1. (FGV/2001) Sobre as descobertas científicas do século XVII, é correto afirmar que:
a) romperam com
o sistema hermético de Galileu Galilei, impondo um modelo experimental para
verificação dos fenômenos naturais;
b) recuperaram o
modelo aristotélico de universo, rompendo, portanto, com a concepção propagada
pela Igreja medieval de corpos celestes estáticos;
c) romperam com
o sistema hermético de Galileu Galilei, impondo um modelo experimental
aristotélico para verificação dos fenômenos naturais;
d) a partir
do modelo experimental, romperam com o sistema hermético de Aristóteles,
sustentado pela Igreja Medieval;
e) recuperaram o
modelo aristotélico de cosmos, rompendo, portanto, com a concepção propagada
pela Igreja medieval do universo em movimento.
2. (EFEI SP/2003) A invenção da imprensa possibilitou o desenvolvimento do poder de um novo
artefato: o livro. Ele foi o instrumento físico que dilacerou a unidade do
Ocidente. A impressora, por si só, não foi o bastante. Juntaram-se a ela papel
melhor, tinta modificada e um contingente de artesãos experientes.
Assim, analise as proposições abaixo e
assinale a alternativa com as proposições verdadeiras.
I) Opúsculos e
folhetos podiam ser produzidos rapidamente, com exatidão, em quantidade e,
comparados com as cópias manuscritas usadas na Idade Média, muito mais baratos.
II) Muitos
folhetos receberam ilustrações com xilogravuras de artistas como Cranach, Dürer
e outros, o que ajudava na propaganda para atrair os analfabetos, pois seus
amigos liam para eles.
III) As pessoas
atingidas pela nova técnica passaram a usar argumentos bíblicos para lutar pela
democracia e pelos direitos humanos.
IV) Não mais em
latim – usado agora pelo clero, mas em um dos vernáculos (língua do povo), a
literatura impressa deu início ao que chamamos hoje de popularização de ideias
por meio do primeiro dos veículos de comunicação de massa.
a) I.
b) I, II e
IV.
c) II e III.
d) I, II, III e
IV.
3. (EFOA MG/2003) O termo Renascimento tem origem nos textos evangélicos de São João e
São Paulo, significando a ideia do segundo nascimento, o nascimento do homem
novo ou o renascimento espiritual do homem para Deus. Na Idade Média, este
sentido permaneceu indicando a volta do homem a Deus. No entanto, quando
utilizado para descrever o processo que teve início na Itália e se propagou
pela Europa Ocidental, no final século XIV, adquiriu outros significados, tais
como:
I) a renovação
das concepções políticas do Estado e o resgate da ideia das origens naturais
das instituições humanas.
II) a reprovação
a todo e qualquer movimento de renovação religiosa que pregasse o retorno às
fontes originais do cristianismo.
III) a reafirmação
das concepções filosóficas humanistas, entre elas a valorização da cultura da Antiguidade
Clássica.
IV) a difusão do
naturalismo e do interesse pela investigação empírica da Natureza.
V) a crítica ao
preceito do caráter divino do poder terreno e a adoção da prática de
interferência do papado na política.
Dos significados adquiridos pelo termo
Renascimento, são CORRETOS:
a) II, IV e V.
b) I, II e V.
c) II, III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e
IV.
4. (PUC PR/2003) O Renascimento teve início na Península Itálica, em uma época na qual
ali já havia uma economia próspera, geradora de excedentes que puderam ser
investidos na cultura.
Analise as afirmações seguintes sobre o
Renascimento e alguns de seus personagens.
I) Os
renascentistas opunham-se ao misticismo, ao teocentrismo e ao geocentrismo.
II) Enquanto
Copérnico afirmava que os planetas giravam ao redor do Sol, William Harvey e
Miguel Servet promoviam o avanço da Matemática, com a demonstração de vários
teoremas.
III) Miguel
Ângelo, gênio da escultura, foi também pintor, tendo decorado o teto da Capela
Sistina no Vaticano. Das suas esculturas destacam-se as obras “Moisés”, “Pietá”
e “Davi”.
IV) Sandro
Botticelli, com “Alegoria da Primavera”, e Ludovico Ariosto, com “Orlando
Furioso”, foram pintores que com estas obras enriqueceram a tradição pictórica
italiana.
Estão corretas:
a) apenas II e
III
b) apenas I e
III
c) apenas II e
IV
d) I, III e IV
e) apenas I e IV
5. (UEPB/2003) Analise as proposições a seguir sobre o Renascimento Europeu e coloque
(V) nas verdadeiras (F) nas falsas:
(__) Na
Pré-modernidade, as criações arquitetônicas das quais a Igreja foi patrocinada
foram em grande medida, custeadas pelos protetores leigos.
(__) O movimento
renascentista foi, apesar da sua enorme contribuição para a generalização da
cultura, ineficaz para a construção da ponte entre o profano e o sagrado.
(__) A ética da
generosidade por parte dos mecenas e o advento das universidades propiciaram o
surgimento de intelectuais que ocuparam um novo mercado de trabalho.
(__) O surgimento
de escolas no século XII abriu espaços alternativos para a formação de
profissionais sem que para isso tivessem que trilhar a pedagogia eclesiástica.
Assinale a alternativa correta:
a) VFVV
b) VFVF
c) FFVV
d) FFFV
e) VVVV
6. (UFC CE/2003) “Quando reconsidero ou observo os Estados florescentes, não vejo neles,
Deus me perdoe, senão uma espécie de conspiração dos ricos para cuidar de seus interesses
pessoais”.
(MORUS, Tomás. A Utopia. Porto Alegre,
L&PM, 1997 p.163)
Este trecho do livro Utopia, de Tomás Morus,
publicado em 1516, no qual o autor descreve um lugar imaginário sem propriedade
privada nem dinheiro, onde prevalece a preocupação com a felicidade coletiva,
deve ser atribuído ao seguinte movimento:
a) ao
Renascimento, movimento de renovação cultural que se preocupava com o homem e
sua organização social.
b) ao
anarquismo, que pregava a destruição do Estado.
c) ao
Iluminismo, que propunha a divisão dos três poderes: legislativo, executivo e
judiciário.
d) ao
socialismo, que propunha a tomada do poder pelo proletariado.
e) à Reforma
Protestante, que questionava o poder da Igreja de Roma de interferir nas
políticas nacionais.
7. (UDESC SC/2006) Sobre o Renascimento, assinale a alternativa CORRETA.
a) As chamadas
grandes navegações não mantinham relação com o mundo renascentista.
b) Foi um
movimento que coincidiu com a falência do Estado Absolutista.
c) Houve o
envolvimento de todas as camadas, principalmente dos segmentos mais populares.
d) A fé era a
medida de todas as coisas.
e) Inspirados
nos valores culturais greco-romanos, os artistas criaram uma arte inovadora.
8. (UFPE/2003) Leonardo da Vinci (1452-1519) é um representante do homem moderno
renascentista. Empenhou-se em conhecer leis que regem a natureza e em
transformar conhecimento em técnica. Foi um cientista e um artista. Sobre a
arte renascentista, é correto afirmar que:
1) a utilização
da técnica de aquarela, na pintura, foi dominante em toda a Itália e
proporcionou uma melhor compreensão do mundo.
2) foi
valorizada pela burguesia; entretanto, não adquiriu prestígio social.
3) foram
experimentados novos materiais, como a tinta a óleo, e a pintura sobre telas,
em substituição à pintura mural, e a utilização de novas técnicas, como a
perspectiva.
4) teve suas
primeiras manifestações no norte da Itália, com Giotto.
5) abordou temas
como a dignidade, a individualidade e a racionalidade do homem.
Estão corretas apenas:
a) 1, 2 e 4
b) 2, 3 e 5
c) 1, 4 e 5
d) 3, 4 e 5
e) 2, 3 e 4
9. (UFPE/2003) A revolução intelectual do século XVII teve como um de seus mentores
René Descartes.
Sobre as concepções cartesianas de Descartes,
é correto afirmar:
1) o método
cartesiano foi o instrumento matemático da dedução pura: consistia em partir de
verdades simples, como na geometria, e chegar às conclusões particulares;
2) o novo
racionalismo e o mecanicismo propostos em suas doutrinas repudiavam as
orientações teológicas do passado;
3) afirmando ser
a metafísica a prova racional da existência de Deus, rejeitou a revelação como
fonte da verdade; a razão passou a ser considerada como um único manancial de
conhecimento;
4) o mundo
físico para Descartes é um só. Do seu plano mecanicista geral não excluía nem
mesmo o organismo dos animais e dos homens;
5) “Penso, logo
existo” é um axioma encontrado por Descartes para expressar o seu método
matemático da dedução pura.
Estão corretas:
a) 1 e 2 apenas
b) 2 e 3 apenas
c) 4 e 5 apenas
d) 1 e 5 apenas
e) 1, 2, 3, 4 e 5
10. (UFJF MG/2004) Sobre o RENASCIMENTO, assinale a alternativa INCORRETA:
a) As grandes
transformações artísticas do Renascimento começaram na Península Itálica, mas o
maior centro de difusão da pintura foi a Inglaterra.
b) Os humanistas
desenvolveram novas leituras do cristianismo e propuseram o livre exame das
Escrituras sagradas.
c) A teoria de
Copérnico derrubou o geocentrismo, ao demonstrar que os planetas giravam em
torno do Sol.
d) A expansão
ultramarina europeia, desde o século XV, contribuiu para as transformações do
período, em relação à maneira como os homens viam e pensavam o mundo.
e) As artes
passaram por um profundo processo de transformação, especialmente em virtude da
utilização da perspectiva.
11. (UFMT/2004) No século XIV, na Europa Ocidental, uma crise generalizada em meio às
transformações que já estavam ocorrendo abalou o sistema feudal. Esse contexto
alterou a forma de pensar especialmente da burguesia, refletindo na literatura,
nas artes e na ciência, caracterizando, entre os séculos XV e XVI, o movimento
cultural denominado Renascimento.
Caracteriza esse movimento a:
a) retomada
dos valores humanistas da Antiguidade Clássica que privilegiava o homem, por
exemplo, os deuses, construídos por ele a sua imagem, tinham forma,
personalidade e sentimentos humanos e não eram vistos como seres perfeitos.
b) crítica à
visão antropocêntrica de mundo imposta pelos reis que, ao unificarem seus
reinos formando os Estados Modernos, passaram também a impor uma visão de mundo
que os colocava como divinos e passíveis de serem adorados.
c) abrangência
de uma nova mentalidade que passou a integrar todas as camadas sociais em
contraposição ao sistema feudal que, até seu apogeu, dividia a sociedade em
estamentos isolados uns dos outros em todos os sentidos.
d) transição do
antropocentrismo para o teocentrismo, demonstrada em obras de arte, a exemplo
de pinturas, que passaram a ter como tema o homem no seu cotidiano.
e) origem rural,
com financiamento pelos senhores feudais que percebiam no Renascimento uma
estratégia de enfrentamento para deter a burguesia que, naquele momento
histórico, aliada aos reis, pretendia tirar-lhes o poder político.
12. (UPE/2004) Com relação às mudanças na arte e na ciência, no início da idade Moderna,
analise as afirmativas abaixo.
I) As ideias de
Copérnico abalaram as concepções de mundo da sua época, ao estabelecer as bases
científicas do heliocentrismo.
II) As censuras e
as perseguições da Inquisição inibiram descobertas científicas e condenaram
sábios, como Giordano Bruno.
III) As famosas
leis formuladas por Isaac Newton serviram de base para o crescimento da ciência
moderna, destacando-se também suas noções de espaço e tempo absolutos.
IV) As mudanças
na produção do conhecimento, nos séculos XVI e XVIII, foram acompanhadas por
renovações expressivas na arte e na música com Rembrandt, Valázquez, Vivaldi
entre outros.
V) A filosofia
de Descartes trouxe renovação importante na forma de pensar o mundo.
Depois da análise, conclui-se que estão corretas:
a) todas as afirmativas.
b) apenas as
afirmativas I e III.
c) apenas as
afirmativas I, II e III.
d) apenas as
afirmativas II e IV.
e) apenas as
afirmativas I, III e IV.
13. UNIMONTES MG/2005) Leia o seguinte texto.
“Quero que o homem da Corte seja bem
instruído nas letras e que conheça não apenas o latim, mas o grego. (...) Que
conheça os poetas e também os oradores e historiadores e, além disso, que saiba
escrever em verso e prosa, particularmente em nossa Língua. (...) Eu o
elogiarei também se souber diversas línguas estrangeiras, particularmente o
espanhol e o francês, porque o uso de ambas é muito difundido na Itália. (...)
Quero ainda mencionar mais uma coisa que, visto a importância que lhe concedo,
não gostaria de ser esquecida: é a ciência do desenho e da arte de pintar.”
(CASTIGLIONE, B. O Cortesão. 1528. In:
ARANHA, M.L.A. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996, p.86)
Nesse texto, o autor
a) valoriza
um ideal de cultura humanista, diferente de um modelo de educação exclusivamente
teológico.
b) estimula a
educação cortesã, de caráter exclusivamente literário, e ignora o
desenvolvimento do pensamento racionalista.
c) dissemina o
ideário iluminista de uma educação democrática e universal, preconizando a
adoção de escolas livres.
d) opõe-se a uma
formação elitizada, imposta pelos clérigos e pelos Estados Nacionais europeus.
14. (FGV/2000) Na ciência, na literatura e na pintura, representaram o Renascimento
moderno (séculos XV e XVI), respectivamente:
a) Kepler, André
Vesálio e Rabelais;
b) Copérnico,
Shakespeare e Morus;
c) Lavoisier,
Cervantes e Goya;
d) Newton,
Rubens e da Vinci;
e) André
Vesálio, Camões e Rafael.
15. (UECE/2004) Acerca do Renascimento, é correto afirmar:
a) as inovações
na arte e na política se restringiram às cidades italianas;
b) a ruptura dos
intelectuais com a tradição religiosa católica garantiu a consolidação do
racionalismo;
c) os mestres
renascentistas conceberam o homem como um ser subordinado à natureza, o que
diminuía sua capacidade de interpretação;
d) além de
recuperar o legado clássico, propiciou uma renovação da vida e da consciência
humana.
16. (UDESC SC/2005) Por muito tempo a Idade Média europeia foi sinônimo de Idade das
Trevas, marcada pela paralisação das atividades culturais. Essa imagem
distorcida foi modificada atualmente pelos historiadores que a destacam como um
período de grande atividade cultural.
Acerca desse tema, todas as alternativas
estão corretas, exceto a:
a) A Idade
Média revelou o homem como o centro do universo, princípio filosófico do
antropocentrismo.
b) O surgimento
de várias universidades medievais, a partir do século Xlll, está relacionado,
de modo geral, ao desenvolvimento do comércio e das cidades.
c) As Cruzadas
ocorridas durante a Idade Média promoveram um maior contato entre o Ocidente e
o Oriente, estimulando o comércio e promovendo trocas culturais.
d) Embora a
maior parte da população europeia fosse analfabeta, os mosteiros medievais
concentravam o saber em suas imensas bibliotecas repletas de manuscritos sobre
todas as ciências.
e) Um dos
legados medievais mais importantes foram as catedrais em estilo gótico com
novas técnicas de construção, muitas delas até hoje aproveitadas na arquitetura
moderna.
17. (UFF RJ/2006) O início dos tempos modernos é associado ao Renascimento, no qual se
destacavam, dentre outras características, a descoberta do homem e do mundo.
Considerando essa afirmação, assinale a opção
que melhor interpreta o espírito moderno da Renascença em sua relação com a
expansão marítima e as grandes descobertas do período.
a) O fato de
Galileu, no século XV, descobrir a “Luneta”, propiciando um novo olhar sobre o
mundo e denominando a América de Novo Mundo.
b) A combinação
entre os conhecimentos da cosmologia do século XII com a ciência da astronomia
renascentista que denominou de Novo Mundo ao conjunto formado pela América,
África e Ásia.
c) A
renovação do conhecimento sobre a natureza e o cosmos realizada no Renascimento
e que atribui à América a denominação de Novo Mundo.
d) A reunião dos
novos conhecimentos da Renascença com a cosmologia oriental, explicando o
porquê da América e da Ásia serem os continentes denominados de Novo Mundo.
e) Os movimentos
de circulação de trocas, estruturados a partir das necessidades que o
renascimento tinha de aumentar a sua influência sobre o mundo oriental, fazendo
da Ásia o Novo Mundo.
18. (UFLA MG/2006) (...) Que obra de arte fantástica é o Homem: tão nobre no raciocínio,
tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão preciso e admirável; na
ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo, o
exemplo dos animais. (...) .
(SHAKESPEARE, William. Hamlet .)
Shakespeare, autor renascentista, no trecho
da peça teatral Hamlet citado acima, está valorizando a figura do ser humano.
Essa postura adotada pelo autor pode ser entendida como a quebra de um
paradigma na época do Renascimento. Entre as alternativas abaixo, assinale a
que NÃO demonstra mudanças comportamentais próprias do Renascimento.
a) A sociedade
adota uma postura anticlerical e anti-escolástica, revigorando os valores
pré-feudais oriundos da Antiguidade clássica.
b) A
sociedade adota o regime Absolutista, em que o soberano exerce o poder sem
quaisquer limites.
c) Com a
consolidação da burguesia como classe social, surgem os mecenas, que financiavam
obras artísticas e experimentos científicos.
d) A valorização
da figura humana passa a ser a inspiração para a pintura, escultura e outras
áreas.
e)
Considerando-se a capacidade de raciocínio do ser humano, a burguesia passa a
financiar a Expansão Marítima, o que, consequentemente, gerou a Expansão
Comercial.
19. (UFPE/2006) O Renascimento contrariou diversas concepções medievais. Nessa
perspectiva crítica se destaca a obra de Erasmo de Roterdã, que:
a) abominava o
catolicismo, aderindo às críticas do reformismo luterano.
b) se
colocava contra a intolerância católica com relação aos pagãos.
c) simpatizava
com as ideias de Lutero, consideradas liberais e positivas.
d) aderia aos
princípios de Calvino, favorecendo a burguesia.
e) negava a
tendência natural do ser humano para a bondade.
20. (UFU MG/2005) Leio o fragmento de Nicolau Maquiavel, retirado da obra O Príncipe, de
1513.
“(...) é necessário a um príncipe, para se
manter, que aprenda a poder ser mau e que valha ou deixe de valer-se disso
segundo a necessidade”.
Considerando esse trecho, exemplar das
concepções políticas modernas inauguradas no Humanismo italiano, assinale a
opção que NÃO corresponde a estas concepções.
a) a ação
piedosa e moralmente correta dos príncipes nem sempre é eficaz do ponto de
vista da manutenção do poder, necessitando estes de serem capazes de praticar a
maldade e perceberem o momento de serem maus.
b) os
príncipes devem ser sempre maus, pois o seu poder advém do emprego da força e
da falta de escrúpulos. A política desenvolve-se, portanto, no campo da
imoralidade e das injustiças.
c) a política,
diferentemente do que pensava-se na Idade Média, tem uma lógica própria que não
se confunde com a ação cristã piedosa.
d) a virtude
política não é idêntica à virtude moral do príncipe, e fazer política
estritamente dentro dos limites da moralidade é ingenuidade daquele que
pretende manter-se no poder.
21. (UNIFESP SP/2006) Relatório de um magistrado sobre o alegado suicídio de Richard Hun, na
prisão da Torre de Londres, em 1515:
Todos nós os do inquérito encontramos o corpo
do dito Hun suspenso dum gancho de ferro por uma faixa de seda, de expressão
calma, cabelo bem penteado, e o boné enfiado na cabeça, com os olhos e a boca
simplesmente cerrados, sem qualquer pasmo, esgar ou contração... Pelo que nos
pareceu absolutamente a todos nós que o pescoço de Hun já estaria partido e
grande quantidade de sangue vertido antes de ele ser enforcado. Pelo que todos
nós achamos por Deus e em nossas consciências que Richard Hun fora assassinado.
O documento revela a:
a) independência
do poder judiciário no Renascimento.
b) emergência
e difusão do raciocínio dedutivo no Renascimento.
c) retomada do
tratamento prisional romano no Renascimento.
d) consolidação
do pensamento realista aristotélicoescolástico no Renascimento.
e) permanência
da visão de mundo medieval no Renascimento.
22. (UPE/2006) Há tempos históricos marcados por renovações culturais significativas.
O Renascimento é um momento destacado da cultura ocidental. A contribuição do
polonês Nicolau Copérnico para o conhecimento da época:
a) baseou-se nas
descobertas de Aristarco e Ptolomeu, não contrariando os dogmas do catolicismo.
b) negou o
geocentrismo, seguindo ensinamentos já colocados por Nicolau de Cusa, no século
XV.
c) foi escrever
compêndios de filosofia que negavam o cristianismo e a existência do
geocentrismo.
d) foi
conseguir, com o heliocentrismo, mudar as concepções da Igreja Católica da
época.
e) foi originar
as suas descobertas, mas terminou sendo condenado pelo Tribunal da Santa
Inquisição.
23. (UCS RS/2006) As profundas mudanças ocorridas na Europa no início da Idade Moderna
expressaram-se, no plano cultural, através do movimento que ficou conhecido
como Renascimento.
Analise, quanto à sua veracidade (V) ou
falsidade (F), as afirmativas abaixo, relacionadas às principais
características desse movimento.
(__) O Renascimento
iniciou-se na Península Itálica e se estendeu, a partir do século XV, por toda
a Europa, o que influenciou a difusão de um novo ideal estético e de uma
mentalidade voltada para o humanismo.
(__) Os artistas,
escritores e pensadores renascentistas retratavam especialmente temas sacros e
defendiam os ideais de vida da nobreza e da Igreja Católica.
(__) Com o apoio
da burguesia emergente, artistas e pensadores renascentistas buscaram
inspiração para seus trabalhos nas obras da antiguidade greco-romana.
Assinale a alternativa que preenche corretamente
os parênteses, de cima para baixo.
a) VFV
b) FVF
c) VVV
d) FFV
e) FFF
24. (UEG GO/2006) A Europa do século XIV passava por uma profunda inquietação
intelectual, caracterizada pela ideia de renovação cultural e por uma visão
essencialmente crítica da sociedade. Esse fenômeno ficou conhecido como
Renascimento.
A partir do exposto, julgue a validade das
proposições que se seguem.
I. A ampliação
do raciocínio científico nessa época, com ênfase no método experimental, levou
à refutação progressiva das interpretações
dogmáticas e também a atitudes de valorização
da razão.
II. Passou-se a
rejeitar os valores greco-latinos, objetivando preservar a pureza dos valores
cristãos. Essa rejeição pode ser percebida em Tomás de Aquino e Santo
Agostinho.
III.
Estabeleceram-se condições para que o individualismo se difundisse. Assim, por
exemplo, os artistas passaram a assinar as suas obras, enquanto os nobres e
burgueses mandavam fazer retratos e estátuas de si mesmos.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As
proposições I e II são verdadeiras.
b) As
proposições I e III são verdadeiras.
c) As
proposições II e III são verdadeiras.
d) Todas as
proposições são verdadeiras.
25. (UEPB/2006) A sociedade da época moderna caracterizou-se por conter fortes traços
da época feudal e aspectos do sistema capitalista, ainda em formação.
Considerado um período de “transição”, tais características influenciaram
significativamente a produção cultural daquele momento.
Assinale com V as alternativas verdadeiras e
com F as falsas abaixo elencadas:
(__) A produção
cultural se deslocou do domínio da Igreja para o das pessoas comuns. Daí a
expressão “laicização cultural”.
(__) O Barroco,
como expressão artística, se opunha ao classicismo renascentista e ao
racionalismo científico, ganhando força nos países de forte influência
católica, salvo exceções.
(__) Os métodos de
pesquisa das ciências modernas foram constituídos nessa época, combinando razão
matemática com a observação e experimentação.
(__) Shakespeare,
neste período, dominou o ambiente literário ao escrever “Dom Quixote” e “Romeu
e Julieta”
A alternativa correta é:
a) VVVF
b) VVFV
c) VFFV
d) FFVV
e) FVVV
GABARITO
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