1. (PUC PR/2002) Houve uma revalorização das responsabilidades cívicas, da participação
no mundo, das riquezas adquiridas pelo comércio e indústria. O Homem do
Renascimento inventa-se através do passado.
Associe a primeira coluna com a segunda.
Primeira coluna
(1) Teoria
heliocêntrica
(2) Os Lusíadas
(3) Don Quixote
(4) O Príncipe
(5) Mona Lisa
Segunda coluna
(__) Maquiavel
(__) Leonardo da
Vinci
(__) Miguel de
Cervantes
(__) Copérnico
(__) Luís de Camões
A associação correta é, de cima para baixo:
a) 3, 5, 4, 1, 2
b) 3, 2, 5, 1, 4
c) 4, 5, 1, 3, 2
d) 4, 5, 3,
1, 2
e) 2, 1, 3, 5, 4
2. (UEPB/1999) Embora tenha sido alvo de preconceitos, mistificações e leituras
apressadas, a Idade Média deu uma inestimável contribuição à cultura do
Ocidente. Nesta perspectiva, assinale a alternativa correta.
a) Os mosteiros
medievais eram simples centros de meditação o e recolhimento.
b) Como não
havia sido criada a imprensa, a publicação de livros no medievo era
impraticável.
c) Apenas a
Bíblia era lida pelos membros da Igreja, sendo qualquer outra publicação
expressamente proibida pela cúpula do Vaticano.
d) Os
mosteiros eram centros de produção e reprodução da cultura, notadamente a
clássica, além do incansável trabalho dos copistas, comprometidos com a
preservação de obras raras.
e) Os mosteiros,
centros medievais de educação, eram considerados redutos de livres pensadores
envolvidos com o progresso da ciência e detentores de um invejável apoio da
cúpula da Igreja aos projetos revolucionários.
3. (UEPB/2002) Fundador da Astronomia moderna, considerava o método dedutivo tão
importante quanto o experimental; construiu telescópios e escreveu os “Diálogos
sobre os Dois Princípios do Mundo” popularizando a teoria heliocêntrica de
Copérnico, tornando-a mais completa.
Estamos nos referindo a:
a) Johann Kepler
b) Blaise Pascal
c) Galileu Galilei
d) Gottfried
Leibnitz
e) Isaac Newton
4. (UFRN/1996) O movimento intelectual e artístico da Europa nos séculos XV e XVI
ficou conhecido como Renascimento. Identifique alguns de seus representantes,
enumerando a 2ª coluna (obras) de acordo com a lª (autores).
Coluna I
1. Leonardo da
Vinci
2. Miguel Ângelo
3. Miguel de
Cervantes
4. William
Shakespeare
5. Thomas Morus
Coluna II
(__) D. Quixote de La Mancha
(__) Hamlet
(__) Davi
(__) Mona Lisa
(__) Utopia
(__) Decoração da Capela Sistina
A sequência correta de números, de cima para
baixo, é:
a) 1, 3, 2, 2,
5, 4.
b) 2, 4, 1, 5,
3, 1.
c) 3, 2, 4, 4,
5, 1.
d) 3, 4, 2,
1, 5, 2.
e) 4, 3, 4, 1,
2, 5.
5. (UFSE/2001) "Trata-se de um documento de alcance sem precedente, no qual
Leonardo da Vinci registrou apontamentos e pensamentos resultantes de suas
pesquisas e experiências nos campos da arte, da mecânica, da geometria, da
hidrologia, da anatomia, da meteorologia, do voo dos pássaros (...)"
(Ana Maria Brizio - Os Códices de Madri.In: O
correio da Unesco. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, Ano I, n. 1, 1973,
p. 9)
A partir do texto pode-se afirmar que
Leonardo da Vinci foi um dos mais célebres pensadores renascentistas que se
aproximou da
a) ideia do
caráter mágico do conhecimento.
b) conquista dos
conhecimentos espaciais.
c) realização
do princípio da universalidade.
d) compreensão
da lei da gravitação universal.
e) aplicação do
princípio do método dedutivo.
6. (UFSCAR SP/2000) Leonardo da Vinci foi, além de artista, um dos teóricos de arte do
Renascimento italiano. Em seu Tratado de Pintura escreve que a beleza consiste
numa gradação de sombra – "Demasiada luz é agressiva; demasiada sombra
impede-se que se veja" – e, mais à frente, define a pintura como imitação
de "todos os produtos visíveis da natureza (...) todos banhados pela
sombra e pela luz."
A partir destes fragmentos do Tratado de
Pintura, pode-se concluir que a concepção artística do Renascimento pressupõe
a) um trabalho
desenvolvido pelo artista dentro de ateliês, considerando que o controle da
iluminação
b) uma
associação entre estética e luz, entendendo a luz, em uma perspectiva
teocêntrica, como a presença de Deus no mundo.
c) a separação
entre o desenho, a representação do movimento, os limites da figura e o fundo
ou a atmosfera.
d) um ideal
de equilíbrio, expresso pela noção de distribuição simétrica de volumes e cores
na superfície pintada.
e) a liberdade
do artista no momento de realização de seu trabalho, exprimindo suas paixões e
seus sentimentos mais exaltados.
7. (EFOA MG/1999) Ao surgimento, a partir do século XIV, de uma cultura secular,
humanista e antropocêntrica, damos o nome de:
a) Mercantilismo.
b) Reforma.
c) Contrarreforma.
d) Renascimento.
e) Revolução
Industrial.
8. (UFOP MG/1998) Na chamada Idade Moderna (séculos XVI a XVIII), a Europa conheceu um
grande desenvolvimento cultural. No tocante a esse desenvolvimento, assinale a
opção incorreta:
a) Conhecido
como Renascimento, esse movimento representou o resgate de muitos valores e
estudos da Antiguidade Clássica.
b) A Igreja
Católica tinha muita influência sobre o ambiente intelectual da época e muitas
vezes utilizou mecanismos de terror para desestimular estudos ou investigações
que ela não aprovava.
c) De todos os Estados europeus, Portugal foi
o que mais criou condições para que o conhecimento científico se desenvolvesse
sem perseguições, como as promovidas pela Igreja Católica.
d) A literatura,
junto com a pintura e a escultura, sofreu consideráveis influências nesse
período, surgindo um número elevado de artistas de grande importância
histórica.
e) O Iluminismo
foi um importante movimento intelectual, sendo uma de suas contribuições a
promoção de discussões no campo da política, da ética e do conhecimento
científico.
9. (UNIFESP SP/2002) A arte do Renascimento é chamada de:
a) barroca, e se
inspira no gótico e no românico.
b) romântica, e
se inspira na natureza.
c) maneirista, e
se inspira na objetividade.
d) realista, e
se inspira na subjetividade.
e) clássica,
e se inspira no mundo greco-romano.
10. (UNIFICADO RJ/1995) Entre os séculos XVI e XVII ocorreram diversas transformações culturais
na Europa ocidental. Assinale abaixo a opção que identifica corretamente uma
dessas transformações.
a) o
desenvolvimento do pensamento científico, nos séculos XVII e XVIII, baseava-se
na crítica, no empirismo e no naturalismo.
b) o movimento
reformista, no século XVI, caracterizou-se por uma unidade de pensamento e
práticas nos diversos países nos quais se difundiu.
c) a Contrarreforma,
expressa no Concílio de Trento, entre 1545 e 1563, alterou os dogmas católicos
a partir de um enfoque humanista, que extinguiu os Tribunais da Santa
inquisição.
d) o Iluminismo,
no século XVIII, baseando-se no racionalismo, criticou os fundamentos do poder
da Igreja, apoiando os princípios do poder monárquico absoluto.
e) o Liberalismo
econômico, na segunda metade do século XVIII, criticava o sistema colonial,
defendendo a manutenção dos monopólios como geradores de riqueza da sociedade.
11. (UNIRIO RJ/1994) O Renascimento surgiu das transformações econômico-sociais operadas na
Itália. Expandiu-se pela Europa ocidental, mantendo características comuns,
entre as quais se destacava o:
a)
Individualismo, que deu ênfase ao espírito corporativista predominante na
época.
b) Hedonismo,
que condenava o prazer, a autossatisfação e a plena realização espiritual.
c) Teocentrismo,
que se opunha antropocentrismo, apresentando Deus como o centro do universo.
d) Naturalismo,
que exaltava o fantástico e o sobrenatural.
e) Espírito
crítico, que valorizava a experimentação, a matemática, a astronomia, a física
e a medicina.
12. (UNIRIO RJ/1996) Ao final do Renascimento, diversas transformações culturais e sociais ocorridas
na Europa, entre os séculos XVI e XVII, propiciaram o surgimento da Revolução
Científica. Esse movimento caracterizou-se pôr uma:
a) predomínio da
concepção de um universo fechado e sobrenatural.
b) negação dos
valores individualistas do homem e das concepções naturalistas.
c) crítica à
ciência medieval expressa no retorno do pensamento escolástico.
d) afirmação do
monopólio da Igreja Católica na explicação das coisas do mundo.
e) valorização do espírito crítico e do
método experimental.
13. (UPE/2002) “Poucos negarão que o escritor mais bem-dotado da renascença espanhola
tenha sido Miguel de Cervantes (1547-1616). Sua grande obra-prima, Dom Quixote,
já foi até dada como “incomparavelmente o melhor romance já escrito”. Composto
nas melhores tradições da prosa satírica espanhola, conta as aventuras de um
cavalheiro espanhol que ficou meio desequilibrado em virtude da leitura
constante de romances de cavalaria.”
(E. M. Burns, História da Civilização
Ocidental I, p. 433).
O texto acima:
a) destaca
obra de Cervantes, mas poderíamos acrescentar também outras obras da literatura
renascentista, como as de Camões, Lope de Vega, Montaigne.
b) comete um
erro histórico, pois a obra-prima de Cevantes não era crítica.
c) exagera na
sua análise, pois a literatura renascentista foi pouco imaginativa.
d) confunde-se
ao destacar a figura de Dom Quixote como herói.
e) está
historicamente correto, mas não podemos esquecer outras figuras do renascimento
espanhol, como El Greco, Petrarca e Lop e de Vega.
14. (UNESP SP/1997) “Hoje não vemos em Petrarca senão o grande poeta italiano. Entre os
seus contemporâneos, pelo contrário, o seu principal título de glória estava em
que de algum modo ele representava pessoalmente a Antiguidade (…) Acontece o
mesmo com Bocácio (…) Antes do seu Decameron ser conhecido (…) admiravam-no
pelas suas compilações mitográficas, geográficas e biográficas em língua
latina.”
(Jacob Burckardt. A Civilização da Renascença
Italiana)
Petrarca e Bocácio estão intimamente
relacionados ao:
a) nascimento
do Humanismo
b) declínio da
literatura barroca
c) triunfo do
protestantismo
d) apogeu da
escolástica
e) racionalismo
clássico
15. (UEG GO/2005) Quem deseja conservar suas conquistas deve ter em mente duas
precauções: uma é extinguir o sangue do antigo príncipe; outra é não alterar
suas leis e impostos. Desse modo, em tempo muito breve elas se integrarão ao
principado antigo, formando um único corpo.
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe.
O movimento cultural, filosófico e político
que tomou conta da Europa a partir do século XV, chamado Renascimento, legou
para nós, mulheres e homens do século XXI, a perspectiva de um mundo possível
de ser apreendido através da razão. Um de seus mais destacados representantes,
Nicolau Maquiavel, opõe à ética cristã tradicional um pragmatismo político
justificável caso os objetivos traçados – a conquista do poder – sejam alcançados.
Iniciava-se, assim, um longo processo que marcaria o fim da tutela teológica da
Igreja nos mais diversos campos da sociedade europeia e que teria seu ápice no
movimento iluminista, alguns séculos adiante.
Sobre esse processo de racionalização por que
passou a Europa nesse período é INCORRETO afirmar:
a) O humanismo
foi um movimento intelectual iniciado por indivíduos que tentavam renovar e
modificar o padrão de estudos ministrados tradicionalmente nas universidades
medievais, dedicando-se à elaboração de uma nova ética baseada no indivíduo.
b) A perspectiva
antropocêntrica dos estudiosos renascentistas, que foram influenciados por
autores e textos da Antiguidade clássica, refletiu-se, por exemplo, na imagem
do “Homem Vitruviano”, de Leonardo Da Vinci.
c) Lutero e
Calvino podem ser considerados dois representantes do reformismo religioso que
rompia com a perspectiva de acumulação de riquezas como expressão religiosa do
pensamento burguês.
d) A Reforma
Protestante e o Renascimento são considerados dois movimentos representantes
desse processo de racionalização, visto que o primeiro rompeu com os dogmas da
Igreja Católica e revelou uma tendência individualista em sua doutrina,
enquanto o segundo tinha como ideário a autonomia do pensar e a crítica à
sociedade do período.
e) Inspirado
pelo ideal iluminista e apoiada na força econômica e política da burguesia, a
Revolução Francesa teve papel decisivo na derrocada do regime absolutista e
tornou-se inspiração para a maioria dos movimentos revolucionários do final do
século XVIII e XIX em todo o mundo, por exemplo, a independência do Haiti e as
revoluções de 1848 na Europa.
16. (UPE/2000) O Renascimento, sempre uma referência importante para quem estuda a
cultura ocidental, foi um momento de grande renovação e criatividade, não só
nas artes, mas também na produção dos saberes de uma maneira geral. Montaigne e
Descartes são exemplos de pensadores que contribuíram para o mundo moderno com
as suas ideias.
Montaigne, por exemplo, escreveu nos seus
Ensaios:
a) uma defesa
do sistema absolutista de poder, compatível com as ideias de Hobbes;
b) uma crítica à
religião católica, inspirando a Reforma Protestante;
c) uma defesa de
um certo ceticismo, mas aceitando o cristianismo com base na fé;
d) uma defesa do
otimismo e da tolerância, acreditando na utopia de uma sociedade sem
injustiças;
e) uma crítica
aos ideais renascentistas, mostrando-se saudoso e ligado à cosmogonia medieval.
17. (EFOA MG/2006) O período compreendido entre os séculos V e XV é conhecido por “Idade
das Trevas” ou “Idade Média”. Estes termos pejorativos esconderam, durante
muito tempo, a importância daquela época, na qual, segundo muitos historiadores,
surgiram os traços que caracterizam atualmente o Ocidente. Mas, não obstante
essa valorização, o termo “Idade Média” continua sendo utilizado nos livros e
manuais escolares.
Com base nessas informações e nos
conhecimentos sobre as transformações ocorridas a partir do século XV na
Europa, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A concepção
da História como um processo levou os historiadores a atenuarem o caráter de
ruptura dos acontecimentos e dos movimentos artístico-culturais, como o
Renascimento, o que contribuiu para a valorização das realizações humanas do
período medieval.
b) A tentativa
de Napoleão Bonaparte de dominar a Europa estimulou o nacionalismo em diversos
países, provocando uma valorização do período medieval, identificado como o
momento de origem das nacionalidades.
c) A
expressão “Idade Média” se refere à época compreendida entre uma fase de
predomínio das práticas pagãs e outra em que surgiram as religiões reformadas,
constituindo-se numa referência ao período em que a Igreja Católica suprimiu
outras crenças.
d) A recuperação
da Europa, após a crise do século XIV, assentava-se sobre elementos medievais,
pois o Absolutismo tinha relações com o processo de fortalecimento do poder
real, os Descobrimentos com as viagens dos italianos e o Protestantismo com os
movimentos heréticos.
e) O mito
historiográfico da “Idade das Trevas” teve origem no século XIV, quando o termo
tenebrae começou a ser empregado para designar o período posterior à
Antiguidade Clássica, mas generalizou-se principalmente a partir do século XVI.
18. (FUVEST SP/1996) Com relação a arte medieval, o Renascimento destaca-se pelas seguintes
características:
a) a
perspectiva geométrica e a pintura a óleo.
b) as vidas de
santos e o afresco.
c) a
representação do nu e as iluminuras.
d) as alegorias
mitológicas e o mosaico.
e) o retrato e o
estilo romântico na arquitetura.
19. (ACAFE SC/2001) “Os homens que viveram o Renascimento tiveram consciência de que a sua
época era bem diferente da Idade Média. Consideravam a cultura medieval muito
inferior a da antiguidade e opunham uma à outra, como se não houvesse
continuidade entre elas”.
José Jobson de Arruda - História Moderna e
Contemporânea.
Analise as afirmações abaixo.
I) A revolução
científica e literária que se deu durante o Renascimento foi chamada de
humanismo.
II) Durante o
Renascimento, ao contrário da Idade Média, o estudo da natureza foi relegado a
segundo plano.
III) A produção
artística do período foi favorecida pelos mecenas que, através dela,
manifestavam seu poder.
IV) O
racionalismo, isto é, a contestação de que tudo pode ser explicado pela razão e
pela ciência, foi característica do Renascimento.
O texto inicial pode ser complementado por:
a) II e III
b) I e III
c) IV e II
d) VI e I
e) II e I
20. (ACAFE SC/2002) Sobre o Renascimento, movimento intelectual e artístico que envolveu,
sobretudo, vários países da Europa, apenas uma alternativa está incorreta.
Assinale-a.
a) O humanismo
não pode ser dissociado do renascimento que situa o homem no centro das
preocupações espirituais e dos estudos.
b) Integrou
diversos aspectos do paganismo clássico greco-romano, associando-os a elementos
culturais de origem chinesa e hindu.
c) Hoje não é
mais visto como uma ruptura brutal com a Idade Média, mas como o resultado de
um lento processo evolutivo.
d) Caracterizou-se
pela busca da harmonia e do equilíbrio nas artes e na arquitetura, envolvendo
temas cristãos e mitológicos.
e) Foi um
fenômeno exclusivo da Europa Ocidental urbana na fase de transição do
feudalismo para o capitalismo.
21. (UNIFOR CE/1998) "O homem da época, artista, cientista, literato, confunde-se com o
próprio Deus pela sua genialidade e criatividade, por emergir da profundeza
escura da sujeição escolástica para se tornar verdadeiramente humano que, como
diz Roland Mousnier 'pode assemelhar-se a Deus primeiramente, depois
identificar-se a ele, se Deus o quiser, pela criação. O homem é, como Deus, um
artista universal'."
Ao texto pode-se associar princípios do
a) teocentrismo.
b) humanismo.
c) ascetismo.
d) misticismo.
e) platonismo.
22. (UNIFOR CE/1998) Entende-se por humanismo, o movimento:
a) moderno,
inspirado na ideia de perfeição do homem presente na arte greco-romana.
b) de resgate da
importância artística e cultural da Idade Média.
c) religioso,
que procurava valorizar o misticismo da sociedade europeia do final do século
XIV.
d) de cunho
popular, que procurava resgatar o respeito à dignidade humana.
e) que
objetivava dinamizar os "estudos humanos" que incluíam a poesia, a
filosofia, a eloquência e a história.
23. (UNIFOR CE/1999) Às transformações econômicas, políticas e sociais que caracterizaram a
crise da sociedade feudal, somam-se, em termos culturais, o Humanismo e o
Renascimento.
Sobre
essas manifestações culturais pode-se afirmar que:
a) o Humanismo e
o Renascimento estão relacionados ao desenvolvimento da burguesia e das
monarquias liberais que se constituíram no final da Idade Média.
b) Renascimento
é a denominação do movimento artístico, literário, filosófico e científico que
se desenvolveu fundamentalmente na Itália e se estendeu por outros países da
Europa Oriental.
c) o
Humanismo surgiu no final da Idade Média e encontrou na cultura clássica a
identidade para realizar seus valores e seu ideal de Homem.
d) a Itália foi
o berço do Renascimento devido ao desenvolvimento do comércio em cidades como
Veneza e Florença, a influência árabe e a sua localização geográfica.
e) a Igreja,
importante consumidora de obras de arte e protetora dos artistas, direcionou o
renascimento arquitetônico para dois estilos artísticos: o românico e o gótico.
24. (UNIFOR CE/2000) Considere os textos abaixo.
I) O
renascimento comercial reativou o intercâmbio cultural entre o Ocidente e
Oriente.
II) A ascensão
social e econômica da burguesia propiciava apoio e financiamento ao
desenvolvimento da nova cultura.
III) O
aperfeiçoamento da imprensa teve importância no século XVI. Na verdade, não
pode ser considerado um fator direto, pois, embora seja uma inovação de capital
importância para a humanidade, seus efeitos só se fizeram sentir no último
século desse movimento.
Eles referem-se a:
a) resultados
das ideias Iluministas.
b) causas que
deram origem à Reforma.
c) fatores que geraram o Renascimento.
d) fatores que
implementaram o Absolutismo.
e) consequências
do Despotismo Esclarecido.
25. (UNIFOR CE/2002) O Renascimento Cultural (séculos XV-XVI) foi um movimento intelectual
de renovação em vários campos do saber e da estética. Caracterizou-se, entre
outros aspectos,
I) pela
valorização da razão, do experimento e pelo humanismo.
II) por expressar
o universo mental da nova sociedade, a sociedade burguesa.
III) pelo
individualismo, naturalismo e heliocentrismo.
IV) por produzir
obras que glorificavam o Estado, o príncipe e enobreciam sua origem.
Dessas afirmações:
a) somente I
está correta.
b) somente II
está correta.
c) somente II e
III estão corretas.
d) somente III e
IV estão corretas.
e) I, II, III
e IV estão corretas.
GABARITO
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