1. (UEG GO/2009) Leia a citação abaixo:
“(...) Pois segundo essa lei, não poderia haver
propriamente promessa alguma, já que seria inútil afirmar a minha vontade quanto
às minhas futuras ações, pois as pessoas não acreditariam em meu fingimento,
ou, se precipitadamente o fizessem, pagar-me-iam na mesma moeda. Portanto, a
minha máxima, uma vez arvorada em lei universal, destruir-se-ia a si mesma
necessariamente”.
KANT, Immanuel. Fundamentos da metafísica dos
costumes e outros escritos. São Paulo: Martin Claret, 2004. p. 13.
No texto citado acima o autor se refere
a) à crítica da
razão pura.
b) ao
conhecimento a posteriori.
c) ao
conhecimento a priori.
d) ao
imperativo categórico.
2. (UEL PR/2009) Oswald de Andrade, no Manifesto Antropofágico, procurou transformar o
“bom selvagem” de Rousseau num aguerrido selvagem devorador, que digere e transforma
a cultura europeia do colonizador, tornando-a parte de sua própria cultura.
Considerando a questão do “bom selvagem” no
pensamento de Rousseau, é correto afirmar.
a) A idealização
do bom selvagem, no estado de natureza, representa a exaltação da animalidade
do homem primitivo que, no estado civil, adquire forma agressiva.
b) A felicidade
original do bom selvagem se realiza no suor de seu trabalho em sua propriedade,
de onde retira o necessário para a sua sobrevivência.
c) O homem,
degenerado pela civilização, só poderá recuperar a felicidade que desfrutava no
estado de natureza com o retorno à vida isolada no meio das florestas.
d) No estado de
natureza, o bom selvagem busca satisfazer sua necessidade inata de
reconhecimento de si e de admiração pelo outro.
e) No estado
de natureza, o bom selvagem é autossuficiente e vive isolado, sobrevivendo com
o que a natureza lhe provê e de acordo com suas necessidades inatas.
3. (UFTM MG/2009) Do século XV ao XVIII verificou-se verdadeira mudança de mentalidade. A
mecânica e a técnica, de menosprezadas, passaram a ser supervalorizadas. Não é
generalizada essa aceitação, pois os preconceitos têm raízes fundas,
dificilmente removíveis. Ainda no século XVIII e mesmo nos seguintes, até o
atual [XX], encontra-se certa atitude de suspeita ante o manual ou o mecânico,
enquanto se realça o ócio, o lazer, a condição de nobreza, que não trabalha ou
só trabalha com a inteligência e exerce o comando. Daí a desconsideração com
tarefas como as agrícolas (...) – as artesanais ou manufatureiras, ou mesmo as
comerciais. (...) Já havia, porém, forte opinião contrária, valorizadora da
mecânica, como se vê em filósofos da categoria de Francis Bacon, Descartes,
Pascal, Leibnitz, Locke, Voltaire, Diderot, gênios como Leonardo [da Vinci]
(...).
(Francisco Iglesias, A Revolução Industrial)
De acordo com o texto, é correto afirmar que,
na Europa Moderna,
a) o destaque
dado ao ócio e ao lazer facilitou a afirmação do capitalismo.
b) as atividades
manuais e mecânicas eram enaltecidas pela nobreza.
c) a
industrialização promoveu uma ampla e generalizada revolução mental.
d) os filósofos
iluministas fizeram críticas às inovações tecnológicas.
e) a mudança de mentalidade esteve ligada à
valorização da técnica.
4. (UNCISAL AL/2009)
– É difícil libertar os tolos das amarras que
eles veneram.
– A leitura engrandece a alma.
– Todo aquele que desconfia, convida os
outros a traí-lo.
– O abuso da graça é afetação; o abuso do
sublime, absurdo. Toda perfeição é um defeito.
– O valor dos grandes homens mede-se pela
importância dos serviços prestados à humanidade.
– A guerra é o maior dos crimes, mas não
existe agressor que não disfarce seu crime com pretexto de justiça.
– O meu ofício é dizer o que penso.
– A primeira lei da natureza é a tolerância;
já que temos todos uma porção de erros e fraquezas.
– Devemos julgar um homem mais pelas suas
perguntas que pelas respostas.
– O acaso é uma palavra sem sentido. Nada
pode existir sem causa.
Frases de Voltaire, pensador iluminista (www.suapesquisa.com/biografias/voltaire.htm)
Os pensadores iluministas tiveram como
princípio comum
a) a República
como único regime político democrático.
b) a razão
como portadora do progresso e da felicidade.
c) os operários
sindicalizados como base do poder político.
d) o calvinismo
como justificativa de riqueza material.
e) o socialismo
como alicerce do exercício da cidadania.
5. (UNIOESTE PR/2009) A Ilustração significou o apogeu do desenvolvimento das ideias
iluministas que levou à crítica da estrutura e do funcionamento do Antigo
Regime na Europa. Sobre este momento histórico é correto afirmar que
a) na sua obra O
contrato social, Rousseau defendeu o sufrágio censitário em detrimento do
sufrágio universal, defendido pelos liberais.
b) o Brasil
sofreu forte influência dos filósofos da Ilustração europeia, claramente
expressa nos ideais defendidos pela Revolta dos Beckman.
c) durante o século XVIII as idéias dos
pensadores da Ilustração espalharam-se pela Europa e pelas Américas, sobretudo
por meio da maçonaria.
d) a obra que
melhor sintetizou o pensamento iluminista foi a Suma Teológica que reuniu os
mais importantes conhecimentos filosóficos da época.
e) John Locke,
considerado pai do liberalismo político, em sua obra Ensaio sobre o Governo
Civil, desenvolveu uma teoria do despotismo baseado na interferência estatal na
economia.
6. (FMJ SP/2009) O movimento iluminista, cujas idéias começam a ser difundidas na Europa
no século XVII, é baseado nos valores da burguesia. Entre os conceitos que
formam a base dessa ideologia, pode-se destacar
a) a aceitação
da autoridade divina do rei absolutista como forma de se garantir o respeito
aos direitos individuais.
b) a defesa
da propriedade privada vista como o resultado da transformação da natureza por
meio do trabalho.
c) a crença na
necessidade de se controlar a informação e os meios de comunicação para evitar
rebeliões populares.
d) a importância
dada ao equilíbrio entre a razão e o sentimento como forma de conhecimento do
mundo.
e) o repúdio à
meritocracia e a valorização da democracia popular, baseada na participação do
povo no poder.
7. (PUC RS/2009) Relacione as informações da coluna A com os nomes da coluna B, numerando
os parênteses.
Coluna A
1. Economista do
séc. XVIII
2. Déspota
esclarecido(a)
3. Fisiocrata
Coluna B
(__) Quesnay
(__) Turgot
(__) Adam Smith
(__) Catarina II
A numeração correta dos parênteses, de cima
para baixo, é
a) 1 – 2 – 3 – 3
b) 3 – 3 – 1
– 2
c) 2 – 2 – 1 – 3
d) 3 – 2 – 3 – 1
e) 3 – 1 – 2 – 2
8. (UCS RS/2009) No decorrer do século XVIII, difundiu-se na Europa um conjunto de ideias
frontalmente opostas ao absolutismo dos reis e ao misticismo religioso: o
movimento iluminista.
Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das
proposições abaixo, com relação ao Iluminismo.
(__) Os iluministas
tinham como objetivo livrar os seres humanos das trevas da ignorância, ao
valorizar a razão (racionalismo) e o conhecimento da verdade. Acreditavam que
esse era o caminho para a conquista da liberdade e da plena autonomia intelectual.
(__) A publicação
que mais simbolizou o Iluminismo foi a Enciclopédia – ou o Dicionário
raciocinado das ciências, das artes e dos ofícios, por uma sociedade de homens
e letras –, editada na França a partir de 1751.
(__) A
Enciclopédia abordava vários assuntos: desde ideias filosóficas até o
funcionamento de manufaturas, técnicas de artesanato, ferramentas, etc.
Assinale a alternativa que preenche
corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) V – V – V
b) V – F – F
c) V – V – F
d) F – F – V
e) F – V – V
9. (UFRR/2009) No século XVIII, surgiu um conjunto de idéias que questionava a ordem
estabelecida em vários aspectos, tais como: econômico, político e social. Os
pensadores e intelectuais caracterizados como Iluministas, atacavam as
injustiças, a intolerância religiosa e os privilégios da nobreza, bem como o
poder absoluto dos reis. Sobre o Iluminismo é INCORRETO afirmar que:
a) Destacava que
os homens são iguais perante a natureza e que as desigualdades eram criadas
pela sociedade.
b) Considerava a
razão como a fonte de toda sabedoria e que o racionalismo deveria estar
presente em todas as ações humanas.
c) Defendia o
liberalismo econômico, ou seja, se opunha ao Mercantilismo e a toda forma de
monopólio.
d) Pregava a
igualdade dos homens perante a lei e a liberdade de idéias, de opiniões e de
expressão.
e) Defendia a
Igreja Católica, pois acreditava na necessidade de haver também uma explicação
espiritualista do mundo e da realidade.
10. (UFU MG/2009) “[...] O racionalismo intelectual consciente dos séculos XVII e XVIII,
que costuma ser designado com uma palavra imprecisa como “Iluminismo”, não deve
ser entendido, de modo algum, somente no contexto da racionalidade burguesa e
capitalista, já que existem fortes vínculos entre ele e a racionalidade de
corte.”
ELIAS, Norbert. A sociedade de corte: investigação
sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: J.
Zahar, 2001. p. 128.
Considerando o contexto intelectual dos
séculos XVII e XVIII na Europa, analise o trecho acima e marque a alternativa
correta.
a) O trecho
reforça a tese de que as Revoluções Científicas do século XVII e o Iluminismo
são expressões culturais típicas do mundo burguês, portanto, em nada familiar à
sociedade do Antigo Regime.
b) O trecho afirma
que não há qualquer vínculo entre Iluminismo e racionalidade burguesa e
capitalista, sendo, antes, expressão de uma racionalidade aristocrática de
corte.
c) O trecho
sugere que a sociedade de corte, vigente na Europa antes da consolidação da
hegemonia burguesa, não era irracional, mas possuía sua própria racionalidade,
em nada estranha à filosofia e às ciências da época.
d) No trecho, o
termo “Iluminismo” é considerado vago, pois só poderia ser empregado para
designar correntes intelectuais depois da Revolução Francesa e não durante a
vigência da sociedade de corte.
11. (UNCISAL AL/2008) As ideias iluministas e as guerras napoleônicas
a) permitiram
que o operariado chegasse ao poder, ainda que temporariamente, garantindo-lhes
direitos sociais.
b) repercutiram
na América, contribuindo para os movimentos de independência das colônias
latino-americanas.
c) favoreceram a
afirmação dos interesses da nobreza e do clero sobre o conjunto da sociedade.
d) consolidaram
o capitalismo, ao implantar novas técnicas de produção, a produção fabril e o
trabalho assalariado.
e) espalharam
pela Europa as estruturas do Antigo Regime, como o mercantilismo e os
privilégios sociais.
12. (UFMT/2008) O Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é
culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação
de outrem... Tenha a coragem de te servires do teu próprio entendimento! Eis a
palavra de ordem do Iluminismo.
Tendo em vista as palavras de Kant, pode-se
definir o Iluminismo como um movimento
a) político que
lutou pela implantação da democracia liberal na América do século XVIII.
b) artístico que
valorizou a racionalidade do espaço pictórico por meio do ponto de fuga.
c) literário que
buscou reencontrar as raízes nacionais dos estados europeus no século XIX nas
lendas e mitos medievais.
d) filosófico
que privilegiou a razão como forma de compreensão da realidade e de emancipação
do homem.
e) religioso que
destacou o uso do êxtase místico como forma de conhecer a Deus.
13. (UEG GO/2009) Quando o rei deposto Luís XVI, estava na prisão e se deparou com a obra
de dois filósofos iluministas, exclamou: “Esses dois destruíram a França!”.
Considerando a influência das idéias filosóficas iluministas na eclosão da
Revolução Francesa, o Rei Luís XVI estaria referindo-se a:
a) Montesquieu e
Hobbes
b) Voltaire e
Rousseau
c) Maquiavel e
Locke
d) Bossuet e
Diderot
14. (UEPB/2009) Relacione os pensadores, comprometidos com idéias racionalistas entre os
séculos XVII e XVIII, da coluna da esquerda com suas máximas presentes na
coluna da direita.
(1) René
Descartes
(2) John Locke
(3) Voltaire
(4) Denis Diderot
(5) Immanuel Kant
(__) “Todas as ideias
derivam da sensação ou reflexão”
(__) “Posso não concordar
com o que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você dizer”
(__) “Nossa época é
a da crítica, a que tudo deve se submeter”
(__) “Penso, logo
existo”
(__) “Cada século
tem um espírito que o caracteriza: o espírito do nosso parece ser o da
liberdade”
Assinale a alternativa correta:
a) 4, 2, 3, 5, 1
b) 2, 3, 5,
1, 4
c) 3, 1, 5, 4, 2
d) 5, 3, 4, 2, 1
e) 1, 4, 3, 5, 2
15. (UNIMONTES MG/2009) Leia as afirmativas abaixo acerca do chamado Iluminismo.
I - Para os
iluministas, o conhecimento era fruto da observação e da experiência, e a
dúvida metódica levava à verdade.
II - No âmbito da
política, todos os iluministas propunham a reforma agrária e a tomada do poder
pelos setores populares.
III - A propagação
da ideia do direito divino dos reis foi feita, no Brasil, pelos pensadores
iluministas católicos.
IV - Segundo os
iluministas que organizaram a Enciclopédia, esta era uma crítica à ordem
política e religiosa de cunho feudal.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
a) I e IV,
apenas.
b) II e III,
apenas.
c) I, apenas.
d) II e IV,
apenas.
16. (UEG GO/2010) Durante o período moderno surgiram diversas concepções sobre o
conhecimento, as formas e as categorias da faculdade cognitiva. Dentre essas
concepções, aquela que se caracterizava por fazer uma distinção entre aparência
e realidade e que serviu de base ao movimento político do Iluminismo foi
a) o
materialismo de Marx.
b) o empirismo
de Hume.
c) a dialética
de Hegel.
d) o
criticismo de Kant.
17. (UEL PR/2010) Leia o texto a seguir:
Ao empreender a análise da estrutura e dos
limites do conhecimento, Kant tomou a física e a mecânica celeste elaboradas
por Newton como sendo a própria ciência. Entretanto, era preciso salvá-la do
ceticismo de Hume quanto à impossibilidade de fundamentar as inferências indutivas
e de alcançar um conhecimento necessário da natureza.
Com base no pensamento de David Hume acerca
do entendimento humano, é correto afirmar:
a) Dentre os
objetos da razão humana, as relações de ideias se originam das impressões
associadas aos conceitos inatos dos quais obtém-se dedutivamente o entendimento
dos fatos.
b) As conclusões
acerca dos fatos obtidas pelo sujeito do conhecimento realizam-se sem auxílio
da experiência, recorrendo apenas aos raciocínios abstratos a priori.
c) O postulado
que afirma a inexistência de conhecimento para além daquele que possa vir a
resultar do hábito funda-se na ideia metafísica de relação causal como conexão
necessária entre os fatos.
d) O sujeito
do conhecimento opera associações de suas percepções, sensações e impressões
semelhantes ou sucessivas recebidas pelos órgãos dos sentidos e retidas na
memória.
e) Pelo
raciocínio o sujeito é induzido a inferir as relações de causa e efeito entre
percepções e impressões acerca da regularidade de fenômenos semelhantes que se
repetem na sucessão do tempo.
18. (UFPR/2010) A respeito do iluminismo, movimento filosófico que se difundiu pela
Europa ao longo do século XVIII, considere as seguintes afirmativas:
1. Muitos
filósofos franceses, entre eles Montesquieu, Voltaire e Diderot, foram
leitores, admiradores e divulgadores da filosofia política produzida pelos
ingleses, como John Locke com sua crítica ao absolutismo.
2. Quanto à
organização do Estado, os filósofos iluministas não eram contra a monarquia,
mas contra as ideias de que o poder monárquico fora constituído pelo direito
divino e de que ele não poderia ser submetido a nenhum freio.
3. A descoberta
da perspectiva e a valorização de temas religiosos marcaram as expressões
artísticas durante o iluminismo.
4. Em Portugal,
o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas marítimas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a
afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente as
afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) Somente as
afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as
afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as
afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
19. (UFV MG/2010) Leia o texto abaixo:
As nossas esperanças quanto à condição humana
podem reduzir-se a estes três pontos importantes: a destruição da desigualdade
entre as nações; os progressos da igualdade num mesmo povo; e, finalmente, o
aperfeiçoamento real do homem. Irão todas as nações aproximar-se um dia do
estado de civilização a que chegaram os povos mais esclarecidos [...] tal como
os franceses e os anglo-americanos? Irá desaparecer [...] a distância que
separa estes povos [...] da barbárie das tribos africanas, da ignorância dos
selvagens? [...] Respondendo a estas três perguntas encontraremos [...] os
motivos mais fortes para acreditar que a natureza não pôs nenhum limite às
nossas esperanças.
(CONDORCERT. Esboço para um quadro histórico
do progresso do espírito humano. In: GARDINER, P. Teorias da história. Lisboa:
Calouste Gulbenkian, 1995, p. 69-70.)
Com base no texto de Condorcet (1743-1794),
um escritor do Século das Luzes, é CORRETO afirmar que os iluministas:
a) acreditavam
que todas as nações desfrutavam do mesmo nível de desenvolvimento intelectual e
tecnológico.
b) defenderam o
ideal de liberdade e de igualdade entre os homens, assim como acreditavam que
todas as nações se encontravam no mesmo nível de civilização.
c) consideravam
que a condição humana era marcada pela decadência moral, que impedia o
progresso.
d) acreditavam
na ideia de progresso e foram otimistas quanto à superação dos desafios
intelectuais e tecnológicos impostos à humanidade.
20. (ESPM/2010) Algumas vezes gêneros artísticos como peças de teatro, pinturas e
estudos históricos serviam de veículos para mensagens políticas. As Bodas de
Fígaro, por exemplo, do dramaturgo francês Pierre-Augustin Beaumarchais
(1732-1799), estreou em 1784, depois de dificuldades com os censores, que
suspeitavam que a peça fosse uma sátira ao regime. Os sentimentos políticos de
Beaumarchais foram suavizados no libreto italiano da ópera de Mozart (1786),
mas algo da mensagem original permaneceu.
Acima de tudo a famosa enciclopédia,
publicada entre 1751 e 1765, foi importante veículo para a política.
Originalmente planejada como tradução em quatro volumes da cyclopaedia inglesa
de Chamber, ela transformou-se em um trabalho independente, com 35 volumes. A
publicação da enciclopédia foi um evento crucial na história da comunicação.
(Asa Briggs e Peter Burke. Uma História
Social da Mídia: de Gutemberg à Internet)
A partir da leitura do texto assinale a
alternativa que traga corretamente qual era o regime político criticado pela
enciclopédia, além de acrescentar uma recomendação dos enciclopedistas:
a) Liberalismo –
manutenção dos privilégios do clero e da nobreza;
b) Absolutismo
– governar é atender a certo número de direitos naturais do homem: liberdade,
tolerância, igualdade perante a lei;
c) Marxismo –
liberdade de pensamento e fé inabalável no progresso da sociedade;
d) Monarquia
Parlamentarista – centralização de poderes pelo rei e crença no poder real de inspiração
divina;
e) Despotismo
Esclarecido – defesa do racionalismo, do deísmo e da existência de um Estado
forte, baseado em um contrato, irrescindível, celebrado com os súditos.
21. (UEG GO/2010) Hegel, prosseguindo na árdua tarefa de unificar o dualismo de Kant,
substituiu o eu de Fichte e o absoluto de Schelling por outra entidade: a
ideia. A ideia, para Hegel, deve ser submetida necessariamente a um processo de
evolução dialética, regido pela marcha triádica da
a) experiência,
juízo e raciocínio.
b) realidade,
crítica e conclusão.
c) matéria,
forma e reflexão.
d) tese,
antítese e síntese.
22. (UNIFOR CE/2010) Apesar de Rousseau trazer à
tona a democracia direta ateniense, ele próprio convenceu-se da impossibilidade
de tal modelo, em face das grandes extensões territoriais dos Estados, das
grandes concentrações populacionais, (devemos levar em conta que as metrópoles
estavam em pleno crescimento na época de Rousseau), da complexidade da
sociedade, e da falta de consenso social cultural.
Disponível em:
http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas Acesso em: 13/05/2010. (com adaptações)
Segundo a
hipótese levantada, é correto afirmar que Rousseau
a) trouxe polêmicas que conflitavam com a recente democracia liberal
burguesa, que em suas ideias, sustentou novas discussões para as futuras
teorias socialistas.
b) trouxe polêmicas que conflitavam com a recente democracia social da
burguesia, que em suas ideias, sustentou novas discussões para as futuras
teorias comunistas.
c) trouxe polêmicas que conflitavam com a recente democracia censitária
burguesa, que em suas ideias, sustentou novas discussões para as futuras
teorias liberais.
d) trouxe polêmicas que conflitavam com a recente democracia liberal
moderna, que em suas ideias, sustentou novas discussões para as futuras teorias
socialistas.
e) trouxe polêmicas que conflitavam com a recente democracia liberal
representativa, que em suas ideias, sustentou novas discussões para as futuras
teorias socialistas.
23. (UPE/2011) O Iluminismo foi um movimento intelectual, portador de uma visão
unitária do mundo e do homem, apesar da diversidade de leituras que lhe são
contemporâneas, conservou uma grande certeza quanto à racionalidade do mundo e
do homem, a qual seria imanente em sua essência.
FALCON, F. J. C. Iluminismo, São Paulo:
Ática, 1986. Adaptado.
Suas principais linhas de força foram:
a) o pensamento crítico, o primado da razão,
a antropologia e a pedagogia.
b) a ideia de
progresso, a antropologia, a manutenção das tradições e a explicação racional
para tudo.
c) o direito
coletivo, o direito à propriedade, o primado da razão, a ideia de progresso.
d) o sentimento
humanitário, a futilidade da guerra, a manutenção das tradições e a explicação
racional para tudo.
e) a ideia de
socialismo, o pensamento crítico, o antropocentrismo e o naturalismo.
24. (PUC RS/2011) Considere o texto abaixo,
do filósofo John Locke (1623- 1704), extraído da obra Sobre o Governo Civil.
“Se o homem em
estado de natureza está tão livre quanto se disse, se é senhor absoluto de sua
pessoa e bens (...), sem estar sujeito a quem quer que seja, por que abandonará
sua liberdade? Por que (...) se sujeitará ao domínio e controle de algum outro
poder? Ao que é evidente responder que, embora em estado de natureza tenha esse
direito, o seu gozo é muito incerto (...), a fruição da propriedade que tem
nesse estado é muito arriscada e muito insegura; e não é sem razão que procura
e está disposto a formar com outros uma sociedade (...) para a preservação
mútua de suas vidas, liberdades e bens, a que chamo pelo nome geral de –
propriedade”.
Apud FENTON,
Edwin. 32 problemas na história universal. São Paulo: Edart, 1974, p. 90-1.
Considerado um
dos fundadores do pensamento liberal, Locke, no texto, examina os motivos que
levam os indivíduos a saírem do “estado de natureza”, fundando a chamada
“sociedade política” (o Estado).
O conceito de
propriedade está no centro desses motivos, sendo esta considerada como
a) uma concessão parcial da sociedade política aos indivíduos.
b) uma prerrogativa que nasce com o estabelecimento da sociedade política.
c) o fundamento moral para o exercício do poder absoluto do Estado.
d) o fruto material da exploração do homem pelo homem.
e) um direito natural a ser protegido pela sociedade política.
25. (ESPM/2011) Estabeleça a relação correta:
I. Em seu
pensamento está presente o dualismo maniqueísta da cidade celestial que,
corporificada pela Igreja, se ocupará dos interesses espirituais e reinará
sobre seus inimigos, e da cidade civil identificada com o estado temporal que
se encarregará das coisas materiais.
II. Seu principal
objetivo era demonstrar, por um raciocínio lógico formal, a autenticidade dos
dogmas cristãos. A filosofia está a serviço da teologia para colocar um
fundamento filosófico sob todo o edifício da fé.
III. Um homem de Estado
não pode dar-se ao luxo de ter dilemas com sua própria consciência, sua ação
tem em vista o Estado, e o bem-estar e a estabilidade do Estado constituem o
bem com que este político deve se preocupar.
IV. Verifica a
temeridade da não existência do Estado diante da natural propensão do homem a
buscar o proveito próprio. Nesta situação, ninguém tem segurança de sua vida ou
de seus bens. Funda num pacto social a rejeição a este estado natural e mostra
como o homem, pela razão, constitui um soberano para sua defesa e segurança.
V. O poder em
uma sociedade legítima deve expressar a vontade geral ou o interesse coletivo.
O soberano é a vontade geral, a vontade coletiva, e a participação de todos e
de cada um é pressuposto de sua própria existência.
A. Santo Tomás
de Aquino
B. Santo
Agostinho
C. Thomas Hobbes
D. Maquiavel
E. Rousseau
a) I – A; II –
B; III – C; IV – D; V – E.
b) I – B; II
– A; III – D; IV – C; V – E.
c) I – E; II –
D; III – C; IV – B; V – A.
d) I – B; II –
C; III – A; IV – E; V – D.
e) I – C; II –
E; III – D; IV – B; V – A.
GABARITO
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