1. (ETAPA SP/2006) Sobre o islamismo, pode-se afirmar que:
a) foi uma
reação dos povos árabes contra as tentativas de cristianização movidas por
missionários jesuítas.
b) como o
budismo, originou-se na Índia e veio a se constituir em importante crença
religiosa entre os povos do Oriente.
c) tanto
quanto o judaísmo e o cristianismo, é uma religião monoteísta que fundamenta-se
em um texto considerado sagrado.
d) é tão antigo
quanto o judaísmo e, como ele, reverencia um ancestral comum, Abraão.
e) foi uma
poderosa crença religiosa no passado e, presentemente, como as demais crenças
religiosas, tem assistido à diminuição do número de novos adeptos.
2. (UFRN/2000) A expansão do Império Muçulmano, durante a época medieval, está ligada
ao crescimento do Islamismo.
Pode-se afirmar, também, que a expansão
muçulmana:
a) criou um
intercâmbio comercial entre Oriente e Ocidente, o qual estimulou o aumento da
produção, a difusão de técnicas e a propagação de mercadorias.
b) exerceu uma
grande influência sobre as crenças do Oriente, sendo a principal fonte de
desenvolvimento do monoteísmo no Império Bizantino.
c) decorreu da
crescente necessidade de mercados fornecedores de escravos para a produção de
seda, comercializada pelas tribos da Península Arábica.
d) resultou de
um processo de unificação político-administrativa das diversas tribos arábicas
que lutavam contra a dominação da Igreja Católica.
3. (UNIFOR CE/2002) O Islamismo, religião de grande importância na Unificação dos árabes,
tem como fundamento o:
a) politeísmo,
isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
b) fato de sua
concepção ser vinculada exclusivamente aos árabes, não podendo, portanto, ser
professado pelos povos inferiores.
c) princípio da
aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
d) monoteísmo,
influência do Cristianismo e do Judaísmo, observado por Maomé entre povos que
seguiam essas religiões.
e) culto aos
deuses das tribos árabes e a aceitação da ideia de que o poder político e o
religioso deveriam concentrar-se nas mãos de uma única pessoa, descendente da
dinastia abássida.
4. (UFPB/2005) O islamismo é a religião que mais cresce no mundo contemporâneo. Suas
origens remontam ao século VII d.C. e sua expansão foi baseada na Jihad, guerra
santa contra outros povos, especialmente cristãos. Entre os séculos VII e VIII,
foi constituído o Império Árabe-Muçulmano, que dominou a Península Arábica, os
territórios dos atuais Irã e Iraque, todo o norte da África e a Península
Ibérica (atuais Portugal e Espanha).
Considerando o domínio árabe-muçulmano e suas
relações com o Ocidente, assinale as afirmativas a seguir, com V as verdadeiras
e com F, as falsas:
(__) O Ocidente
organizou as Cruzadas, expedições militares constituídas pelos reinos cristãos
europeus, com o apoio da Igreja Católica, para refrear a expansão do Islamismo.
(__) Os
árabes-islâmicos, durante o seu domínio na Península Ibérica, contribuíram na
construção de uma sociedade mais tolerante, ao equipararem o status de judeus e
cristãos.
(__) Os
árabes-islâmicos defrontaram-se, na Península Ibérica, com uma região de
população cristã de origem romanogermânica, bastante pluralista e desenvolvida
nas ciências e nas artes.
(__) O domínio
árabe-muçulmano permitia aos povos, sob o seu controle, a liberdade de culto,
não impondo a crença nos valores do Islão.
(__) O tratamento
dado pelos árabes muçulmanos às artes e ciências foi semelhante àquele dos
cristãos, durante a Inquisição: perseguição a artistas e cientistas, e censura
a obras provenientes de culturas de povos considerados “infiéis”.
A sequência correta é:
a) FVVFF
b) FFVFV
c) VVVFF
d) VFFVF
e) VVFVF
5. (FGV/2000) O surgimento do Islamismo permitiu à Arábia:
a) consolidar
uma unidade política e religiosa, fortalecendo-a e possibilitando a expansão de
seu Império;
b) o
fortalecimento e a propagação da primeira religião politeísta moderna;
c) a autonomia
dos diversos Califados e, portanto, a difusão e fortalecimento de seus interesses
comerciais e religiosos;
d) centralizar
os diversos Califados e, portanto, a expansão do politeísmo islâmico por todo o
Mediterrâneo;
e) unificar
apenas religiosamente a região, permanecendo, portanto, os interesses
comerciais dos diversos Califados em conflito.
6. (UFT TO/2012) Os mercadores e autoridades de Meca, para quem o culto aos ídolos era
uma fonte de lucro, não aceitaram o monoteísmo de Maomé e passaram a
persegui-lo. Maomé e seus seguidores fugiram para Yatreb (atual Medina), a 400
quilômetros de Meca, onde fundou uma comunidade de fiéis em 622 d.C. Esse
episódio que marca as origens do islamismo ficou conhecido como:
a) Ramadã
b) Jihad
c) Muazin
d) Khaid
e) Hégira
7. (UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na
unidade árabe, tem como fundamento:
a) o
monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre
povos que seguiam essas religiões.
b) o culto dos
santos e profetas através de imagens e ídolos.
c) o politeísmo,
isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.
d) o princípio
da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) a concepção
do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado
pelos povos inferiores.
8. (Vunesp) O
islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder
político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa
heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como:
a) politeístas e
monoteístas
b) sunitas e
xiitas
c) cristãos e
muezins
d) sunitas e
cristãos
e) xiitas e
politeístas
GABARITO
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