando o comércio e
evitando os perigos do transporte do dinheiro amoedado, surgiram os títulos de
crédito, como cheques, letras de câmbio, conhecimentos de depósito, e outros,
marcando inclusive o nascimento do direito comercial.
Esses
progressos comerciais tiveram origem:
a) no livro de autoria de Marco Polo que revelava
idênticas práticas dos chineses.
b) durante a Primeira Cruzada, que conquistou
Jerusalém.
c) na iniciativa dos monarcas ingleses do final
da Guerra dos Cem Anos.
d) nas feiras medievais.
e) na corte portuguesa dos monarcas da dinastia
de Avis.
12. (UEG GO/2004) Durante a Idade Média, o
século XII foi marcado por uma crise ou reforma religiosa que teve como intuito
um retorno à vita apostolica, isto é, ao florescimento de um estilo de
vida novo, baseado no retorno ao exemplo de Cristo e dos apóstolos.
Sobre
esse momento, marque a alternativa CORRETA:
a) O redespertar espiritual do século XII
considerava que o monopólio cultural da Igreja deveria ser destruído em função
da distância entre a chamada cultura erudita e a cultura popular.
b) A fundação de novas ordens monásticas, como
os Templários e a Ordem de Cristo, refletiu a necessidade de renovação dos
quadros eclesiásticos da Igreja.
c) A nova consciência espiritual do século
XII foi marcada pelo desejo dos leigos de participar da vida religiosa, destacando-se
os valdenses e os humiliati, acusados, posteriormente, de heresia.
d) Nas artes, o maior reflexo desse redespertar
espiritual foi a arquitetura. A verticalidade do estilo gótico foi uma herança
da cultura romana, refletindo o domínio do cristianismo desde a fundação de
Roma.
e) O ambiente intelectual vivenciou o retorno
às obras de Santo Agostinho, que propunham o fortalecimento do poder dos leigos
na vida religiosa.
13. (UESPI/2004) O amplo domínio da Igreja
Católica, na Idade Média, se dava também no campo da produção cultural. O
pensamento cristão teve figuras importantes como Santo Tomás de Aquino, que:
a) seguidor de Platão, defendia a divisão da
riqueza social.
b) defendia o livre arbítrio, contrapondo-se à teoria da predestinação
de Santo Agostinho.
c) foi contemporâneo de Santo Anselmo, com quem
estabeleceu as bases da Escolástica.
d) apoiou a instalação do tribunal da
Inquisição para julgar os hereges e pecadores.
e) formulou as ideias básicas do luteranismo e
do calvinismo.
14. (UFAC/2002) “…Mas, considerando que,
depois de ter sido admoestado (...) a abandonar inteiramente a falsa opinião de
que o Sol é o centro do mundo e é imóvel, e de que a Terra não é o centro do
mesmo e que se move, e que não devo adotar, defender nem ensinar de nenhuma
forma, seja oralmente, seja por escrito, a dita falsa doutrina, e depois de ter
sido notificado a mim que referida doutrina era contrária às Sagradas
Escrituras, escrevi e mandei imprimir um livro em trato da já condenada
doutrina e aduzo argumentos de muita eficácia em seu favor, sem chegar a
nenhuma conclusão...”
(Galileu
Galilei, 22 de junho de 1633)
Esse
trecho é parte de uma carta que o autor publicou após seu julgamento em Roma,
pelo Tribunal:
a) das Cortes Reais.
b) dos Nobres de Veneza e Florença.
c) da Igreja Luterana.
d) do Convento de Minerva.
e) do Santo Ofício.
15. (UFAC/2002) Sobre as atividades
econômicas nos burgos medievais, é correto afirmar que eram controladas:
a) pelos senhores feudais.
b) pela Igreja Católica.
c) pelos Grêmios ou Corporações de Artes e Ofícios.
d) pelos servos das glebas.
e) pelo Vaticano.
16. (UFC CE/2005) Em relação à poesia e à
literatura na Idade Média é correto afirmar que:
a) a obra-prima “A Divina Comédia” de Dante
Alighieri representa a renovação dos valores artísticos, na baixa Idade Média.
b) os ciclos de poemas e romances da “Távola
Redonda” colocavam em cena as lutas fratricidas de Carlo Magno contra o Rei
Artur.
c) a “canção de gesta”, muito popular nas
feiras e festas, envolvia as técnicas da mímica e das marionetes.
d) a escolástica, disciplina
teológico-filosófica dominante no conhecimento medieval, caracterizava-se pela
denúncia da filosofia grega da Antiguidade.
e) a “Canção de Rolando”, epopeia épica, muito
em voga na Idade Média, retratava as invasões germânicas ocorridas a partir do
século V.
17. (UFSCAR SP/2004) Dois pobres
homens refugiaram-se na igreja dos bem-aventurados Marcelino e Pedro, mártires
de Cristo, confessando que eram culpados e que tinham sido convictos de roubo em
vossa presença, como tendo furtado caça grossa numa floresta senhorial.
Já pagaram uma parte da composição e deveriam pagar o resto, mas
declararam que não têm com que fazer, por causa da sua pobreza. Venho, pois,
implorar a vossa benevolência, na esperança de que (...) vos digneis tratálos
com toda a indulgência possível (...).
(Eginhard.
França, século IX.)
A
partir da análise do documento, é correto afirmar que, durante boa parte da
Idade Média,
a) a floresta senhorial era área comum de caça
para servos e senhores.
b) os padres católicos opunham-se às leis
senhoriais.
c) os servos burlavam leis feudais por conta
de sua condição social.
d) as penas para crimes só eram estabelecidas
por magistrados eclesiásticos.
e) os senhores feudais não podiam contrariar as
leis.
18. (UNIFESP SP/2005) Terminada a Antiguidade,
havia à disposição do Ocidente medieval duas concepções filosóficas fundamentais
e distintas: a visão grega (resumida por Aristóteles) de que o homem foi
formado para viver numa cidade, e a visão cristã (resumida por Santo Agostinho)
de que o homem foi formado para viver em comunhão com Deus.
Nos
últimos séculos da Idade Média, com relação a essas duas filosofias, é correto
afirmar que:
a) foram reconciliadas por São Tomás de
Aquino ao unir razão (livre-arbítrio) com revelação (fé).
b) entraram em conflito e deram lugar a uma
nova visão, elaborada por frades beneditinos e dominicanos.
c) continuou a prevalecer a visão grega, como
se pode ver nos escritos de Abelardo a Heloísa.
d) sofreram um processo de adaptação para
justificar a primazia do poder temporal ou secular.
e) passou a predominar a visão cristã, depois
de uma longa hegemonia da visão grega.
19. (UNIFESP SP/2005) Durante a
Baixa Idade Média (séculos XI a XIV), o Ocidente importou, com regularidade e
intensidade crescentes, especiarias de áreas e civilizações não cristãs.
Essas
mercadorias eram:
a) adquiridas por meio de escambo (trocadas por
quinquilharias) ou por roubo dos povos produtores, como na costa ocidental da
África.
b) compradas com moedas nos portos do
Mediterrâneo oriental, ou trocadas por tecidos de lã, provenientes de Flandres
e das cidades do norte da Itália.
c) obtidas com exclusividade pelos bizantinos,
os quais as revendiam, igualmente com exclusividade, aos mercados venezianos.
d) vendidas nos portos europeus pelos
comerciantes árabes, depois de trazidas do Oriente por caravanas de camelos.
e) transportadas por navios de cabotagem,
principalmente ibéricos, que as vendiam nos mercados da Europa do Norte.
20. (FGV/2005) A partir de 1348, irrompeu
na Europa, proveniente do continente asiático, a chamada Peste Negra. Seu efeito
foi devastador, chegando a provocar a morte de mais de 25% da população
européia durante o século XIV.
Sobre a
Peste Negra, podemos afirmar que:
a) A epidemia foi responsável pela recuperação
econômica da Europa medieval após séculos de retração e crises de
abastecimento.
b) Comunidades judaicas foram
responsabilizadas pela epidemia e perseguidas pelos cristãos, que acionavam o
sentimento antijudaico existente na Idade Média.
c) A epidemia provocou a busca de novas terras
protegidas do contágio com a peste, resultando na conquista do norte da África
e da Palestina pelos europeus.
d) A epidemia freou o processo de dissolução do
feudalismo e provocou a implementação de práticas escravistas em toda a Europa
Ocidental.
e) A epidemia foi controlada ao final da Idade
Média e desapareceu completamente do território europeu nos séculos XVI e XVII.
21. (PAES MG/2004) Leia o texto que se segue.
“As
cruzadas ajudaram a despertar a Europa do seu sono feudal, espalhando
sacerdotes, guerreiros, trabalhadores e uma crescente classe de comerciantes
por todo o continente; intensificaram a procura de mercadorias estrangeiras;
arrebataram a rota do Mediterrâneo das mãos dos muçulmanos e a converteram,
outra vez, na maior rota comercial entre o Oriente e o Ocidente, tal como
antes.”
(HUBERMAN,
Leo. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1979, p. 30. Citado
por VICENTINO, Cláudio. História Geral. São Paulo: Scipione, 1997,
p.136)
O texto
acima
a) demonstra que as Cruzadas obedeciam a
imperativos econômicos, sendo desprovidas de caráter religioso, como ficou
provado na reconquista do Mediterrâneo pelos ocidentais.
b) denuncia o caráter belicoso da Igreja Católica
medieval que, fundada em princípios eurocêntricos, se julgava no direito de
intervir nas culturas diferentes, tais como as de origem oriental.
c) aponta o caráter comercial presente no
movimento cruzadista, bem como as consequências que o mesmo veio acarretar à
Europa Ocidental na Baixa Idade Média.
d) considera as Cruzadas o movimento
fundamental que dá início ao sistema capitalista em substituição ao feudal,
pois torna possível a acumulação primitiva de capital pelo saque das riquezas
dos muçulmanos.
22. (PUC RS/2005) INSTRUÇÃO: Considere as
seguintes afirmativas sobre as Cruzadas, movimento militar-religioso que
ocorreu a partir do século XI na Europa Ocidental.
As
Cruzadas
I. foram também utilizadas pelos reinos
cristãos da Europa para expulsar os árabes da Península Ibérica.
II. serviram como um enfrentamento ao decréscimo
populacional sofrido pela Europa no período, constituindo-se em uma forma de
conquista de mão-de-obra servil e escrava.
III. deveriam, como iniciativas do papado, servir
para consolidar a unidade espiritual na Europa Ocidental, o que representaria
um obstáculo para as contestações ao poder da Igreja, feitas por reis medievais
e movimentos heréticos.
IV. determinaram a decadência das cidades
independentes do norte da Itália, como Gênova e Veneza, pois contribuíram para
deslocar as rotas comerciais mediterrânicas para o Atlântico.
Estão
corretas as afirmativas:
a) I e II
b) I e III
c) III e IV
d) I, II e IV
e) II, III e IV
23. (PUC RS/2005) INSTRUÇÃO: Leia o texto
abaixo.
“A comuna
[cidade] medieval legou ao Estado Moderno uma sólida tradição de intervenção na
vida econômica e social. Ela não era indiferente a nenhuma das atividades
profissionais e comerciais de seus burgueses (...). Os Estados monárquicos dos
séculos XV e XVI encontraram (...) neste tesouro de experiências e de
regulamentos os primeiros elementos de sua política econômica.”
(DEYON,
Pierre. Apud MARQUES, Adhemar. História moderna através de textos. São
Paulo: Contexto, 2001, p. 84).
O texto
estabelece uma relação histórica entre:
a) a servidão da gleba e o sistema
manufatureiro.
b) a corveia e o colonialismo.
c) as corporações de ofício e o
mercantilismo.
d) o sistema de produção doméstica e o
liberalismo.
e) o escravismo moderno e as guildas.
24. (UDESC SC/2005) Na Idade Média européia, a
Igreja era a instituição mais poderosa e grande proprietária de terras.
Sobre
essa afirmativa, é INCORRETO afirmar:
a) A organização centralizada e hierarquizada
permitiu que a Igreja ocupasse papel político preponderante na Idade Média da
Europa.
b) O combate a crenças divergentes, através de
instrumentos com a Inquisição, manteve a Igreja como portadora exclusiva da
autoridade sobre a fé e a cultura.
c) As cruzadas foram movimentos de expansão
do cristianismo e da cultura européia e eram movidas pela tolerância religiosa
em relação aos muçulmanos.
d) No final da Idade Média, as monarquias europeias começaram um processo de centralização, ocasionando várias crises em
suas relações com a Igreja.
e) A estrutura eclesiástica apresentava dois
setores básicos; eram formados pelo clero secular e pelo clero regular.
25. (UEPB/2006) Sobre as Cruzadas, o mais
longo conflito entre católicos e muçulmanos, assinale a única alternativa
incorreta:
a) As Cruzadas foram antes de qualquer coisa um
grande incentivo para o desenvolvimento comercial e científico da Europa, já
que muito se investiu na construção naval, na indústria de bens de consumo e no
desenvolvimento desde as táticas de combate até a culinária.
b) As Cruzadas consistiram em expedições
guerreiras, estimuladas pelo papado, para a conquista dos territórios
palestinos considerados santificados e que estavam sob domínio muçulmano haviam
séculos.
c) Para arregimentar seus exércitos para
lutarem contra os povos bárbaros do Oriente, o Papa Urbano II prometia aos
guerreiros (ou Cruzados) total indulgência de seus pecados, além de pagamentos
de vultosas quantias em espécie ou na forma de terras.
d) Apesar de terem durado tanto tempo (cerca
de 200 anos), todas as Cruzadas foram vitoriosas e conseguiram destruir quase
que totalmente a estrutura social, cultural, política e econômica de muitas das
sociedades muçulmanas da época.
e) Em que pese todo o investimento feito pelos
europeus para lançarem as Cruzadas, e mesmo com campanhas bem-sucedidas nas
quais a presença muçulmana nos territórios bizantinos foi momentaneamente
contida, eles foram derrotados e expulsos de Jerusalém pelas tropas do Sultão
Saladino, em 1187.
GABARITO
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