1. (UNCISAL AL/2011) A cultura renascentista estabeleceu um novo pensamento que implicou em
nova visão do mundo. Dessa forma, é correto considerar que o Renascimento
a) teve raízes
na cultura medieval, e fez da defesa do teocentrismo o seu mais importante
tema.
b) foi definido
como um movimento conservador, pois manteve as estruturas econômico-sociais
medievais.
c) condenou a
prática do mecenato, para evitar que a Igreja católica e os burgueses
interferissem na criação artística.
d) negou a arte
greco-romana, uma vez que se inspirava no materialismo do cotidiano do homem
moderno.
e) baseou-se
no antropocentrismo, pois o homem passou a ser colocado no centro das atenções.
2. (PUC RS/2012) Considere o seguinte texto, sobre um aspecto essencial da cultura
renascentista, no início da Idade Moderna.
“A postura dos humanistas valorizava o que de
divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas forças, a criar e a
produzir, agindo sobre o mundo para transformá-lo de acordo com sua vontade e
interesse.”
(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento, São
Paulo: Atual, 1985, p. 16)
O autor destaca no texto especificamente a
característica do humanismo renascentista denominada
a)
Cientificismo.
b)
Igualitarismo.
c) Antropocentrismo.
d) Materialismo.
e) Messianismo.
3. (PUC PR/1999) Inspirando-se na Antiguidade Clássica (Grécia-Roma), o Renascimento
valorizava o homem, refletindo mesmo uma visão antropocêntrica do mundo.
Esse movimento teve origem:
a) na França.
b) na Alemanha.
c) na Espanha.
d) em Portugal.
e) na Itália.
4. (EFOA MG/1999) Ao surgimento, a partir do século XIV, de uma cultura secular,
humanista e antropocêntrica, damos o nome de:
a)
Mercantilismo.
b) Reforma.
c)
Contrarreforma.
d) Renascimento.
e) Revolução
Industrial.
5. (PUC RS/2006) O Renascimento, movimento cultural com origem na Itália, e o Humanismo,
no princípio da Idade Moderna, tiveram repercussão social de caráter _________.
Ao representarem as relações do homem com
Deus e com a natureza, as obras renascentistas caracterizaram-se pelo
_________, ao passo que a renovação científica do período criou uma nova imagem
do universo físico, marcada pelo _________.
a) popular –
antropocentrismo – geocentrismo
b) elitista –
teocentrismo – heliocentrismo
c) popular –
antropocentrismo – heliocentrismo
d) popular –
teocentrismo – geocentrismo
e) elitista –
antropocentrismo – heliocentrismo
6. (Mackenzie SP/2009) “A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude,
sem forma, a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade. Se
esse ser moldado se descuidar, continuareis tendo um animal; se, ao contrário,
ele se realizar com sabedoria, eu poderia quase dizer que resultaria em um ser
semelhante a Deus.”
Erasmo de Roterdã
No trecho acima, datado de 1529, do filólogo
e pensador da cidade holandesa de Roterdã, encontra-se manifesta a presença do
pensamento
a) teocentrista,
priorizando a ideia do sobrenatural e da ligação do Homem com o divino.
b)
experimentalista, em que todo e qualquer conhecimento humano se daria por meio
da investigação científica.
c)
escolasticista, doutrina que admitia a fé como a única fonte verdadeira de
conhecimento.
d) antropocentrista,
valorizando o Homem e suas obras como base para uma visão mais racional do
mundo.
e) epicurista,
apontando para uma postura ideológica que configurou a transição para a Idade
Moderna.
7. (UEG GO/2011) Conhecimento é a relação que se estabelece entre o sujeito cognoscente
e um objeto. Na Grécia antiga não havia fragmentação do conhecimento, e pensar
sobre um assunto envolvia a totalidade dos outros. Os filósofos gregos da
antiguidade se preocupavam basicamente com os problemas do ser e do não ser, da
permanência e do movimento, da unidade e da multiplicidade das ideias e das
coisas. Já para o pensador medieval, o problema principal era a conciliação
entre fé e razão. No Renascimento, surgem as seguintes grandes modificações:
a) a união entre
fé e razão, o fideísmo e o positivismo.
b) a união entre
fé e razão, o teocentrismo e o interesse pela moral.
c) a valorização
da fé em detrimento da razão, o cosmocentrismo e o fideísmo.
d) a
separação entre fé e razão, o antropocentrismo e o interesse pelo saber ativo.
8. (UFAL/2011) O Renascimento na Europa foi marcado pelo desenvolvimento de ideias,
tais como:
a) o
antropocentrismo e a preocupação com o individualismo.
b) o
teocentrismo associado ao mecenato.
c) a escolástica
e o naturalismo.
d) a negação
completa da existência de Deus e o individualismo.
e) o
racionalismo associado aos valores da aristocracia rural.
GABARITO
1 Comentários
Ótima lista!!!
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