1. (UFRN/1997) O início da Reforma Protestante do século XVI bem como a sua expansão
estão ligados a uma série de circunstâncias doutrinárias, religiosas e
políticas.
Qual dos fenômenos abaixo não é causa da
Reforma?
a) Os abusos
dos tribunais da Inquisição que serviram nas mãos dos reis espanhóis para a
eliminação de seus opositores em matéria política e econômica.
b) As críticas
de Wycliffe e Huss a alguns dogmas e práticas da Igreja medieval, que os
condenou como heréticos.
c) O
desprestígio do Papado pelo excesso de participação no poder temporal e nas
questões italianas.
d) A cobiça dos
bens da Igreja, os quais, acumulados em muitos séculos, tornaram essa entidade
a mais rica da Europa.
e) A venda ou
atribuição indevida de cargos eclesiásticos e o fausto da Corte pontifícia,
implicando uma aparente negação do Cristianismo.
2. (UFRN/2000) No século XVI, surgiu, na Europa, um movimento de caráter religioso,
político e econômico que deu origem à Reforma Protestante, iniciada como uma
reação à(ao):
a) progresso do
capitalismo comercial, que preconizava o lucro e estimulava o desenvolvimento
das atividades mercantis, condenados pela Igreja Católica.
b) crise da
Igreja Católica, que se manifestava através da vida desregrada, do luxo do alto
clero, da venda de cargos eclesiásticos e de relíquias sagradas.
c) teoria
religiosa católica, que estava alicerçada na predestinação absoluta, na
salvação pela fé e no livre exame da Bíblia.
d)
fortalecimento do Estado Nacional Absolutista, cuja consolidação representava o
apoio à teoria da supremacia e do universalismo do poder papal.
3. (UFSCAR SP/2001) O calvinismo, doutrina constituída no século XVI europeu, foi
tributário, em muitos aspectos, dos princípios elaborados por Santo Agostinho,
sobretudo aquele que reafirma
a) o
automartírio da carne como meio de purificação dos pecados.
b) a necessidade da concessão da graça divina
para a salvação dos homens.
c) a
superioridade do poder religioso sobre os negócios do Estado.
d) a necessidade
de obras meritórias e santas para a salvação das almas.
e) a autoridade
da instituição religiosa na absolvição dos pecados humanos.
4. (EFOA MG/1999) A partir do início da Idade Moderna o Protestantismo se expandiu por
toda a Europa. Vários países como a Inglaterra e a Suíça se desligaram da
Igreja Católica, que perdeu boa parte de seus bens. Numa tentativa de conter a
expansão do Protestantismo, alguns papas tentaram promover uma reformulação
moral, política e econômica na Igreja Católica. É nesse contexto que é
realizado o Concílio de Trento, a fundação da Companhia de Jesus e o Tribunal
da Santa Inquisição.
O texto acima se refere ao processo conhecido
como:
a) Reforma
Calvinista.
b) Reforma
Protestante.
c) Contrarreforma.
d) Reforma
Absolutista.
e) Reforma
Luterana.
5. (UFMG/2000) Leia o texto.
... é a vida profissional do homem que lhe dá
certo treino moral, uma prova de seu estado de graça para a sua consciência,
que se expressa no zelo e no método, fazendo com que ele consiga cumprir a sua
vocação. Não é trabalho em si, mas um trabalho racional, uma vocação, que é
pedida por Deus.
A concepção sobre o trabalho descrita nessa
passagem é a defendida pelo
a) anglicanismo,
religião cristã originada na Inglaterra, na Reforma ocorrida no século XVI.
b) calvinismo,
religião cristã originada das concepções de João Calvino, no século XVI.
c) catolicismo,
religião cristã, com sede em Roma e obediente à autoridade do Papa.
d) islamismo ou
religião muçulmana, originada na Arábia ocidental, no século VII.
6. (UFOP MG/1994) Com relação à “Reforma” e “Contra-Reforma” (séculos XVI–XVII), assinale
a afirmativa correta.
a) A Reforma
se iniciou pela pregação de Martinho Lutero, que estava preocupado com a
desmoralização do cristianismo decorrente das mazelas ocorridas dentro da
igreja Católica.
b) Foram
movimentos religiosos, promovidos pela cúpula da Igreja Católica romana, que
buscavam, fundamentalmente, uma reforma doutrinária no catolicismo.
c) A Contrarreforma,
conduzida por Calvino, procurou aprofundar a reestruturação do catolicismo.
d) Com a
reformulação da Igreja católica, ocasionada pela Contrarreforma, o catolicismo
conseguiu se manter como a religião do Estado na Inglaterra.
e) A Reforma foi
um movimento religioso que vigorou, principalmente, no Sul da Europa,
notadamente nos países ibéricos.
7. (UFOP MG/1995) Espanha e Portugal foram importantes Estados na política europeia nos
séculos XVI e XVII. Com respeito a isso, assinale a alternativa incorreta.
a) Após séculos
de dominação árabe. Portugal e Espanha já eram, no século XV, Estados
independentes politicamente.
b) Com o Tratado
de Tordesilhas, Espanha e Portugal dividiram o mundo que estava sendo
descoberto pelos europeus em duas partes: a ocidental pra os portugueses e a
oriental para os espanhóis.
c) Na época
da Reforma religiosa, Espanha e Portugal foram os únicos Estados da Europa a
dar abrigo e segurança tanto aos protestantes como aos judeus.
d) No que ficou
conhecido como a “Restauração”, Portugal finalmente conseguiu se libertar do
domínio da Coroa espanhola, que se prolongara de 1580 a 1640.
e) Em
decorrência da exploração das minas de ouro e prata existentes nas suas
colônias americanas, Espanha se tornou, no século XVI, em um dos mais ricos
Estados da Europa.
8. (UFOP MG/1997) Em relação aos movimentos da “Reforma” e da “Contrarreforma” dos
séculos XVI e XVII, é correto afirmar que:
a) através da
pregação de Martinho Lutero, preocupado com as práticas desmoralizantes do
cristianismo dentro da Igreja Católica, iniciou-se a Reforma.
b) com a Contrarreforma,
o catolicismo conseguiu se manter como a religião do Estado, na Inglaterra,
apoiada por Henrique VIII.
c) a Reforma foi
um movimento religioso que vigorou, principalmente, no sul da Europa,
notadamente nos países ibéricos.
d) foram
movimentos promovidos pela cúpula da Igreja Católica e buscaram a reforma
doutrinária do catolicismo.
e) a Contrarreforma,
liderada por Calvino, procurou aprofundar a reforma do catolicismo, iniciada
por Lutero.
9. (UNIFICADO RJ/1994) A Europa Ocidental, nos séculos XV e XVI, sofreu diversas
transformações políticas, econômicas e sociais. Sobre essas transformações
podemos afirmar que:
1 - o Humanismo e
o Renascimento foram movimentos intelectuais e artísticos que privilegiaram a
observação da natureza.
2 - a Reforma
Luterana, identificando-se com os segmentos camponeses alemães, difundiu-se em
virtude da centralização do Estado alemão.
3 - a Reforma
Calvinista aproximava-se da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o
lucro.
4 - a reação da
Igreja Católica, denominada Contrarreforma, através do Concílio de Trento
(1545), tentou barrar o avanço protestante, alterando os dogmas da fé católica.
As afirmativas corretas são:
a) apenas 1 e 2
b) apenas 1 e
3.
c) apenas 1 e 4.
d) apenas 2 e 3.
e) apenas 2 e 4.
10. (UNIPAR PR/2002) Com relação ao movimento da Reforma Protestante, analise as afirmações
abaixo:
I) A reforma
calvinista se expandiu rapidamente em várias partes da Europa através da defesa
da predestinação e da ideia de que o trabalho era uma fonte de salvação.
II) A Reforma foi
mais forte nos países da Península Ibérica onde a presença da Igreja era mais
forte e, por isso, os seus desmandos eram mais visíveis.
III) A reforma
anglicana na Inglaterra ocorreu, em grande medida, em função das questões
políticas que envolviam os reis e a Igreja, num conflito marcante no início da
Idade Moderna.
Estão corretas:
a) I, II e III
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) somente a III
está correta.
11. (UNIRIO RJ/1995) Dentre os fatores que contribuíram para a eclosão do movimento
reformista protestante, no início do século XVI, destacamos o(s):
a) declínio do
nacionalismo no processo de formação dos estados modernos.
b) embate
entre o progresso do capitalismo comercial e as teorias religiosas católicas.
c) fim do
comércio de indulgências patrocinado pela Igreja Católica.
d) encerramento
da liberdade de crítica provocado pelo Renascimento Cultural.
e) abusos
cometidos pela Companhia de Jesus e pela ação política do Concílio de Trento.
12. (UPE/2000) "Ante os ataques dos protestantes e na linha das posições
doutrinais e das decisões do concílio, a Igreja pós-tridentina tende a
revalorizar determinadas formas de devoção coletiva. De fato, estas aparecem
como a expressão da realidade da Igreja universal, desde que estreitamente
enquadradas pelo clero"
Lebrun, F. "As Reformas: devoções
comunitárias e piedade pessoal" in História da Vida Privada (3), Cia. Das
Letras, p. 73).
A convocação do Concílio de Trento foi uma
reação contra a Reforma, tomando medidas como:
a) a proibição
da venda de indulgências nas regiões do norte da Europa, mantendo a venda em
Portugal e na Espanha;
b) a reativação
da Inquisição e a criação de uma lista de livros proibidos, contribuindo para a
censura das ideias;
c) a
liberação da venda de cargos eclesiásticos, mas manteve a indissolubilidade do
casamento;
d) a mudança na
hierarquia eclesiástica, diminuindo os poderes do papa e dos bispos;
e) a criação do
tribunal da Inquisição em nações do norte da Europa, com a finalidade de
combater calvinistas e luteranos.
13. (Mackenzie SP/2002) O Ato de Supremacia,
promulgado em 1534 pelo monarca inglês Henrique VIII (1509 – 1547), foi decisivo
para:
a) suprimir os direitos e obrigações feudais.
b) restaurar o catolicismo na Inglaterra.
c) a colonização da América do Norte.
d) promover a reforma anglicana.
e) acabar com as guerras religiosas.
14. (FUVEST SP/2000) Em 1748, Benjamin Franklin escreveu os seguintes conselhos a jovens
homens de negócios:
“Lembra-te que o tempo é dinheiro… Lembra-te
que o crédito é dinheiro… Lembra-te que o dinheiro é produtivo e se multiplica…
Lembra-te que, segundo o provérbio, um bom pagador é senhor de todas as bolsas…
A par da sobriedade e do trabalho, nada é mais útil a um moço que pretende
progredir no mundo que a pontualidade e a retidão em todos os negócios.”
Tendo em vista a rigorosa educação religiosa
do autor, esses princípios econômicos foram usados para exemplificar a ligação
entre:
a)
protestantismo e permissão da usura.
b) anglicanismo
e industrialização.
c) ética
protestante e capitalismo.
d) catolicismo e
mercantilismo.
e) ética
puritana e monetarismo.
15. (ACAFE SC/1998) No início do mundo moderno podemos destacar a Reforma e o Renascimento
como dois processos significativos. Sobre os dois movimentos é FALSO afirmar:
a) A literatura
renascentista procurava exaltar as virtudes humanas como, por exemplo, a epopeia
de Camões "Os Lusíadas", que enobrecia os feitos dos navegadores
portugueses durante a era dos descobrimentos.
b) Os mestres da
arte renascentista com seus ideais de simetria e proporcionalidade inspiraram e
ainda inspiram muitos dos valores estéticos ocidentais.
c) A justificação
e salvação pela fé e não pelas obras foi um dos principais aspectos do
pensamento reformista de Lutero.
d) A fé
calvinista pautava-se na doutrina da predestinação, afirmando que os seres
humanos estão previamente destinados à salvação ou à condenação eterna. No
campo material a riqueza era vista como uma bênção de Deus.
e) A Reforma Protestante quebrou a unidade da
Igreja Cristã no Ocidente, mas não teve qualquer influência na configuração
política dos novos Estados europeus que estavam se formando.
16. (ACAFE SC/1999) No século XVl a Europa foi abalada por uma série de movimentos de
caráter religioso. Sobre este período é FALSO afirmar:
a) Um dos
principais aspectos da reforma protestante foi a divulgação das noventa e cinco
teses de Martinho Lutero.
b) As ideias da
doutrina calvinista, exaltando o trabalho e a prosperidade, influenciaram parte
da burguesia europeia.
c) Apesar da
Reforma religiosa ter começado na Alemanha, propagou-se por outras regiões da
Europa.
d) Uma das
principais teses defendidas pela doutrina luterana era a livre interpretação da
Bíblia.
e) Na França,
a Reforma foi facilitada pela disputa pessoal entre soberanos, culminando com a
criação do anglicanismo.
17. (ACAFE SC/2001) A Reforma foi um movimento de transformação da Igreja Católica,
iniciado no século XVl e representou uma verdadeira revolução religiosa,
espalhando-se por diversos países.
Não está relacionada com a Reforma da Igreja
Católica a alternativa:
a) Os tribunais
da Inquisição objetivaram impedir a difusão do protestantismo nas regiões não
atingidas pela Reforma.
b) A Reforma
Luterana surgiu em virtude dos problemas da igreja alemã e os abusos cometidos
pelo clero.
c) Lutero não
questionava a autoridade papal e nem os dogmas da Igreja, apenas exigia
liberdade para interpretar a Bíblia.
d) O Concílio de
Trento e a Companhia de Jesus procuravam reorganizar o clero e recuperar as
regiões perdidas para o protestantismo.
e) Na
Inglaterra, o Rei Henrique Vlll rompeu com a Igreja Católica e implantou o
anglicanismo, que tinha no rei o seu chefe.
18. (UFPA/2005) “Nunca temos desejado algo
além ...da liberdade de ter a Palavra de Deus, ou as Sagradas Escrituras, de
ensinar e praticá-la” - Carta de 1528 (Plass, 3: 1178)
O fragmento
acima, de uma das cartas de Lutero, é um testemunho diferente do cristianismo
do século XVI. Isto permitiu à experiência religiosa dos reformados que
aprendessem a valorizar o(a):
a) oração em que cada religioso experimentava a salvação no contato único
com Deus dispensando qualquer instrumento de mediação.
b) jejum como modo eficiente de purgação dos pecados renitentes na carne,
sendo necessário um mês de observância.
c) mortificação da carne aplicada ao próprio corpo, por meio de vários
instrumentos de imolação, como, por exemplo, os cirros.
d) palavra sagrada grafada na bíblia, pois o entendimento de cada
cristão está na sua iluminação na palavra de Deus.
e) catecismo como a instrução letrada mais acessível aos camponeses,
devidamente revisado pelos pastores na confissão.
19. (UNESP SP/2001) “O tempo das descobertas foi, ainda, o tempo de Lutero, Calvino,
Erasmo, Thomas Morus, Maquiavel, ...Leonardo da Vinci, Michelangelo, Van Eyek,
da Companhia de Jesus...”
(Adauto Novaes, Experiência e destino.)
O período e os nomes citados no texto
correspondem a:
a) cultura do
Renascimento científico e artístico italiano, política Iluminista e Humanista e
Contrarreforma religiosa.
b) cultura
Iluminista e Renascentista, política do Absolutismo Real e Reforma
Presbiteriana.
c) cultura do
Renascimento e Humanismo, política Absolutista, Reforma e Contrarreforma.
d) cultura do
Renascimento e do Iluminismo, reformas da política Absolutista e difusão do
paganismo.
e) cultura do
Renascimento artístico e científico, Despotismo Esclarecido e políticas de
liberdade religiosa.
20. (UNESP SP/2001) No decorrer dos séculos XVI e XVII, as lutas religiosas na Europa
provocaram a separação entre os cristãos, tendo como consequências muitos
conflitos políticos e sociais.
Está associada a esse movimento religioso:
a) a
colonização de parte do território do que são, atualmente, os Estados Unidos.
b) a
independência das colônias americanas.
c) a instalação
da Inquisição nas colônias espanholas.
d) a expulsão
dos jesuítas das colônias portuguesas.
e) a ação dos
missionários contra a escravidão indígena.
21. (UNIFOR CE/1998) "Para ele, Deus, por antecipação, 'destina alguns à vida eterna,
os outros à eterna maldição. Eleição e reprovação são atos de Deus inteiramente
livres' (...). a graça é irresistível. O sinal dela é a fé com que Deus nos
presenteia. Desta fé decorre a certeza da salvação. (...) rejeita, ainda, a ideia
de que os sacramentos podem dar ou restituir a graça, mas afasta (...) a
interpretação simbólica dada pelos sacramentos. Ele faz do batismo e da ceia o
testemunho da graça de Deus e uma ajuda por ele oferecida. A ceia torna-se uma
participação real nos benefícios da natureza humana do Cristo."
O texto refere-se
a) à essência do
Anglicanismo: a Bíblia como fonte de fé.
b) ao ponto
capital do Catolicismo: a salvação obtida pelas boas obras.
c) à essência
do Calvinismo: a ideia da predestinação absoluta.
d) à essência do
Protestantismo: o sacramento como fonte de salvação.
e) ao ponto
capital do Luteranismo: a salvação obtida exclusivamente pela fé.
22. (UNIFOR CE/1999) O Rei Henrique VIII rompeu com o Papa
Clemente VII, em 1534 e aproveitando-se do seu desligamento da Igreja de Roma
consolidou
a) seu desejo
de assumir as terras e riquezas da Igreja Católica e enfraquecer sua influência
na Inglaterra.
b) a exigência
da revisão de todos os dogmas da Igreja Católica, incluindo a indissolubilidade
do matrimônio, através do Ato dos Seis Artigos.
c) sua negação
quanto às 95 teses de Lutero, que denunciavam as irregularidades da Igreja
Católica.
d) o trabalho e
a acumulação de capital que são manifestações da predestinação à salvação
eterna.
e) o Ato de
Supremacia que submetia a Igreja Anglicana à autoridade papal.
23. (UNIFOR CE/2000) A época da Contrarreforma representou para os países católicos,
principalmente Portugal, Espanha e parte da Itália, um período de estagnação
cultural, porque, em nome da defesa da fé,
a) fecharam
escolas e universidades leigas que difundiam ideias e doutrinas dos filósofos
renascentistas.
b) extinguiram o
Tribunal da Inquisição que julgava e punia os judeus e hereges suspeitos de
crime contra a fé.
c) apoiaram
cristãos novos, muçulmanos e comerciantes responsáveis pela geração de riquezas
nesses países.
d) perseguiram
pensadores, artistas e cientistas que expressavam ideias contrárias aos dogmas
da Igreja Católica.
e) retiraram dos
mosteiros e seminários a competência de educar a nobreza e a burguesia
descontes com a Igreja católica.
24. (UNIFOR CE/2001) "No quadro de Leonardo da Vinci, Gioconda, surpreendemos o
equilíbrio e a perfeição. Michelangelo domina a pedra, com a mesma loucura com
que os descobridores esculpem sobre a cultura pré-colombiana suas Igrejas, seus
palácios, suas cidades, seus filhos ... Descobrir a América, subjugar culturas
estabelecidas em continentes desconhecidos, provar que a Terra é redonda e
montar uma economia centralizada na Europa são gestos humanistas, gestos do
descobridor de um homem renascentista."
(Janice Theodoro. Descobrimentos e
Renascimento. In: Repensando a História. São Paulo: Contexto, 1991. p. 26 e
64))
Pode-se afirmar que o momento histórico,
referido no texto, entre outros fatos importantes, é caracterizado:
I) pela Reforma
Protestante, dividindo a cristandade ocidental (em católicos e protestantes).
II) por um
espírito crítico e uma acentuada influência do pensamento grego e romano.
III) pelo espírito
liberal (liberalismo), fazendo surgir e consolidando os estados nacionais
europeus.
Das afirmações, SOMENTE:
a) I está
correta.
b) II está
correta.
c) I e II
estão corretas.
d) I e III estão
corretas.
e) II e III
estão corretas.
25. (UNIFOR CE/2002) Entre os objetivos do
Papa Paulo III ao convocar o Concílio de Trento estava, EXCETO a:
a) organização da Reforma Católica.
b) manutenção do celibato clerical, para a formação dos padres.
c) reafirmação de que o único texto autêntico para a leitura e
interpretação da Bíblia era a Vulgata.
d) confirmação dos dogmas e práticas rituais católicas tais como a
presença de Cristo na Eucaristia, o culto à Virgem e aos Santos.
e) negação dos sete sacramentos.
GABARITO
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