1. (UEL PR/2001) O reformador protestante que ensinou que o pagamento de juros é natural
e que o capital, crédito e bancos, assim como o grande comércio seriam
desejados por Deus, criando assim uma ética coerente com o capitalismo foi:
a) Martim
Lutero, o iniciador da Reforma.
b) João
Calvino, que instalou uma teocracia em Genebra.
c) Erasmo de
Roterdã, filósofo e escritor renascentista.
d) Thomas Morus,
autor de Utopia, ensaio de como seria uma sociedade solidária.
e) Michel de
Montaigne, filósofo francês renascentista.
2. (UFMG/2000) Leia o texto.
... é a vida profissional do homem que lhe dá
certo treino moral, uma prova de seu estado de graça para a sua consciência,
que se expressa no zelo e no método, fazendo com que ele consiga cumprir a sua
vocação. Não é trabalho em si, mas um trabalho racional, uma vocação, que é
pedida por Deus.
A concepção sobre o trabalho descrita nessa
passagem é a defendida pelo
a) anglicanismo,
religião cristã originada na Inglaterra, na Reforma ocorrida no século XVI.
b) calvinismo,
religião cristã originada das concepções de João Calvino, no século XVI.
c) catolicismo,
religião cristã, com sede em Roma e obediente à autoridade do Papa.
d) islamismo ou
religião muçulmana, originada na Arábia ocidental, no século VII.
3. (FGV/2001) “(...) João Calvino (...) dinamizou o movimento reformista através de
novos princípios, completando e ampliando a doutrina luterana.”
(AQUINO, Rubim Leão (et al.).
História das Sociedades: das sociedades modernas
às sociedades contemporâneas)
Entre as mudanças propostas por Calvino à
doutrina luterana, não estão a:
a) separação da
Igreja do Estado e a livre interpretação da Bíblia;
b) aceitação do livre-arbítrio e o reforço da
autoridade papal;
c) negação da
autoridade do Papa e o repúdio ao livre-arbítrio;
d) justificativa
para as atividades econômicas, anteriormente condenadas pela Igreja, e a livre
interpretação da Bíblia;
e) separação da
Igreja do Estado e a aceitação do livre-arbítrio.
4. (UNIMONTES MG/2005) Faz parte da doutrina religiosa de Calvino a
a)
transubstanciação do pão em corpo de Cristo, durante a missa.
b) certeza de
que as fontes da fé são as Escrituras e as tradições.
c) presença real
de Cristo na Eucaristia.
d) predestinação do homem à salvação ou à
condenação.
5. (PUC RS/2004) Em Genebra (Suíça), no século XVI, estabeleceu-se uma das principais
religiões protestantes da Europa Ocidental Moderna. A partir do princípio da
predestinação, essa religião constituía uma nova ética, que santificava o
trabalho e valorizava a poupança e o lucro. O pregador original dessa religião
protestante, autor de Instituições da Religião Cristã, foi:
a) Erasmo.
b) Lutero.
c) Münzer.
d) Calvino.
e) Zwinglio.
6. (UNIMONTES MG/2009) Acerca da trajetória histórica de João Calvino, é CORRETO afirmar que:
a) ele foi um
dos responsáveis pela Noite de São Bartolomeu, ocasião em que, sob seu comando,
protestantes massacraram católicos franceses.
b) ele foi o
mentor teológico de Henrique VIII na concepção e implementação do anglicanismo,
versão inglesa da reforma.
c) ele
justificou a perseguição aos anabatistas, grupo de religiosos pobres que
questionaram o status quo social e econômico.
d) ele
exerceu uma forte liderança sobre Genebra, no século XVI, unificando o poder
religioso e o político e reproduzindo práticas inquisitoriais.
7. (UEFS BA/2011) Calvino [...] introduziu a noção de progresso e sucesso. Para o
reformador genebrês, o indivíduo era responsável perante Deus. De acordo com
suas possibilidades, devia tentar utilizar os meios que Deus lhe dera para se
aperfeiçoar, dar a seus filhos chances de sucesso (principalmente por meio da
educação) e trabalhar de maneira a se tornar um exemplo para seus próximos,
seus vizinhos e sua congregação. (GARRISSON, s.d, p. 60).
A concepção calvinista quanto à relação entre
o homem e os bens resultantes do esforço do trabalho propiciou, de acordo com o
texto, a
a) superação do medo da acumulação de
riquezas, vista anteriormente como pecado, e, a partir daí, como sinônimo de
progresso.
b) condenação do
lucro resultante da circulação do capital usurário, incentivado pelas nascentes
casas bancárias da época.
c) defesa do
justo preço e do lucro limitado, como eram praticados nas corporações de
ofícios das cidades medievais.
d) queda dos
antagonismos econômicos entre comerciantes católicos e protestantes, na Europa
da época.
e) valorização
do ócio e do lazer, como sinais de riqueza, prestígio e felicidade.
8. (UNIOESTE PR/2013) Leia o fragmento a seguir:
“Deus chama cada um para uma vocação
particular cujo objetivo é a glorificação de Deus. O comerciante que busca o
lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a
frugalidade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santifica de seu lado
o mundo pelo esforço e sua ação é santa (...) o pobre é suspeito de preguiça,
que é uma injúria a Deus (...).”
João Calvino apud MOUSNIER, Roland. Os
séculos XVI e XVII. In: CROUZET, Maurice. História Geral das Civilizações. São
Paulo: Difel, Tomo IV, v. I, 1973, p. 90.
Sobre a doutrina Calvinista e as alterações
na sociedade europeia do séc. XVI, é correto afirmar que
a) a descoberta
de privilégios para o alto clero católico ao explorar os fiéis despertou nos
calvinistas a recusa dessa prática e o direcionamento da doutrina para o
benefício dos pobres.
b) a Reforma
Protestante como reação à Igreja Católica encontrou na proposição Calvinista a
disposição em fortalecer a nobreza europeia, expandindo-se também para as
colônias inglesas na América.
c) as relações
de trabalho foram abrandadas nas regiões em que o Calvinismo se disseminou
enquanto doutrina, haja vista o reconhecimento do esforço e vocação comunitária
para a melhoria da sociedade.
d) o acúmulo de
terras pela Igreja Católica fez com que os camponeses encontrassem apoio nos
Calvinistas para que a distribuição de terras fosse realizada para aqueles que
abandonassem a preguiça e se dedicassem ao trabalho.
e) a
indicação da moralidade burguesa, como princípio de esforço e dedicação
espiritual que se materializa em conquistas terrenas, é utilizada como
tentativa de explicar a desigualdade social, estabelecendo o princípio da
predestinação.
GABARITO
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