1. (FGV/2000) "O problema que mais inquietou o Homem
medieval foi o da reafirmação da fé."
(Aquino
et al)
Do
ponto de vista histórico-filosófico, a corrente de pensamento que representa a
Idade Média é o/a:
a) Estoicismo.
b) Escolástica.
c) Idealismo.
d) Materialismo.
e) Existencialismo.
2. (UFF RJ/1996) "Após longas
pesquisas, convenci-me, por fim, de que o Sol é uma estrela fixa, cercada de
planetas que giram sobre si mesmos e dos quais é o centro e a luminária. E de
que todos os fenômenos do movimento diurno e anual, a volta periódica das
estações, todas as transformações da luz e da temperatura da atmosfera resultam
da rotação da Terra em torno de seu eixo e de seu movimento periódico em torno
do Sol."
(Copérnico.
De revolucionista orblum coelestium, 1534. Apud ARONDEL, Michel et al. Du
Moyen-Âge aux Temps Modernes 1328-1716. Paris: Borads, 1966, p. 147.)
Afirmações
como estas de Copérnico, ampliadas e retificadas no século XVII por sábios como
Kleper e Galileu, configuravam uma nova visão do mundo que provocou forte
reação negativa da Igreja Católica. Assinale a principal razão dessa reação:
a) A nova visão do mundo chocava-se com as concepções de Platão, adotadas
desde a Baixa Idade Média pela filosofia escolástica, pensamento oficial da
Igreja Católica na época em discussão.
b) A nova visão do mundo
contrapunha-se àquela adotada desde a Baixa Idade Média pela filosofia
escolástica, baseada na autoridade de pensadores antigos como Aristóteles e
Ptolomeu.
c) A nova visão do mundo ia contra as ideias astrológicas do papa Urbano
VIII, encampadas pelo Santo Ofício da Inquisição.
d) A nova visão do mundo era falsa, já que o Sol não é uma estrela fixa.
e) A nova visão do mundo provinha de um homem da Igreja: este, ao
externá-la sem licença eclesiástica, incorria em grave falta disciplinar.
3. (UFRN/1998) Leia o texto abaixo, que
exemplifica a principal característica da filosofia escolástica da Baixa
Idade Média, e, em seguida, assinale a opção que apresenta essa característica.
“Muitas
coisas até às quais o intelecto do homem deverá penetrar permanecem
escondidas. Por trás do acidente está escondida a natureza substancial
da coisa; (...) porque as coisas inteligíveis estão, como se estivessem, dentro
das coisas sensíveis; e nas causas estão ocultos os efeitos, e inversamente.
Portanto, visto que o conhecimento humano começa com os sentidos e a partir de
fora, é claro que quanto mais forte for a luz do intelecto tanto mais longe
penetrará no interior das coisas. Mas a luz do nosso intelecto natural é de
virtude finita e pode alcançar apenas o que é limitado. Por esta razão o homem
precisa da luz sobrenatural a fim de atingir o conhecimento que não pode
conhecer por meio da luz natural; e essa luz sobrenatural dada ao homem é
chamada donum intelectus.
[S.
Tomás de Aquino, Summa Theologiae, q. VIII, art. I.]
a) Harmonia entre razão e fé,
crendo que a verdade dependia não apenas da revelação divina, mas do esforço do
próprio homem.
b) Confiança no poder ilimitado da razão que, em sua capacidade de
inquirir, investigar e compreender, conhece a totalidade do real.
c) Crença de que basta a observação da natureza para o homem conhecer a
essência das coisas.
d) Ênfase na iluminação divina como único caminho para o homem chegar ao
conhecimento e à verdade.
4. (FEI SP/2008) “São Tomás de Aquino
(1225-1274), professor da Universidade de Paris, foi o mais influente filósofo
escolástico, inspirado na teologia cristã e no pensamento de Aristóteles,
elaborou a Suma Teológica, obra em que discorreu sobre os mais diversos
assuntos, como religião, economia e política. O pensamento de São Tomás
constituiu poderoso instrumento de ação do clero durante a Baixa Idade Média.”
(Vicentino,
Cláudio. História Geral. São Paulo: Scipione, 1999. p.158)
O
tomismo, doutrina escolástica de São Tomás:
a) apoiava-se na ideia de predestinação de
Santo Agostinho.
b) aceitava a usura, diferentemente das demais
doutrinas cristãs.
c) substituiu a ideia agostiniana de
predestinação pela de livre-arbítrio.
d) defendia a supressão do clero como mediador
entre Deus e seus fiéis.
e) questionava a infalibilidade da autoridade
papal.
5. (CEFET PR/2009) Durante a Idade Média, a
ciência e a filosofia estavam entrelaçadas e as influências árabe e grega foram
muito fortes para o progresso da matemática, astronomia, biologia e medicina.
Um dos grandes nomes da ciência medieval foi o monge franciscano Roger Bacon
(1214- 1294), que introduziu a observação da natureza e o uso de experimentação
com métodos científicos. Na filosofia, a principal preocupação era tentar
harmonizar a fé cristã com a razão, cuja maior expressão foi o conjunto de
elaborações intelectuais dos doutores da Igreja, entre eles Santo Anselmo
(1033- 1109), São Bernardo (1090-1153), Santo Alberto Magno (1200-1280), São
Boaventura (1217-1274) e São Tomás de Aquino (1225-1274), que tentaram
reconstruir, dentro da visão cristã, boa parte das teorias de Aristóteles, mas
sempre sob a autoridade do seu magistério supremo, o Papa. Estamos tratando de:
a) Teologia Dogmática.
b) Escolástica.
c) Epicurismo.
d) Teodicéia.
e) Estoicismo.
6. (ESPM/2009) Leia o texto e responda:
A escolástica propunha-se a demonstrar que existia íntima relação entre
a fé e a razão, entre a teologia e a filosofia. Procurou-se conciliar os
postulados da fé cristã com as normas da razão humana. Adotaram-se os conceitos
racionalistas de Aristóteles, harmonizados com os ensinamentos da fé.
(Marvin
Perry. Civilização Ocidental)
É
possível assinalar que o maior filósofo escolástico foi
a) Bossuet.
b) Torquemada.
c) Cícero.
d) Tommaso Campanella.
e) Tomás de Aquino.
7. (UEG GO/2010) A Idade Média teve como
característica principal o teocentrismo. Neste período, a Igreja Romana
dominava a Europa, ungia e coroava reis, organizava cruzadas à terra santa e
criava, em torno das catedrais, as primeiras universidades ou escolas. A
filosofia desse período passa a ser chamada de:
a) filosofia iluminista
b) filosofia patrística
c) filosofia escolástica
d) filosofia renascentista
8. (UNIOESTE PR/2010) “O século XIII
é o século das universidades porque é o das corporações. Em cada cidade onde
existe um ofício agrupando um número significativo de membros, estes se
organizam para a defesa de seus interesses e a instauração de um monopólio em
seu proveito”.
(LE
GOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade média. São Paulo: Brasiliense,
1993, p. 59)
A
partir deste contexto podemos afirmar que:
I. Assiste-se à conversão de certas ordens
monásticas ao ensino universitário, a partir do século XIII.
II. Nas universidades nascentes, o cristianismo
e o pensamento antigo são utilizados pelo método da escolástica.
III. Há grande apoio do papado às instituições
universitárias surgidas neste período.
Para
tanto, assinale a alternativa correta.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão
corretas.
c) Apenas as afirmativas I e III estão
corretas.
d) Apenas a afirmativa II está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
9. (ESPM/2014) Seu principal objetivo era
demonstrar, por um raciocínio lógico formal, a autenticidade dos dogmas
cristãos. A filosofia devia desempenhar um papel auxiliar na realização deste
objetivo. Por isso a tese de que a filosofia está a serviço da teologia.
(Antonio
Carlos Wolkmer Introdução à História do Pensamento Político)
O texto
deve ser relacionado com:
a) a filosofia epicurista.
b) a filosofia escolástica.
c) a filosofia iluminista.
d) o socialismo.
e) o positivismo.
GABARITO
1 Comentários
Bom
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