1. (FATEC SP/2002) Afirma-se sobre a Civilização
muçulmana:
I. Os muçulmanos sempre consideraram Maomé como o criador do Islamismo,
cujo princípio básico, retirado do Judaísmo da época de Abraão, diz que Jeová é
o único Deus, e Maomé, seu profeta.
II. Durante o 1º califado, os princípios básicos da religião muçulmana
foram transcritos no livro sagrado Alcorão, ou Corão, que é o conjunto de
narrativas e mandamentos dos ensinamentos de Maomé.
III. Maomé, ao impor a sua
religião aos árabes, contribuiu para a unificação política da Península Arábica
e, ao impor rituais, crenças e práticas cotidianas, facilitou a criação de uma
organização social única.
Deve-se
concluir, a respeito dessas afirmações, que:
a) todas são corretas.
b) nenhuma é correta.
c) apenas I e II são corretas.
d) apenas II e III são corretas.
e) apenas I e III são corretas.
2. (UNIOESTE PR/2013) “Os padrões islâmicos de
moralidade e as normas que regulam a vida cotidiana são fixados pelo Alcorão,
que os muçulmanos acreditam conter a palavra de Alá, tal como revelada a Maomé […].
O estado islâmico era uma teocracia, em que governo e religião eram
inseparáveis […].”
PERRY, Marvin.
Civilização Ocidental: uma história concisa. 3ª edição, São Paulo: Martins
Fontes, 2002, p.148-149.
Considerando o
texto transcrito acima sobre a criação do Islã e a expansão muçulmana, é
correto afirmar que
a) criado por Maomé, no século XIII, o Islã não tinha nenhuma relação com
o cristianismo e o judaísmo. A expansão do Estado muçulmano foi barrada no
século XIX, quando tentou invadir a Europa.
b) a religião do Islã surgiu no século VII na Arábia. Seu fundador foi
Maomé, que unificou as tribos árabes. Seus sucessores dominaram o Império
Persa, partes do Império Bizantino, Norte da África e a Península Ibérica.
c) criado por Maomé, no século VII, o Islã unificou as tribos árabes e
formou o Estado Muçulmano, que dominou o norte da África, Portugal e Espanha.
Sua expansão foi detida pelas cruzadas chefiadas por Carlos Magno, no
século XIX.
d) fundado por Maomé, no século VII, o Estado Muçulmano baseava-se na
religião do Islã. Seu sistema de governo era uma teocracia, no qual a separação
entre governo e religião resultou no total desprezo dos conhecimentos dos
gregos antigos.
e) o Islã foi criado em 1979, no Irã, pelo aiatolá Khomeini, que implantou
neste país a República Islâmica e difundiu o Islã para os países árabes.
3. (PUC PR/2003) No início, o Islã cresceu à custa do Império Bizantino e do Império
Persa – cerne ainda do Islã – as duas maiores forças do Oriente Médio durante o
período de expansão do islamismo. No apogeu, porém, o Império Muçulmano estendeu-se
da Espanha até a Índia, superando mesmo o ponto de expansão máxima do Império
Romano.
(Stewart, Desmond – Antigo Islã, José
Olympio, Rio de Janeiro, Biblioteca Life, 1967.)
Com base no texto e nos conhecimentos de
História, assinale a opção correta:
I) A conquista
da Síria e Palestina ocorreu ainda sob o governo de Maomé, falecido no ano 632
da Era Cristã.
II) Os árabes,
após a luta de conquista, eram generosos para com os dominados, convivendo em
paz com os vencidos, quer fossem cristãos, judeus ou de outras religiões, não
conhecendo o racismo.
III) Sob a
dinastia dos Omíadas ocorreu a conquista da Península Ibérica, que
politicamente formava o Império Visigótico, exceto as Astúrias.
IV) Enquanto os
Califas Perfeitos ou Legítimos tiveram capital em Meca, sob a dinastia dos
Omíadas e Abássidas as capitais foram Damasco e Bagdá.
V) O ponto de
máxima expansão do Império Romano, aludido no texto, ocorreu sob o governo de
Augusto.
Estão corretas:
a) I, III, IV e
V
b) II, III e
IV
c) apenas I e
III
d) apenas IV e V
e) apenas III e
V
4. (UESPI/2003) Durante o tempo de cerca de sete séculos, os árabes sarracenos se
bateram em luta com povos ocidentais na tentativa, bem-sucedida em alguns
casos, de subjugar partes da Europa ocidental ao seu domínio. Sobre esse
assunto, entre as afirmações abaixo elencadas, há uma que não é correta. Assinale-a.
a) Os árabes
tomaram o norte da África e daí o sul e depois quase toda a Península Ibérica,
tendo como motivo principal dessa expansão dilatar sua atividade comercial;
b) A expansão
árabe rumo ao Ocidente foi também motivada pelo ímpeto de disseminação de sua
religião, não sendo esta, a causa maior do movimento;
c) A expansão
islâmica propunha um novo olhar e novas e mais abertas formas de organização
política, e, de fato, às impuseram às regiões ocidentais sob seu domínio;
d) Os árabes,
também chamadas de mouros, deixaram marcas significativas em sociedades que
submeteram, mas pelo menos no exemplo da Península Ibérica o traço distintivo
de sua presença não foi a imposição da religião islâmica aos dominados;
e) Os árabes
foram expulsos das regiões continentais da Europa ibérica às vésperas do início
do chamado “ciclo dos descobrimentos marítimos”.
5. (UFPB/2005) O islamismo é a religião
que mais cresce no mundo contemporâneo. Suas origens remontam ao século VII
d.C. e sua expansão foi baseada na Jihad, guerra santa contra outros povos,
especialmente cristãos. Entre os séculos VII e VIII, foi constituído o Império
Árabe-Muçulmano, que dominou a Península Arábica, os territórios dos atuais Irã
e Iraque, todo o norte da África e a Península Ibérica (atuais Portugal e
Espanha).
Considerando o
domínio árabe-muçulmano e suas relações com o Ocidente, assinale as afirmativas
a seguir, com V as verdadeiras e com F, as falsas:
(__) O Ocidente organizou as Cruzadas, expedições militares constituídas
pelos reinos cristãos europeus, com o apoio da Igreja Católica, para refrear a
expansão do Islamismo.
(__) Os árabes-islâmicos, durante o seu domínio na Península Ibérica,
contribuíram na construção de uma sociedade mais tolerante, ao equipararem o
status de judeus e cristãos.
(__) Os árabes-islâmicos defrontaram-se, na Península Ibérica, com uma região
de população cristã de origem romanogermânica, bastante pluralista e
desenvolvida nas ciências e nas artes.
(__) O domínio árabe-muçulmano permitia aos povos, sob o seu controle, a
liberdade de culto, não impondo a crença nos valores do Islão.
(__) O tratamento dado pelos
árabes muçulmanos às artes e ciências foi semelhante àquele dos cristãos,
durante a Inquisição: perseguição a artistas e cientistas, e censura a obras
provenientes de culturas de povos considerados “infiéis”.
A sequência
correta é:
a) FVVFF
b) FFVFV
c) VVVFF
d) VFFVF
e) VVFVF
6. (FGV/2000) O surgimento do Islamismo
permitiu à Arábia:
a) consolidar uma unidade política e religiosa, fortalecendo-a e
possibilitando a expansão de seu Império;
b) o fortalecimento e a propagação da primeira religião politeísta
moderna;
c) a autonomia dos diversos Califados e, portanto, a difusão e
fortalecimento de seus interesses comerciais e religiosos;
d) centralizar os diversos Califados e, portanto, a expansão do politeísmo
islâmico por todo o Mediterrâneo;
e) unificar apenas religiosamente a região, permanecendo, portanto, os
interesses comerciais dos diversos Califados em conflito.
7. (UDESC SC/2005) O Mundo Muçulmano sempre foi pouco conhecido pelos países ocidentais. A
imagem construída sobre ele foi, em muitos casos, negativa. Sobre o passado e
as imagens negativas da atualidade dessa cultura, todas as alternativas estão
corretas, exceto a:
a) A presença
muçulmana na Europa deixou uma herança cultural muito ampla. A Espanha, que
permaneceu sob domínio muçulmano por boa parte da Idade Média, é o melhor
exemplo disso.
b) Apesar de
identificada com a etnia árabe, da qual se origina, a cultura muçulmana está
presente em muitos outros povos, como turcos, habitantes da África e mesmo
asiáticos, da Indonésia.
c) Para grande
parte do mundo ocidental, os muçulmanos são identificados como defensores de
uma religião fundamentalista, fanática e intolerante.
d) A cultura
muçulmana distingue-se da cultura islâmica pelo fato de que no primeiro caso há
a utilização apenas do Corão, livro sagrado dos muçulmanos e no segundo,
aceita-se o Velho Testamento, base da cultura hebraico-islâmica.
e) Apesar da
riqueza do petróleo, que atinge apenas alguns dos países muçulmanos, as
condições de vida da maioria dos países é bastante difícil, com indicadores
sociais muito baixos.
8. (UNESP SP/2006) Os muçulmanos entenderam que deveriam constituir uma frota para o
Mediterrâneo. O resultado inicial foi a conquista de Chipre e de Rodes. A
Córsega foi ocupada em 809, a Sardenha em 810, Creta em 829, a Sicília em 827.
As cidades fundadas pelos gregos na Sicília foram sendo conquistadas. Palermo
caiu em 831, Messina em 843, Siracusa em 848, Taormina em 902.
(Jacques Risler. A civilização árabe, 1955.)
Esta ocupação resultou
a) no clima de
intolerância religiosa e de perseguição ao cristianismo no conjunto das regiões
ocupadas pelos árabes.
b) na decadência
acentuada do patrimônio cultural, científico e filosófico da civilização grega
antiga e clássica.
c) na derrocada
dos regimes democráticos do Ocidente, inspirados no modelo da antiga democracia
ateniense.
d) na
reconquista, pelos muçulmanos, de muitas regiões e cidades invadidas pelo
movimento das Cruzadas europeias.
e) no
aprofundamento da crise da atividade comercial europeia, com o consequente
deslocamento da população para os campos.
9. (UPE/2006) Muitas vezes, dá-se um destaque exagerado às guerras comandadas pelos
árabes nos tempos medievais, enquanto as suas contribuições culturais
permanecem como exemplos da riqueza de seus feitos. Além disso, as suas
atividades comerciais dão mostras do dinamismo dos árabes, pois:
a) conseguiram
dominar o comércio medieval, trazendo mercadorias do Oriente para Europa
Central, em grande quantidade.
b) utilizaram
muitos instrumentos comerciais como cartas de crédito e companhias de ações
para facilitar os negócios.
c) centralizaram
suas atividades em corporações estatais bastante produtivas, com manufaturas
articuladas com a exportação comercial.
d) desenvolveram
rotas comerciais no Oceano Pacífico, por onde exportavam seda e pólvora para as
cidades da Ásia.
e) tiveram boas
relações com as cidades francesas e italianas durante os séculos finais da
Idade Média, vendendo-lhes especiarias do Oriente.
10. (UEG GO/2006) A reflexão em torno das Cruzadas ilumina as relações entre europeus e
muçulmanos, cuja atualidade se apresenta nos conflitos do Oriente Médio. Acerca
dessas relações, é CORRETO afirmar que
a) a
religião, o comércio e a guerra formavam uma rede de relações entre cristãos e
muçulmanos, permitindo o domínio comercial do Mediterrâneo Oriental pelas
cidades italianas.
b) o Islamismo,
ao contrário do Cristianismo, não visava à conversão dos estrangeiros, mas
apenas a sua eliminação ou escravização para a honra e glória de Alá.
c) os cruzados,
financiados por banqueiros judeus, garantiram para os cristãos a posse
definitiva dos lugares santos, iniciando os conflitos entre judeus e
muçulmanos.
d) a presença da
cultura árabe na Europa representou um retrocesso na produção do conhecimento
científico, retardando a expansão marítimo-comercial.
11. (UFMA/2006) As proposições a seguir referem-se à expansão muçulmana no período
medieval. Identifique com V as proposições verdadeiras, e com F as falsas:
(__) O Jihad
(esforço pelo Islã ou Guerra Santa) foi usado como pretexto ideológico para a
conquista de povos e regiões da Arábia, Pérsia, norte da África e Europa.
(__) Maomé foi o
fundador da religião islâmica em 622 d.C. e responsável direto pela formação dos
califados que provocaram as cruzadas cristãs no século XI.
(__) A Guerra da
Reconquista da Península Ibérica pelos cristãos teve início no século VIII e
favoreceu a formação de reinos como Leão, Navarra e Aragão.
(__) Os muçulmanos
desrespeitavam os costumes e as crenças locais dos povos conquistados, impondo
o seu monoteísmo radical e o seu livro sagrado: o Corão.
(__) Culturalmente
os árabes invasores e conquistadores levaram o obscurantismo e o retrocesso às
regiões conquistadas.
Marque, agora, a sequência correta.
a) VFVFF
b) VVFFV
c) FVFVF
d) FFFVV
e) VFVFV
12. (UFT TO/2012) Os mercadores e autoridades de Meca, para quem o culto aos ídolos era
uma fonte de lucro, não aceitaram o monoteísmo de Maomé e passaram a
persegui-lo. Maomé e seus seguidores fugiram para Yatreb (atual Medina), a 400
quilômetros de Meca, onde fundou uma comunidade de fiéis em 622 d.C. Esse
episódio que marca as origens do islamismo ficou conhecido como:
a) Ramadã
b) Jihad
c) Muazin
d) Khaid
e) Hégira
13. (UNICAMP SP/2012) A longa presença de povos árabes no norte da África, mesmo antes de Maomé,
possibilitou uma interação cultural, um conhecimento das línguas e costumes, o
que facilitou posteriormente a expansão do islamismo. Por outro lado, deve-se
considerar a superioridade bélica de alguns povos africanos, como os sudaneses,
que efetivaram a conversão e a conquista de vários grupos na região da Núbia,
promovendo uma expansão do Islã que não se apoia na presença árabe.
(Adaptado de Luiz Arnaut e Ana Mônica Lopes,
História da África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005, p. 29-30.)
Sobre a presença islâmica na África é correto
afirmar que:
a) O princípio
religioso do esforço de conversão, a jihad, foi marcado pela violência no norte
da África e pela aceitação do islamismo em todo o continente africano.
b) Os
processos de interação cultural entre árabes e africanos, como os propiciados
pelas relações comerciais, são anteriores ao surgimento do islamismo.
c) A expansão do
islamismo na África ocorreu pela ação dos árabes, suprimindo as crenças
religiosas tradicionais do continente.
d) O islamismo é
a principal religião dos povos africanos e sua expansão ocorreu durante a
corrida imperialista do século XIX.
14. (ESPM/2012) Sobre a Arábia, antes de Maomé criar o islamismo, é correto afirmar
que:
a) a Caaba já
existia e era um templo dualista.
b) a Caaba,
antes de Maomé, era um templo monoteísta e os árabes não aceitavam a idolatria.
c) a Caaba
guardava uma multiplicidade de ídolos e a Pedra Negra venerada pelos árabes.
d) a Caaba,
principal templo do islamismo, só foi edificada após a morte de Maomé por ordem
dos califas.
e) a construção
da Caaba foi a razão da separação entre sunitas, que a veneram, e xiitas, que
não a consideram relevante.
15. (PUCCamp SP/2014) A civilização islâmica desempenhou um importante papel na história da
matemática não só por ter preservado a sabedoria antiga, mas também por tê-la
desenvolvido. O seu papel foi inovador na álgebra, graças ao uso da numeração
árabe e do zero. A matemática foi usada pelos sábios islâmicos com objetivo
religioso, como a elaboração do calendário e o cálculo da qibla, ou seja, da
orientação da cidade sagrada de Meca no sentido da qual se devem realizar as
orações.
(Adaptado de:
pt.wikipedia.org/wiki/Ciência_islâmica)
O conhecimento histórico e o texto permitem
afirmar que, além da importante contribuição deixada por essa civilização,
a) as atividades
econômicas de mercadores e banqueiros árabes na Europa ocidental favoreceram o
surgimento de valores culturais e científicos que marcaram todo o mundo
Moderno.
b) o Islamismo
exerceu uma grande influência sobre as civilizações posteriores, principalmente
no que se refere à organização social mais igualitária e à estrutura
administrativa.
c) a civilização
muçulmana, ao difundir a cultura oriental por vasto território do mundo antigo,
contribuiu para preservar as noções de cidadania e de direito, que embasam a
cultura ocidental.
d) dentre os
legados dos árabes da Baixa Idade Média e que se mantêm na vida contemporânea,
destaca-se a idealização e a valorização do trabalho manual em todas as
dimensões.
e) as
traduções árabes, estudadas na Europa medieval, propiciaram a sobrevivência da
cultura clássica greco-romana, o que contribuiria para dar origem ao
Renascimento.
GABARITO
1 Comentários
Muito Obrigado!! continue fazendo esse ótimo trabalho
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