1. (PUC MG/2002) O movimento da Reforma Protestante se insere num processo de
transformações econômicas, políticas e sociais ocorridas na Europa e atinge o
seu ponto crucial no século XVI, com a quebra da unidade do Cristianismo, cujo
marco foi:
a) a venda de
indulgências pelo dominicano Torquemada, na Espanha, durante a luta contra os
infiéis.
b) Lutero,
com as suas “95 Teses” afixadas na porta da igreja do Castelo de Wittenberg, em
1517.
c) o Calvinismo,
com a sua doutrina da Predestinação, que rapidamente se propagou por toda a
Europa.
d) a fundação do
Anglicanismo pelo rei Henrique VIII, que rompeu com o papado e tornou-se chefe
supremo da Igreja inglesa.
2. (UEPB/2002) As doutrinas luteranas, difundidas no Sacro Império, provocaram enorme
efervescência social, principalmente a proposta de confiscar os bens da Igreja.
Entretanto, as revoltas da pequena nobreza e dos camponeses provocaram violenta
repressão por parte da aristocracia alemã, apoiada por Lutero.
Neste sentido, é possível concluir que:
a) Martinho
Lutero era um revolucionário que pretendia liderar os oprimidos na luta contra
os privilégios dos príncipes e senhores feudais alemães.
b) A despeito
da pertinência da maioria de suas teses, Lutero não pretendia colocar suas
ideias a serviço dos movimentos sociais originários das camadas populares.
c) O antigo
monge agostiniano traduziu a Bíblia para o alemão com o intuito de revolucionar
o mercado editorial da época.
d) O humanismo
de Lutero, inspirado em Erasmo de Roterdã, foi levado às últimas consequências
a serviço dos famintos alemães.
e) Lutero jamais
leu a obra de Santo Agostinho, o que tornou seu discurso incompreensível para
os camponeses.
3. (UFPA/2005) “Nunca temos desejado algo além ...da liberdade de ter a Palavra de
Deus, ou as Sagradas Escrituras, de ensinar e praticá-la” - Carta de 1528
(Plass, 3: 1178)
O fragmento acima, de uma das cartas de
Lutero, é um testemunho diferente do cristianismo do século XVI. Isto permitiu
à experiência religiosa dos reformados que aprendessem a valorizar o(a):
a) oração em que
cada religioso experimentava a salvação no contato único com Deus dispensando
qualquer instrumento de mediação.
b) jejum como
modo eficiente de purgação dos pecados renitentes na carne, sendo necessário um
mês de observância.
c) mortificação
da carne aplicada ao próprio corpo, por meio de vários instrumentos de
imolação, como, por exemplo, os cirros.
d) palavra
sagrada grafada na bíblia, pois o entendimento de cada cristão está na sua
iluminação na palavra de Deus.
e) catecismo
como a instrução letrada mais acessível aos camponeses, devidamente revisado
pelos pastores na confissão.
4. (UESPI/2004) A Reforma Protestante abalou os alicerces de dominação da Igreja
Católica, tendo forte impacto nas relações de poder existentes na época. Com
relação às ideias de Lutero, podemos afirmar que:
a) tinham grande
originalidade, pois atacam os princípios básicos do catolicismo.
b) eram
revolucionárias socialmente, pois defendiam a igualdade entre os homens.
c) tinham
grande influência das formulações teológicas de Santo Agostinho.
d) defendiam a
supremacia do livre-arbítrio sobre a fé, com base na escolástica medieval.
e) foram aceitas
em toda a Europa, sem grande resistência pelos católicos rebeldes.
5. (UFG GO/2006) A Reforma Protestante, iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças
sociais de caráter fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos
políticos e econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos,
o luteranismo defendia a:
a) submissão
da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual.
b) implementação
de políticas econômicas na Europa e a quebra da autoridade religiosa.
c) jurisdição
real sobre terras da Igreja e a cobrança de impostos sobre esse patrimônio.
d) extinção das
rendas feudais e a oposição às pregações morais do clero.
e) cessação do
poder político-administrativo da Igreja sobre os reinos e o fim da condenação
da usura.
6. (PAES MG/2004) “É preciso ensinar aos cristãos que, se o Papa conhecesse as usurpações
dos pregadores de indulgências, ele preferiria que a Basílica de São Pedro
desaparecesse em cinzas (...)”
(Martin Lutero. Citado por VICENTINO,
Cláudio. História Geral. São Paulo: Scipione, 1997, p. 198)
O texto acima:
a) é uma reação
de Martin Lutero à sua condenação pela Igreja Católica no Concílio de Trento,
quando ele foi considerado herege e condenado à morte.
b) demonstra que
a venda de indulgências era uma estratégia utilizada por bispos e padres, sem o
conhecimento nem consentimento oficial da Igreja e do Papa.
c) é parte da
defesa de Lutero contra as acusações que sofreu da chamada Dieta de Worms,
concílio da Igreja Católica que o condenou pela prática de heresias.
d) é uma
referência à corrupção que marcara a Igreja Católica na transição dos tempos medievais
aos tempos modernos, especialmente quanto aos meios utilizados para a
construção da Basílica de São Pedro.
7. (UEG GO/2006) O que é surpreendente em Lutero não são suas críticas radicais à Igreja
Católica, mas sim o fato de suas posições ganharem aquiescência, a ponto de
conseguir quebrar a unidade da Igreja no Ocidente. Acerca do sucesso do
fenômeno Lutero, é CORRETO afirmar que
a) o defender a
fé como algo íntimo e pessoal, Lutero contestava os obsoletos princípios
individualistas dos humanistas renascentistas.
b) o defender a
salvação pela fé e pelas obras, as ideias luteranas receberam o apoio dos
jesuítas, ordem religiosa responsável pela cobrança das indulgências.
c) os
burgueses se identificaram com as ideias luteranas, pois ao contrário da doutrina
católica, o luteranismo evitava a condenação da usura.
d) o criticar a
ostentação da Igreja e dos nobres, Lutero recebeu o apoio dos camponeses,
liderando as rebeliões no campo em 1525.
8. (UFAC/2007) Martinho Lutero líder da chamada “reforma protestante”, fez críticas a
Igreja Católica na Idade Média. Pode-se afirmar que as críticas principais
foram:
a) Lutero
criticou violentamente a posição da Igreja Católica em relação a predestinação
absoluta, a crenças dos anabatistas que só aceitavam o batismo feitos em
adultos conscientes.
b) A Reforma
Protestante foi apenas um acontecimento religioso, não influenciando nos
aspectos político, cultural e econômico da Idade Média.
c) Lutero por
discordar das práticas religiosas da Igreja Católica criou sua própria Igreja
que foi posteriormente denominada de presbiteriana.
d) A Venda de
indulgências, negou a importância dos jejuns apregoados pela Igreja, defendeu
que o homem poderia alcançar a salvação sozinho.
e) Apesar das
críticas a Igreja Católica Romana, Lutero por ser monge católico, não foi
condenado e excomungado pelo papa Leão X, em 1520, mas apenas advertido severamente.
9. (UFAM/2007) Na base das ideias defendidas por Martinho Lutero estavam:
a) A restrição
da autoridade do papa a assuntos da fé e do gerenciamento das ordens religiosas
b) A condenação
ao lucro, a exploração do homem pelo homem e do domínio material exercido pela
igreja de Roma.
c) O rompimento
com o papa e defesa do rompimento da sujeição do homem à qualquer autoridade
temporal.
d) Sua reforma
da igreja não excluía todos os sacramentos, mantendo o batismo, a eucaristia e
a unção dos enfermos.
e) A
condenação da venda de indulgências, do culto aos santos e imagens e a crença
de que a fé era um estado interior do crente e, portanto, um estado interior do
crente.
10. (UEMS/2008) No século XVI, a unidade religiosa da cristandade europeia é rompida em
consequência da propagação da Reforma. Lutero, a principal e controvertida
figura do movimento, que em 1517 lança suas 95 teses contra a Igreja, pertencia
a ordem religiosa dos:
a) cistercienses
b) lazaristas
c) dominicanos
d) franciscanos
e) agostinianos.
11. (UNCISAL AL/2009) É preciso estrangulá-los. É preciso matar o cão enlouquecido que se
lança contra ti, senão ele te matará. A revolta de Martinho Lutero contra os
camponeses ocorreu na(o)
a) perseguição
aos anabatistas.
b) tragédia de
Munster.
c) movimento
liderado por Thomas Munzer.
d) movimento de
Zwinglio.
e) cisma de
Felipe Melanchton.
12. (UNISC RS/2009) “Serão condenados para toda a eternidade, com seus mestres, aqueles que
creem estar seguros da sua salvação por cartas de indulgências.” Esta é uma das
95 teses expostas pelo reformador
a) social Karl
Marx, que objetivava acabar com o sistema capitalista de produção através da
revolução do proletariado.
b) religioso
Martinho Lutero, que culminou na Reforma Protestante na Alemanha.
c) político
Robespierre, responsável pela implantação do Regime de Terror na Revolução
Francesa.
d) religioso
papa Gregório VII, que se notabilizou pelo enfrentamento com o imperador
Henrique IV, do Sacro Império, no episódio conhecido como “querela das
investiduras”.
e) social Zumbi
dos Palmares, que objetivava sublevar os escravos brasileiros para a conquista
da liberdade e do poder.
13. (UNIR RO/2010) Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou suas 95 teses na porta da
Igreja de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante. Abaixo são
apresentadas as teses 05, 27 e 28.
05. O papa não
quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão
própria ou dos cânones.
27. Pregam
doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa,
a alma sairá voando [do purgatório para o céu].
28. Certo é que,
ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão
da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
(Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/034/34tc_lutero.htm.
Acesso em 23/10/2009.)
Tomando por base o texto acima, pode-se
afirmar que a crítica que Lutero faz à Igreja Católica está direcionada à
a) prática da
simonia.
b) intervenção
do papa nos assuntos do Sacro Império.
c) proibição da
tradução da Bíblia para o alemão.
d) venda de
indulgências.
e) adoção pelo
papa do nicolaísmo.
14. (UFT TO/2011) Na noite de 31 de outubro afixou nas portas da igreja, aquela mesma
onde estivemos ainda agora, 95 teses em que denuncia e discute o comércio das
indulgências. Nenhum estudante ou teólogo aqui ousou rebater as teses, e contam
que elas já se espalharam por toda a parte, sem dúvida acabarão chegando em
Roma. Tenho uma cópia delas em meu quarto, você poderá lê-las. Nelas Lutero diz
que o papa não tem direito nem poder para modificar os castigos impostos por
Deus. Que papa pode, quando muito, modificar e suspender castigos impostos pela
Igreja.
VEIGA, Luiz Maria. A Reforma Protestante. São
Paulo: Editora Ática, 1996, p. 12.
O texto acima refere-se à Reforma
Protestante, iniciada por Martinho Lutero, na Alemanha, em 1517. Sobre as teses
afixadas na Catedral de Wittenberg é CORRETO afirmar que entre elas Lutero
rejeitou:
a) A
credibilidade da Bíblia.
b) Toda forma de
comércio.
c) Qualquer
forma de ensino.
d) A
infalibilidade do papa.
e) A
sustentabilidade da razão.
15. (UFRN/2012) Ao comentar a Reforma Protestante do século XVI, Márcio Ferrari afirma:
O nascimento do protestantismo teve profundas
implicações sociais, econômicas e políticas. Na educação, o pensamento de
Lutero produziu uma reforma global do sistema de ensino alemão, que inaugurou a
escola moderna. [...]
A ideia da escola pública e para todos,
organizada em três grandes ciclos (fundamental, médio e superior) e voltada
para o saber útil nasce do projeto educacional de Lutero.
FERRARI, Márcio. Martinho Lutero: o criador
do conceito de educação útil. Nova escola. n. 187, nov. 2005. p. 30.
A proposta educacional de Lutero, referida no
comentário acima, está diretamente relacionada
a) à defesa,
por parte dos reformadores, da liberdade de interpretar a Bíblia, de modo que
qualquer fiel tivesse acesso às fontes da doutrina.
b) ao desejo de
facilitar para os fiéis a leitura da Vulgata, tradução da Bíblia em latim,
aceita como versão oficial da Igreja Luterana.
c) ao projeto de
melhoria da instrução do povo para que este pudesse compreender a doutrina
luterana, cujo ensino era de competência exclusiva dos sacerdotes.
d) à proposta de
difusão da leitura entre o povo, para que este conhecesse os catecismos
produzidos no Concílio de Trento.
GABARITO
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