1. (UFJF MG/2008) Na “Carta aberta aos nobres cristãos”, Martinho Lutero afirma que uma
terra desabitada ou povoada por pagãos é uma terra selvagem. Se um grupo de
cristãos se encontra nessas circunstâncias, seu dever não consiste em converter
os pagãos. Os índios americanos eram parte da natureza e, como todas as coisas
da terra, estavam contaminados pelo pecado e pela morte. Para esses nativos,
portanto, não haveria salvação possível. Já os cristãos que se estabelecessem
“em uma situação onde não exista um sacerdote consagrado” deveriam eles mesmos
eleger o seu.
Sobre a colonização inglesa de caráter
puritano na América do Norte, é CORRETO afirmar que:
a) a doutrina
protestante foi de mais fácil aceitação entre os nativos do Novo Mundo do que a
católica, por pressupor uma relação direta entre o homem e Deus, sem
intermediação da hierarquia eclesiástica.
b) as origens da
sociedade norte-americana na Nova Inglaterra, no início do século XVII, não têm
caráter religioso, ao contrário da católica América Latina.
c)
especificamente no que se refere ao estabelecimento de seus seguidores em
terras consideradas “de ninguém”, a visão protestante de mundo favoreceu uma
concepção autoritária de sua própria organização social.
d) a visão de
mundo que guiou os puritanos que se estabeleceram na América do Norte
fundava-se na crítica à Igreja papista e romana.
e) a ocupação do
território norte-americano pelos colonos puritanos, no século XVII, foi mais
rápida que a das Américas Central e do Sul pelos católicos espanhóis no século
XVI.
2. (UFLA MG/2008) O processo de reformas religiosas teve início no século XVI e suas
causas podem ser, EXCETO:
a) A venda de
indulgências incentivada pelos protestantes, que aliavam a sua ética religiosa
ao espírito do capitalismo que nascia.
b) A mudança na
visão de mundo como consequência do pensamento renascentista.
c) A presença de
padres mal preparados intelectualmente que provocavam insatisfação nos fiéis.
d) A
insatisfação da burguesia diante da condenação do catolicismo para o lucro e os
juros.
3. (UFMG/2008) Leia estes trechos:
I. “Assim vemos
que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se
justificar.”
II. “O rei é o
chefe supremo da Igreja [...] Nesta qualidade, o rei tem todo o poder de
examinar, reprimir, corrigir [...] a fim de conservar a paz, a unidade e a tranquilidade
do reino...”
III. “Por decreto
de Deus, para manifestação de sua glória, alguns homens são predestinados à
vida eterna e outros são predestinados à morte eterna.”
A partir dessa leitura e considerando-se
outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que as concepções expressas
nos trechos I, II e III fazem referência, respectivamente, às doutrinas
a) católica,
anglicana e ortodoxa.
b) luterana,
anglicana e calvinista.
c) ortodoxa,
luterana e católica.
d) ortodoxa,
presbiteriana e escolástica.
4. (UNIFEI SP/2008) “Então ele não vê que a usura e as taxas impedem que se tenha acesso à
fé? Ele afirma que a palavra de Deus é suficiente. Então não vê que os homens
que consomem todos os momentos da sua vida na luta pela sobrevivência não têm
tempo para aprender a ler a palavra de Deus? Os príncipes sangram o povo por
meio da usura e contam como seus todos os peixes dos rios, os pássaros do ar e
a erva dos campos, e o Dr. Mentiroso diz “Amém”. [...] Ah, ele afirma que não
deve haver revolta porque a Espada foi entregue por Deus aos governantes. Mas o
poder da espada pertence a toda comunidade!”
(Thomas Münzer, carta pública a Lutero, 1525.
Apud. SEFFNER, Fernando. Da reforma à contrarreforma – o Cristianismo em crise.
São Paulo: Atual, 2006.)
Assinale a alternativa correta:
a) Lutero
acreditava que a salvação da alma resultava da fé e principalmente das boas
obras.
b) Münzer era
porta-voz dos anabatistas e rompeu com as propostas luteranas porque essas
apresentavam um caráter extremamente radical, contrariando os interesses dos camponeses
que defendiam a manutenção do direito de propriedade privada.
c) A pregação de
Lutero foi interpretada pelos camponeses apenas como uma reforma religiosa.
d) Münzer
defendia o fim da propriedade privada.
5. (UNIMONTES MG/2008) A “Noite de São Bartolomeu”,
episódio de 24 de agosto de 1572, foi
a) um conflito entre protestantes e católicos, na Inglaterra, no contexto
da Revolução Puritana.
b) um conflito entre anglicanos e católicos, em consequência do Ato de
Supremacia de Henrique VIII na Inglaterra.
c) um conflito de natureza religiosa e política entre espanhóis e
holandeses, no contexto da Guerra dos Trinta Anos.
d) um conflito entre católicos e protestantes franceses, no qual os
últimos foram massacrados pelos primeiros.
6. (UESPI/2009) O domínio da Igreja Católica se faz presente em boa parte da História
do mundo ocidental. Com as mudanças trazidas pela Reforma, houve:
a) a queda
radical do prestigio da Igreja, restrito apenas à catequização das Américas e
da África.
b) a reorganização
de seus espaços de atuação, com enfrentamento de algumas questões colocadas
pelos reformistas.
c) o fim do
prestígio político da Igreja Católica na Europa, que, praticamente, deixou de
existir na Holanda e na França.
d) o avanço do
mundo dominado pelo capitalismo, devido às ideias revolucionárias de Lutero no
âmbito da economia.
e) a afirmação
do fracasso da ética cristã e do pensamento de seus principais teólogos, São
Tomás de Aquino e Santo Agostinho.
7. (UFF RJ/2009) Nos séculos XVI e XVII os conflitos religiosos se disseminaram por toda
a Europa provocando guerras e impondo um ambiente de perseguição e fanatismo.
Diante desse contexto, o aparecimento de
alternativas de paz envolveu o “princípio de tolerância” que pode ser associado
à seguinte opção:
a) as crenças e
opiniões devem ser expressas somente na intimidade;
b) os seres
humanos devem respeitar as crenças e opiniões uns dos outros;
c) o Estado tem
o dever de impedir que os seres humanos adotem crenças e opiniões falsas;
d) a opinião
verdadeira tem o direito de se impor a todos os seres humanos;
e) a minoria
deve adotar as opiniões e crenças da maioria.
8. (UFOP MG/2009) Nos séculos XVI, XVII e XVIII, a Europa ocidental viveu um período de
intensa disputa religiosa. Assinale a afirmativa correta sobre esse momento
histórico.
a) No século
XVI, ocorreu a Contrarreforma, realizada pela Igreja Católica contra a presença
dos muçulmanos na Europa.
b) O movimento
da Reforma, nesse período, significou uma renovação no mundo cristão ocidental,
tendo sido bem recebido pelas autoridades da Igreja Católica.
c) A expansão
de uma nova concepção do cristianismo na Europa gerou fortes reações na
população, ocasionando diversos conflitos sangrentos de intolerância.
d) Nesse
período, firmou-se na Europa Ocidental o princípio da separação entre religião
e Estado, com o fim das perseguições religiosas patrocinadas pelo Estado.
9. (UFT TO/2009) “(...) não se pode sequer aceitar uma tese tola ou doutrinária segundo
a qual o ‘espírito do capitalismo’ (sempre no sentido provisório que aqui
usamos) somente teria surgido como consequências de determinadas influências da
Reforma, ou que, o Capitalismo, como sistema econômico, seria um produto da
Reforma. Já o fato de algumas formas importantes do sistema comercial
capitalista serem notoriamente anteriores à Reforma, seria o bastante para
sustar essa argumentação”
(WEBER, Max. A ética protestante e o espírito
do capitalismo. 7 ed. São Paulo: Pioneira, 1992, p. 61).
Considere as afirmações abaixo:
I. O surgimento
do capitalismo não deve estar atrelado à Reforma Protestante;
II. A Reforma
protestante está na origem do sistema capitalista;
III. Não se deve procurar
o espírito do capitalismo na Reforma Protestante, ocorrida no século XVI, pois
mudanças econômicas são anteriores a ela.
IV. Sem a Reforma
Protestante, o capitalismo não se projetaria como um moderno sistema de
produção, já que o capitalismo condenava o lucro a base desse sistema.
A partir da afirmação de Weber, marque a
alternativa CORRETA:
a) I e IV;
b) III e IV;
c) I e III;
d) II e III.
10. (ESCS DF/2009) Em 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano e professor de teologia
Martinho Lutero, manifestando seu descontentamento com a Igreja Católica e com
o comportamento clerical, afixou na porta da catedral de Wintenberg, as suas noventa
e cinco teses.
Nesse documento Lutero criticou duramente a
venda de indulgências promovida pelo monge Tetzel na Alemanha.
Essas críticas de Lutero deram início ao
processo de reformas religiosas com o surgimento das Igrejas Luterana,
Calvinista e Anglicana entre outras.
As Reformas Religiosas tiveram
características peculiares como:
a) a Reforma
Luterana, ao defender a igualdade entre os homens, propôs a divisão da
propriedade entre os camponeses e a aristocracia alemã;
b) a Reforma
Anglicana, na Inglaterra, permitiu ao monarca Henrique VIII confiscar as terras
da Igreja Católica e a assim promover uma reforma agrária que atendeu aos
puritanos;
c) a Contrarreforma
desenvolvida pela Igreja Católica, que foi eficaz para reverter a expansão do
protestantismo na Alemanha e na Grã-Bretanha;
d) a Reforma
Calvinista, que, ao justificar o lucro, construiu uma ética adequada aos
interesses da burguesia e contribuiu com o avanço do capitalismo;
e) a Reforma
Anabatista, ocorrida nos Estados Alemães, que uniu o campesinato e a nobreza
local, visando à execução de reformas sociais na região.
11. (FGV/2009) A ligação entre os reformadores com o poder político pode ser
verificada por meio
a) da defesa
que o duque Frederico da Saxônia fez de Martinho Lutero e da adesão dos
príncipes alemães às teses luteranas.
b) da ação de
Henrique VIII que, pautado pela doutrina da predestinação divina, funda a
igreja nacional na Inglaterra, mas ainda ligada a Roma.
c) do decisivo
apoio político de Martinho Lutero e dos seus seguidores à revolta dos
camponeses alemães, em 1524.
d) da efetivação
da aliança, a partir de 1533, entre João Calvino e a monarquia francesa, ambos
interessados em reforçar o poder da Igreja católica.
e) da
interferência da nobreza alemã para que os luteranos e calvinistas se
mantivessem fiéis ao papa.
12. (UNCISAL AL/2009) É preciso estrangulá-los.
É preciso matar o cão enlouquecido que se lança contra ti, senão ele te matará.
A revolta de Martinho Lutero contra os camponeses ocorreu na(o)
a) perseguição aos anabatistas.
b) tragédia de Munster.
c) movimento liderado por Thomas Munzer.
d) movimento de Zwinglio.
e) cisma de Felipe Melanchton.
13. (UNCISAL AL/2009) As guerras religiosas que
começaram na França foram extremamente violentas. Em 1572, milhares de huguenotes
foram mortos. Esse episódio ficou conhecido como
a) o Massacre de Verdun.
b) a Noite de São Bartolomeu.
c) a Guerra de Reconquista.
d) a Rebelião Jacquerie.
e) o Massacre de Lyon.
14. (FMJ SP/2009) Leia as afirmativas a seguir.
I. As
transformações ocorridas na Europa na transição para a Idade Moderna –
conflitos entre o Estado absolutista em formação e a Igreja Católica,
surgimento do capitalismo, mudança de mentalidade quanto à compreensão do mundo
natural e a desmoralização do clero – fizeram com que, no início do século XVI,
surgissem novas Igrejas, propondo a recuperação dos valores cristãos.
II. O primeiro
desses movimentos foi a chamada Reforma Luterana, em que o monge Martinho
Lutero desafiou a Igreja Católica e estabeleceu os fundamentos para outros
movimentos reformistas que viriam a ocorrer posteriormente.
III. O francês
João Calvino, inspirado em Lutero, fundou uma nova corrente religiosa segundo a
qual, ao contrário do luteranismo, que via nas boas obras a condição
fundamental para a salvação da alma, o princípio de salvação baseava-se
exclusivamente na fé.
IV. Em reação aos
movimentos reformistas, a Igreja Católica procedeu a uma série de iniciativas
como a criação de escolas para a formação de sacerdotes – os seminários –, a
desativação do Tribunal do Santo Ofício e a fundação da ordem jesuítica,
visando recuperar a pureza das ordens monásticas.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) I, II e III.
d) I, III e IV.
e) II e IV.
15. (UFCG PB/2009) A chegada do Santo Ofício na Paraíba, em 1595, não teve muita
repercussão porque a população era muito pequena. Foram aproximadamente 16
denúncias e os casos mais interessantes foram de bigamia e sodomia, embora
tivessem alguns casos judaizantes.
(PINTO, Zilma. A saga dos cristãos novos na
Paraíba. João Pessoa: Idéia,2005. Texto adaptado)
De acordo com os seus conhecimentos sobre o
Santo Ofício e as práticas punitivas na Paraíba, é INCORRETO afirmar que a
Inquisição:
a) Inscreveu a
religiosidade popular afro-brasileira como herética e feiticeira,
identificando-a como perigosa ao cristianismo.
b) Gozou de
relativa calmaria no século XVII, favorecida pela “liberdade religiosa”
ocasionada pela cultura religiosa holandesa.
c) Impulsionou o
deslocamento de famílias paraibanas para o sertão, intensificando o povoamento
do interior.
d) Classificou e
puniu sodomitas e bígamos como os principais culpados de crimes contra a Igreja
Católica, e judeus como hereges e
“assassinos” de Cristo.
e) Condenou
sujeitos acusados de judiarias, a exemplo de Branca Dias e do judeu Antônio
José, julgados, degredados para a Bahia e queimados vivos em praça pública.
16. (UPE/2009) O predomínio do Catolicismo fez parte de um grande período da história
da Europa. Com o surgimento e a expansão da Reforma, novas ideias surgiram,
abalando um poder secular. Lutero, um dos líderes da Reforma, defendia o(a)
a) fim do clero
católico, com uma crítica ao que diziam as Sagradas Escrituras, duvidando das
suas verdades.
b) afirmação
do pensamento de santo Agostinho, valorizando o papel da fé na salvação do
indivíduo.
c) manutenção
dos sacramentos, para fortalecer a palavra de Deus, enaltecendo poder do clero
mais simples.
d) extinção do
celibato, além de manter a necessidade de consolidar a hierarquia papal e sua
relação com os bispos.
e) conflito
contra o poder dos reis, negando a importância do pecado e do batismo.
17. (CEFET PR/2009) A Contrarreforma, de modo
geral, consistiu em um conjunto de medidas tomadas pela Igreja Católica com o
surgimento das religiões protestantes e foi organizada por meio do Concílio de
Trento (1545-1563). Longe de promover mudanças estruturais nas doutrinas e
práticas do catolicismo, a Contrarreforma estabeleceu um conjunto de medidas
que atuou em duas vias: atuando contra outras denominações religiosas e
promovendo meios de expansão da fé católica.
Sobre esse
assunto, analise as afirmações abaixo:
I) Uma das principais medidas tomadas pela Contrarreforma foi a criação da
Companhia de Jesus. Designados como um braço da Igreja, os jesuítas deveriam
expandir o catolicismo ao redor do mundo. Contando com uma estrutura
hierárquica rígida, os jesuítas foram os principais responsáveis pelo processo
de catequização das populações dos continentes americano e asiático.
II) De acordo com a Contrarreforma, a salvação do homem ocorria pelos atos
praticados em vida e pela fé. O Concílio de Trento condenou o culto às imagens
e revogou o celibato.
III) De acordo com os teóricos contra reformistas, a pessoa nascia com sua
vida predestinada por Deus e a salvação da alma ocorria pelo trabalho justo e
honesto, essa idéia atraiu muitos burgueses e banqueiros para o lado do Papa.
IV) Pela Contrarreforma, a Inquisição,
instaurada pelo Tribunal do Santo Ofício, tinha como principal função combater
o desvio dos fiéis católicos e a expansão de outras denominações religiosas.
Além de perseguir protestantes, a Santa Inquisição também combateu judeus e
islâmicos, que eram considerados pecadores e infiéis.
Estão corretas
apenas as afirmações:
a) I, II e III.
b) I, III e IV.
c) II, III e IV.
d) I e IV.
e) I e II.
18. (CEFET PR/2009) "Se alguém diz que o
ímpio se justifica unicamente pela fé, de tal modo que entenda que nada mais é
preciso para cooperar com a graça, com o fim de obter a justificação, e que não
é necessário que se prepare e se disponha por um movimento da sua própria
vontade, – que seja excomungado."
"Se
alguém diz que os sacramentos da nova Lei não foram todos instituídos por Nosso
Senhor Jesus Cristo, ou que há mais ou menos de 7, a saber: o batismo, a
confirmação, a eucaristia, a penitência, a extrema-unção, a ordem e o
casamento; ou que algum destes 7 não é própria e excomungado."
(A. Michel, Os
Decretos de Concílio de Trento in Gustavo de Fritas, 900 textos e documentos de
História)
Os textos
acima transcritos salientam algumas disposições dogmáticas que foram
consideradas fundamentais pelo Concílio de Trento. Tendo como base tais
transcrições e as decisões do Concílio de Trento é correto afirmar, EXCETO, que
ele:
a) procurou reafirmar pontos básicos da doutrina católica, como os sete
sacramentos e a salvação humana dependente da fé e das obras.
b) formulou normas para coibir abusos com relação à venda de indulgências.
c) reafirmou a fé católica na transubstanciação, ou seja, a presença de
Cristo no ato da eucaristia.
d) elaborou o Index Librorum Proibitorum, lista de livros sugeridos aos
católicos e proibidos à leitura de protestantes.
e) reafirmou a crença na "infalibilidade do Papa" e o monopólio
do clero católico na interpretação correta da Bíblia.
19. (UEPB/2009) “Em 28 de setembro de 1583 Menocchio, um moleiro de Friuli, foi
denunciado ao Santo Ofício, sob a acusação de ter pronunciado palavras
heréticas e totalmente ímpias sobre Cristo. Não se tratara de uma blasfêmia
ocasional: Menocchio chegara a tentar difundir suas opiniões, discutindo-as;
ele não se envergonhava de pregar e dogmatizar.” (Carlo Ginzburg, O queijo e os
vermes, 1991, p. 40/41)
Dois grandes eventos históricos tornaram
possível acontecer um caso como o de Menocchio. São eles:
a) A reforma
protestante e o Concílio de Trento.
b) A formação
dos Estados Modernos e a existência do Tribunal de Inquisição.
c) As grandes
navegações e a escolástica.
d) O tomismo e o
Concílio de Trento.
e) A invenção
da imprensa e a reforma protestante.
20. (UFU MG/2009) Sobre o Concílio de
Trento (1545-1563), é correto afirmar que:
a) originou o Tribunal do Santo Ofício, criado no contexto específico da
unificação espanhola. Seu alvo principal eram os conversos ou marranos, judeus
que se converteram ao catolicismo para fugir das perseguições.
b) determinou as diretrizes da chamada União Ibérica, cujo acontecimento
ligou-se ao conturbado momento político português. Por essa ocasião, o cardeal
D. Henrique se viu obrigado a ocupar um trono sem herdeiros e administrar a
crise sucessória.
c) significou um esforço para organizar a Igreja Católica e atingir os
fiéis, por meio de resoluções que almejavam valorizar a figura do sacerdote,
reforçar a autoridade dos bispos e implantar mecanismos de controle e de
formação dos crentes.
d) tornou-se o principal órgão religioso estabelecido na Europa após a
Reforma Protestante, formando um conjunto das primeiras tentativas do Sacro
Império Romano Germânico de implantar a Inquisição.
21. (UNIMONTES MG/2009) Acerca da trajetória histórica de João Calvino, é CORRETO afirmar que:
a) ele foi um
dos responsáveis pela Noite de São Bartolomeu, ocasião em que, sob seu comando,
protestantes massacraram católicos franceses.
b) ele foi o
mentor teológico de Henrique VIII na concepção e implementação do anglicanismo,
versão inglesa da reforma.
c) ele
justificou a perseguição aos anabatistas, grupo de religiosos pobres que
questionaram o status quo social e econômico.
d) ele
exerceu uma forte liderança sobre Genebra, no século XVI, unificando o poder
religioso e o político e reproduzindo práticas inquisitoriais.
22. (UNISC RS/2009) “Serão condenados para
toda a eternidade, com seus mestres, aqueles que creem estar seguros da sua
salvação por cartas de indulgências.” Esta é uma das 95 teses expostas pelo
reformador
a) social Karl Marx, que objetivava acabar com o sistema capitalista de
produção através da revolução do proletariado.
b) religioso Martinho Lutero, que culminou na Reforma Protestante na
Alemanha.
c) político Robespierre, responsável pela implantação do Regime de Terror
na Revolução Francesa.
d) religioso papa Gregório VII, que se notabilizou pelo enfrentamento com
o imperador Henrique IV, do Sacro Império, no episódio conhecido como “querela
das investiduras”.
e) social Zumbi dos Palmares, que objetivava sublevar os escravos
brasileiros para a conquista da liberdade e do poder.
23. (UFPR/2010) A partir do século XVI, o catolicismo constituiu um dos pilares
fundamentais da colonização portuguesa no Brasil.
Sobre a difusão da religião católica na
América portuguesa, é correto afirmar que ela:
1. contou com a
instituição do padroado régio, conforme o qual cabia aos monarcas portugueses
propagar a fé católica nas terras conquistadas.
2. pôde contar
com intensa atividade dos religiosos jesuítas já nos primeiros processos de
povoamento ocorridos sob a égide das capitanias hereditárias.
3. foi apoiada
pelo Santo Ofício, que enviou visitações para a Bahia e para Pernambuco.
4. teve que
enfrentar expressões religiosas que mesclavam aspectos do imaginário religioso
tupi com traços das hierarquias, títulos e rituais católicos.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a
afirmativa 3 é verdadeira.
b) Somente as
afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
c) Somente as
afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as
afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as
afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
24. (UFV MG/2010) Assinale a alternativa
que apresenta INCORRETAMENTE uma das características da Contrarreforma:
a) Estabelecimento de tribunais inquisitoriais para julgamento de práticas
religiosas consideradas heréticas.
b) Criação de ordens religiosas no século XVI, que atuaram em missões
católicas na Europa e fora do continente europeu.
c) Confirmação do papel da arte religiosa como instrumento utilizado no ensino
das doutrinas católicas e no estímulo à devoção.
d) Reformulação da teologia com base na doutrina da salvação pela fé e
no pensamento de Santo Agostinho.
25. (UNIR RO/2010) Em 31 de outubro de 1517,
Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o início
da Reforma Protestante. Abaixo são apresentadas as teses 05, 27 e 28.
05. O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas
que impôs por decisão própria ou dos cânones.
27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda
lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].
28. Certo é que, ao tilintar
a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja,
porém, depende apenas da vontade de Deus.
(Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/034/34tc_lutero.htm.
Acesso em 23/10/2009.)
Tomando por
base o texto acima, pode-se afirmar que a crítica que Lutero faz à Igreja
Católica está direcionada à
a) prática da simonia.
b) intervenção do papa nos assuntos do Sacro Império.
c) proibição da tradução da Bíblia para o alemão.
d) venda de indulgências.
e) adoção pelo papa do nicolaísmo.
GABARITO
1 Comentários
Vgyj
ResponderExcluir