1. (UFC CE/2010) A análise histórica do Renascimento italiano, caso das obras de
Leonardo da Vinci e de Brunelleschi, permite identificar uma convergência entre
as artes plásticas e as concepções burguesas sobre a natureza e o mundo naquele
período. Acerca da relação entre artistas e burgueses, é correto afirmar que
ambos:
a) convergiram em ideias, pois valorizavam a
pesquisa científica e a invenção tecnológica.
b) retomaram o
conceito medieval de antropocentrismo ao valorizar o indivíduo e suas obras
pessoais.
c) adotaram os
valores da cultura medieval para se contrapor ao avanço político e econômico
dos países protestantes.
d) discordaram
quanto aos assuntos a serem abordados nas pinturas, pois os burgueses não
financiavam obras com temas religiosos.
e) defenderam a
adoção de uma postura menos opulenta em acordo com os ideais do capitalismo
emergente e das técnicas mais simples das artes.
2. (UECE/2014) Leonardo da Vinci, homem de genialidade indiscutível, foi capaz de
inventar e construir instrumentos bélicos, projetar obras de arquitetura,
fundir em bronze, esculpir, pintar. Instigado por um mundo que até então havia
sido pouco explorado, trabalhou como cenógrafo e engenheiro militar criando
projetos como a máquina de voar e diversas engenhocas. Este homem é exemplo de
uma época caracterizada por muitas transformações no campo das técnicas, das
artes, da política e do próprio conhecimento que se tinha do mundo e de si
mesmo. Foi representante de um período histórico e de um importante movimento
cultural, respectivamente denominados
a) renascimento
e humanismo.
b) classicismo e
maneirismo.
c) hermetismo e
existencialismo.
d) feudalismo e
barroquismo.
3. (Fac.
Cultura Inglesa SP/2015) Como Leonardo permanentemente insistiu, todo o seu
trabalho científico foi a serviço da Arte. Ele e seus colegas artistas, tendo
atingido os limites do que podia ser realizado através da observação exterior,
voltaram-se para dissecação e a anatomia a fim de ampliar seu conhecimento das
forças e estruturas subjacentes que condicionam a aparência externa da figura
humana. Foi a serviço da arte que eles desenvolveram uma precisão de desenho
nos séculos que precederam a invenção da máquina fotográfica.
(John White. “Leonardo da Vinci (1452-1519)”.
In: John R. Hale (org.). Dicionário do Renascimento Italiano, 1988. Adaptado.)
Leonardo da Vinci foi um típico humanista do
Renascimento italiano, dedicando-se às pesquisas científicas e à produção
artística. O excerto defende o argumento que
a) a pintura e o
desenho do renascimento criaram os registros fotográficos.
b) as pesquisas
científicas do renascimento tornavam a pintura desnecessária.
c) o
renascimento enfraqueceu-se culturalmente com as pesquisas anatômicas.
d) a cultura
do renascimento baseava-se em uma observação aprofundada da realidade.
e) o
renascimento sustentou o princípio da santidade eterna do corpo humano.
4. (UDESC SC/2006) Leonardo da Vinci (1452-1519) é um perfeito representante do espírito
renascentista, homem empenhado em conhecer leis que regem a natureza e em
transformar o conhecimento em técnica, o que o levou a interessar-se por
matemática, artes, engenharia, arquitetura, medicina. Em síntese, ele
representa um período da história conhecido como Renascimento.
Em relação à afirmativa acima, assinale a
alternativa correta.
a) Leonardo
da Vinci, além de interessar-se por vários aspectos da realidade, procurou
conhecer o corpo humano, observando aulas de anatomia e dissecações de
cadáveres, para dar mais realismo na representação de sua arte.
b) Os
renascentistas buscaram inspiração nos filósofos da Idade Média, incitados pela
produção escrita do clero.
c) Experiência
não foi uma das características do Renascimento,
d) A produção de
novos conhecimentos era feita por homens que não tinham ligação com o poder
político ou econômico; em geral, eram independentes e faziam seus estudos sem
nenhum auxílio financeiro.
e) Mecenas foi
um estadista renascentista; daí o nome “mecenato”.
5. (UFSE/2001) "Trata-se de um documento de alcance sem precedente, no qual
Leonardo da Vinci registrou apontamentos e pensamentos resultantes de suas
pesquisas e experiências nos campos da arte, da mecânica, da geometria, da
hidrologia, da anatomia, da meteorologia, do voo dos pássaros (...)"
(Ana Maria Brizio - Os Códices de Madri.In: O
correio da Unesco. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, Ano I, n. 1, 1973,
p. 9)
A partir do texto pode-se afirmar que
Leonardo da Vinci foi um dos mais célebres pensadores renascentistas que se
aproximou da
a) ideia do
caráter mágico do conhecimento.
b) conquista dos
conhecimentos espaciais.
c) realização
do princípio da universalidade.
d) compreensão
da lei da gravitação universal.
e) aplicação do
princípio do método dedutivo.
6. (UFSCAR SP/2000) Leonardo da Vinci foi, além de artista, um dos teóricos de arte do
Renascimento italiano. Em seu Tratado de Pintura escreve que a beleza consiste
numa gradação de sombra – "Demasiada luz é agressiva; demasiada sombra
impede-se que se veja" – e, mais à frente, define a pintura como imitação
de "todos os produtos visíveis da natureza (...) todos banhados pela
sombra e pela luz."
A partir destes fragmentos do Tratado de
Pintura, pode-se concluir que a concepção artística do Renascimento pressupõe
a) um trabalho
desenvolvido pelo artista dentro de ateliês, considerando que o controle da
iluminação
b) uma
associação entre estética e luz, entendendo a luz, em uma perspectiva
teocêntrica, como a presença de Deus no mundo.
c) a separação
entre o desenho, a representação do movimento, os limites da figura e o fundo
ou a atmosfera.
d) um ideal
de equilíbrio, expresso pela noção de distribuição simétrica de volumes e cores
na superfície pintada.
e) a liberdade
do artista no momento de realização de seu trabalho, exprimindo suas paixões e
seus sentimentos mais exaltados.
GABARITO
1 Comentários
incrível site
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