1. (PAS DF/2005) Pelo Ato de Supremacia (1534), Henrique VIII criou uma Igreja Nacional
na Inglaterra, tornando-se o seu chefe. As alternativas abaixo referem-se aos
motivos políticos e econômicos da Reforma Anglicana, EXCETO:
a) Oposição do
papa ao divórcio do rei.
b) Vontade do
rei em escapar do controle político do papa
c) Interesse do
rei nos bens da Igreja Católica.
d) Interesse
em eliminar a venda de indulgências e a simonia.
e) Desejo do rei
em submeter a Igreja ao Estado.
2. (UDESC SC/2005) O caráter de universalidade da Igreja Católica foi mantido durante o
período medieval, mas perdeu forças à medida que crescia o sentido nacionalista
dos países europeus. A Reforma Protestante correspondeu a esses interesses.
Acerca do enunciado, todas as alternativas
estão corretas, exceto a:
a) A ética
luterana objetivava a salvação pela fé, contrapondo-se aos princípios da Igreja
Católica a qual pregava que, além da fé, somente as boas obras conduziam à
salvação.
b) Os
empréstimos a juros promovidos pela Igreja para a construção da basílica de São
Pedro, em Roma, motivaram a insurreição do clero alemão, uma das causas da
Reforma.
c) O Calvinismo,
um desdobramento da Reforma Luterana, além da Suíça, espalhou-se por países
onde se expandia o capitalismo nascente, como França, Inglaterra, Escócia e
Holanda.
d) Na
Inglaterra, a religião nacional passou a ser o anglicanismo, com a mistura de
elementos do catolicismo e da doutrina luterana, consolidando-se durante o
reinado de Elizabeth I.
e) Os tribunais
da inquisição foram criados para julgar aqueles que não concordavam com os
dogmas da Igreja Católica, bem como para fins políticos.
3. (UFAM/2005) “Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências
do papa o homem fica livre de todo o pecado e que está salvo (...) ” (95 Teses)
O trecho do documento acima nos remete mais
diretamente:
a) Ao Edito de
Nantes.
b) Aos Atos da
Navegação.
c) À Contrarreforma.
d) À Reforma
Protestante.
e) À Petição de
Direitos.
4. (UFRRJ/2005) “A Reforma religiosa (...) propagou-se rapidamente por toda a Europa e
mobilizou toda a sociedade, provocando desde rebeliões camponesas até guerras
prolongadas entre Estados, passando por massacres e perseguições.”
(Koshiba, Luiz. História: origens, estruturas
e processos. São Paulo: Atual, 2000)
A Reforma deu origem a várias correntes
religiosas no século XVI, tais como o:
a) anglicanismo,
que marcou a mudança teológica mais radical do protestantismo em relação ao
catolicismo;
b) calvinismo
que, com sua ética do trabalho e da legitimação do lucro, atendeu aos anseios
da classe burguesa;
c) anabatismo,
seguido majoritariamente pela nobreza, interessada em defender o monopólio da
propriedade territorial;
d)
pentecostalismo, sustentáculo dos monarcas absolutistas na luta para se livrar
da influência exercida pelo papa;
e) luteranismo,
apoiado numa estrutura hierárquica religiosa que proibia a livre interpretação
da Bíblia pelos fiéis.
5. (PUC MG/2006) Na Alemanha, no século XVI, o monge agostiniano Martinho Lutero
levantou-se contra os abusos cometidos pelo papado de Roma, desencadeando um
movimento que ficou conhecido por Reforma Protestante.
Sobre esse movimento, é INCORRETO afirmar
que:
a) o movimento
da Reforma teve os seus objetivos defendidos, ampliando o poder da burguesia
contra a ideologia senhorial.
b) as ideias
veiculadas na Europa, no contexto do século XVI, significaram uma brecha
importante na estrutura política feudal.
c) a
disseminação dos ideais reformadores no seio da população possibilitou a
vitória do nacionalismo contra o poder do papado.
d) a revolta
dos camponeses contra a cobiça dos grandes senhores feudais pelos bens da
Igreja contou com o apoio de Lutero.
6. (UFG GO/2006) A Reforma Protestante,
iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais de caráter
fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos e
econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos, o
luteranismo defendia a:
a) submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual.
b) implementação de políticas econômicas na Europa e a quebra da
autoridade religiosa.
c) jurisdição real sobre terras da Igreja e a cobrança de impostos sobre
esse patrimônio.
d) extinção das rendas feudais e a oposição às pregações morais do clero.
e) cessação do poder político-administrativo da Igreja sobre os reinos e o
fim da condenação da usura.
7. (UFPA/2005) “Se um homem não trabalhar, também não comerá.”
Estas palavras de São Paulo, o Apóstolo, são
mais condizentes com a ética do:
a) Catolicismo
medieval.
b)
Protestantismo luterano.
c) Protestantismo calvinista.
d) Catolicismo
da Contrarreforma.
e) Anglicanismo
elisabetano.
8. (UFRR/2006) “A Igreja Católica sofreu diretamente o impacto das transformações
ocorridas na sociedade europeia durante o século XVI. Vários movimentos
religiosos deixaram de reconhecer os dogmas da Igreja e a autoridade do papa.
Esses movimentos religiosos, conhecidos genericamente como Reforma, tinham
íntimas ligações com o desenvolvimento do comércio e com a formação de uma nova
classe social: a burguesia.”
(TOTA, A., BASTOS, P. História Geral. São
Paulo: Nova Cultural, 1994.)
Com relação às obras escritas no período da
Reforma Protestante, no século XVI, podemos afirmar que:
a) A monumental
obra de Ignácio de Savonarola intitulada Imitação de Cristo foi uma das causas
da convocação do Concílio de Trento, cujo seu conteúdo serviu de base para as
decisões do movimento conhecido como Contrarreforma.
b) Calvino
escreveu As Institutas da Religião Cristã com a finalidade de defender os
protestantes da França e, ao mesmo tempo, de tentar convencer Francisco I a
aceitar as ideias da Reforma.
c) Lutero
escreveu o primeiro Catecismo protestante na língua alemã, chamado Da
Santificação da Igreja. Seu principal objetivo foi a consolidação da fé
protestante entre os povos germânicos.
d) Jean de Léry,
pressionado pelos huguenotes na França, escreveu La Remonstrance, obra que foi
esquecida por muitos anos, vindo a ser publicada apenas no século XVII.
e) Knox, ao
responder os insultos do cônego de Westminster, escreveu em 1563, a mais
importante Confissão de Fé na língua inglesa, obra que ajudou no fortalecimento
da ascensão burguesa de fé protestante na Inglaterra e na Escócia.
9. (UNAERP SP/2006) É atribuída a Henrique IV:
a) a
decretação do Edito de Nantes, dando liberdade de
culto aos protestantes.
b) a frase que
resume seu governo: “O Estado sou eu.”
c) a frase:
“Paris não vale uma missa.”
d) a frase: “O
meu monumento será perene.”
e) a frase: “O
trono francês só deve ser exercido por um absolutista protestante.”
10. (UNIFESP SP/2006) Deus meu, não se cansando os hereges e os inimigos... de semear continuamente
os seus erros e heresias no campo da Cristandade, com tantos e tantos livros
perniciosos que são republicados a cada dia, é necessário que não se durma, mas
que nos esforcemos para extirpá-los ao menos nos lugares onde isso seja
possível.
(Cardeal Roberto Bellarmino, 1614.)
Tendo em vista o contexto da época, pode-se
inferir que os hereges e os inimigos aos quais o autor se refere eram,
principalmente, os:
a) jansenistas e
os muçulmanos.
b) cátaros e os
letrados.
c) hussitas e os
feiticeiros.
d) anabatistas e
os judeus.
e) protestantes
e os cientistas.
11. (UEG GO/2006) O que é surpreendente em
Lutero não são suas críticas radicais à Igreja Católica, mas sim o fato de suas
posições ganharem aquiescência, a ponto de conseguir quebrar a unidade da Igreja
no Ocidente. Acerca do sucesso do fenômeno Lutero, é CORRETO afirmar que
a) o defender a fé como algo íntimo e pessoal, Lutero contestava os
obsoletos princípios individualistas dos humanistas renascentistas.
b) o defender a salvação pela fé e pelas obras, as ideias luteranas
receberam o apoio dos jesuítas, ordem religiosa responsável pela cobrança das
indulgências.
c) os burgueses se identificaram com as ideias luteranas, pois ao
contrário da doutrina católica, o luteranismo evitava a condenação da usura.
d) o criticar a ostentação da Igreja e dos nobres, Lutero recebeu o apoio
dos camponeses, liderando as rebeliões no campo em 1525.
12. (UFJF MG/2006) No início do século XVI, a Igreja Católica passou por um amplo processo
de reformulação doutrinal e administrativa, chamado de Reforma Católica (ou Contrarreforma).
Paralelamente, as Coroas de Portugal e Espanha ajudavam no fortalecimento da
Igreja Católica, mas também buscavam se transformar em instrumentos para a
“salvação da humanidade”, através da conquista e colonização de novas terras.
Qual dos eventos abaixo NÃO faz parte deste
contexto?
a) O Concílio de
Trento, que reuniu diversos religiosos com o objetivo de posicionar-se frente
às críticas protestantes e reafirmar os dogmas católicos.
b) A criação do
Index Librorum Proibitorum, que se constituía numa lista de livros proibidos
por atacarem os dogmas católicos ou atentarem contra eles.
c) A difusão
do Projeto Colonizador, segundo o qual o lucro era legítimo e o trabalho era
uma vocação divina e que possibilitava o acúmulo de riquezas, como sinal de
predestinação.
d) O Padroado
Real, através do qual os monarcas ibéricos eram autorizados a administrar os
assuntos religiosos, tanto no Reino como nas terras de além-mar.
e) A fundação da
Companhia de Jesus, uma vez que os jesuítas atuavam como educadores e
catequizaram os povos nativos nas colônias portuguesas e espanholas.
13. (UEM PR/2006)
"Erram, pois, os pregadores das
indulgências que dizem que, pelas indulgências do papa, o homem fica livre de
toda a pena e fica salvo."
(LUTERO, Martinho. Obras. In: MELLO, Leonel Itaussu
A. e COSTA, Luís C. Amad. História moderna e contemporânea. São Paulo:
Scipione, 1995. p. 54.)
Essa é uma das teses que o reformador
protestante Martinho Lutero publicou no início do século XVI, na Alemanha, para
criticar as práticas da Igreja Católica e propor mudanças. Teses religiosas
como essa mostram a intensificação das críticas de Lutero e preparam o caminho
para sua ruptura com a Igreja Católica, desencadeando o movimento conhecido
como Reforma Protestante. Sobre essa Reforma, assinale a alternativa incorreta.
a) Na
Inglaterra, a Reforma Protestante foi deflagrada por Henrique VIII, que rompeu
com o Papa e criou a Igreja Anglicana, subordinada ao Estado inglês.
b) Por meio das
indulgências, a Igreja Católica absolvia os pecados dos fiéis em troca de uma
soma de dinheiro.
c) A
Companhia de Jesus, criada por Inácio de Loyola na primeira metade do século
XVI, foi um importante instrumento de difusão do protestantismo na Europa.
d) Lutero
rejeitou os rituais católicos de salvação da alma e defendeu a tese de que o
homem se torna justo por meio da fé.
e) Para o
reformador protestante Calvino, defensor da doutrina da predestinação, alguns
homens já nasciam predestinados à salvação.
14. (UFRRJ/2006) O monge Martinho Lutero, após severas críticas doutrinárias à Igreja
Católica, é convocado à Dieta de Worms, em abril de 1521, para abandonar as ideias
contidas em seus textos.
Perante esta assembleia ele declara:
“A experiência de todos e as queixas de todo
o mundo são testemunhas de que, através dos decretos do Papa e das muito
humanas doutrinas dos homens, a consciência dos que tinham fé havia sido
desgraçadamente iludida, molestada e destruída. (...) Retirar o que disse
nestes textos seria o mesmo que dar força à tirania.”
Das opções abaixo, a única que traz os
princípios religiosos defendidos por Lutero, aos quais este se recusou a negar
perante a Dieta de Worms, é:
a) A Igreja deve
ser purificada dos maus sacerdotes para evitar que eles contaminem a sua
estrutura hierárquica e contradigam seus dogmas.
b) Cabe ao Papa,
representante de Cristo na terra, oferecer a interpretação legítima da Bíblia.
c) As boas obras
e as boas ações são os méritos que auxiliam o cristão a alcançar a salvação.
d) O caminho
da salvação do cristão será aberto somente por meio da fé.
e) Reformar a
Igreja significa praticar com seriedade os sete sacramentos, que tinham sido
deixados de lado pelos interesses materiais do papado.
15. (FGV/2007) Apesar de o Concílio de
Trento não ter definido regras de arquitetura e pintura para as obras da
Igreja, suas disposições acabaram influindo na forma das construções, a partir
de meados do século XVI. As igrejas deveriam encontrar-se bem iluminadas, a fim
de que os crentes pudessem seguir os ofícios pelos seus livros (...) O Concílio
insistira na necessidade de pregar para combater a heresia e, portanto, o
púlpito deveria ser colocado numa posição proeminente, de tal modo que o
pregador pudesse ser convenientemente visto e ouvido. Certos dogmas
fundamentais da Igreja deveriam receber uma ênfase especial nas pinturas e
imagens encomendadas daí em diante.
(Texto
adaptado de J. H. Elliot. A Europa dividida: 1559-1598)
O Concílio de
Trento (1545-1563) representou uma das principais ações da Igreja Católica, nos
quadros do surgimento das reformas protestantes. Tendo como referência esses
acontecimentos e as informações do texto acima, analise as afirmativas a
seguir:
I. Frente às críticas de adeptos do luteranismo e do calvinismo, a Igreja
de Roma reviu alguns dogmas fundamentais, adotando maior tolerância quanto aos
temas da arte religiosa.
II. A criação de ordens religiosas missionárias, como a Companhia de Jesus,
esteve associada às decisões da Igreja de expandir a fé católica e evitar a
propagação das religiões protestantes, nas regiões europeias e americanas.
III. A reorganização do
Tribunal da Santa Inquisição representou, por parte da Igreja, o reforço dos
mecanismos de controle e repressão utilizados, de forma eficaz, no combate ao
luteranismo nas regiões germânicas.
Assinale:
a) se apenas a afirmativa II estiver correta.
b) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
d) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se todas as afirmativas estiverem corretas.
16. (UFAC/2007) Martinho Lutero líder da
chamada “reforma protestante”, fez críticas a Igreja Católica na Idade Média.
Pode-se afirmar que as críticas principais foram:
a) Lutero criticou violentamente a posição da Igreja Católica em relação a
predestinação absoluta, a crenças dos anabatistas que só aceitavam o batismo
feitos em adultos conscientes.
b) A Reforma Protestante foi apenas um acontecimento religioso, não
influenciando nos aspectos político, cultural e econômico da Idade Média.
c) Lutero por discordar das práticas religiosas da Igreja Católica criou
sua própria Igreja que foi posteriormente denominada de presbiteriana.
d) A Venda de indulgências, negou a importância dos jejuns apregoados
pela Igreja, defendeu que o homem poderia alcançar a salvação sozinho.
e) Apesar das críticas a Igreja Católica Romana, Lutero por ser monge
católico, não foi condenado e excomungado pelo papa Leão X, em 1520, mas apenas
advertido severamente.
17. (UFAM/2007) Na base das ideias
defendidas por Martinho Lutero estavam:
a) A restrição da autoridade do papa a assuntos da fé e do gerenciamento
das ordens religiosas
b) A condenação ao lucro, a exploração do homem pelo homem e do domínio
material exercido pela igreja de Roma.
c) O rompimento com o papa e defesa do rompimento da sujeição do homem à
qualquer autoridade temporal.
d) Sua reforma da igreja não excluía todos os sacramentos, mantendo o
batismo, a eucaristia e a unção dos enfermos.
e) A condenação da venda de indulgências, do culto aos santos e imagens
e a crença de que a fé era um estado interior do crente e, portanto, um estado
interior do crente.
18. (UFOP MG/2006) Martin Lutero (1483-1546) foi um dos principais responsáveis por um dos
mais marcantes movimentos culturais ocorridos na Europa Moderna, a Reforma.
Sobre esse movimento, assinale a afirmativa incorreta:
a) A Reforma
provocou um grande debate religioso que levou à criação de novos cultos na
Europa.
b) A expansão do
movimento atingiu principalmente a Suíça, a Holanda, a Inglaterra e diversas
regiões da França.
c) A Reforma
contou com o apoio do papado de Roma, que queria adaptar a Igreja à sociedade europeia
do período.
d) No início,
propunha a correção de alguns vícios de comportamento existentes no interior da
Igreja Católica, como a venda de indulgências.
19. (UFT TO/2007) No início da Era Moderna,
o processo de crise que gerou a chamada Reforma envolveu não apenas fé, mas
também disputas políticas.
Considerando-se
esse contexto, é CORRETO afirmar que
a) a Igreja Católica reagiu à Reforma convocando o Concílio de Trento,
cujas medidas visaram a impedir o crescimento do protestantismo.
b) as religiões protestantes não aceitavam inovações nos ritos sagrados –
entre outras, a realização de missas em outras línguas que não o latim.
c) Martinho Lutero, em seus ataques ao Papado, discordava principalmente
do processo violento de catequese dos aborígines americanos.
d) uma das iniciativas do Vaticano para aplacar as críticas dos
protestantes consistiu em tornar mais branda a ação do Tribunal do Santo
Ofício.
20. (FFFCMPA RS/2007) A Companhia de Jesus
exerceu um importante papel na colonização da América Portuguesa. Sobre a
atuação desta instituição no Brasil colônia, assinale a alternativa correta.
a) Preocupados, sobretudo, com a catequização dos índios, os jesuítas
pouco se interessaram pela educação dos colonos deixando-a a cargo de
particulares.
b) As missões, também conhecidas por reduções, eram locais especialmente
escolhidos pelos jesuítas para a catequização dos índios. Construídas nas
proximidades dos centros urbanos, ensinavam aos indígenas adultos os meios
pelos quais deveriam educar seus filhos.
c) Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido como Marquês de
Pombal, foi o principal defensor dos jesuítas e durante muito tempo conseguiu
evitar que a ordem fosse expulsa do Brasil sob o pretexto de constituir-se um
verdadeiro Estado dentro do Estado português.
d) Diferentemente de outras ordens religiosas, como os franciscanos e
carmelitas, os jesuítas não se preocupavam em introduzir inovações técnicas de
trabalho entre os índios, de forma a produzir excedentes comercializáveis.
e) A conversão dos índios ao catolicismo era entendida como a
possibilidade de compensar a perda dos fiéis europeus que haviam aderido à
religião protestante por ocasião da Reforma.
21. (UFRGS/2007) Em reação aos movimentos
religiosos que contestavam os dogmas oficiais do catolicismo, a Igreja Romana
tomou uma série de medidas que seriam conhecidas como Contrarreforma.
Com relação a
esse contexto, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
(__) Uma das medidas mais drásticas adotadas em relação à reforma
protestante foi a criação de uma nova instituição, a Santa Inquisição,
responsável por punir e prevenir os desvios dogmáticos.
(__) Index Librorum Prohibitorum era uma lista de livros cujo conteúdo
ameaçava ou contradizia as ideias oficiais da Igreja.
(__) Concílio de Trento reafirmou antigos dogmas católicos, entre os quais o
de que o Papa é infalível, por representar a vontade de Deus na Terra.
(__) O movimento da Contrarreforma
evitou que o protestantismo se tornasse uma ameaça real em estados
tradicionalmente católicos, como Espanha e Portugal.
A sequência
correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) FVVV
b) VVFF
c) VFVF
d) VFFV
e) FVVF
22. (UFRRJ/2008) Votos da Companhia de
Jesus, criada por Inácio Loiola em 1534:
“Que os membros consagrarão suas vidas ao constante serviço de Cristo e
do Papa, lutarão sob a bandeira da Cruz e servirão ao Senhor Pontífice romano
como o
vigário de
Deus na Terra, de tal forma que executarão imediatamente e sem vacilação ou
escusa tudo o que o Pontífice reinante ou seus sucessores puderem ordenar-lhes
para proveito das almas ou para propagação da fé, e assim agirão em toda
província aonde forem enviados, entre turcos ou quaisquer outros infiéis, na
Índia distante, assim como em região de hereges, cismáticos ou indivíduos de
qualquer tipo.”
LOIOLA. I.
Companhia de Jesus. In: AQUINO, R. S.L & ALVARENGA, F. J. M. & FRANCO,
D.A.& LOPES, O.G.P.L.- História Das Sociedades: Das Sociedades Modernas às
Sociedades Atuais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1990, p.87.
O texto acima
apresenta os votos da Companhia de Jesus, que foi uma reação da Igreja Católica
contra a Reforma Protestante. Sobre a Contrarreforma, é correto afirmar que
promoveu
a) o Concílio de Trento, no qual foram modificados diversos dogmas da
Igreja Católica.
b) o restabelecimento do Tribunal do Santo Ofício, que servia para julgar
aqueles que defendiam a manutenção dos dogmas católicos, contra a nova
orientação da Igreja.
c) a reorganização do Tribunal do Santo Ofício, que servia para julgar
os hereges, tendo uma atuação mais presente na Península Ibérica.
d) a organização da Companhia de Jesus, que tinha como objetivo julgar os
hereges que eram contra os dogmas do catolicismo.
e) o restabelecimento do Tribunal do Santo Ofício que determinou quem iria
para as colônias da América para catequizar os índios.
23. (UFTM MG/2008) Um dos marcos da história europeia, as Revoluções Inglesas do século
XVII
a) inseriram-se
no contexto de afirmação dos ideais da burguesia e decretaram, com os Atos de
Navegação, a autonomia das colônias na América.
b) decorreram da
aliança entre os aristocratas e os industriais e provocaram a revogação dos
princípios liberais da Magna Carta.
c) não se
relacionaram a disputas religiosas, uma vez que o anglicanismo estava
consolidado, e estabeleceram uma república efêmera.
d) levaram a burguesia, aliada à nobreza
progressista, ao poder político e lançaram as bases do sistema parlamentarista
vigente até hoje.
e) inspiraram-se
no liberalismo e asseguraram os direitos dos niveladores e dos cavadores,
representantes das camadas populares mais radicais.
24. (UNIFESP SP/2008) No século XVI, nas palavras de um estudioso, “reformar a Igreja significava
reformar o mundo, porque a Igreja era o mundo”. Tendo em vista essa afirmação,
é correto afirmar que
a) os principais
reformadores, como Lutero, não se envolveram nos desdobramentos políticos e
socioeconômicos de suas doutrinas.
b) o papado, por
estar consciente dos desdobramentos da reforma, recusou-se a iniciá-la, até ser
a isso obrigado por Calvino.
c) a burguesia,
ao contrário da nobreza e dos príncipes, aderiu à reforma, para se apoderar das
riquezas da Igreja.
d) os cristãos
que aderiram à reforma estavam preocupados somente com os benefícios materiais
que dela adviriam.
e) o
aparecimento dos anabatistas e outros grupos radicais são a prova de que a
reforma extrapolou o campo da religião.
25. (UEMS/2008) No século XVI, a unidade
religiosa da cristandade europeia é rompida em consequência da propagação da
Reforma. Lutero, a principal e controvertida figura do movimento, que em 1517
lança suas 95 teses contra a Igreja, pertencia a ordem religiosa dos:
a) cistercienses
b) lazaristas
c) dominicanos
d) franciscanos
e) agostinianos.
GABARITO
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