1. (UEG GO/2014) Para chegar a conclusões decisivas sobre o sentimento religioso dos
homens do Renascimento temos de seguir outro caminho. É pela sua cultura intelectual
que temos de explicá-la. Estes homens modernos, que representam a civilização
italiana do tempo, nasceram religiosos como os ocidentais da Idade Média, mas
seu poderoso individualismo tornou-os totalmente subjetivos.
BURCKHARDT, Jacob. A civilização da
renascença italiana. Lisboa: Presença, s.d. p. 392.
Por meio da reflexão citada acima é possível
inferir de que forma os homens do Renascimento puderam produzir
a) livros como O
bestiário, nos quais os animais eram representados como símbolos da presença de
Deus na natureza e na vida dos homens que se convertiam à fé cristã.
b) obras de
arte, como os afrescos da Capela Sistina, de Michelangelo, onde figuras da
tradição religiosa eram representadas nuas, em poses que exaltavam o corpo
humano.
c) livros como O
manual do inquisidor, escrito por Bernardo Gui, nos quais se ensinava a
torturar e matar inocentes de modo cruel e gratuito em nome de Deus e da
Igreja.
d) obras
arquitetônicas como a Basílica de São Pedro, em estilo românico, caracterizada
pela mistura de técnicas medievais e renascentistas trazidas do Oriente.
2. (IFRS/2014) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira de forma a estabelecer
a relação correta entre elas.
(1) Renascimento
(2) Reforma
Protestante
(3) Revolução
Industrial
(__) Teve como
característica a influência da matemática no desenvolvimento das novas técnicas
desenvolvidas, como no caso da perspectiva e da proporção.
(__) Serviu de
estímulo para o surgimento das línguas nacionais, graças ao desenvolvimento da
imprensa e contribuiu para o enfraquecimento do latim, como pode ser visto na
produção de Lutero.
(__) As bases de
seu pensamento diferiam daquele que era predominante na Igreja Católica,
exemplo dado pelo antropocentrismo que entrava em oposição ao teocentrismo.
(__) Foi
antecedida pelo êxodo rural forçado que ocorreu devido ao processo de
cercamento das terras.
A sequência correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é
a) 1 – 2 – 3 –
2.
b) 3 – 1 – 1 –
3.
c) 3 – 2 – 1 –
3.
d) 1 – 2 – 1 – 3.
e) 1 – 3 – 2 –
2.
3. (UCS RS/2014) No contexto do Mundo Moderno, acelerou-se o processo de transição do
feudalismo para o capitalismo.
Assinale a alternativa que apresenta um dos
processos que marcaram esse contexto.
a)
Descentralização política e consequente formação de reinados, ducados e
condados.
b) Menor
intervenção do Estado nas práticas econômicas que priorizavam as atividades
manufatureiras.
c) Redefinição, por parte dos chamados
humanistas, do papel do homem no universo, diante de Deus e de si mesmo, que
está na base do movimento renascentista.
d) Consolidação
do poder da Igreja Católica, que além de autoridade espiritual acumulou poder
material.
e) Implantação
do regime de trabalho servil, que contribuiu para o acúmulo de capital.
4. (UNCISAL AL/2014) A Revolução Científica tornou o conhecimento mais estruturado e mais
prático, absorvendo o empirismo como mecanismo para se consolidar as constatações.
Esse período marcou uma ruptura com as práticas ditas científicas da Idade
Média, fase em que a Igreja Católica ditava o conhecimento de acordo com os
preceitos religiosos. Embora na época tenha havido grande movimentação com a
divulgação de novos conhecimentos e novas abordagens sobre a natureza e o
mundo, o termo Revolução Científica só foi criado em 1939 por Alexandre Koyré.
Disponível em: http://www.infoescola.com.
Acesso em: 25 out. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, a Revolução Científica foi
caracterizada pela(o)
a) matemática;
redivisão do trabalho; ascensão do empirismo e teocentrismo.
b) humanismo;
produção de livros; reforma protestante e antropocentrismo.
c) economia;
caráter mítico; movimentos sociais e ecocentrismo.
d) fim da
guerra; aspirações cosmopolitas; distinções sociais e antropocentrismo.
e) democracia;
industrialização; revolução francesa e teocentrismo.
5. (UECE/2014) Leonardo da Vinci, homem de genialidade indiscutível, foi capaz de
inventar e construir instrumentos bélicos, projetar obras de arquitetura,
fundir em bronze, esculpir, pintar. Instigado por um mundo que até então havia
sido pouco explorado, trabalhou como cenógrafo e engenheiro militar criando
projetos como a máquina de voar e diversas engenhocas. Este homem é exemplo de
uma época caracterizada por muitas transformações no campo das técnicas, das
artes, da política e do próprio conhecimento que se tinha do mundo e de si
mesmo. Foi representante de um período histórico e de um importante movimento
cultural, respectivamente denominados
a) renascimento
e humanismo.
b) classicismo e
maneirismo.
c) hermetismo e
existencialismo.
d) feudalismo e
barroquismo.
6. (Unievangélica GO/2014) Os movimentos históricos de amplas dimensões, como o Renascimento, caracterizavam-se
pela presença
a) da pintura,
ocupando destacada posição, que recriou a natureza, pois, era proibida de
retratar o homem, seus sentimentos, paixões ou cenas cotidianas.
b) da
astronomia, que renovou os estudos dos movimentos dos astros, reafirmou o
geocentrismo, afirmado por Ptolomeu e pela bíblia.
c) dos estudos
racionais, que procuravam nas revelações divinas explicações para a realidade.
d) dos
intelectuais e artistas, que se inspiravam nos clássicos da antiguidade
greco-romana com modelos de verdade, beleza e renovação.
7. (Unievangélica GO/2014) Leia o texto a seguir.
O movimento renascentista do século XIV ao
século XVII estimulou a reforma do ensino nas universidades. Os estudos dos
fenômenos naturais alcançaram grande desenvolvimento na Escola de Pádua, na
Península Itálica.
No Renascimento, houve uma verdadeira
transformação no conhecimento, nas artes e na ciência.
São demonstrações de inovações
renascentistas:
a) Os estudos
sobre anatomia, realizados por Andreas Vescílio e sobre a circulação sanguínea,
realizados por Willian Harvey.
b) A revolução
do conhecimento provocada pela afirmação de Copérnico de que a Terra era o
centro do universo.
c) A nova função
das artes no Renascimento, que se constituía em despertar nos fiéis o temor a
Deus.
d) A nova
concepção de sociedade ideal criada por Thomas Morus - sociedade dividida em
urbana e rural.
8. (Unievangélica GO/2014) Considerado como o século da revolução do conhecimento, o século XVII
foi profícuo no aparecimento de intelectuais, físicos, matemáticos e astrônomos
que aliaram a ciência e o racionalismo.
Considera-se um dos destaques desse período:
a) Leonardo da
Vinci, com o patrocínio da igreja, aprofundou seus estudos de anatomia através
da dissecação de cadáveres.
b) Nicolau Copérnico
reforçou a tese do geocentrismo, que considerava a Terra o centro do universo.
c) Isaac
Newton, autor da lei da gravitação universal, foi considerado pai da física
moderna.
d) Galileu
Galilei, criador do método científico, refutava a ideia de que o conhecimento
poderia surgir da observação empírica.
9. (UESPI/2014) "A consciência da oposição entre coisas antigas e modernas, e com
ela a formação de um conceito de modernidade, surgiu durante o Renascimento, no
século XVI. À visão religiosa de mundo da nobreza e do clero, difundida na
Idade Média, começa a contrapor-se outra visão, a burguesa. Tal mudança coloca
o homem no centro do universo (conceito antropocêntrico), abrindo novas
perspectivas ao pensamento político e religioso, assim como ao desenvolvimento
das ciências."
(extraído do livro História Moderna e Contemporânea
de Carlos Guilherme Mota).
No que se refere ao Renascimento, julgue os
seguintes itens, colocando (V) para “VERDADEIRO” ou (F) para “FALSO” nos
parênteses:
(__) Processo de
renovação cultural, o Renascimento refletia o gradativo crescimento da burguesia,
da vida urbana e das atividades mercantis, em marcha desde a Baixa Idade Média.
(__) O
racionalismo, uma das características centrais do movimento renascentista,
estimulou o nascimento da ciência moderna, ao incentivar a pesquisa objetiva e
o método experimental.
(__) A literatura
renascentista de elevado senso crítico e comprometida com a elaboração de um
novo conceito de vida e de homem também contribuiu para a consolidação dos novos
idiomas nacionais, derivados do latim.
(__) No campo das
artes, o Renascimento afastou-se do modelo clássico: as figuras humanas foram
retratadas sem a preocupação com estudos anatômicos, técnicas de cores ou uso
da perspectiva.
(__) Todas as
opções estão corretas
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) V V V F F
b) F F F F V
c) V V V V V
d) F V F V F
e) V F V F F
10. (UFT TO/2014) Avalie o texto descrito a seguir.
“(...) são múltiplos os caminhos do
pensamento renascentista e certamente a variedade, a pluralidade de pontos de
vistas e opiniões, (...) um dos fatores mais notáveis da sua fertilidade. (...)
era plenamente coerente com sua insistência sobre a postura crítica, o respeito
à individualidade, seu desejo de mudança.”
FONTE: Adaptado de SEVCENKO, Nicolau. O
Renascimento. SP: Atual, 1994, p.24.
Marque a alternativa que apresenta uma das
características do Renascimento.
a) Misticismo
b) Coletivismo
c) Teocentrismo
d) Geocentrismo
e) Heliocentrismo
11. (ENEM/2009) Para uns, a Idade Média foi uma época de trevas, pestes fome, guerras
sanguinárias, superstições, crueldade. Para outros, uma época de bons
cavaleiros, damas, corteses, fadas, guerras honradas, torneios, grandes ideias.
Ou seja, uma Idade Média “má” e uma Idade Média “boa”.
Tal disparidade de apreciações com relação a
esse período da História se deve
a) ao
Renascimento, que começou a valorizar a comparação documental do passado,
formando acervos documentais que mostram tanto a realidade “boa” quanto a “má”.
b) à tradição iluminista, que usou a Idade
Média como contraponto a seus valores racionalistas, e ao Romantismo, que
pretendia ressaltar as “boas” origens das nações.
c) à indústria
de videojogos e cinema, que encontrou uma fonte de inspiração nessa mistura de
fantasia e realidade, construindo uma visão falseada do real.
d) ao
Positivismo, que realçou os aspectos positivos da Idade Média, e o Marxismo,
que denunciou o lado negativo do modo de produção feudal.
e) à religião,
que com sua visão dualista e maniqueísta do mundo, alimentou tais
interpretações sobre a Idade Média.
12. (ENEM/2012) Não ignoro a opinião antiga e muito difundida de que o que acontece no
mundo é decidido por Deus e pelo acaso. Essa opinião é muito aceita em nossos
dias, devido às grandes transformações ocorridas, e que ocorrem diariamente, as
quais escapam à conjectura humana. Não obstante, para não ignorar inteiramente
o nosso livre arbítrio, creio que se pode aceitar que a sorte decida metade dos
nossos atos, mas [o livre-arbítrio] nos permite o controle sobre a outra
metade.
MAQUIAVEL, N. O Príncipe. Brasília: EdUnB,
1979 (adaptado).
Em O Príncipe, Maquiavel refletiu sobre o
exercício do poder em seu tempo. No trecho citado, o autor demonstra o vínculo
entre o seu pensamento político e o humanismo renascentista ao
a) valorizar a
interferência divina nos acontecimentos definidores do seu tempo.
b) rejeitar a
intervenção do acaso nos processos políticos.
c) afirmar a
confiança na razão autônoma como fundamento da ação humana.
d) romper com a
tradição que valorizava o passado como fonte de aprendizagem.
e) redefinir a
ação política com base na unidade entre fé e razão.
13. (Famerp SP/2015) A expressão e a noção de “Idade Média” surgem no século XIV, com
Petrarca e os humanistas italianos. Falam eles de um medium tempus (idade do
meio) [...]. Mas em relação a quê? Em relação à Antiguidade, por um lado. Em
relação ao futuro, por outro lado. Os humanistas julgavam que estavam saindo de
um período sem nome, de um intermédio.
(Jacques Le Goff. Em busca da Idade Média,
2008.)
A partir do texto, podemos afirmar que, para
aqueles humanistas italianos, a expressão "Idade Média"
a) tem
conotação pejorativa, pois sugere que se trata de um período vivido entre duas
épocas superiores.
b) manifesta a
preocupação com o declínio econômico medieval, provocado pela suspensão, por
dez séculos, das práticas comerciais.
c) revela a
satisfação diante da presença, por dez séculos, de grandes realizações
culturais.
d) demonstra o
caráter renovador do período, que representaria a superação dos problemas
oriundos da Antiguidade.
e) tem conotação
religiosa, pois sugere o caráter provisório da presença humana na Terra.
14. (UCS RS/2015) As sociedades, em diferentes épocas e lugares, têm concepções
divergentes acerca do desenvolvimento tecnológico. Comparando as concepções que
os europeus tinham na Idade Média e na Idade Moderna, é correto afirmar que
I as ideias
renascentistas, que surgiram em um contexto de desenvolvimento do comércio e do
artesanato, incentivaram a investigação racional e a intervenção na natureza,
estimulando novas descobertas científicas.
II as universidades
– uma das mais importantes invenções medievais – surgiram no começo do século
XIII.
III as catedrais
góticas, construídas no período medieval, simbolizavam o domínio da Igreja
sobre a sociedade.
Das proposições acima,
a) apenas I está
correta.
b) apenas II
está correta.
c) apenas I e II
estão corretas.
d) apenas II e
III estão corretas.
e) I, II e
III estão corretas.
15. (UCS RS/2015) O desenvolvimento da ciência, da busca incessante de desafiar o
desconhecido, foi, é, e sempre será, um processo que flerta com a possibilidade
de sacrifícios, seja por parte dos cientistas, seja por parte daqueles que, de
alguma maneira, colaboram com a pesquisa.
Assinale a alternativa que relaciona de forma
correta e direta a natureza do risco com o conteúdo científico.
a) Voluntários
que receberam o vírus da asma para a confirmação da Lei do Ohm.
b) O sujeito que
ficou no topo de uma torre, esperando uma descarga elétrica atmosférica, a fim
de comprovar o Princípio de Exclusão de Pauli.
c) René
Descartes que, precisou caminhar com os pés descalços dentro de uma bacia com a
água acima de 100 ºC, para comprovar a eficiência do plano cartesiano.
d) Galileu
Galilei, para não morrer na fogueira, precisou negar, diante do Tribunal da
Inquisição, a Teoria de que é a Terra que gira em torno do Sol.
e) O próprio
descobridor da 1ª Lei de Mendel, que ingeriu altas doses de poliacrilato de
sódio para deixar seu sangue mais ácido.
16. (UEL PR/2015) Nas obras Comentariolus e Revolução das Orbes Celestes, Nicolau
Copérnico formulou uma teoria que desafiou os dogmas da Igreja Católica
Apostólica Romana, ao conceber um novo modelo.
Assinale a alternativa que apresenta,
corretamente, os valores culturais do Renascimento.
a)
Coloquialismo, fundamentalismo e escatologia.
b) Formalismo,
relativismo e misticismo.
c) Gnosticismo,
hermetismo e sofismo.
d) Heliocentrismo,
antropocentrismo e racionalismo.
e) Teocentrismo,
aristotelismo e quiliasmo.
17. (Unievangélica GO/2015) Idade Moderna compreende o período que se estende da crise da sociedade
feudal europeia no século XIV às revoluções democrático-burguesas dos séculos
XVII - XVIII.
O que caracteriza esse período como moderno?
a) As inovações
trazidas pelos humanistas, que reforçaram a hierarquia social estratificada em
servo e senhor, vassalo e suserano, mestre e aprendiz.
b) Os estudos
que reforçavam a dualidade corpo e espírito e ressaltavam o caráter religioso
da sociedade dentro do movimento renascentista.
c) As mudanças
no pensamento, as novas ideias e os novos valores, que criticavam a exaltação
religiosa e buscavam explicações mais racionais dos fenômenos.
d) As novas
religiões que defendiam uma nova ética e confirmavam os princípios da Igreja
Católica como uma instituição universal.
18. (USP/2015) No plano artístico, o Renascimento pode ser corretamente associado a
nomes como os de
a) Rafael,
Botticelli e Michelangelo.
b) Leonardo da
Vinci, El Greco e Rembrandt.
c) Giotto,
Caravaggio e Rubens.
d) Dante, Velázquez
e Bruneleschi.
e) Montaigne,
Goya e Vermeer.
19. (Fac.
Cultura Inglesa SP/2015) Como Leonardo permanentemente insistiu, todo o seu
trabalho científico foi a serviço da Arte. Ele e seus colegas artistas, tendo
atingido os limites do que podia ser realizado através da observação exterior,
voltaram-se para dissecação e a anatomia a fim de ampliar seu conhecimento das
forças e estruturas subjacentes que condicionam a aparência externa da figura
humana. Foi a serviço da arte que eles desenvolveram uma precisão de desenho
nos séculos que precederam a invenção da máquina fotográfica.
(John White. “Leonardo da Vinci (1452-1519)”.
In: John R. Hale (org.). Dicionário do Renascimento Italiano, 1988. Adaptado.)
Leonardo da Vinci foi um típico humanista do
Renascimento italiano, dedicando-se às pesquisas científicas e à produção
artística. O excerto defende o argumento que
a) a pintura e o
desenho do renascimento criaram os registros fotográficos.
b) as pesquisas
científicas do renascimento tornavam a pintura desnecessária.
c) o
renascimento enfraqueceu-se culturalmente com as pesquisas anatômicas.
d) a cultura
do renascimento baseava-se em uma observação aprofundada da realidade.
e) o
renascimento sustentou o princípio da santidade eterna do corpo humano.
20. (UEFS BA/2013) A Literatura apresenta, de imediato, uma novidade, que é a utilização
das novas línguas nacionais, derivadas do latim: o espanhol, o português, o italiano,
o francês. Tendo como tema central o Homem, os escritores, com profundo senso
crítico, buscaram elaborar um novo conceito de vida e de homem. A época
medieval foi profundamente satirizada em seus valores essenciais: a cavalaria,
a Igreja, a nobreza. (FARIA et al, 1993, p. 51).
FARIA, R. et al. História. Belo Horizonte:
Editora Lê, v.3,1993.
As características da literatura
renascentista, descritas no texto, estão associadas a um contexto histórico no
qual se destacava
a) o poder da
nobreza feudal, responsável pelo governo das cidades e pela cobrança dos
impostos das terras reais.
b) a desagregação
da economia da Baixa Idade Média, como resultado da atuação das Cruzadas no
contato com o Oriente.
c) a permanência
do escravismo, paralelamente ao trabalho dos servos, como base da produção da
riqueza na economia da Baixa Idade Média.
d) o processo
de urbanização, de ascensão da burguesia e da revolução comercial, que marcou a
Baixa Idade Média e o início da Idade Moderna.
e) a formação do
Sacro Império Romano Germânico e do Império Italiano, forças políticas
controladoras da Europa na Idade Moderna.
GABARITO
0 Comentários