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QUESTÕES SOBRE O RENASCIMENTO V



1. (URCA CE/2007) “Os escritores e poetas do Renascimento procuraram em suas obras o recurso de uma língua que chegasse a camadas mais amplas da população, deixando de empregar o latim em suas criações literárias, substituindo-o pela língua falada na própria região.”
(SEVCENKO. N. O renascimento. 1994).
Essa atitude dos renascentistas é relacionada:
a) Com a estruturação do poder da Instituição Católica que necessitava de estudos que permitissem um maior controle ideológico sobre a população.
b) Com a ascensão da aristocracia que necessitava contrapor-se à ordem do Estado Absolutista, tendo no controle do idioma local um forte elemento de resistência ao poder do rei.
c) Com o surgimento da contestação à ordem capitalista, através do movimento socialista que necessitava de mecanismos de organização da classe trabalhadora, comunicados no idioma local.
d) Com a afirmação do modelo universalizante de governo imperial empreendido com as reformas napoleônicas.
e) Com a necessidade dos Estados nascentes que careciam da definição e imposição de uma língua nacional para centralizar e concentrar o poder político sob o seu completo controle.


2. (UEMS/2008) A divisão da História em três grandes épocas (Antiga, Medieval e Moderna) se originou:
a) durante a Reforma
b) durante a Renascença
c) durante a Revolução Francesa
d) após a Revolução Russa
e) após a II Guerra Mundial


3. (UESPI/2008) O Renascimento contou com a participação de mecenas que financiavam obras de grandes artistas da época. Além disso, recebeu forte influência cultural dos:
a) fenícios.
b) gregos.
c) egípcios.
d) judeus.
e) sumérios.


4. (CEFET PR/2008) Maquiavel é considerado o fundador da ciência política. Das alternativas a seguir, assinale aquela em que o enunciado NÃO corresponde ao seu pensamento.
a) Maquiavel torna a política autônoma ao desvinculá-la da ética e da religião.
b) Maquiavel procurou explicar as lutas políticas não pela vontade divina, mas pelas contradições entre os interesses humanos.
c) Para Maquiavel a unidade política era fundamental para a grandeza de uma nação.
d) Maquiavel desenvolve em sua teoria política as normas que definem o bom regime e as virtudes do bom governante como um bom democrata.
e) A grande novidade do pensamento de Maquiavel está na sua reavaliação entre ética e política, pois apresenta uma moral laica e estabelece a autonomia da política.


5. (FEI SP/2008) Qual das alternativas abaixo não apresenta uma característica do Renascimento?
a) caráter anticlerical e antiescolástico
b) humanismo
c) antropocentrismo
d) individualismo
e) teocentrismo


6. (FFFCMPA RS/2008) “É melhor ser mais amado que temido, ou mais temido que amado? Idealmente, é preciso ser temido e amado, mas é difícil reunir os dois sentimentos. Se um dos dois precisa ser sacrificado, é mais seguro ser temido que amado. Geralmente, os homens são ingratos, desonestos, covardes e gananciosos. Enquanto são ajudados, obedecerão às ordens. Oferecerão a você seu sangue, seus bens, suas vidas e seus filhos quando parece que você não tem necessidade de aceitá-los.
Mas quando você tenta cobrar, frequentemente voltam atrás. Se um príncipe apoiou-se apenas na boa fé de outros, estará arruinado. Os homens têm menos medo de ofender um príncipe que amam, que um que temem. Sentem-se livres para romper as obrigações que devem, por amor, sempre que lhes seja útil fazê-lo. Mas farão seu dever se temem, pois a ameaça de castigo nunca deixa de fazê-los submeter-se.”
(Nicolau Maquiavel, O Príncipe)
Sobre o contexto histórico da Península Itálica no período em que Nicolau Maquiavel escreveu O Príncipe, é correto afirmar que:
a) Estava dividida em principados, ducados e repúblicas, governados por déspotas que enfrentavam grave instabilidade política.
b) A centralização política havia sido concluída pelos condottieri, líderes militares mercenários que submeteram ao seu domínio a nobreza feudal e a burguesia mercantil italiana.
c) Estava organizada em uma confederação republicana, que reunia as cidades italianas sob o domínio de Gênova, centro econômico da península.
d) Seguindo o exemplo francês, o Estado italiano realizou sua unificação através do poder absolutista de Lorenzo Médici.
e) Assim como o restante da Europa, estava dividida em feudos, na maioria, rivais e independentes uns dos outros.


7. (UDESC SC/2008) A história da cultura renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo.
(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987.)
Sobre a cultura renascentista, a que se refere Nicolau Sevcenko, assinale V (Verdadeiro) para as afirmações verdadeiras e F (Falso) paras as afirmações falsas.
(__) O Renascimento marcou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade moderna, ao traduzir novas concepções que tinham como referência o humanismo, enquanto base intelectual que procurava definir e afirmar o novo papel do homem no universo.
(__) Em meio à desorganização administrativa, econômica e social, principais características da cultura renascentista, praticamente apenas a Igreja Católica conseguiu manter-se como instituição, conquistando assim grandes poderes e ampliando sua influência sobre a sociedade.
(__) Ao formular princípios como o humanismo, o racionalismo e o individualismo, o movimento renascentista estabeleceu as bases intelectuais do mundo moderno.
(__) A cultura renascentista consagrou a vitória da razão abstrata, instância suprema de toda a cultura moderna, pautada no rigor das matemáticas que passaram a reger os sistemas de controle do tempo, do espaço, do trabalho e do domínio da natureza.
(__) Em meio a esse processo, transformações socioeconômicas culminaram na substituição de pequenas oficinas de artesãos por fábricas, assim como as ferramentas simples foram trocadas pelas novas máquinas que então haviam surgido.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
a) VFVVF
b) VVFVV
c) FFVVF
d) FVFVV
e) VVFFV


8. (UNIMONTES MG/2008) A Divina Comédia (Dante Alighieri)
O marco mais significativo da criação da literatura moderna é um tanto ambíguo. (...) A obra tem um conteúdo simbólico e místico (...) Na Divina Comédia, o espaço celestial se subordina à experiência terrena dos homens. A entrada dos homens no inferno ou no purgatório não lhes aniquila as convicções, pelo contrário, afirmando-se contra uma situação adversa, eles ganham realce, destacando a individualidade única de cada pessoa e compromisso fundamental com sua condição humana.
(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1986, p. 36-37. Citado por FIGUEIRA, Divalte Garcia. História. Novo ensino médio. São Paulo: Ática, 2002, p. 105)
Conforme as informações acima e seus conhecimentos históricos, é CORRETO afirmar que
a) a obra de Dante Alighieri conserva valores característicos da Idade Média, a exemplo da presença dos elementos religiosos e sobrenaturais.
b) Dante Alighieri vivenciou a mais enérgica crise da Cristandade ocidental, materializada na Reforma e Contrarreforma, tensão que se revela em seus escritos.
c) a Divina Comédia é o divisor de águas entre literatura medieval e moderna, ao afirmar, de forma explícita, esta em detrimento daquela.
d) a Divina Comédia integra as grandes obras políticas do período de transição para a modernidade, a exemplo de O Príncipe de Maquiavel e O Leviatã de Hobbes.


9. (UESPI/2009) As ideias trazidas pelo Renascimento conseguiram expandir-se, pela Europa, mudando hábitos, criticando tradições, renovando concepções de mundo. Em Portugal, a obra do poeta Luís de Camões:
a) construiu uma epopeia do povo português, exaltando seus feitos e aventuras.
b) ressaltou as conquistas políticas portuguesas, com o fim do absolutismo.
c) teve importância fundamental para a época, embora não tenha se destacado no mundo lusófono.
d) imitou a estrutura da Divina Comédia de Dante e foi, por isso, pouco original.
e) afirmou a literatura portuguesa como a mais importante do Renascimento.


10. (UFRN/2009) Erasmo de Roterdã, autor de Elogio da Loucura (1511), obra em que criticava valores dominantes na sociedade de seu tempo, assim escreveu:
No presente, o homem se faz pela posse da razão. Se as árvores e as bestas selvagens crescem, os homens, creiam-me, moldam–se. [...] E aquele que não permite que seu filho seja instruído de forma conveniente, não é homem, nem seu filho se tornará um homem.
A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade.
Apud: FERREIRA, João Paulo M. H.; FERNANDES, Luiz Estevam de O. Nova história integrada. Campinas: Companhia da Escola, 2005. p. 103.
Esse fragmento textual sugere a vinculação de Erasmo de Roterdã ao
a) Escolasticismo, que tentava conciliar as verdades da revelação com aquelas formuladas pela pesquisa empírica.
b) Liberalismo, que pregava a necessidade de uma sociedade em que os homens construíssem, livremente, seu destino.
c) Renascimento, que valorizava a pessoa humana e acreditava no poder de suas capacidades intelectuais.
d) Universalismo, que desejava descobrir leis que pudessem explicar, cientificamente, o mundo.


11. (UNISA SP/2009) Comparando-se as teorias de Thomas Hobbes e Jean-Jacques Rousseau, é possível constatar que
a) enquanto o primeiro, na obra O Leviatã, apresentou um conjunto de ideias favoráveis ao absolutismo monárquico, o segundo, na obra O Contrato Social, desenvolveu uma crítica ao absolutismo, visto que defendeu a tese favorável à liberdade dos homens.
b) ambos se posicionaram de forma contrária ao absolutismo monárquico, pois como legítimos representantes do pensamento iluminista europeu eram favoráveis aos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade que caracterizaram o movimento.
c) ambos foram fervorosos defensores do absolutismo monárquico, pois, financiados pelos mecenas, produziram teorias que tinham por objetivo legitimar as recém-criadas monarquias nacionais, produtos da aliança rei-burguesia.
d) enquanto o primeiro, na obra Utopia, lançou as bases do socialismo utópico, o segundo, na obra O Contrato Social, questionou não apenas o absolutismo monárquico, mas também os valores da sociedade burguesa, ao se contrapor à propriedade privada.
e) enquanto o primeiro, na obra O Leviatã, defendeu os princípios do liberalismo político, retomados anos mais tarde pela Revolução Gloriosa, o segundo, na obra Utopia, preconizava a existência de uma sociedade perfeita a partir da extinção do Estado e da propriedade privada.


12. (UEG GO/2009) O filósofo Thomas Hobbes entendia que a natureza humana é inteiramente voltada para o auto-interesse.
Portanto, é CORRETO afirmar que, segundo este filósofo,
a) há necessidade de contínua vigilância de cada um sobre sua própria natureza, a fim de evitar que o auto-interesse prevaleça sobre o altruísmo.
b) esta natureza má é, na verdade, uma degeneração, pela convivência em sociedade, de uma natureza originalmente boa.
c) o único controle que pode ser exercido sobre esta natureza é o da moralização do Estado.
d) o governante deve ser forte e repressor o bastante para manter os homens sob controle.


13. (UNESP SP/2009) Quando sucumbe o monarca, a majestade real não morre só, mas, como um vórtice, arrasta consigo tudo quanto o rodeia
(...) Basta que o rei suspire para que todo o reino gema.
(Hamlet, 1603.)
Essas palavras, pronunciadas por Rosencrantz, personagem de um drama teatral de William Shakespeare, aludem
a) ao absolutismo monárquico, regime político predominante nos países europeus da Idade Moderna.
b) à monarquia parlamentarista, na qual os poderes políticos derivam do consentimento popular.
c) ao poder mais simbólico do que verdadeiro do rei, expresso pela máxima “o rei reina, mas não governa”.
d) à oposição dos Estados europeus à ascensão da burguesia e à emergência das revoluções democráticas.
e) à decapitação do monarca inglês pelo Parlamento durante as Revoluções Puritana e Gloriosa.


14. (FMJ SP/2008) Leia as afirmativas.
I. O termo Renascimento refere-se ao florescimento artístico e científico iniciado na Itália, por volta do século XV, e teve como referência cultural as civilizações da Grécia e Roma antigas.
II. Entre as características do período renascentista, podem-se destacar a valorização do homem e a plena aceitação dos valores da Igreja Católica, como forma de se opor ao antropocentrismo do mundo medieval.
III. A importância dada à capacidade racional do ser humano serviu como estímulo para o desenvolvimento de uma ciência baseada na experimentação e na observação dos fenômenos do mundo natural.
IV. Apesar de revelar ao mundo grandes artistas, nas áreas da literatura, pintura, escultura e arquitetura, o movimento renascentista teve pouca expressão fora dos limites das principais cidades italianas.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) II e IV.


15. (UECE/2009) O florentino Nicolau Maquiavel (1469-1527) traduziu em sua obra o espírito de uma nova época: a modernidade. Nela, a ideia de que os fins justificam os meios se aplica tanto na política quanto nas relações pessoais e no amor.
Para ele, é o poder que está em jogo. Sobre Maquiavel, assinale o correto.
a) Foi um ilustre representante da teologia moderna. Apresentou em suas ideias conceitos religiosos que sustentam o pensamento político contemporâneo.
b) É um personagem fictício e metafórico, amplamente utilizado como ilustração para as definições atuais da ciência política moderna.
c) O pensamento de Maquiavel não pode ser definido a partir da perspectiva da modernidade, pois representa um contexto histórico específico.
d) Em suas obras “O Príncipe” e “Mandrágora” apresenta, originalmente, o cerne do pensamento político do “novo homem moderno”.


16. (UNIR RO/2009) A respeito do período renascentista, analise as afirmativas.
I. A partir da cultura e do conhecimento greco-romano, os renascentistas colocavam o homem como a figura central no desenvolvimento da arte e da ciência.
II. O Renascimento afetou diretamente o poder da Igreja Católica a partir da defesa da liberdade do
homem, mas a Igreja reprimiu suas expressões pela Europa especialmente por meio da Santa Inquisição e do Index.
III. O pensamento renascentista colocou o homem em segundo plano e revalorizou a relação com o divino a partir da retomada do conhecimento greco-romano.
IV. O Renascimento significou um retorno ao estudo do pensamento da antiguidade clássica e uma ruptura com o mundo medieval a ponto de não haver coexistência entre, por exemplo, os deuses e deusas clássicos e os santos medievais da arte italiana.
Estão corretas as afirmativas
a) II e IV, apenas.
b) I e II, apenas.
c) III e IV, apenas.
d) I, II e III, apenas.
e) I, III e IV, apenas.


17. (CEFET PR/2009) O Humanismo é um movimento filosófico surgido no século XIV dentro das transformações culturais, sociais, políticas, religiosas e econômicas desencadeadas na Baixa Idade Média. Com a ideia clássica de “dignidade do homem”, isto é, o homem está acima da Natureza, o Humanismo coloca o homem no centro do universo. Sobre esse assunto, estabeleça correspondência entre as colunas.
Coluna I
(1) Giovanni Bocaccio (1313-1375)
(2) Erasmo de Roterdã (1466-1536)
(3) François Rabelais (1495-1553)
(4) Giovanni Pico della Mirandola (1463- 1494)
(5) Thomas Morus (1478-1535)
Coluna II
(__) Autor de “Decameron”, é considerado “pai do humanismo”
(__) Autor de “Utopia”, na qual descreve uma sociedade idealizada.
(__) Autor de “Elogio da Loucura”, crítica ao pensamento dogmático.
(__) Autor de “Gargântua e Pantagruel”, sátira dos costumes da época.
(__) Autor de “Discurso sobre a Dignidade do Homem”, na qual justifica a importância da busca humana pelo conhecimento.
A sequência correta é:
a) 2, 3, 5, 4 e 1.
b) 1, 2, 5, 4 e 3.
c) 1, 5, 2, 4 e 3.
d) 4, 5, 2, 3 e 1.
e) 1, 5, 2, 3 e 4.


18. (Mackenzie SP/2009) “A natureza, ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual deveis moldar para que se converta em um homem de verdade. Se esse ser moldado se descuidar, continuareis tendo um animal; se, ao contrário, ele se realizar com sabedoria, eu poderia quase dizer que resultaria em um ser semelhante a Deus.”
Erasmo de Roterdã
No trecho acima, datado de 1529, do filólogo e pensador da cidade holandesa de Roterdã, encontra-se manifesta a presença do pensamento
a) teocentrista, priorizando a ideia do sobrenatural e da ligação do Homem com o divino.
b) experimentalista, em que todo e qualquer conhecimento humano se daria por meio da investigação científica.
c) escolasticista, doutrina que admitia a fé como a única fonte verdadeira de conhecimento.
d) antropocentrista, valorizando o Homem e suas obras como base para uma visão mais racional do mundo.
e) epicurista, apontando para uma postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.


19. (UECE/2009) Nicolau Copérnico (1473-1543), contrariando a ciência do seu tempo, assim como as concepções da Igreja à época, promoveu uma mudança radical na concepção do cosmos e na maneira de ver a humanidade. Assinale o correto.
a) Copérnico foi um ilustre pensador do final da Idade Média que, por defender suas ideias, foi preso e condenado à fogueira.
b) Copérnico foi um dos representantes do Renascimento que renovou a astronomia e contestou as ideias geocêntricas.
c) A teoria heliocêntrica não causou nenhuma alteração no pensamento científico no século XVI.
d) Copérnico apenas copiou as ideias propaladas por Galileu e não criou nada de original.


20. (UERGS/2009) “Oh! Admirável destino do homem, a quem foi concedido ser o que escolheu para si.” Pico Della Mirandolla (1463 – 1494)
A afirmação acima reflete a concepção
a) Humanista, presente no Renascimento Cultural.
b) Teocêntrica, que marcou a cultura medieval.
c) Maniqueísta, característica da religião persa.
d) Monoteísta, elemento básico da religião hebraica.
e) Coletivista, que regulava a vida na baixa Idade Média.


21. (UNIMONTES MG/2009) Acerca da chamada Peste Negra (1347-1350), é INCORRETO afirmar que:
a) facilitou, em virtude da sua natureza catastrófica, a proliferação de heresias contrárias à Igreja Católica.
b) contribuiu para a concentração fundiária na medida em que ceifou parte da Aristocracia.
c) fez decrescer a mão-de-obra disponível, tornando mais conflituosas as relações entre trabalhadores e senhores feudais.
d) a epidemia, cuja expansão foi facilitada pelas precárias condições de higiene, vitimou cerca de um terço da população europeia.


22. (UNIMONTES MG/2009) No texto da peça de Bertold Brecht sobre Galileu Galilei e a Santa Inquisição, lemos: “E surgiu um gosto pela pesquisa da causa das coisas: por que cai a pedra que arremessamos? (...) As verdades mais consagradas são tratadas sem cerimônia; o que era indubitável, agora é posto em dúvida. Em consequência, formou um vento que levanta as batinas brocadas dos príncipes e prelados e põe à mostra as pernas gordas e pernas de palito, pernas como as nossas pernas.”
(Bertold Brecht. Galileu Galilei. Coleção Peças Teatrais. São Paulo: Abril Cultural, 1988, p. 172, Vol. 1)
O texto de Brecht nos revela que:
a) todos os setores sociais estavam confiantes e otimistas quanto aos projetos das ciências a partir do Renascimento.
b) as mudanças trazidas pelo Renascimento foram abrangentes, revelando, entre outras coisas, as similitudes entre povo, clero e aristocracia.
c) o Renascimento fez surgir dúvidas religiosas e políticas, acarretando, no curto prazo, fortes turbulências políticas e a crise do Antigo Regime.
d) os três estados em que se dividia a sociedade se colocaram contra as mudanças ocasionadas com o Renascimento cultural a partir do século XV.


23. (ESCS DF/2010) As transformações político-econômicas ocorridas na Europa ocidental ao longo dos séculos XIV, XV e XVI exigiram uma mudança de mentalidade sócio cultural e científica. Nesse sentido, o Renascimento e o Humanismo representaram um processo de mudança, rompendo com a tradição escolástica medieval e forjando a base do pensamento burguês capitalista. O Renascimento europeu ocidental pode ser explicado pelo seguinte aspecto:
a) o movimento renascentista foi iniciado em função do fortalecimento da burguesia inglesa após a Guerra dos Cem Anos;
b) a defesa da ideologia humanista pela Igreja Católica permitiu a fácil difusão do movimento renascentista pelo continente;
c) a presença do mecenato bancado pela nobreza francesa permitiu o surgimento do movimento renascentista na Europa;
d) a presença da intelectualidade bizantina aliada à prosperidade da burguesia das cidades italianas impulsionou o movimento renascentista europeu;
e) a disseminação da ideologia islâmica permitiu aos países Ibéricos o pioneirismo na elaboração do pensamento renascentista.


24. (UEG GO/2010) O movimento de ideias, conhecido como Renascença, foi caracterizado na literatura e na arte por um esmerado cultivo da forma e por uma admiração entusiasta da antiguidade pagã. Mudanças foram experimentadas em todas as áreas de atuação humana. Dentre os pensadores que marcaram este período, destacam-se os seguintes:
a) Kant, Hegel e Marx
b) Descartes, Bacon e Comte
c) Sócrates, Platão e Aristóteles
d) Giordano Bruno, Maquiavel e Jean Bodin


25. (UEPB/2010) Analise as proposições a seguir:
I. As guildas eram associações que buscavam garantir o monopólio do comércio local, limitando duramente o comércio feito por estrangeiros e controlando os preços dos produtos.
II. Na França do século XIV, camponeses fizeram um movimento conhecido como jacqueries e saquearam depósitos de alimentos, destruíram castelos e a documentação que oficializava a situação dos servos.
III. O período medieval foi marcado pelo surgimento das universidades. Entre as mais antigas estão as de Salerno e Bolonha, na Itália, e a de Paris. Os principais cursos eram Teologia, Direito e Medicina.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)
a) I e III, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) III, apenas.
e) I, II e III.


GABARITO

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