1. (FUVEST SP/1997) Os movimentos fundamentalistas, que tudo querem subordinar à lei
islâmica (Sharia), são hoje muito ativos em vários países da África, do Oriente
Médio e da Ásia. Eles tiveram sua origem histórica:
a) no
desenvolvimento do islamismo, durante a Antiguidade, na Península Arábica.
b) na
expansão da civilização árabe, durante a Idade Média, tanto a Ocidente quanto a
Oriente.
c) na derrocada
do socialismo, depois do fim da União Soviética, no início dos anos noventa.
d) no
estabelecimento do Império turco-otomano, com base em Istambul, durante a Idade
Moderna.
e) na ocupação
do mundo árabe pelos europeus, entre a segunda metade do século XIX e primeira
do XX.
2. (ETAPA SP/2006) Sobre o islamismo,
pode-se afirmar que:
a) foi uma reação dos povos árabes contra as tentativas de cristianização
movidas por missionários jesuítas.
b) como o budismo, originou-se na Índia e veio a se constituir em
importante crença religiosa entre os povos do Oriente.
c) tanto quanto o judaísmo e o cristianismo, é uma religião monoteísta
que fundamenta-se em um texto considerado sagrado.
d) é tão antigo quanto o judaísmo e, como ele, reverencia um ancestral
comum, Abraão.
e) foi uma poderosa crença religiosa no passado e, presentemente, como as
demais crenças religiosas, tem assistido à diminuição do número de novos
adeptos.
3. (UECE/2000) Leia, com atenção, a seguinte informação a respeito da expansão
islâmica ao norte da África:
“Fustat é a capital do Egito no sentido amplo
do termo; ...ela é a capital do Egito que eclipsa Bagdad, é o orgulho do Islão,
nela todo o gênero humano vem comerciar...”
Fonte: MAISONNEUVE, A. Apud ARRUDA, José
Jobson de A. História: Antiga e Medieval. 17.ª ed. São Paulo: Ática, 1995, p.
313.
Partindo da abordagem que compara a capital
do Egito a Bagdad, é correto afirmar:
a) a expansão
comercial muçulmana restringia-se ao Egito
b) Bagdad
constituía o centro religioso islâmico, de pouca expressão comercial
c) o comércio
árabe, envolvendo sedas, tapetes, couros e armas envolvia a Ásia, a Europa e a
África
d) as atividades
agrárias e industriais, a cargo dos árabes, superavam as transações mercantis
4. (UFRN/2000) A expansão do Império
Muçulmano, durante a época medieval, está ligada ao crescimento do Islamismo.
Pode-se
afirmar, também, que a expansão muçulmana:
a) criou um intercâmbio comercial entre Oriente e Ocidente, o qual
estimulou o aumento da produção, a difusão de técnicas e a propagação de
mercadorias.
b) exerceu uma grande influência sobre as crenças do Oriente, sendo a
principal fonte de desenvolvimento do monoteísmo no Império Bizantino.
c) decorreu da crescente necessidade de mercados fornecedores de escravos
para a produção de seda, comercializada pelas tribos da Península Arábica.
d) resultou de um processo de unificação político-administrativa das
diversas tribos arábicas que lutavam contra a dominação da Igreja Católica.
5. (UFSE/2001)
I. Os
intelectuais árabes interessavam se por diversos ramos de estudos ao mesmo
tempo; o sábio Al-Biruni, por exemplo, era matemático, astrônomo, botânico,
poeta e historiador.
II. Havia
interesse em conciliar a observação rigorosa e desinteressada com as
consequências práticas das novas descobertas; do dia-a-dia contribuíram para
aumentar o rigor das observações e análises dos estudiosos árabes.
III. Os estudiosos
se orientavam pelo raciocínio lógico, pela observação direta e pela
experimentação, sem se atrelarem a especulações religiosas.
Com base nos itens I, II e III pode-se
afirmar que as características comuns que marcaram a atividade intelectual dos
árabes, nas diversas áreas do conhecimento na época da expansão do islamismo,
foram, respectivamente,
a) o
antropocentrismo, o ecletismo e a crítica à concepções religiosas.
b) a
praticidade, o naturalismo e a influência do ritualismo religioso.
c) a
originalidade, o naturalismo e a harmonia da fé com a razão.
d) o ecletismo,
a praticidade e a pouca influência religiosa.
e) o
cosmopolitismo, o misticismo e o ritualismo religioso.
6. (UNESP SP/1993) Os árabes, entre os Séculos VII e XI, ampliaram suas conquistas e
forjaram importante civilização. Sob a ação catalisadora do Islã, foi mantida a
unidade política, enquanto que o comércio destacou-se como elo do
relacionamento tolerante com muitos povos. Além disso, argumenta-se que os
valores culturais da Antiguidade Clássica chegaram ao conhecimento do Mundo
Moderno Ocidental porque os árabes:
a) traduziram e difundiram entre os europeus
importantes obras sobre o saber grego.
b) propagaram a
obra ‘Mil e uma Noites’, mostrando que ela se baseia em lendas chinesas.
c) introduziram
na Europa novas técnicas de cultivo e a habilidade na representação de figuras
humanas.
d) profetizavam
o destino do homem através das estrelas.
e) desenvolveram
uma ciência não submetida aos ensinamentos religiosos.
7. (UNESP SP/1997) “Quando Maomé fixou
residência em Yatrib, teve início uma fase decisiva na vida do Profeta, em seu
empenho de fazer triunfar a nova religião. A cidade de Yatrib, que doravante
seria chamada de Madina al-nabi (Medina, a cidade do Profeta), tornou-se a sede
ativa de uma comunidade da qual Maomé era o chefe espiritual e temporal.”
(Robert
Mantran, Expansão Muçulmana.)
Essa mudança
para Medina, que assinala o início da era muçulmana, ficou conhecida como:
a) Xiismo
b) Sunismo
c) Islamismo
d) Hégira
e) Copta
8. (Mackenzie
SP/2002) Sobre os princípios da religião islâmica, fundada pelo profeta Maomé, é
correto afirmar que:
a) fundamenta-se na aceitação, exclusivamente pelos povos árabes, dos
desígnios de Allah, não podendo ser professados por outros povos, considerados
infiéis.
b) prega a negação da vida após a morte, o monoteísmo, e a distinção entre
os poderes religiosos e políticos.
c) consolidou-se no mundo árabe após a imposição, pelas seitas rivais
xiita e sunita, da crença em muitos deuses, dentre os quais o principal é
Allah.
d) todo fiel deve fazer uma peregrinação ao templo da Caaba, na cidade de
Meca, para o culto aos ídolos das diversas tribos árabes.
e) teve influências das religiões judaica e cristã, que pregavam o
monoteísmo e a crença na existência de uma vida após a morte.
9. (UNESP SP/1993) Os árabes, entre os Séculos VII e XI, ampliaram suas conquistas e
forjaram importante civilização. Sob a ação catalisadora do Islã, foi mantida a
unidade política, enquanto que o comércio destacou-se como elo do
relacionamento tolerante com muitos povos. Além disso, argumenta-se que os
valores culturais da Antiguidade Clássica chegaram ao conhecimento do Mundo
Moderno Ocidental porque os árabes
a) traduziram
e difundiram entre os europeus importantes obras sobre o saber grego.
b) propagaram a
obra “Mil e uma Noites”, mostrando que ela se baseia em lendas chinesas.
c) introduziram
na Europa novas técnicas de cultivo e a habilidade na representação de figuras
humanas.
d) profetizavam
o destino do homem através das estrelas.
e) desenvolveram
uma ciência não submetida aos ensinamentos religiosos.
10. (UNESP SP/1997) “Quando Maomé fixou residência em Yatrib, teve início uma fase decisiva
na vida do Profeta, em seu empenho de fazer triunfar a nova religião. A cidade
de Yatrib, que doravante seria chamada de Madina al-nabi (Medina, a cidade do
Profeta), tornou-se a sede ativa de uma comunidade da qual Maomé era o chefe
espiritual e temporal.” (Robert Mantran, Expansão muçulmana.)
Essa mudança para Medina, que assinala o início da era muçulmana, ficou
conhecida como:
a) Xiismo
b) Sunismo
c) Islamismo
d) Hégira
e) Copta
11. (UNIFOR
CE/1998) Em poucos anos, Maomé propagou a sua religião por toda a Arábia,
conseguindo unir o povo e:
a) colocar um fim nas conquistas muçulmanas, ao difundir a doutrina
islâmica.
b) terminar com as peregrinações das tribos dos beduínos à cidade santa de
Medina.
c) lançar as bases para a formação do Império Árabe, ao defender a
Guerra Santa.
d) marcar o início do calendário muçulmano, ao destruir todos os ídolos da
Caaba.
e) conquistar a cidade comercial de Meca para as tribos dos coraixitas,
guardiães da Pedra Negra.
12. (UNIFOR CE/1999) Os novos líderes religiosos de Medina e de outras cidades, após a morte
de Maomé, deram início a conquistas que resultaram na formação de um imenso
Império.
A expansão muçulmana foi:
a) dificultada
pelas características da nova religião, sincrética e, portanto, aceita com
grande facilidade por outros povos.
b) dirigida
por grupos mercantis da Arábia, utilizando o proselitismo religioso segundo
seus interesses econômicos.
c) resultado da
organização militar alcançada pelos beduínos nas campanhas realizadas ao lado
de Maomé.
d)
essencialmente um movimento de caráter comercial, uma vez que as vitórias
garantiriam títulos nobiliárquicos aos combatentes.
e) responsável
pela conversão religiosa à força dos povos, no norte da Península Itálica.
13. (UNIFOR CE/2000) Reelaborando o patrimônio cultural dos povos com quem entraram em
contato, os muçulmanos realizaram inúmeros progressos intelectuais,
transmitidos para a Europa medieval. No que se refere a essa transmissão:
a) foi grande
a influência árabe na formação de vocabulário, principalmente nas línguas
portuguesa e castelhana, já que dominaram a região por séculos.
b) a expansão
árabe pela Europa Ocidental, no século VIII, impediu a difusão do Cristianismo
e promoveu o renascimento do comércio na região.
c) a civilização
árabe espalhou em torno de si a herança cultural grego-romana, responsabilizando-se
pelo surgimento do helenismo.
d) o maior
mérito da civilização árabe está na compilação, conservação e divulgação para o
mundo das grandes obras gregas e romanas.
e) a renascença
italiana, que ocorreu a partir do século XIV, sofreu notável influência da arte
e da filosofia dos eruditos árabes.
14. (UNIFOR CE/2002) O Islamismo, religião de
grande importância na Unificação dos árabes, tem como fundamento o:
a) politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é
Alá.
b) fato de sua concepção ser vinculada exclusivamente aos árabes, não
podendo, portanto, ser professado pelos povos inferiores.
c) princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma
vida pós-morte.
d) monoteísmo, influência do Cristianismo e do Judaísmo, observado por
Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
e) culto aos deuses das tribos árabes e a aceitação da ideia de que o
poder político e o religioso deveriam concentrar-se nas mãos de uma única
pessoa, descendente da dinastia abássida.
15. (UNESP SP/2005) Assinale a alternativa correta sobre a civilização muçulmana durante o
período medieval.
a) Os constantes
ataques de invasores árabes, provenientes das áreas do Saara, criaram
instabilidade na Europa e contribuíram decisivamente para a queda do Império
Romano.
b) A civilização
muçulmana não desempenhou papel significativo no período, em função da
inexistência de um líder capaz de reunir, sob um mesmo estado, sunitas e
xiitas.
c) Os
pensadores árabes desempenharam papel fundamental na renovação do pensamento da
Europa Ocidental, uma vez que foram responsáveis pela difusão, via Espanha
muçulmana, do legado greco-romano.
d) O
distanciamento entre muçulmanos e cristãos aprofundou- se com a pregação de
Maomé, que postulou a superioridade da religião islâmica e negou-se a aceitar
os tratados de paz propostos pelo Papa.
e) A partir do
século VIII, a civilização muçulmana passou a ser regida pelo Alcorão, cujas
recomendações aplicavam-se à vida cotidiana, contribuindo para o declínio do
Império Otomano.
GABARITO
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