1. (UFCG PB/2006) O pensamento dos renascentistas valoriza o retorno ao mundo clássico e o
racionalismo em detrimento do providencialismo.
Assinale as alternativas que fundamentam
essas ideias.
I. A Idade Média
foi um período sem produção intelectual, sendo classificada como ‘idade das
trevas’.
II. As boas
maneiras revelariam um abandono da animalidade dos tempos medievais.
III. O humanismo
visava a substituição da história e da ética pela escolástica.
IV. O homem
passou a ser considerado perfeito porque era capaz de controlar seu próprio
destino.
V. As mulheres
deveriam receber educação humanística para se apresentarem mais cultas.
A sequência CORRETA é:
a) I, IV e V
b) I, II e IV
c) II e III
d) I, II e V
e) IV e V
2. (UFAC/2006) Referindo-se ao Renascimento, é correto afirmar que:
a) surgiu na
Grécia por volta do século II d. C, tendo sido pouco influente na Itália.
b) os
renascentistas criticavam o humanismo por ser uma forma de pensamento
filosófico que considera o ser humano como a obra mais importante da criação.
c)
caracterizou-se principalmente pela valorização da racionalidade do ser humano,
isto é, da capacidade humana de conhecer a realidade por meio da razão e da
observação objetiva da natureza, não mais pela crença nas explicações
religiosas e na tradição.
d) o
Renascimento foi a expressão cultural das profundas mudanças da Europa na
passagem da Idade Moderna para a Idade Contemporânea e teve início na Alemanha,
no século XVII.
e) nenhuma
das alternativas acima está correta.
3. (UFG GO/2007) Não houve preocupação com as consequências da revolução copernicana
senão depois de Giordano Bruno ter extraído dela certas consequências
filosóficas. Bem depressa Giordano Bruno estava a afirmar a infinidade do
mundo. Rejeitava, pois, por completo, a noção de “centro do universo”. O Sol,
perdido o lugar privilegiado que Copérnico lhe atribuía, era um sol entre
outros sóis, uma estrela entre estrelas.
DELUMEAU, Jean. A civilização do
Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1994. p. 147. [Adaptado].
O texto acima refere-se à importância dos
pronunciamentos de Giordano Bruno para a constituição da noção moderna de
Universo, que se relaciona com
a) a definição
de um Universo concebido como fechado e finito.
b) o abandono da
ideia de um Universo criado por Deus.
c) a ruptura
da concepção geocêntrica do Universo.
d) a percepção
de que o Universo é contido numa esfera.
e) a compreensão
heliocêntrica do Universo.
4. (ESPM/2006) Algumas cidades reinventam-se continuamente com o passar dos séculos, alterando
seu estilo arquitetônico, seu governo, religião e às vezes até mesmo o próprio
nome. Outras cidades permanecem eternamente enraizadas na própria história,
cultura e crenças de uma única era. Nenhuma cidade é fiel a um ponto da
história com tanta tenacidade quanto Florença, localizada nos montes toscanos
da Itália. Florença permanece eternamente a cidade da Renascença, a cidade de
Bernini e Michelangelo. No auge, quando era cidade de atividade bancária em
1422, 72 “bancos internacionais” operavam em Florença. Entre as famílias que
concediam empréstimos por lá, nenhuma adquiriu uma reputação tão suprema como
uma que, além do dinheiro ganho em operações bancárias, obteve poder na
política e glória por seu patronato nas artes.
(Jack Weatherford. A História do Dinheiro)
O patronato nas artes, em Florença, citado no
texto deve ser relacionado com a família:
a) Sforza.
b) Visconti.
c) Médici.
d) Bórgia.
e) Gonzaga.
5. (PUC RS/2006) O Renascimento, movimento cultural com origem na Itália, e o Humanismo,
no princípio da Idade Moderna, tiveram repercussão social de caráter _________.
Ao representarem as relações do homem com
Deus e com a natureza, as obras renascentistas caracterizaram-se pelo
_________, ao passo que a renovação científica do período criou uma nova imagem
do universo físico, marcada pelo _________.
a) popular –
antropocentrismo – geocentrismo
b) elitista –
teocentrismo – heliocentrismo
c) popular –
antropocentrismo – heliocentrismo
d) popular –
teocentrismo – geocentrismo
e) elitista –
antropocentrismo – heliocentrismo
6. (UFPE/2007) O Renascimento trouxe mudanças nas concepções de mundo dos tempos
modernos, embora mantivesse um diálogo histórico com a cultura clássica e seus
valores.
A sua forma de ver o mundo está presente em
obras literárias, como as de Rabelais, Cervantes, Camões e tantos outros. Com
efeito, a literatura renascentista:
a) consagrou
princípios éticos do cristianismo medieval, criticando valores da sociedade
burguesa que se formava.
b) foi importante para a formação das línguas
nacionais na Europa, afirmando uma renovação na forma de se escrever e contar
as histórias.
c) baseou-se na
literatura romana, ao afirmar a importância dos mitos para o imaginário social
de cada época.
d) consolidou a
admiração da sociedade moderna pela tragédia, desprezando outras formas
literárias importantes.
e) manteve a
estrutura narrativa dos tempos medievais, apesar de seu acentuado
antropocentrismo.
7. (UFRN/2007) No livro Novum Organum, publicado em 1620, Francis Bacon, pensador
ligado ao Renascimento, escreveu:
O homem, intérprete e ministro da natureza,
não estende os seus conhecimentos e a sua ação senão na medida em que descobre
a ordem natural das coisas, seja pela observação, seja pela reflexão.
FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos
de história. Lisboa: Plátano Editora, [1976]. p. 179.
Essa afirmativa de Bacon expressa o princípio
renascentista que defendia
a) a crença de
que o homem, fazendo uso das suas faculdades racionais, poderia explicar a
natureza para que fossem confirmados os dogmas cristãos.
b) um novo
método de investigação da natureza o qual conciliava a filosofia escolástica,
base da teologia cristã, com o rigor experimental.
c) uma nova
maneira de entender os fenômenos naturais a partir da ciência experimental,
buscando explicações racionais.
d) a ideia de
que o método científico, baseado na investigação dos fatos naturais, deveria
comprovar a verdade teológica.
8. (UFSCAR SP/2007) Os machos chamavam-se clerigaus, monagaus, padregaus, abadegaus,
cardealgaus e papagau – este era o único da sua espécie ... Perguntamos por que
havia só um papagau. Responderam-nos que ... dos clerigaus nascem os padregaus
...dos padregaus nascem os bispogaus, destes os belos cardealgaus, e os
cardealgaus, se antes não os leva a morte, acabam em papagau, de que
ordinariamente não há mais que um, como no mundo existe apenas um Sol..., Mas
donde nascem os clerigaus?... – Vêm dum outro mundo, em parte de uma região maravilhosamente
grande, que se chama Dias-sem-pão, em parte doutra região Gente-demasiada ...
Esse texto foi escrito por François Rabelais,
no livro Gargantua e Pantagruel, na primeira metade do século XVI. Em relação
ao texto, é correto afirmar que:
a) é exemplo da
literatura iluminista preocupada em descrever a natureza.
b) expressa o
pensamento do movimento realista europeu de denúncia à hierarquia social.
c) apresenta
uma crítica de um autor renascentista à Igreja Católica.
d) reflete um
dos temas de estudos biológicos desenvolvidos por Leonardo da Vinci.
e) constrói uma
ordem natural para a estrutura católica.
9. (UNIMONTES MG/2007) NÃO caracteriza o pensamento político de Maquiavel:
a) a afirmação
de que a conquista e a manutenção do poder constituem um objetivo importante do
governante.
b) a crítica aos
governantes que, por princípios éticos e/ou cristãos, deixassem de realizar
ações essenciais à manutenção do poder.
c) postula a
utilização da força contra os governados que contestassem as resoluções do
governo.
d) a defesa
da união entre o Estado e a Igreja, visando à dominação da população e ao
aumento da arrecadação e fiscalização.
10. (UNIOESTE PR/2007) O início da era moderna na Europa foi caracterizado não apenas pela
transição do feudalismo para o capitalismo, mas também por mudanças nos planos
intelectual e cultural. A respeito disto, considere as seguintes afirmações:
I. O centro da
Terra não é o centro do Universo, mas tão-somente da gravidade e da esfera
lunar. Este e outros postulados do astrônomo Nicolau Copérnico contestaram o
sistema ptolomaico e causaram forte reação nos meios eclesiásticos.
II. Um
significativo exemplo de crítica ao clero, durante o Renascimento, é a obra de
François Rabelais, Gargantua e Pantagruel.
III. O
desenvolvimento da perspectiva matemática na pintura e a plena consciência de
autonomia do artista são características do Renascimento Cultural, momento em
que ocorre, segundo a maioria dos historiadores, uma drástica ruptura em
relação ao período medieval, conhecido como
“Idade das Trevas”.
IV. Segundo Max
Weber, o calvinismo foi uma das fontes principais do espírito capitalista
porque se difundiu a crença da necessidade de um maior “alheamento do mundo”.
V. “O papa não
quer, nem pode perdoar alguma pena, exceto aquelas que ele tenha imposto por
sua própria vontade”. Esta e outras teses, publicadas por Martin Luther em
1517, na cidade de Wittemberg, estabeleceram acesa polêmica teológica sobre a
infabilidade do papa e dos concílios.
Assinale a alternativa que apresenta as
afirmativas corretas:
a) I, II e V.
b) I e V.
c) II e V.
d) I, III e IV.
e) III e V.
11. (ETAPA SP/2007) “O significado do termo ‘Renascença’ é objeto de uma controvérsia sem
fim entre os historiadores contemporâneos que vêm debatendo sobre o valor, as
características distintivas, os intervalos de tempo e a própria existência
deste período histórico. Eu não repetirei ou refutarei qualquer dos argumentos
propostos pelos outros, mas meramente afirmarei que entendo a ‘Renascença’ como
aquele período da história europeia ocidental que se estende aproximadamente de
1300 a 1600, sem qualquer preconcepção sobre as características ou méritos
daquele período ou dos períodos que lhe precederam ou sucederam. Não pretendo
afirmar que tenha havido uma ruptura radical no início ou no término daquele
período ou negar que tenha havido muitas continuidades. Posso mesmo admitir em
alguns aspectos que as mudanças que ocorreram nos séculos XII e XIII ou nos
séculos XVII e XVIII tenham sido mais profundas que as mudanças ocorridas entre
os séculos XIV e XV. Basicamente sustento que o chamado período da Renascença
possui uma fisionomia distinta, própria, e que a inabilidade dos historiadores
de proporem uma definição simples e satisfatória não nos autoriza a duvidar de
sua existência, pois, sob esta mesma perspectiva, poderíamos igualmente
questionar a existência da Idade Média ou do século XVIII.”
(Paul Oskar Kristeller, Renaissance thought and
its sources. New York, 1979.)
Assinale a alternativa correta:
a) Os
historiadores são inábeis.
b) O
Renascimento não existiu.
c) Não se
pode questionar a existência do Renascimento.
d) Apesar das
controvérsias, há consenso entre os historiadores.
e) O
Renascimento é incontroverso.
12. (Mackenzie SP/2007) (...) Dante e Maquiavel conheceram o exílio, Campanella e Galileu foram
submetidos a prisão e tortura, Thomas Morus foi decapitado por ordem de
Henrique VIII, Giordano Bruno e Étienne Dolet foram condenados à fogueira pela
Inquisição, Miguel de Servet foi igualmente queimado vivo pelos calvinistas de
Genebra, para só mencionarmos o destino trágico de alguns dos mais famosos
representantes do humanismo. Mesmo as constantes viagens e mudanças de Erasmo
de Rotterdam e de Paracelso, por exemplo, eram em grande parte motivadas pelas
perseguições que lhes moviam seus inimigos poderosos.
Nicolau Sevcenko - O Renascimento
A razão para as perseguições aos sábios
humanistas, mencionadas no trecho acima, pode ser encontrada, em suas linhas
gerais,
a) no conflito
aberto com a Igreja católica, provocado pelo ateísmo dos pensadores humanistas,
que identificavam, na sujeição do homem a Deus, um obstáculo ao seu
desenvolvimento pleno.
b) no choque entre, de um lado, o
conservantismo de homens e de instituições ligados à cultura e aos valores
tradicionais e do outro, o alento renovador daqueles que, inspirados em modelos
da Antiguidade, buscavam novas formas de interpretar o homem e o mundo.
c) no temor que
tomou conta da nobreza e do clero ante o perigo de perder suas terras e
riquezas, vistas pelos humanistas como a causa da miséria geral, e, por isso,
alvo das pregações revolucionárias.
d) no perigo que
representavam para os reis absolutistas as obras políticas dos humanistas, como
Dante e Maquiavel, que defendiam um modelo de Estado democrático, não
monárquico e laico.
e) no confronto
entre os dogmas cristãos (católicos e reformados) e o paganismo antigo, sendo
este considerado pelos humanistas como uma religião superior, e que deveria,
por consequência, substituir o cristianismo.
13. (PUC SP/2007) A reflexão sobre os significados da religião e seu papel nas sociedades
esteve presente no Renascimento cultural e em outros movimentos, entre o século
XVI e o XIX. Entre eles, podemos destacar
a) as Reformas
protestantes, que permitiram a tradução e a leitura direta dos textos sagrados
e reforçaram, dessa maneira, o controle dos religiosos sobre os fiéis.
b) o
Classicismo, que recuperou a tradição politeísta da antiguidade clássica e
defendeu a supremacia dos cultos pagãos sobre o monoteísmo cristão.
c) as Cruzadas
católicas, que contaram com ampla participação popular e nobre, na tentativa de
reconquistar cidades sagradas ocupadas pelos mouros.
d) a conquista
da América por espanhóis, portugueses e ingleses, que se consideravam
missionários da evangelização e difusão de preceitos do catolicismo.
e) o
Iluminismo, que reiterou o caráter racional do homem e refutou a influência
religiosa sobre os Estados nacionais e sobre os indivíduos.
14. (UEM PR/2007) O período compreendido entre o final da Idade Média e o início da Época
Moderna é marcado por transformações de caráter político, social, econômico e
cultural. Com relação às transformações culturais, adquiriu grande destaque o
Renascimento. Sobre o Renascimento, assinale a alternativa correta.
a) Os
artistas e os pensadores renascentistas passaram a exprimir, em suas obras,
ideais, valores e uma visão de mundo antropocêntrica, isto é, o ser humano
tornou-se o centro das indagações dos novos intelectuais.
b) Entre os
valores cultivados pelos renascentistas, destacam-se o teocentrismo, o
geocentrismo, o coletivismo socialista e o misticismo.
c) Embora
repudiassem os valores culturais medievais, os artistas renascentistas deram
continuidade à estética medieval que se volta para o sobrenatural.
d) Entre os
principais autores renascentistas, destacam-se Tomás de Aquino, Lourenço de
Médice, Ignácio de Loiolla e o Barão de Montesquieau.
e) Nos Países
Baixos (atuais Holanda e Bélgica), o Renascimento foi inexpressivo e limitou-se
à literatura.
15. (UFPE/2007) O pensamento renascentista derrubou preconceitos e ameaçou a existência
de verdades seculares. Francis Bacon, nascido na Inglaterra, trouxe
contribuições
importantes para essa renovação do
pensamento, quando:
a) fez uma
leitura crítica da obra de Aristóteles, até hoje assumida pelos filósofos como
fundamental para a ciência moderna e para o cristianismo.
b) defendeu o
uso do método indutivo, criticando as concepções de mundo predominantes na
Idade Média e influenciada pela filosofia grega.
c) polemizou com
as ideias de Galileu, afirmando ser a Terra o centro de um universo infinito e
plano, de grande complexidade.
d) reafirmou a
importância da filosofia grega para o mundo ocidental, sobretudo os princípios
científicos de Platão sobre o corpo humano.
e) redefiniu
princípios da metafísica, confluindo suas conclusões para a construção do
método indutivo, seguindo Aristóteles e Platão.
16. (UFRGS/2007) Em fins do século XVI e ao longo do século XVII, o Ocidente foi palco
de uma agitação intelectual que resultou no estabelecimento de novos paradigmas
científicos.
Sobre essa nova visão do mundo, considere as
seguintes afirmações.
I. Ao propor que
existem princípios que regem o movimento e que estes podem ser matematicamente
demonstrados, Newton rompeu com a visão religiosa da natureza e inaugurou a
ciência tal qual a conhecemos.
II. A ideia de
que a Terra não é o centro do Universo, mas gira em torno do Sol, foi
inicialmente classificada como herética pela Igreja; porém, diante das
evidências, acabou sendo incorporada pelo pensamento cristão da época.
III. Um dos
pilares dessas novas concepções acerca da natureza foi o avanço das técnicas de
observação, que expandiu os limites da visão ao micro a ao macroscópico.
Quais estão corretas?
a) apenas I
b) apenas I e II
c) apenas I e
III
d) apenas II e
III
e) I, II e III
17. (UFSM RS/2007) Quando Deus deixava lentamente o lugar de onde tinha dirigido o
universo e sua ordem de valores, separado o bem e o mal e dado um sentido a
cada coisa, Dom Quixote saiu de sua casa e não teve mais condições de
reconhecer o mundo. Este, na ausência do Juiz Supremo, surgiu subitamente numa
temível ambiguidade; a Verdade divina se decompôs em centenas de verdades
relativas que os homens dividiram entre si. Assim, o mundo dos Tempos Modernos
nasceu e, com ele, o romance, sua imagem e modelo.
KUNDERA, M. A arte do romance. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p.12.
A partir do texto é possível afirmar:
I. Os Templos
Modernos estão relacionados à consolidação da Igreja Católica como eixo central
do pensamento e da organização sociopolítica da Europa.
II. O desenvolvimento
do romance, com sua ênfase no indivíduo e na subjetividade, expressa uma
possibilidade de reorganização do homem moderno com a sua realidade.
III. Com os Tempos
Modernos, as bases filosóficas da Civilização Ocidental entram numa crise
irremediável, sem que ergam novos valores capazes de organizar o mundo.
IV. Dom Quixote é
um símbolo das incertezas do homem moderno, e sua trajetória pelo mundo é o
esforço de construir uma nova ordem de valores.
Está(ão) correta(s)
a) apenas I.
b) apenas I e
II.
c) apenas II e
III.
d) apenas III e
IV
e) apenas II
e IV.
18. (UFTM MG/2007) O Renascimento cultural teve sua origem nas mudanças políticas,
econômicas e sociais ocorridas a partir da Baixa Idade Média. Foram
transformações dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, dos
valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e que atingiram a
alta burguesia e a nobreza, excluindo os demais segmentos da sociedade.
(Myriam Mota e Patrícia Braick, História: das
cavernas ao Terceiro Milênio)
Dentre as transformações a que as autoras se
referem, é correto mencionar
a) a afirmação
dos Estados liberais, sob controle da burguesia, a partir da retomada do estudo
do Direito Romano nas universidades.
b) o
desenvolvimento das atividades mercantis, que fez surgir uma nova camada social
interessada em valorizar o indivíduo e a razão.
c) o
fortalecimento da autoridade dos doutores da Igreja católica, que defendiam a
fé como meio de compreensão da realidade material.
d) a ascensão
política das camadas populares, que questionaram a visão de mundo centrada em
Deus e incentivaram a crítica e a experimentação.
e) a
consolidação do sistema fabril, substituindo as corporações medievais, devido
às novas exigências da economia autossuficiente.
19. (UNESP SP/2007) Todas as coisas humanas têm dois aspectos... para dizer a verdade todo
este mundo não é senão uma sombra e uma aparência; mas esta grande e
interminável comédia não pode representar-se de um outro modo. Tudo na vida é
tão obscuro, tão diverso, tão oposto, que não podemos nos assegurar de nenhuma
verdade.
(Erasmo de Roterdã, Elogio da loucura.)
Erasmo de Roterdã foi um dos primeiros
pensadores a contribuir para o surgimento da modernidade. Nesse texto, de 1509,
pode-se considerar moderno
a) o elogio da
loucura, vista como uma forma sofisticada de sensibilidade.
b) o caráter
obscuro e sombrio da vida, na qual o homem deve mover-se pela fé.
c) a ausência
de verdades absolutas, em contraste com as verdades do clero.
d) a ideia de
que o mundo é uma comédia, e nós homens devemos nos divertir.
e) a ideia de
que o mundo é aparência, mera representação do plano divino.
20. (UNIMONTES MG/2007) Leia os textos.
- A experiência, que é a madre das coisas nos
desengana e de toda dúvida nos tira. (Duarte Pacheco)
- Demasiada luz é agressiva; demasiada sombra
impede-se que se veja. (Leonardo da Vinci)
- Não existe beleza extraordinária que não
tenha alguma peculiaridade na proporção. (Francis Bacon)
- Que bela obra de arte é o homem, tão nobre
no raciocínio, tão vário na capacidade (...) no entendimento é como um Deus.
(William Shakespeare)
Todos esses autores viveram no início da
Idade Moderna e seus pensamentos expressos nesses textos revelam a valorização
do/da(s)
a) estética
barroca e da crença inabalável nas explicações religiosas.
b) experimentação, observação, equilíbrio,
comprovação dos fatos e humanismo.
c) teorias
acerca do poder dos reis e da origem e funcionamento do universo.
d) ressurgimento
da vida urbana e proliferação das universidades.
21. (FUVEST SP/2008) Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da
Europa. Isso ocorreu devido à
a) iniciativa
pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.
b) centralização
precoce do poder monárquico nessa região.
c) ausência
completa de relações feudais em todo o seu território.
d) neutralidade
da península itálica frente à guerra generalizada na Europa.
e) combinação
de desenvolvimento comercial com pujança artística.
22. (PUC RJ/2008) Sobre o conjunto de ideias que marcou o Renascimento é correto afirmar
que:
a) a Renascença contribuiu para o reforço de
valores humanistas em toda a Europa. A valorização do Homem como “medida para
todas as coisas” se tornou uma ideia importante para os pensadores
renascentistas.
b) as ideias dos
pensadores renascentistas tornaram-se populares, influenciando movimentos
revolucionários. Esses ideais seriam retomados no século XIX pelos socialistas.
c) os pensadores
do Renascimento recuperaram ideias da Antiguidade clássica, estando de acordo
com as orientações religiosas da Igreja Romana.
d) a Igreja
Católica, como principal compradora de obras de arte, se tornou uma defensora
das ideias renascentistas.
e) como
movimento intelectual, o Renascimento provocou uma ruptura na Igreja, dividida
a partir de então em Igreja Ortodoxa e Igreja Romana.
23. (UEL PR/2008) A imprensa torna-se o mecanismo de divulgação das ideias e, por meio da
publicação de livros, constrói um clima de liberdade para o debate. As
publicações envolvem tanto as obras novas como as antigas e abrem espaço para o
aumento das traduções que vão requerer um conhecimento não só do latim, mas
também do grego e do hebraico. As publicações nas línguas locais se ampliam
facilitando o acesso à informação. A ciência se seculariza.
(RODRIGUES, A.E.; FALCON, F. A formação do
mundo moderno. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.)
Com base no texto, é correto afirmar:
a) Uma vez
registrada e pública, a cultura escrita dominou toda a Europa medieval.
b) O latim era a
linguagem da cultura cristã, o grego da clássica e o hebraico da bíblica.
c) A imprensa
foi fundamental para o domínio cristão empreendido além-mar.
d) A informação
excessiva cindiu a cultura moderna em vários sistemas de pensamento.
e) A
divulgação dos saberes foi incrementada e acelerada mediante a publicação de
livros.
24. (UFG GO/2008) Leia o fragmento.
O ingresso das sociedades ocidentais na
cultura escrita foi uma das principais evoluções da era moderna.
CHARTIER, Roger. As práticas de escrita. In:
História da vida privada no Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p.
114. [Adaptado].
O fragmento acima menciona uma transformação
nas sociedades ocidentais. Progressivamente, a partir do início da Idade
Moderna, observa-se a disseminação da cultura escrita. No século XVI, essa
transformação se expressa por meio
a) das novas formas de devoção que afirmam a
importância das relações pessoais e diretas do fiel com a Bíblia.
b) do processo
inicial de escolarização das sociedades graças à ampliação de estabelecimentos
de ensino.
c) da
disseminação do uso de diários íntimos e da troca de correspondências.
d) da criação e
multiplicação de jornais diários e da difusão de sua leitura.
e) do
crescimento do número de monastérios, lugar onde os textos manuscritos eram
reproduzidos pelos copistas.
25. (UNESP SP/2008) Galileu, talvez mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento
da ciência moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou
fundamental para sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem
pode ter expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode
atingi-la através da observação do mundo real.
(Stephen Hawking, Uma breve história do
tempo.)
O “famoso conflito com a Igreja católica” a
que se refere o autor corresponde
a) à decisão de
Galileu de seguir as ideias da Reforma Protestante, favoráveis ao
desenvolvimento das ciências modernas.
b) ao
julgamento de Galileu pela Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às ideias
de Copérnico.
c) à opção de
Galileu de combater a autoridade política do Papa e a venda de indulgências
pela Igreja.
d) à crítica de
Galileu à livre interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação
da natureza.
e) à defesa da
superioridade da cultura grega da antiguidade, feita por Galileu, sobre os
princípios das ciências naturais.
GABARITO
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