1. (UFTM MG/2009) A obra de Charles Darwin (1809-1882) – Sobre a origem das espécies por
meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela
vida – publicada em 1859, causou grande polêmica. Naquele contexto histórico,
suas ideias extrapolaram o campo da biologia, servindo para que alguns
intelectuais e políticos justificassem a
a) necessidade
de divulgar a fé cristã em outros continentes.
b) superioridade
dos mestiços frente às raças puras.
c) missão civilizadora
do homem branco na África e Ásia.
d) degeneração
de todas as raças nas áreas coloniais.
e) divisão dos
países europeus em civilizados e primitivos.
2. (ESCS DF/2011) O termo imperialismo foi empregado para designar a expansão política e
econômica das potências do hemisfério norte sobre os continentes africanos e
asiáticos a partir do final do século XIX. Uma justificativa de destaque para a
implantação do Imperialismo foi:
a) a necessidade
de obtenção de mão-de-obra africana e asiática para o mercado europeu;
b) a proposta
da missão civilizadora dos europeus sobre os continentes africano e asiático;
c) a urgência na
aquisição de terras para os países centrais em função do sistema socialista;
d) a luta
ideológica entre os mundos árabe e o ocidental pela disputa de novos mercados;
e) a
consolidação do modelo mercantil europeu causando a necessidade de novos
mercados.
3. (UEG GO/2005) As nações imperialistas tiveram enormes lucros na expansão colonialista
do século XIX, solucionando parcialmente suas crises de mercado e de
superpopulação, e propiciando a intensificação de seu desenvolvimento. Nesse
processo, acirraram-se as divergências e disputas entre as potências coloniais,
estimulando o armamentismo e a formação de blocos de países rivais, o que
resultou numa conjuntura propícia à confrontação em larga escala.
Em relação ao imperialismo, assinale a
alternativa CORRETA:
a) A política
imperialista era justificada com base na ideia de que os europeus levavam o
progresso e, consequentemente, melhores condições de vida para onde se
dirigiam. Nesse sentido, o ideal de expansão da fé cristã do século XVI foi
substituído pela ideia de “missão civilizadora” do século XIX.
b) Para as
regiões colonizadas, o imperialismo representou a sua desestruturação política
e cultural e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento socioeconômico expressado na
educação e industrialização.
c) A dominação
imperialista era realizada de forma direta, com a ocupação dos principais
cargos governamentais por agentes metropolitanos que deveriam respeitar as
tradições locais. Dessa forma, verificaram-se avanços sociais nos países
coloniais.
d) A unificação
da Alemanha e da Itália favoreceu um relativo equilíbrio nas disputas
imperiais, uma vez que alemães e italianos propunham a incorporação efetiva dos
nativos das colônias como cidadãos plenos.
e) De forma
semelhante ao colonialismo do século XVI, o imperialismo do século XIX tinha
como meta a abertura de novos mercados consumidores através da difusão do
trabalho assalariado e das práticas mercantilistas.
4. (Mackenzie SP/2005) A expansão imperialista do século XIX foi um novo passo no processo de
mundialização da ordem capitalista, depois das cruzadas, da expansão
ultramarina, da colonização, etc. As populações africanas e asiáticas foram
tragadas e incorporadas a uma ordem essencialmente européia.
Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo
Considerando o fragmento de texto acima,
assinale a alternativa correta.
a) A busca por
mercados consumidores de manufaturados e fornecedores de matérias-primas
determinou que a dominação imperialista fosse realizada por meio de alianças
com as elites locais.
b) A doutrina
científica conhecida como darwinismo social oferecia respaldo para a ocupação
dos novos
territórios, apesar de os intelectuais
europeus serem contrários a essa prática de dominação.
c) Assim como no
século XVI, defendia-se que era necessário levar a verdadeira fé cristã aos
infiéis, sendo as nações capitalistas responsáveis pela expansão espiritual,
que efetivamente ocorreu sem resistências.
d) As nações
imperialistas afirmavam que os europeus estavam envolvidos em uma “missão
humanista”, que consistiria em melhorar as condições de vida dos nativos, sem
entrar em choque com as culturas locais.
e) Caberia ao homem branco europeu cumprir
sua “missão civilizadora” e levar aos povos primitivos os benefícios
provenientes das sociedades industrializadas e detentoras de modernas
tecnologias.
GABARITO
0 Comentários