1. (UCS RS/2015) A arabização foi um fenômeno ligado à expansão muçulmana nos séculos VII
e VIII. Sobre esse processo, é correto afirmar que
a) os árabes
impunham sua religião aos povos dominados. Cristãos e judeus eram violentamente
perseguidos e, algumas vezes vendidos como escravos e, até mesmo, mortos.
b) o idioma foi
um dos fatores que prejudicou a afirmação árabe, em especial na Península
Ibérica, onde se falavam línguas de origem latina. Assim, não puderam impor sua
religião, nem mesmo sua cultura.
c) a convivência
com os judeus foi pacífica desde o início do islamismo, não existindo maiores
incompatibilidades com o judaísmo. Em função disso, a região da Palestina foi
preservada das conquistas islâmicas.
d) os árabes
consentiam, nos primeiros anos da expansão, que os povos conquistados seguissem
suas próprias religiões. No entanto, impunham o pagamento do imposto aos
infiéis.
e) os árabes
eram monogâmicos e não aceitavam o casamento com pessoas que não praticassem a
mesma religião que a sua. Dessa forma, foi difícil solidificar a etnia e a
cultura árabe nas regiões conquistadas.
2. (UFPR/2015) Um dos exemplos de cultura produzida durante o período do império
islâmico foi o “Cânone de Medicina”, escrito pelo médico e filósofo muçulmano
Avicena entre 1012 e 1015. Esta obra sintetizou elementos da literatura médica
siríaca, helenística e bizantina, e foi muito empregada por sábios ocidentais
até o século XVII. Sobre o império islâmico no período do século VII a XV,
considerando o exemplo da obra de Avicena, é correto afirmar:
a) O império
islâmico permitiu uma grande circulação de culturas da Europa até a China,
devido a sua relativa tolerância religiosa e a seu incentivo à assimilação e
transmissão de conhecimentos dos diferentes povos conquistados, como atesta a
obra de Avicena.
b) O império
islâmico permitiu grande circulação cultural por se expandir lentamente durante
sua existência, ao ritmo da conversão e assimilação dos povos e das culturas da
Europa à Ásia, devido à estratégia de não-violência e de tolerância religiosa
pregada pelo Corão, e presente na obra de Avicena.
c) O império
islâmico permitiu uma grande circulação de culturas da Europa à China devido à
sua rápida expansão em menos de um século com o apoio de exércitos cristãos, o
que explica a presença de obras como a de Avicena em território europeu
cristão.
d) Durante seu
apogeu, o império islâmico restringiu a circulação de obras europeias cristãs
em territórios muçulmanos e impôs a adoção de obras científicas islâmicas, como
a de Avicena, ao povos não-islâmicos.
e) O império
islâmico, durante seu apogeu, incentivou a busca pelo conhecimento científico
nos territórios conquistados, como atesta a obra de Avicena, mas não logrou
sucesso na Europa ocidental, devido ao bloqueio religioso estabelecido pela
Igreja Católica.
3. (UFJF-MG) O islamismo, religião
fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como
fundamento:
a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado
por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.
c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal
é Alá.
d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de
uma vida pós-morte.
e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não
podendo ser professado pelos povos inferiores.
4. (Vunesp) O islamismo, ideologia
difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com
o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser
constatado na existência de seitas rivais como:
a) politeístas e monoteístas
b) sunitas e xiitas
c) cristãos e muezins
d) sunitas e cristãos
e) xiitas e politeístas
5. (FGV-SP) A hégira, um dos eventos
mais importantes do islamismo e que marca o início do calendário islâmico,
corresponde:
a) à entrada triunfal de Maomé em Meca em 630.
b) ao casamento de Maomé com uma rica viúva, dona de camelos.
c) à fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Medina.
d) à revelação de Maomé que lhe foi transmitida pelo arcanjo Gabriel.
e) ao grande incêndio da Caaba em Meca em 615.
6. (Vunesp) As
invasões e dominação de vastas regiões pelos árabes na Península Ibérica
provocaram transformações importantes para portugueses e espanhóis, que os
diferenciaram do restante da Europa medieval. As influências dos árabes, na
região, relacionaram-se a:
a) acordos
comerciais entre cristãos e mouros, a fim de favorecer a utilização das rotas
de navegação marítima em torno dos continentes africano e asiático, para obter
produtos e especiarias.
b) conflitos
entre cristãos e muçulmanos, que facilitaram a centralização da monarquia da
Espanha e Portugal, sem necessitar do apoio da burguesia para efetivar as
grandes navegações oceânicas.
c) difusão das
ideias que ocasionaram a criação da Companhia de Jesus, responsável pela
catequese nas terras americanas e africanas conquistadas através das grandes
navegações.
d) acordos entre
cristãos e muçulmanos, para facilitar a disseminação das ideias e ciências
romanas, fundamentais, para o crescimento comercial e das artes náuticas.
e) contribuições
para a cultura científica, possibilitando ampliação de conhecimentos,
principalmente na matemática e astronomia, que permitiram criações de técnicas
marítimas para o desenvolvimento das navegações oceânicas.
7. (Puccamp) Para compreender a unificação religiosa e política da Arábia por Maomé,
é necessário conhecer:
a) a atuação das
seitas religiosas sunita e xiita, que contribuíram para a consolidação do
Estado teocrático islâmico.
b) os princípios
legitimistas obedecidos pela tribo coraixita, da qual fazia parte.
c) os
fundamentos do sincretismo religioso que marcou a doutrina islâmica.
d) as
particularidades da vida dos árabes nos séculos anteriores ao surgimento do
islamismo.
e) a atuação da
dinastia dos Omíadas que, se misturando com os habitantes da região do Maghreb,
converteram-se à religião muçulmana e passaram a ser chamados de mouros.
8. (UFPE) A
expansão muçulmana atingiu territórios da Europa, contribuindo para a
divulgação de hábitos culturais que marcaram a formação histórica da Península
Ibérica. Além disso, mudou as relações comerciais da época. Em relação a outros
povos e à Igreja Católica, os muçulmanos:
a) mantiveram,
ao longo de sua história, uma tradição de total tolerância religiosa.
b) eram
temidos, em razão do seu grande poderio militar.
c) mantiveram
uma convivência sem choques culturais, revelando-se, no entanto, intolerantes
com os judeus.
d) foram
intolerantes e violentos, não assimilando as culturas adversárias.
e) só eram
temidos em Portugal, pelos cristãos e pelos judeus, sendo bem aceitos na
Espanha.
9. (UESPI 2012) As pregações de Maomé não agradaram a grupos importantes,
politicamente, da sociedade árabe. Suas concepções e crenças:
a) adotavam o
monoteísmo e tinham relações com o cristianismo, conseguindo adesão de muitos
que visitavam Meca.
b) eram
elitistas, sem preocupação com a situação de miséria da época e a violência das
guerras entre as tribos.
c) desconsideravam
as questões sociais e visavam firmar um império poderoso para combater os
cristãos no Ocidente.
d) defendiam a
liberdade para todos os povos e prescindiam da adoção de um livro sagrado para
orientar as orações.
e) tinham
relações com a filosofia grega, desprezando o espiritualismo exagerado e
organizando o poder dos sacerdotes.
10. (UFPR 2011) A presença islâmica na Península Ibérica estende-se desde 711, data da
Batalha de Guadalete, quando os visigodos são vencidos pelos invasores árabes,
até o século XV, quando, em 1492, os reis católicos da Espanha conquistam o
reino de Granada, último núcleo muçulmano na Península. Tal convivência entre
as culturas ocidental e árabe num mesmo espaço geográfico, durante cerca de
sete séculos, teve como consequência principal:
a) a realização
de uma síntese cultural que gera, nos séculos medievais, uma cultura peninsular
mais pobre do que em qualquer outra parte da cristandade ocidental.
b) a
interpretação e atualização da cultura clássica na cristandade ocidental
através das contribuições dos árabes.
c) uma simpatia
permanente entre cristãos e árabes que limitou o movimento das Cruzadas na
Terra Santa.
d) o atraso da
Península Ibérica nas ciências ditas experimentais – medicina, astronomia,
matemática, cartografia e geografia.
e) o
desenvolvimento de um estilo artístico nas mesquitas que privilegia as representações
de figuras humanas.
11. (UPE 2011) O Islamismo – religião pregada por Maomé e seus seguidores – tem hoje
mais de 1 bilhão de fiéis espalhados pelo mundo, sendo ainda predominante no
Oriente Médio, região onde surgiu. Um dos principais fundamentos da expansão
muçulmana é a Guerra Santa. A respeito dos muçulmanos, é correto afirmar que
a) a expansão
árabe-muçulmana acabou por islamizar uma série de povos, exclusivamente árabes.
b) o povo árabe palestino, atuando na revolução armada palestina,
rejeita qualquer solução que não a libertação total do Estado de Israel.
c) em Medina, a
religião criada por Maomé, embora tenha crescido rapidamente e tenha criado a
Guerra Santa – Gihad – não teve caráter expansionista.
d) a história
do Líbano contemporâneo esteve sempre ligada à busca de um certo equilíbrio
entre várias comunidades que compõem o país, especialmente as duas mais
importantes: xiitas e cristãos.
e) a facção dos
fundamentalistas islâmicos pertence à corrente xiita, sendo que os mais
radicais repudiam os valores do mundo ocidental moderno.
12. (Upe 2010) A religião foi decisiva para expansão da cultura muçulmana. Apesar das
guerras, os muçulmanos realizaram vários feitos culturais que repercutiram na
sociedade ocidental. A influência muçulmana se fez presente na(no)
a) Península
Ibérica, onde se conseguiu implantar uma filosofia que combatia o catolicismo.
b) uso de técnicas agrícolas que ajudavam no
cultivo de produtos importantes para a época.
c) divulgação da
filosofia de Sócrates, através de seus sábios que visitavam as universidades do
Ocidente.
d) arte
francesa, sobretudo na definição dos estilos gótico e românico, no final da
Idade Média.
e) forma de
governo espanhola, estruturada em pequenos feudos, apresentando agricultura
irrigada.
13. (UECE 2008) Sobre os fundamentos do Islã ou Islame, assinale o correto.
a) É uma
religião politeísta que surgiu no final do século IV d.C. e tem em Maomé seu
principal mártir. Seu livro sagrado é o Talmude.
b) É uma
religião monoteísta que surgiu no século X d.C.. Sua sede religiosa é a cidade
de Medina e seu livro sagrado é a Kaaba.
c) É uma
religião politeísta que surgiu no século I d.C.. Sua sede é Jerusalém, Maomé
seu fundador e não tem um livro sagrado.
d) É uma religião monoteísta que surgiu no
século VII d.C.. Seu profeta é Maomé e seu livro sagrado é o Alcorão.
14. (UPE 2014) Maomé pertenceu a um ramo menor do clã dos Quraysh (coraixitas), um dos
mais poderosos de Meca. Foi criado como mercador e casou-se aos 25 anos com uma
rica viúva bem mais velha que ele, chamada Khadija. Supõe-se que, nas suas
viagens de negócios, Maomé teria entrado em contato com árabes judaicos e
cristãos e sido influenciado por eles.
(DEMANT, Peter. O mundo muçulmano. 3. ed. São
Paulo: Contexto, 2011. p. 25. Adaptado.)
Sobre a realidade apresentada no texto,
assinale a alternativa CORRETA.
a) A
principal influência que Maomé sofreu do judaísmo e do cristianismo foi a crença
no monoteísmo.
b) Maomé não
obteve sucesso na tentativa de unificar a península arábica em nome do Islã.
c) O profeta
Maomé não obteve resistência para empreender a conquista de Meca.
d) O comércio,
atividade desenvolvida por Maomé, não era comum entre os povos árabes do século
VII.
e) Os árabes, no
século VII, não tinham contato com cristãos, só com judeus.
15. (UFRGS 2005) Maomé, nascido em Meca, na Arábia, insatisfeito com o paganismo
geralmente praticado na região, declarou ter visto o anjo Gabriel que lhe
apresentara um texto com a ordem de recitá-lo. Considerando-se então o último e
maior de todos os profetas, Maomé promoveu a conversão das tribos da Arábia. A
era muçulmana caracterizou-se pela
a) divisão das
esferas de poder político e de poder religioso, constituindo um Estado laico,
onde porém a Igreja assumia um lugar privilegiado.
b) expansão
territorial do Islã, que se fez inclusive às custas do Império Persa e do
Império Bizantino, enfraquecidos por graves crises internas.
c) conversão forçada
dos povos conquistados à nova religião do Islã, com a proibição dos cultos
judeus e cristãos e o confisco de terras.
d) rejeição
total à assimilação da cultura dos povos conquistados e das culturas antigas,
em nome da verdadeira compreensão da palavra de Deus.
e) proibição das
concentrações urbanas, do comércio e do desenvolvimento de novas técnicas de
trabalho, considerados contrários aos preceitos do Corão.
1 Comentários
obrigada pelas questões! :)
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