1. (FGV/2005)
É
comum referir-se a o calvinismo como a religião do capitalismo, pois essa crença
a) defendia que o
trabalho deveria ser valorizado, que o comércio não deveria ser condenado, além
de concordar com a cobrança de juros.
b) acreditava que o
comércio das coisas sagradas, como os cargos eclesiásticos e as indulgências,
traria benefícios para os fiéis e para a sociedade.
c) apresentava doutrina
que relacionava a salvação eterna do fiel com a frequência aos cultos, com a
presença da fé e das obras de caridade.
d) preconizava o comércio
como uma atividade voltada para o sagrado; assim, grande parte do lucro obtido
deveria ser doado para os templos religiosos.
e) praticava a cobrança
de todos os sacramentos, especialmente do batismo e da confissão, além do
pagamento do dízimo eclesiástico.
2. (Mackenzie
SP/2005)
Entre as funções desempenhadas pela Igreja Católica no período colonial,
destaca-se:
a) o incentivo à
escravização dos nativos, pelos colonos, por meio da qualificação de todos os
índios como criaturas sem alma.
b) a tentativa de
restringir a utilização de mão-de-obra escrava indígena, apenas aos serviços
agrícolas nas áreas de extração do ouro e da prata.
c) a orientação da
educação indígena, no sentido de estimular a formação, na colônia, de uma elite
intelectual católica.
d) a imposição dos
princípios cristãos por meio da catequese, favorecendo o avanço do processo
colonizador.
e) a promoção da plena
alfabetização com a conversão de todos os índios e negros à fé católica.
3. (UNIFOR
CE/2004)
Considere o texto.
(…) a
mudança do agir no campo da atividade ética levou à necessidade de racionalizar
a ação até o máximo, para obter um sucesso terreno que era avaliado, antes de
tudo, em termos ético-religiosos. O mecanismo que daí nasceu e que estimulou
não ao consumo, mas à poupança para poder reinvestir em novas atividades
econômicas, teria dado lugar à acumulação primária, demonstrando assim a importância
do Puritanismo como elemento propulsor do capitalismo.
(Norberto
Bobbio. Dicionário de Política. Brasília: UnB, 1983)
O texto
permite afirmar que o calvinismo foi importante para a Idade Moderna, pois:
a) foi responsável pelo
surgimento dos princípios que permitiram a criação da economia capitalista.
b) deu origem à sociedade
capitalista na medida em que concentrou os capitais nas mãos da burguesia.
c) conciliou os
interesses mercantis da nobreza e da burguesia o que permitiu a acumulação
capitalista.
d) rompeu com os
princípios da Igreja católica que impediam o surgimento da sociedade burguesa.
e) forneceu um dos
elementos ideológicos que permitiram a construção da sociedade capitalista.
4. (UFTM
MG/2005) O
processo de transformações econômicas, culturais, políticas e sociais ocorridas
na Europa ocidental, a partir do século XI, culminou no século XVI com uma
grande revolução espiritual. Essa revolução, que eclodiu sob a forma de
movimentos de contestação à autoridade e ao poder da Igreja de Roma, tomou o
nome genérico de Reforma Protestante.
(Alceu
Pazzinato e Maria Helena Senise, História Moderna e Contemporânea)
Dentre os
motivos econômicos da revolução espiritual, a que os autores se referem,
está(ão)
a) a venda de cargos,
relíquias e indulgências, criticada pelo Papa.
b) o interesse dos nobres
em transferirem as rendas da Igreja para seus feudos.
c) as críticas unânimes
dos pensadores renascentistas aos dogmas católicos.
d) a apropriação dos
lucros das viagens marítimas pela Igreja de Roma.
e) a oposição da
burguesia às condenações da Igreja contra a riqueza e a usura.
5. (UEPB/2005) Identifique a
alternativa que faz referência ao fenômeno histórico conhecido como o Massacre
de São Bartolomeu:
a) Ao tomar conhecimento
de uma conspiração arquitetada por seu homem de confiança, (Coligny) o rei
francês Carlos IX manda executá-lo, resultando desse episódio uma carnificina
que praticamente dizima os huguenotes.
b) Depois de ficar
sabendo das 95 Teses Teológicas de Lutero, afixadas na igreja de Wittenberg, a
Igreja Católica reagiu, o que motivou inúmeros conflitos sangrentos.
c) O desejo de Henrique
VIII de divorciar-se de Catarina de Aragão para casar-se com Ana Bolena
provocou a ira dos católicos seguidores do papa Clemente VII.
d) Lutero nega aos
camponeses ser uma liderança revolucionária e solicita aos príncipes alemães
que os persigam como a cães raivosos.
e) Os anabatistas são
perseguidos e mortos por serem pacifistas, revolucionários e proféticos.
6. (FGV/2001) “(...) João Calvino
(...) dinamizou o movimento reformista através de novos princípios, completando
e ampliando a doutrina luterana.”
(AQUINO,
Rubim Leão (et al.).
História
das Sociedades: das sociedades modernas às sociedades contemporâneas)
Entre as
mudanças propostas por Calvino à doutrina luterana, não estão a:
a) separação da Igreja do
Estado e a livre interpretação da Bíblia;
b)
aceitação do livre-arbítrio e o reforço da autoridade papal;
c) negação da autoridade
do Papa e o repúdio ao livre-arbítrio;
d) justificativa para as
atividades econômicas, anteriormente condenadas pela Igreja, e a livre
interpretação da Bíblia;
e) separação da Igreja do
Estado e a aceitação do livre-arbítrio.
7. (EFEI
SP/2003)
"As duas reformas – protestante e católica – foram, notoriamente, uma
tomada de consciência do mal denunciado por Lutero e um esforço para dar
resposta à sede religiosa dos fiéis. Foram, em definitivo, dois aspectos de um
mesmo movimento."
(DELUMEAU,
Jean. A civilização do renascimento. Vol 1).
A Reforma
Protestante e a Reforma Católica (Contra-Reforma) fizeram parte de um mesmo
movimento segundo o historiador citado. Apesar da complexidade, esse movimento
provocou modificações na organização social cristã.
Qual das
alternativas abaixo não corresponde às transformações provocadas pelas
Reformas?
a) Esse movimento dividiu
a cristandade ocidental: ruiu por terra o ideal medieval que desejava construir
uma Igreja universal que englobasse todos os cristãos da Europa.
b) O período da Reforma
foi de grandes agitações que acabaram dando origem às guerras religiosas.
Embora esses conflitos, num primeiro plano, se apresentassem na forma de
divergências religiosas (católicos contra protestantes), as características
principais eram de cunho político, traduzido na luta pela autonomia ou
preponderância dos Estados, e de cunho social, traduzido na luta dos grupos
oprimidos contra seus opressores ou da burguesia contra a nobreza.
c) As camadas populares
viram nas Reformas Protestantes um instrumento para resolver seus problemas de
ordem social, econômica e política. Era uma maneira de lutar contra as taxas
cobradas pela Igreja e o predomínio do papado nos assuntos internos de seus
países.
d) Todas as monarquias
europeias abraçaram a Reforma Protestante como forma de se fortalecerem contra
a nobreza de seus países eminentemente católica e que ameaçava o desejo da
centralização política.
8. (PUC
MG/2003) Sobre
a Reforma Protestante do início dos Tempos Modernos, é correto afirmar que,
EXCETO:
a) foi um movimento
que eclodiu sob o impacto das medidas tomadas pelos católicos durante a
realização do Concílio de Trento, de 1545.
b) procurou expressar
muitos dos anseios da época, como as críticas aos abusos cometidos pela Igreja.
c) defendia o livre exame
da Bíblia e pregava a salvação pela fé e não pelas boas obras.
d) marcou o surgimento do
anglicanismo com o rompimento entre Henrique VIII e o papa, através do Ato de
Supremacia de 1534.
9. (PUC
PR/2003)
Nos começos do século XVI teve início a Reforma Religiosa, com a atuação de
Martim Lutero, padre agostiniano, então em Wittenberg.
Sobre as
causas desse movimento, é correto afirmar:
I) Os reformados tiveram
apoio da burguesia, desejosa de firmar sua atividade capitalista de obter
lucros, limitados pela Igreja e indicativos de pecado.
II) Um sentimento
nacionalista surgira na Alemanha e Norte da Europa, passando o Papa a ser visto
como um estrangeiro a interferir em assuntos internos.
III) Em matéria de religião
ocorreu o abuso de setores do Clero, com a exploração das “relíquias sagradas
“e venda de Indulgências.
IV) O documento inicial
que desencadeou a Reforma Luterana foi a Declaração de Augsburgo, redigida por
Felipe de Melanchton.
V) Ao tempo do início da Reforma
Luterana era Papa Júlio II, mecenas do Renascimento e que interpretou o ato de
rebeldia de Lutero como uma simples querela de agostinianos contra dominicanos.
Estão
corretas:
a) III, IV e V
b) I, II e V
c) I, II e III
d) Apenas III e V
e) Apenas IV e V
10. (UNIUBE
MG/2003)
No período denominado Renascimento, vimos emergir um “espírito crítico” que
desembocou tanto no desenvolvimento da ciência moderna quanto nas
transformações da sensibilidade artística, demonstrada em obras literárias como
as de Shakespeare, Thomas Morus, Cervantes, pintores e escultores como
Michelangelo e Leonardo da Vinci. Todas as alternativas abaixo fazem referência
à atuação da Igreja Católica neste contexto histórico.
Assinale
a única alternativa correta.
a) A Reforma representou
uma ruptura crítica com os abusos do clero e buscou recuperar a pureza original
do cristianismo e da Igreja Católica, a qual passou a difundir a Bíblia entre
os fiéis, para que pudessem interpretar a palavra de Deus, evitando, assim, a
propagação do paganismo incentivado pelo humanismo artístico e filosófico
característico deste período.
b) Uma das reações da
Igreja Católica à Reforma Protestante foi um amplo movimento de moralização do
clero e de reestruturação da Igreja, que teve no Concílio de Trento e na
reativação dos Tribunais de Inquisição, suas medidas mais drásticas de combate
aos desvios da doutrina cristã.
c) A Igreja católica fez
concessões à cultura popular do período, incorporando nos ritos oficiais do
cristianismo, as festas e alegorias cômicas que ridicularizavam os próprios
símbolos religiosos, na esperança de conseguir minimizar o crescimento da
Reforma Protestante.
d) Diante dos avanços da
Reforma Protestante e da centralização do poder político na figura do Rei , a
Igreja Católica, a fim de não acirrar os ânimos das disputas religiosas,
promoveu a “luta pela tolerância e liberdade de culto,” incentivando várias
dinastias a não usarem o poder militar contra não católicos.
11. (UNIFOR
CE/2004)
A Reforma Religiosa representou um dos aspectos do processo de transformação
das estruturas sociais feudais. As diferentes camadas sociais tiveram
comportamentos diversificados em relação aos problemas religiosos daquele
contexto histórico.
Na
Alemanha, os camponeses aderiram à reforma protestante porque:
a) almejavam comprar as
indulgências para que pudessem garantir sua salvação espiritual.
b) queriam reafirmar sua
idolatria em relação aos dogmas dos papas e da Igreja ortodoxa romana.
c) havia as propostas de
distribuição de terras dos seus idealizadores e da isenção de quaisquer
oferendas à Igreja.
d) identificaram-se com o
discurso defendido pelos seus idealizadores, que eram padres jesuítas e
defensores dos direitos dos camponeses.
e)
objetivavam a abolição da servidão, motivo pelo qual acabaram sendo condenados
por Lutero.
12. (UNIMONTES
MG/2004)
Rivais dignos dos príncipes, os soberanos pontífices, os cardeais e os bispos
(...) apenas se preocupam em apascentar-se a si próprios, deixam o cuidado do rebanho
a Cristo... esquecem que a palavra bispo significa trabalho, vigilância,
solicitude. Servem-se apenas de tais qualidades quando pretendem recolher
dinheiro....
(ROTTERDAM,
Erasmo de. In: COSTA, L.C.A .; MELLO, L.I. História Moderna e Contemporânea.
São Paulo: Scipione, 2000, p. 56)
Conforme
as informações acima,
a) o autor defende a
reforma protestante em virtude do caráter corrupto e degenerado dos bispos.
b) o autor condena o
lucro e a usura e, dessa forma, posiciona-se contra a reforma protestante.
c) as ações de parte
do Clero enfrentavam críticas severas, inclusive entre os seus próprios fiéis.
d) as ações dos bispos
eram inovações teológicas cristãs, uma vez que esses renunciavam ao papel de
pastores.
13. (UPE/2004)
No
início da Idade Moderna, o catolicismo experimentou uma dissensão interna que
marcou definitivamente sua ação enquanto Igreja Universal. Lutero, Calvino e
Henrique VIII foram responsáveis pela maior Reforma Religiosa no âmbito do
cristianismo.
Neste
período, essa religião dividiu-se em quatro correntes, sendo que:
a) os católicos
acreditavam na salvação pela fé e pelas boas ações, enquanto os calvinistas e
anglicanos aceitavam apenas a salvação pela fé como parte da teoria da
predestinação.
b) os luteranos, em
relação à eucaristia, acreditavam na presença real de Cristo com
transubstanciação, e os calvinistas e anglicanos, apenas na presença espiritual
de Cristo.
c) os anglicanos, em
relação ao culto, suprimiram o sacrifício da Missa e conservaram a liturgia,
enquanto os católicos continuaram com a Missa, centro principal do culto.
d) os católicos
continuaram com os sete sacramentos, enquanto os luteranos, calvinistas e
anglicanos, apenas com dois: batismo e comunhão.
e) os luteranos entendiam
que a Igreja era útil à salvação, suprimindo a hierarquia eclesiástica,
enquanto os anglicanos também mantiveram a utilidade da Igreja em relação à
salvação e conservaram a hierarquia eclesiástica.
14. (UNIMONTES
MG/2005)
Faz parte da doutrina religiosa de Calvino a
a) transubstanciação do
pão em corpo de Cristo, durante a missa.
b) certeza de que as
fontes da fé são as Escrituras e as tradições.
c) presença real de
Cristo na Eucaristia.
d)
predestinação do homem à salvação ou à condenação.
15. (FUVEST
SP/2005)
“Depois que a Bíblia foi traduzida para o inglês, todo homem, ou melhor, todo
rapaz e toda rapariga, capaz de ler o inglês, convenceram-se de que falavam com
Deus onipotente e que entendiam o que Ele dizia”.
Esse
comentário de Thomas Hobbes (1588-1679):
a) ironiza uma das consequências
da Reforma, que levou ao livre exame da Bíblia e à alfabetização dos fiéis.
b) alude à atitude do
papado, o qual, por causa da Reforma, instou os leigos a que não deixassem de
ler a Bíblia.
c) elogia a decisão dos
reis Carlos I e Jaime I, ao permitir que seus súditos escolhessem entre as
várias igrejas.
d) ressalta o papel
positivo da liberdade religiosa para o fortalecimento do absolutismo
monárquico.
e) critica a diminuição
da religiosidade, resultante do incentivo à leitura da Bíblia pelas igrejas
protestantes.
16. (PUC
RS/2004) Em
Genebra (Suíça), no século XVI, estabeleceu-se uma das principais religiões
protestantes da Europa Ocidental Moderna. A partir do princípio da predestinação,
essa religião constituía uma nova ética, que santificava o trabalho e
valorizava a poupança e o lucro. O pregador original dessa religião
protestante, autor de Instituições da Religião Cristã, foi:
a) Erasmo.
b) Lutero.
c) Münzer.
d) Calvino.
e) Zwinglio.
17. (Mackenzie
SP/2006)
A Inquisição em Roma não foi objeto de uma verdadeira refundação, mas sim de
uma reorganização, em 4 de julho de 1542, através da bula Licet ab initio. Ao
contrário dos motivos invocados para o estabelecimento das Inquisições na
Espanha e em Portugal, onde a difusão do judaísmo justificava a organização do
tribunal, aqui era a heresia protestante o alvo da nova configuração do Santo
Ofício da Inquisição.
Francisco
Bethencourt, História das Inquisições
A
reorganização da Inquisição foi uma entre várias providências tomadas pela
Igreja Católica em sua luta contra a “heresia protestante”. Assinale a
alternativa em que aparece outra dessas providências.
a) A convocação do
Concílio de Trento, que, entre outras coisas, ratificou o dogma católico da
transubstanciação e a doutrina da salvação por meio das obras.
b) A tradução da bíblia
para os idiomas modernos, de maneira a permitir ao fiel a leitura individual
dos textos sagrados.
c) O combate a práticas
populares consideradas supersticiosas, como as romarias, o culto a imagens e as
novenas.
d) O afastamento dos
religiosos em relação à vida secular, dando-se preferência à vida meditativa,
retirada do mundo, como o faziam os jesuítas.
e) A eliminação da
hierarquia eclesiástica, passando a figura do Papa a ser mero título
honorífico.
18. (EFOA
MG/2006)
A Igreja Católica esteve presente na colonização da América Portuguesa desde os
primeiros momentos. Entretanto, sua atuação combinou poderosos interesses
materiais e políticos com sua missão espiritual. Sobre esta participação, leia
os itens abaixo:
I. Os colégios jesuíticos
fundados na América Portuguesa visavam à formação de padres para a catequese
indígena, não tendo a Companhia de Jesus participado da educação formal dos
colonos.
II. O primeiro Bispado da
Colônia foi o da Bahia, fundado em 1551, em Salvador, e somente cem anos mais
tarde surgiram outros dois, no Rio de Janeiro e em Olinda, época em que o da
Bahia foi elevado à categoria de Arcebispado.
III. As reduções ou missões
constituíam aldeamentos nos quais os índios eram reunidos e catequizados pelos
missionários, mas onde também se explorava o seu trabalho.
IV. Apesar das
determinações do Concílio de Trento para que se desse mais atenção à formação
dos religiosos, somente no século XVIII seria fundado no Rio de Janeiro o
primeiro Seminário Episcopal da Colônia.
V. Os jesuítas eram
contrários à escravização dos índios, mas favoráveis à escravização negra,
pois, como aliados da Coroa portuguesa, se beneficiavam com o comércio de
escravos africanos.
Estão
CORRETAS apenas as afirmativas contidas nos itens:
a) II, III e IV.
b) I, II e IV.
c) II, III e V.
d) I, III e V.
e) I, IV e V.
19. (UESPI/2004) A
Reforma Protestante abalou os alicerces de dominação da Igreja Católica, tendo
forte impacto nas relações de poder existentes na época. Com relação às ideias
de Lutero, podemos afirmar que:
a) tinham grande originalidade, pois atacam os princípios
básicos do catolicismo.
b) eram revolucionárias socialmente, pois defendiam a
igualdade entre os homens.
c) tinham grande influência das formulações teológicas de
Santo Agostinho.
d) defendiam a supremacia do livre-arbítrio sobre a fé, com
base na escolástica medieval.
e) foram aceitas em toda a Europa, sem grande resistência
pelos católicos rebeldes.
20. (UFG GO/2006) A
Reforma Protestante, iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais
de caráter fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos
e econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos, o
luteranismo defendia a:
a) submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé
individual.
b) implementação de políticas econômicas na Europa e a quebra
da autoridade religiosa.
c) jurisdição real sobre terras da Igreja e a cobrança de
impostos sobre esse patrimônio.
d) extinção das rendas feudais e a oposição às pregações
morais do clero.
e) cessação do poder político-administrativo da Igreja sobre
os reinos e o fim da condenação da usura.
21. (UESPI/2004) A
atuação da Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola, foi importante
para a Igreja Católica, que sofria ataques dos reformistas protestantes. Os
jesuítas:
a) tinham uma organização interna democrática e desprezavam
as hierarquias.
b) tiveram atuação marcante nas colônias inglesas situadas na
América.
c) restringiram-se aos trabalhos de catequese dos indígenas
da América do Sul, sem maiores repercussões em outros setores.
d) foram grandes divulgadores do catolicismo,
destacando-se sua atuação nas colônias dos portugueses.
e) seguiam princípios de ação dos franciscanos, pregando a
humildade e a distância do poder.
22. (UFAC/2004) No contexto das
reformas religiosas do início da era moderna, a absoluta ausência de crença em
santos, a dispensa a sacerdotes com suas vestimentas coloridas e diferenciadas,
e a valorização do fiel com sua bíblia à mão, pregando e orando a Deus, que,
segundo essa concepção, previamente escolhe aquelas pessoas que serão salvas,
são características do:
a) Anglicanismo.
b) Luteranismo.
c) Judaísmo.
d) Calvinismo.
e) Novo Catolicismo.
23. (UFSCAR
SP/2004)
Sobre a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), é correto afirmar que
a) foi um conflito
entre católicos e protestantes dentro do Sacro Império Germânico.
b) Espanha e Portugal se
aliaram para combater o protestantismo holandês.
c) Portugal negociou
tratados de abastecimento de alimentos com a Inglaterra, para sobreviver aos
ataques holandeses.
d) Portugal expandiu sua
conquista na Ásia, pelo fato de o continente estar fora dos interesses dos
negociantes flamengos.
e) o Brasil permaneceu
sob o controle português, garantindo os lucros açucareiros para a Coroa lusa.
24. (FGV/2005) Foram elementos da
Reforma Católica no século XVI:
a) A tradução da Bíblia
para as diversas línguas nacionais, a defesa do princípio da infalibilidade da
Igreja e a proibição do casamento dos clérigos.
b) A afirmação da
doutrina da predestinação, a condenação das indulgências como instrumento para
a salvação e a manutenção do celibato dos clérigos.
c) A manutenção do latim
como língua litúrgica, a reafirmação do livre-arbítrio e a eliminação do
batismo como um dos sacramentos.
d) A tradução da Bíblia
para as diversas línguas nacionais, a abolição da confissão e a crítica ao
culto das imagens.
e) A manutenção do
latim como língua litúrgica, o estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício e a
criação da Companhia de Jesus.
25. (PAES MG/2004) “É
preciso ensinar aos cristãos que, se o Papa conhecesse as usurpações dos
pregadores de indulgências, ele preferiria que a Basílica de São Pedro desaparecesse
em cinzas (...)”
(Martin Lutero. Citado
por VICENTINO, Cláudio. História Geral. São Paulo: Scipione, 1997, p. 198)
O texto acima:
a) é uma reação de Martin Lutero à sua condenação pela Igreja
Católica no Concílio de Trento, quando ele foi considerado herege e condenado à
morte.
b) demonstra que a venda de indulgências era uma estratégia
utilizada por bispos e padres, sem o conhecimento nem consentimento oficial da
Igreja e do Papa.
c) é parte da defesa de Lutero contra as acusações que sofreu
da chamada Dieta de Worms, concílio da Igreja Católica que o condenou pela
prática de heresias.
d) é uma referência à corrupção que marcara a Igreja
Católica na transição dos tempos medievais aos tempos modernos, especialmente
quanto aos meios utilizados para a construção da Basílica de São Pedro.
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