1. (PUC RJ/1994) "Movimento intelectual portador de uma visão unitária do mundo e
do homem, o Iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são
contemporâneas, conservou uma grande certeza quanto à racionalidade do mundo e
do homem."
(Francisco Falcon - Iluminismo)
O movimento Iluminista, no século XVIII,
representou a:
a) Crítica ao
mecanismo, fundamentada nos dogmas do pensamento religioso católico.
b) Justificativa
da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas.
c) Defesa da
teocracia pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta.
d) Afirmação
das ideias do progresso e natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento
racional.
e) Subordinação
ideológica do poder político civil às práticas e doutrinas da Igreja
contra-reformista.
2. (UECE/2000) Analise o seguinte comentário acerca da sociedade europeia, no século
XVIII:
“Os filósofos se erigiram como preceptores do
gênero humano. Liberdade de pensar, eis seu brado, e este brado se propagou de
uma extremidade a outra do mundo.”
Fonte: Denúncia do Advogado Séquier, em 1770,
in DUPÂQUIER, J. e LACHIEUR, M. Les Temps Modernes. Paris: Bardas, 1970, p.
221.
De acordo com o seu conteúdo, é correto
afirmar que:
a) os filósofos
franceses apoiaram o absolutismo, a fim de garantir a difusão do saber
b) a
ideologia dos pensadores iluministas direcionava-se contra o absolutismo
monárquico
c) a implantação
da República Francesa, na 1.ª metade do século XVIII, resultou da aliança da
burguesia com o clero
d) a teoria do
Direito Divino, fruto do iluminismo, consistia numa crítica à nobreza e aos
desmandos da Igreja
3. (ETAPA SP/2006) O espírito das leis e O contrato social associam-se respectivamente a:
a) Locke e Hume.
b) Smith e
Hobbes.
c) Cícero e
Aristóteles.
d) Voltaire e
Diderot.
e) Montesquieu
e Rousseau.
4. (PUC MG/2002) Em finais do século XVII, na Europa, surgiu um movimento intelectual
conhecido como Iluminismo, sobre o qual é correto afirmar que, EXCETO:
a) defendia a
intervenção do Estado na economia.
b) criticava os
privilégios de classe e da Igreja.
c) defendia um
sistema constitucional.
d) criticava os
princípios do Direito Divino dos Reis.
5. (UFF RJ/1993) O texto abaixo proclama, ao mesmo tempo, a igualdade entre os homens e a
preservação do direito de propriedade, cuja distribuição entre os homens é
habitualmente muito desigual.
“1 - Os homens
nascem e permanecem livres e iguais quanto aos direitos. As distinções sociais
só podem ser baseadas na utilidade comum.
2 - A finalidade
de toda associação política é a preservação dos direitos naturais e
imprescritíveis do homem. Tais direitos são a liberdade, a propriedade, a
segurança e a resistência à opressão.”
(Declaração dos direitos do homem e do
cidadão - 26 de agosto de 1789)
No contexto das ideias liberais da época em
que o documento foi redigido, é correto o seguinte comentário:
a) O caráter
contraditório do documento se deve a que a Assembleia Nacional Constituinte
quis contentar a todas as facções.
b) Não é contraditório
que o texto proclame, ao mesmo tempo, a igualdade e o direito de propriedade,
já que se pretendia estender o acesso à propriedade a todos os franceses.
c) É
contraditória, no texto, a proclamação simultânea da igualdade e do direito de
propriedade, já que, se a distribuição da propriedade for desigual, torna-se
impossível a igualdade.
d) É
contraditória, no texto, a proclamação simultânea, da igualdade e do direito de
propriedade, já que o voto censitário fazia com que só os ricos influíssem
politicamente.
e) Não é
contraditório que o texto proclame, ao mesmo tempo, a igualdade e o direito de
propriedade, já que a liberdade a que se refere é exclusivamente civil, legal e
institucional.
6. (UFF RJ/1996) O chamado despotismo esclarecido, nome pelo qual ficaram conhecidas
algumas monarquias absolutistas do século XVIII, apresentou-se particularmente expressivo
na península ibérica, tanto em Portugal, como na Espanha. Nos dois países, com
efeito, as monarquias empreenderam reformas capazes de renovar as economias dos
respectivos reinos, sem prejuízo do que era essencial ao Antigo Regime.
Assinale a opção que indica o carácter
ilustrado das reformas adotadas em Portugal e na Espanha setecentistas:
a) No caso
espanhol as reformas bourbônicas foram mais radicais, pois estabeleceram o
livre-comércio com a abolição do regime de porto único, em 1717, ao passo que,
em Portugal, o processo foi mais lento, mantendo-se o privilégio exclusivo de
Lisboa para o comércio com o Brasil.
b) Nos dois
casos a monarquia combateu e finalmente expulsou os jesuítas de seus domínios ultramarinos,
ao que si seguiu a abolição dos tribunais da inquisição, a começar, no caso hispânico,
pelo Santo Ofício de Cartagena de Índias.
c) Nos dois
casos houve incentivos à formação de companhias de comércio visual incrementar
os vínculos mercantis com as respectivas colônias americanas, o que não
implicou qualquer eliminação do monopólio, nem afrouxamento da máquina fiscal
metropolitana.
d) No caso
espanhol as reformas procuraram preservar os privilégios da nobreza
tradicional, apesar da extinção das alcabalas, ao passo que a admiração
pombalina em Portugal chegou a condenar nobres à morte sob o pretexto de que
tramavam o assassinato do rei D. José I.
e) Nos dois
casos a ofensiva contra os privilégios da nobreza e clero foi notável: expulsão
dos jesuítas, extinção do Santo Ofício, expropriação dos bens do clero, abolição
dos morgadios ou Mayorazgos e combate implacável aos usos e costumes
aristocráticos, com a proibição do porte de espadas e do uso de perucas à moda francesa.
7. (UFF RJ/2001) Dentre os temas desenvolvidos pela cultura renascentista há um que se
mantém presente até hoje – a utopia – despertando atenção, principalmente, em
finais de século.
Assinale a opção que se refere à ideia de
utopia defendida no século XVI.
a) A ideia de
utopia como tema central dos manuais de escolástica que se transformou no valor
político mais importante da Igreja romana.
b) A ideia de
utopia expressa por São Francisco de Assis, nas suas lições sobre a natureza
dos homens e dos animais.
c) A ideia de
utopia que revelava o caráter de oposição da Igreja ao novo tempo mundano e
secular da renascença.
d) A ideia de
utopia apresentada por Maquiavel em sua obra, O Príncipe, na qual defendeu o
republicanismo.
e) A ideia de
utopia exposta por Thomas Morus, na qual criticava os humanistas que
reivindicavam a autoridade soberana do Príncipe.
8. (UFF RJ/2001) O iluminismo do século XVIII foi responsável por novas ideias e
possibilidades de leitura do mundo e da sociedade.
Considere desdobramentos da afirmativa acima
e numere a coluna a seguir:
(__) O Contrato
Social de J. J. Rousseau
(__) A Enciclopédia
orientada por Diderot e D`Alembert
(__) Progresso
(__) Liberdade,
Igualdade e Fraternidade
(1) Obra de
relevante importância dentre as produzidas pelos filósofos das luzes.
(2)
Empreendimento literário-científico que pretendeu sistematizar todo o conhecimento
da época.
(3) Lema central
das ideias de oposição ao Antigo Regime, presente na propaganda da Revolução
Francesa.
(4) Principal ideia
das teorias iluministas acerca do desenvolvimento da história humana.
(5) Síntese do
pensamento jacobino na etapa final da Revolução Francesa.
Assinale a opção que apresenta a sequência
correta da numeração.
a) 1,2,4,3
b) 2,1,3,4
c) 2,3,4,5
d) 4,3,2,5
e) 5,2,1,3
9. (UFJF MG/1998) Sobre a política reformista empreendida por alguns soberanos europeus no
século XVIII, que ficou conhecida como "Despotismo Esclarecido",
marque a alternativa ERRADA:
a) foi uma
política reformista visando à modernização dos Estados por seus respectivos
soberanos, com um discurso semelhante ao dos filósofos iluministas;
b) sua
justificação ideológica pode ser encontrada no iluminista Voltaire, que
defendia a necessidade de uma monarquia centralizada, na qual o governante
seria assessorado pelos filósofos;
c) um exemplo de
utilização de princípios do "Despotismo Esclarecido" pode ser
encontrado na política do Marquês de Pombal em relação aos jesuítas, no Império
Português;
d) os
"déspotas esclarecidos" serviram-se de algumas ideias iluministas
para reafirmar o caráter absoluto de seu poder;
e) diante da
oposição da nobreza e do clero, os "déspotas esclarecidos" recorriam frequentemente
ao apoio das classes populares.
10. (UFF RJ/2004) O Iluminismo do século XVIII abrigava, dentre seus valores, o
racionalismo. Tal perspectiva confrontava-se com as visões religiosas do século
anterior. Esse confronto anunciava que o homem das luzes encarava de frente o
mundo e tudo nele contido: o Homem e a Natureza. O iluminismo era claro, com
relação ao homem: um indivíduo capaz de realizar intervenções e mudanças na
natureza para que essa lhe proporcionasse conforto e prazer.
Seguindo esse raciocínio, pode-se dizer que,
para o Homem das Luzes, a Natureza era:
a) misteriosa e
incalculável, sendo a base da religiosidade do período, o lugar onde os homens
reconheciam a presença física de Deus e sua obra de criação;
b) infinita e
inesgotável, constituindo-se um campo privilegiado da ação do homem, dando em
troca condição de sobrevivência, principalmente no que se refere ao seu
sustento econômico;
c) apenas
reflexo do desenvolvimento da capacidade artística do homem, pois ajudava-o a
criar a ideia de um progresso ilimitado relacionado à indústria;
d) um
laboratório para os experimentos humanos, pois era reconhecida pelo homem como
a base do progresso e entendimento do mundo; daí a fisiocracia ser a principal
representante da industrialização iluminista;
e) a base do
progresso material e técnico, fundamento das fábricas, sem a qual as indústrias
não teriam condições de desenvolver a ideia de mercado.
11. (UFMG/1995) Leia o texto
“Se existem ateus, a quem devemos culpar
senão os tiranos mercenários das almas que, provocando em nós a nossa revolta,
contra as suas velhacarias e hipocrisias, levam alguns espíritos fracos a
negarem o Deus que esses monstros desonram? Quantas e quantas vezes essas
sanguessugas do povo não levaram os cidadãos oprimidos a revoltarem-se contra o
seu próprio rei?”
Esse texto é de autoria de:
a) Descartes, no
Discurso do Método, em que apontava a fé como um empecilho ao conhecimento.
b) Erasmo de
Roterdã que, em O Elogio da Loucura, condena a leviandade com que o clero
conduz os assuntos sagrados.
c) John Locke,
em O Segundo Tratado sobre o Governo Civil, em que defendeu o direito à
rebelião contra um governo tirânico.
d) Spinoza que,
em sua obra Tractus Theologico-Pollticus, investe contra a intolerância
religiosa e apregoa o livre pensamento.
e) Voltaire, que faz do seu Dicionário
Filosófico um libelo anticlerical com fortes críticas à conduta dos sacerdotes.
12. (UFMG/1996) Leia o texto.
“São verdades
incontestáveis para nós: que todos os homens nascem iguais; que lhes conferiu o
Criador certos direitos inalienáveis, entre os quais o de vida, o de liberdade
e o de buscar a felicidade; que para assegurar estes direitos se constituíram
entre os homens governos cujos poderes justos emanam do consentimento dos
governados.”
(Trecho da
Declaração de Independência das Treze Colônias)
A partir desse
texto, pode-se afirmar que os ideais que levaram à independência americana
tiveram inspiração.
a) na teoria de Estado de Jean Bodin.
b) na utopia igualitária de Thomas Mórus.
c) nas obras de John Locke e dos iluministas.
d) no pensamento de Santo Agostinho e Campanella.
13. (PUC PR/2000) O Iluminismo foi uma filosofia nascida na Inglaterra e atingiu seu maior
esplendor na França, no século XVIII, tendo por representantes Voltaire,
Montesquieu, Rousseau, etc.
Uma das suas características foi a seguinte:
a) Defender os
ensinamentos das Igrejas Católica e Protestante.
b) Ensinar que o
homem não é livre, mas marcado pelo determinismo geográfico.
c) Combater o
absolutismo real e pregar o liberalismo político.
d) Pregar a
censura para os espetáculos de circo e de teatro.
e) Recomendar a
pena de morte como maneira de coibir a criminalidade.
14. (PUC PR/2001) A Filosofia Iluminista possibilitou, no século XVIII, o surgimento do
Despotismo Esclarecido, praticado por monarcas e príncipes, destacando-se
Frederico II e José II, respectivamente na Prússia e Áustria.
Assinale a alternativa correta:
a) Fiéis aos
seus mestres iluministas, os citados monarcas dividiram o poder com parlamentos
democraticamente eleitos.
b)
Representantes dos nobres, os monarcas que aplicaram o Despotismo Esclarecido
nada fizeram pela instrução pública, pois pensavam que a instrução popular
poderia levar às revoluções contestadoras da monarquia.
c) Os Déspotas
Esclarecidos renunciaram à guerra como fórmula política, sendo o exemplo dado
inicialmente por Frederico II.
d) A exemplo do
rei José II, de Portugal, e do seu ministro Marquês de Pombal, todos os
Déspotas Esclarecidos perseguiram os jesuítas ou inacianos.
e) No plano
econômico, os Déspotas Esclarecidos aplicaram a Fisiocracia, incentivaram a
agricultura e intervieram, regulamentando, a economia.
15. (PUC PR/2002) Em fins do século XVII, teve início na Inglaterra um movimento
intelectual que ficou conhecido como Iluminismo. Teve sua maior expressão no
século XVIII, na França, tendo como um dos seus pontos básicos a crença de que:
a) o
racionalismo é incompatível com a natureza espiritual do homem.
b) o absolutismo
representa o sistema mais evoluído de governo.
c) o
mercantilismo é a chave do sucesso das nações.
d) o
conhecimento só é obtido por meio da observação e da experimentação.
e) o governante
tem o direito de impor sua crença religiosa a seus governados.
16. (UEPB/1999) No final do século XVII, na Inglaterra, teve início um movimento
intelectual conhecido como Iluminismo. Entretanto, este movimento alcançou seu
apogeu na França no século XVIII. Dentre os principais pontos defendidos pelos
iluministas, podemos destacar:
a) Oposição ao
Estado absolutista, propondo a superação do direito divino dos Reis.
b) Crítica à
postura da Igreja, símbolo das classes reacionárias.
c) Defesa da não
intervenção do Estado na Economia.
d) Apologia ao
materialismo mecanicista, significativa referência para o pensamento
tecno-filosófico do período.
e) Todas as
alternativas estão corretas.
17. (UEPB/2000) Movimento intelectual que alcançou maior expressão na França do século
XVIII e que caracterizou-se pela defesa das liberdades democráticas, servindo
de referência teórica para as revoluções que determinaram a superação do Estado
Absoluto:
a)
“Renascimento” Cultural
b) Iluminismo
c) Reforma
Protestante
d) Escolástica
e) Helenismo
18. (UEPB/2001) Aponte a alternativa Incorreta no que se refere ao Movimento Iluminista.
a) Ideologia
voltada para a defesa da liberdade, do progresso e do humanismo.
b) Exacerbação
do espírito crítico, notadamente diante da alienação promovida pela igreja.
c) Surgimento de
propostas econômicas novas, instrumentalizando o capitalismo em ascensão.
d) Lançamento
de teses que justificavam o direito divino dos reis governarem.
e) Publicação
das Enciclopédias destinadas a fornecer aos leitores um resumo do conhecimento
produzido pelo homem até então.
19. (UFPB/2000) Na Europa, o Iluminismo foi a corrente de pensamento mais inovadora do
século XVIII, tendo grande importância também nos períodos históricos
posteriores.
A partir dessa afirmação, é correto dizer que
o Iluminismo:
a) Cultuava o
irracionalismo, o poder místico e a cabala, tendo por principais expoentes,
Nicolau de Cuss, Rousseau e Nostradamus.
b) Defendeu,
com base na Razão, a organização social baseada na cidadania e na civilização,
lutando contra o Absolutismo e os monopólios coloniais.
c) Defendeu a ideia
da natureza divina do poder dos reis e ajudou a legitimar o despotismo das
monarquias europeias.
d) Fundamentou
as forças contrarias à Revolução Francesa, defendendo os monopólios coloniais
como política econômica.
e) Defendeu a
ligação entre Fé e Razão, cultuando assim, um misticismo, oriundo da
Antiguidade, como caminho para a liberdade.
20. (UNIRIO RJ/1994) Os "déspotas esclarecidos" procuravam modificar os métodos e
objetivos de ação do Estado. Em geral, apresentavam-se, apenas como "os
primeiros servidores do próprio Estado".
Entre as manifestações de "despotismo
esclarecido", pode-se incluir:
a) Adoção de
uma fraseologia dos filósofos do iluminismo para a modernização de seus respectivos
Estados.
b) Seu sucesso
em países onde a burguesia era muito forte e atuante.
c) Durabilidade
e coerência de suas reformas implantadas nos países da Europa ocidental.
d) Adaptação de princípios
novos a Estados de condições socioeconômicas e políticas bastante avançadas.
e) Destruição da
religião revelada e da autoridade da Igreja, através de precoces idéias do
materialismo histórico.
21. (UNIMONTES MG/2008) A experiência mostra que todo homem que tem poder é tentado a abusar
dele. Para que não se possa abusar do poder, é preciso que, pela disposição das
coisas, o poder faça parar o poder.
(MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Brasília:
Unb, 1995, p. 117-119. Citado por FIGUEIRA, Divalte Garcia. História. Novo
ensino médio. São Paulo: Ática, 2002, p. 205)
Conforme o pensador francês,
a) era
necessário restringir o poder dos governantes civis, fazendo-o coexistir com o
poder militar.
b) o poder
deveria ser dividido em distintas esferas, objetivando a manutenção da
liberdade dos cidadãos.
c) a
participação popular e o poder que ela significa podem conter o poder dos
governos e inibir abusos.
d) a
concentração de poder é uma consequência inevitável na organização dos Estados
Modernos.
22. (UESPI/2009) Rousseau construiu uma
obra que se apresentou significativa para a afirmação do mundo moderno.
Historicamente, contribui para refletir sobre a educação quando escreveu a obra
Emílio.
No seu livro,
Rousseau propõe:
a) a manutenção das tradições cristãs, enfatizando a disciplina religiosa.
b) o fim de muitos preconceitos, ressaltando a bondade humana.
c) a prevalência do mando dos homens, pela sua capacidade de disciplinar.
d) o cuidado com a ética, pois os humanos são egoístas e vaidosos.
e) a ruptura com todas as religiões, cheias de superstições e
preconceitos.
23. (UFPR/2009) Sobre o processo de formação dos estados-nação na Europa e o papel
atribuído à escola nesse processo, considere as afirmativas abaixo:
1. O processo de
estatização da escola desenvolveu-se de forma consensual entre os estados e as
doutrinas religiosas que ofertavam instrução escolar.
2. O grupo dos
fisiocratas, que defendia o liberalismo econômico, foi contrário ao processo de
estatização da escola.
3. A instrução
pública proposta visava principalmente a um processo de construção do
sentimento de identidade nacional.
4. A necessidade
de um sistema de ensino estatal devia-se, em parte, a efeitos da Revolução
Industrial sobre os estados-nação.
5. Há um
razoável consenso entre filósofos como Voltaire, Diderot, Condorcet e Rousseau
de que cabe ao estado a função de formar cidadãos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as
afirmativas 3, 4 e 5 são verdadeiras.
b) Somente as
afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as
afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras.
d) Somente as
afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
e) As
afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.
24. (UEG GO/2009) Um dos aspectos mais
importantes da filosofia política de John Locke é sua defesa do direito à
propriedade, que ele considerava ser algo inerente à natureza humana, uma vez
que o corpo é nossa primeira propriedade. De acordo com esta perspectiva, o
Estado deve
a) permitir aos seus cidadãos ter propriedade ou propriedades.
b) garantir que todos os seus cidadãos, sem exceção, tenham alguma
propriedade.
c) garantir aos cidadãos a posse vitalícia de bens.
d) fazer com que a propriedade seja comum a todos os cidadãos.
25. (UEG GO/2009) Entendia o filósofo
Jean-Jacques Rousseau que a sociedade civil é resultado das transformações que
a espécie humana sofreu ao longo de sua história, sobretudo da condição de
selvagem para a condição de homem civilizado.
O que permitiu
essa transformação, segundo este filósofo, é a perfectibilidade. Selecione, nos
itens a seguir, aquele que expressa o sentido de perfectibilidade em Rousseau,
ou seja, a capacidade que o homem tem de
a) aperfeiçoar-se.
b) encontrar soluções para seus problemas.
c) enfrentar seus medos.
d) escapar dos perigos.
GABARITO
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