1. (UESPI/2010) O Iluminismo trouxe movimentação cultural, buscou exaltar a razão e
divulgou interesses de uma burguesia em luta por melhor situação política. Mas
o Iluminismo não foi uma unanimidade. O Romantismo fez críticas aos iluministas
afirmando que:
a) a razão
não era a fonte de tudo; tinha os seus limites.
b) a democracia
social deveria substituir o capitalismo.
c) a arte não
tem força para influenciar a vida social e política.
d) o passado é
insignificante para se pensar nas reformas.
e) a decadência
da Europa tornou-se inevitável devido ao Racionalismo.
2. (UFCG PB/2010) Em uma sociedade basicamente iletrada que ainda perdurava entre os
séculos XIII e XV na Europa, o papel dos teólogos da Reforma foi extremamente
importante para o letramento das pessoas comuns e para o aumento das
possibilidades de cidadania.
Sobre as conquistas intelectuais advindas com
a Reforma é INCORRETO afirmar que:
a) A Reforma
nasceu no próprio seio da Igreja e procurou dar visibilidade ao conjunto de
valores que preconizavam o retorno às origens do cristianismo.
b) Os clérigos
reformistas renovaram a abordagem da teologia pastoral a fim de responder às
angústias dos crentes, elaborando obras curtas sobre a moral e a prática da fé.
c) As traduções
da Bíblia (como a de Gutenberg, 1456) difundiram-se na Europa, permitindo aos
leigos acesso mais fácil às escrituras.
d) A nova
relação mais direta, mas íntima entre os fiéis e Deus, intermediada pelos
textos sagrados, incomodava a Igreja, porque diminuía fortemente a autoridade
do Papa e do clero e quebrava a ordem social do mundo medieval.
e) As
traduções mais livres da Bíblia permitiram a liberalidade dos costumes, fazendo
com que alguns protestantes não seguissem mais os valores morais pregados pelo
Cristianismo.
3. (UNIOESTE PR/2010) Sobre o período a que chamamos de Idade Moderna assinale a afirmativa
INCORRETA.
a) Teve seu
início com a tomada da cidade de Constantinopla pelos turcos em 1453.
b) A Igreja
Católica à época condenava o lucro. Todavia, cobrava dízimos e vendia
indulgências que a enriqueciam, colocando-a assim em oposição às aspirações
burguesas.
c) O teólogo
católico Martinho Lutero (1483-1546) escreveu 95 teses sobre o que entendia
como irregularidades da Igreja Católica da época, vindo a assumir sua liderança
a partir de 1519.
d) O movimento
protestante engendrou conflitos e perseguições, além, é claro, do impulso à
alfabetização e o próprio desenvolvimento capitalista.
e) Os primeiros
colonos franceses chegados na América portuguesa, entre os anos 1555 e 1560,
tinham inspiração protestante, instalando uma colônia de adeptos calvinistas
onde se localiza hoje a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.
4. (ESPM/2010) Dizendo-se imitadores e sucessores dos apóstolos, adotando uma falsa
pobreza e assumindo uma falsa imagem de santidade, afirmando despudoradamente
que os prelados e os clérigos vivem em luxúria e abundam em riquezas.
... e argumentam que o papa, os bispos, os
prelados e os clérigos, que possuem bens neste mundo e não imitam a santidade
dos apóstolos, não são os verdadeiros pastores e governadores da Igreja de
Deus, mas lobos rapaces e devoradores, a sua esposa, a Igreja, e que, portanto,
não se deve obediência a eles.
(Bernardo Guy in Nachman Falbel. Heresias
Medievais.)
O texto deve ser relacionado com:
a) a ordem dos
franciscanos, surgida a partir de críticas semelhantes às encontradas no texto;
b) a heresia do
monofisismo;
c) a heresia
iconoclasta;
d) a heresia
como a dos valdenses e albigenses;
e) ao discurso
calvinista que deflagrou na Suíça a Reforma Protestante.
5. (UEG GO/2010) Leia o documento histórico a seguir.
“Em primeiro lugar, nosso modesto pedido e
desejo, nossa opinião e vontade é que, no futuro, nos sejam dados poder e
autoridade, para que cada comunidade possa eleger o seu pastor e, da mesma
forma, possa demiti-lo, caso se porte indevidamente. Ele nos pregará o Sagrado
Evangelho de maneira acessível e sem deturpá-lo, sem qualquer acréscimo de leis
ou ensinamentos humanos”.
MANIFESTO DOS CAMPONESES. Fevereiro/março de
1525. In: FARIA, R.; MARQUES, A.; BERUTTI, F. História: Ricardo, Adhemar,
Flávio. Belo Horizonte:Ed. Lê, 1997. p. 57.
O documento citado é um manifesto de uma
revolta de camponeses alemães ocorrida em 1525. Percebe-se no documento a
influência ideológica
a) do Humanismo
Renascentista.
b) da Reforma
Protestante.
c) da Heresia
Albigense.
d) do Concílio
de Trento.
6. (UFG GO/2010) No século XVI, com a ocorrência da Reforma e da Contrarreforma,
católicos e protestantes, apesar de manterem o tronco comum no cristianismo,
passam a divergir quanto às práticas e às explicações para suas crenças. Considerando
as divergências, conclui-se que, em relação à hierarquia religiosa,
a) os católicos
aceitaram o poder temporal dos Reis, constituindo uma relação de submissão da
Igreja em relação ao Estado.
b) os
luteranos aceitaram a relação direta entre Deus e o fiel por meio da oração,
sem dispensar a figura de um religioso.
c) os católicos
negavam a autoridade dos clérigos, indignados com o privilégio que eles tinham
como intérpretes das Escrituras.
d) os
calvinistas conservaram o ritual litúrgico determinado por Roma, mantendo o
culto aos santos e à Virgem Maria.
e) os luteranos
aboliram os sacramentos do batismo e da eucaristia, rompendo com o ordenamento
proposto pelo cristianismo.
7. (ESPCEX/2012) A Reforma protestante foi um movimento ocorrido no século XVI que
causou uma grande ruptura no mundo cristão e deu origem a novas doutrinas
religiosas. Dentre os fatores que levaram a esse movimento, está (estão) o (a)
(s):
a) apoio da
Igreja católica à prática da usura e ao lucro.
b) críticas
de alguns membros da Igreja a práticas promovidas pela instituição, como a
venda de indulgências (perdão dos pecados).
c) reação à
decisão da Igreja de restabelecer e reorganizar a Inquisição.
d) valorização
do racionalismo e do cientificismo, além dos ideais iluministas.
e) estímulo à
leitura e à livre interpretação da Bíblia, promovido pelo Vaticano.
8. (UFU MG/2010) Na Alemanha do século XVI, teve início, em meio a uma série de
transformações econômicas, políticas, sociais e culturais que assinalaram o
período de transição entre a sociedade feudal e a moderna, a Reforma Religiosa.
Dentre as principais causas da Reforma
Religiosa, NÃO é possível assinalar:
a) A
elaboração de um conjunto de preceitos com os pontos fundamentais da doutrina
católica, destinado a garantir a unidade da fé católica e a disciplina
eclesiástica.
b) A crise interna
à Igreja, que era caracterizada pelo comportamento imoral de parte do clero em
algumas práticas, como a simonia (venda de objetos sagrados) e a venda de
indulgências.
c) A ascensão da
burguesia possuidora de uma nova mentalidade vinculada à idéia de lucro e que
encontrava obstáculo na defesa do preço justo e na condenação da usura pela
Igreja Católica.
d) O surgimento
de um sentimento nacionalista a partir do fortalecimento das monarquias
nacionais, que definiam as fronteiras e centralizavam o poder nas mãos do rei.
9. (FGV/2011) John Wycliff (1320-1384) propunha o retorno a uma Igreja pura, pobre,
defensora de uma economia coletiva. O inglês Wycliff era contra as propriedades
da Igreja, o que também desagradava à burguesia nascente, defensora exatamente
da propriedade. Suas ideias reformistas alimentaram as Insurreições Camponesas
de 1381, das quais participou pessoalmente. Foi excomungado em 1382.
As críticas de Wycliff deixaram marcas em
seus discípulos, sobretudo porque ele era contra as indulgências (...) Mas ele
era também contra os sacramentos, contra os santos e propunha ainda uma reforma
dos costumes políticos (...)
Adepto de Wycliff, o tcheco Jan Hus
(1369-1415) atacou, em 1402, o clero católico, denunciando-o como um conjunto
de “príncipes” não-espirituais, verdadeiros potentados terrestres. (...)
Considerado herético, foi condenado à morte na fogueira (1415).
(Carlos Guilherme Mota. História moderna e
contemporânea, 1989.)
Diferente de John Wycliff e Jan Hus, Martinho
Lutero não teve o mesmo destino trágico, ainda que fizesse críticas próximas
aos heréticos dos séculos anteriores. Essa condição de Lutero deveu-se
a) à proteção
que recebeu de uma parte dos príncipes alemães, que queriam os bens da Igreja,
e das condições particulares da Alemanha ainda não unificada, onde os
camponeses questionavam os tributos e as obrigações servis.
b) à radical
ligação com os setores marginalizados da sociedade alemã, como os camponeses e
os trabalhadores das cidades, desvinculados das corporações de ofício e independentes
dos senhores urbanos.
c) à sua
capacidade em conciliar a rigidez dos dogmas do cristianismo medieval com um
mundo em eterna mutação, associando o teocentrismo aos modelos de ciência
moderna.
d) ao
reconhecimento que fez dos hereges medievais, como críticos ingênuos e
ineficazes na questão do poder político do alto clero romano, em especial o
papa.
e) à sua
aceitação pela nobreza alemã, devido à proposta de separação entre as coisas do
Estado e as coisas da religião, que interessava especialmente a essa camada
social.
10. (UESPI/2011) A Igreja Católica atuou, com destaque na colonização do Brasil. Esteve
presente na catequese dos indígenas e na organização do poder local. De fato, a
Igreja Católica:
a) defendeu uma
colonização sem hierarquias, justa e livre da violência comum na época.
b) divulgou
princípios do cristianismo, tentando aumentar seu prestígio, abalado na Europa
pela Reforma.
c) recusou as
ideias da nobreza portuguesa na economia, incentivando a adoção do justo-preço.
d) foi sempre
favorável às reivindicações dos colonos nas rebeliões contra Portugal.
e) manteve seu
domínio religioso, sem atritos com o governo português e suas leis.
11. (UESPI/2011) A Igreja Católica teve seus poderes abalados pela Reforma, que provocou
mudanças nas relações de poder na Europa. No entanto, é preciso ressaltar
também que a Reforma foi:
a) importante
para algumas políticas da modernidade e para a renovação de crenças e costumes.
b) decisiva para
o fim do domínio do catolicismo em toda a Europa, com seus ataques ao clero e
ao papa.
c) localizada em
alguns países, embora não tivesse uma dimensão internacional; limitou-se a
controlar seus mais fanáticos seguidores.
d) defendida
pelos conservadores da nobreza, sem apoio da burguesia e de outros grupos
sociais.
e) destacada por
alterar a base do absolutismo na Inglaterra e livrá-lo da tirania dos reis.
12. (UFPR/2011) As guerras de religião na França (século XVI) e a Guerra dos Trinta
Anos (1618–1648) marcaram profundamente as sensibilidades coletivas e exerceram
uma influência considerável na reflexão política produzida por católicos e
protestantes. Sobre as relações entre religião e poder político no contexto de
consolidação dos Estados monárquicos modernos, é correto afirmar:
a) Os conflitos
religiosos desencadeados com a Reforma Protestante estão na origem dos poderes
teocráticos das monarquias modernas.
b) Desde que a
tolerância religiosa se consolidou nos domínios do Sacro Império Romano
Germânico, sob o poder de Carlos V, houve um enfraquecimento do poder papal,
que ficou restringido somente ao Vaticano.
c) Autores como
Maquiavel, Montaigne e Jean Bodin foram defensores da religião protestante, e
seus escritos constituíram um ataque à monarquia centralizada.
d) Apesar da
violência crescente contra os protestantes, Lutero e Calvino defenderam a
autoridade civil e condenaram qualquer forma de resistência aos poderes
legitimamente instituídos.
e) As guerras de
religião foram desencadeadas pelas classes populares (artesãos urbanos e
camponeses), em luta contra a nobreza e a monarquia.
13. (UEFS BA/2011) Calvino [...] introduziu a noção de progresso e sucesso. Para o
reformador genebrês, o indivíduo era responsável perante Deus. De acordo com
suas possibilidades, devia tentar utilizar os meios que Deus lhe dera para se
aperfeiçoar, dar a seus filhos chances de sucesso (principalmente por meio da
educação) e trabalhar de maneira a se tornar um exemplo para seus próximos,
seus vizinhos e sua congregação. (GARRISSON, s.d, p. 60).
A concepção calvinista quanto à relação entre
o homem e os bens resultantes do esforço do trabalho propiciou, de acordo com o
texto, a
a) superação do medo da acumulação de
riquezas, vista anteriormente como pecado, e, a partir daí, como sinônimo de
progresso.
b) condenação do
lucro resultante da circulação do capital usurário, incentivado pelas nascentes
casas bancárias da época.
c) defesa do
justo preço e do lucro limitado, como eram praticados nas corporações de
ofícios das cidades medievais.
d) queda dos antagonismos
econômicos entre comerciantes católicos e protestantes, na Europa da época.
e) valorização
do ócio e do lazer, como sinais de riqueza, prestígio e felicidade.
14. (UFT TO/2011) Na noite de 31 de outubro
afixou nas portas da igreja, aquela mesma onde estivemos ainda agora, 95 teses
em que denuncia e discute o comércio das indulgências. Nenhum estudante ou
teólogo aqui ousou rebater as teses, e contam que elas já se espalharam por
toda a parte, sem dúvida acabarão chegando em Roma. Tenho uma cópia delas em
meu quarto, você poderá lê-las. Nelas Lutero diz que o papa não tem direito nem
poder para modificar os castigos impostos por Deus. Que papa pode, quando
muito, modificar e suspender castigos impostos pela Igreja.
VEIGA, Luiz
Maria. A Reforma Protestante. São Paulo: Editora Ática, 1996, p. 12.
O texto acima
refere-se à Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero, na Alemanha, em
1517. Sobre as teses afixadas na Catedral de Wittenberg é CORRETO afirmar que
entre elas Lutero rejeitou:
a) A credibilidade da Bíblia.
b) Toda forma de comércio.
c) Qualquer forma de ensino.
d) A infalibilidade do papa.
e) A sustentabilidade da razão.
15. (FGV/2012) Diversas tensões e
diversos conflitos europeus ocorridos nos séculos XVI e XVII foram motivados ou
intensificados por questões de natureza religiosa. Dentre eles, um dos mais
conhecidos episódios é a “Noite de São Bartolomeu”,
de 24 de agosto de 1572. A esse respeito, é correto afirmar:
a) Trata-se do massacre de judeus, em Amsterdã, por católicos holandeses,
que precedeu o estabelecimento do Tribunal do Santo Ofício nas Províncias
Unidas.
b) Trata-se da noite de celebração, na França, do acordo entre
protestantes e católicos, que pôs fim a anos de intensos conflitos entre
seguidores das duas religiões.
c) Trata-se da cerimônia de encerramento do Concílio de Trento, quando se
decidiu pela condenação das ideias luteranas e pela perseguição de seus
seguidores.
d) Trata-se da decisão tomada pelos monarcas Habsburgos no sentido de
banir os protestantes do território do império espanhol.
e) Trata-se do massacre de cerca de 30 mil huguenotes, que
intensificou, na França, a animosidade entre católicos e protestantes.
16. (UEL
PR/2012) A Inquisição Portuguesa, ou Tribunal do Santo Ofício de Portugal, que
esteve nas mãos do poder real, utilizou-se da coerção para obter a confissão de
culpa. Uma vez condenado, um dos rituais consistia na execução pública do
acusado na fogueira como forma de purificação.
Sobre esta
instituição, é correto afirmar:
a) A Inquisição atuou mais contra os inimigos da pessoa do Papa do que
sobre os inimigos da Igreja.
b) A Inquisição durou em Portugal até meados do século XX, tendo sido
abolida pelo Concílio Vaticano II.
c) A Inquisição, por intermédio de seu braço papal, o Tribunal do Santo
Ofício, poupava judeus e muçulmanos da execução.
d) No Brasil, a Inquisição atuou por intermédio das Visitações detendo
judeus, mulheres e sodomitas, os quais eram julgados em Portugal.
e) O Tribunal do Santo Ofício, após as reformas religiosas ocorridas no
século XIX, transformou-se na Encíclica Rerum Novarum.
17. (Unemat MT/2012) Analise as afirmativas sobre a Reforma Religiosa.
I. A Igreja
Anglicana conservou a estrutura e os dogmas da Igreja Católica, com pequenas
alterações. Não foi feita uma reforma profunda nos costumes do clero, que
passou a ser visto pela população como um aliado da Coroa, o que facilitou o
surgimento e a disseminação de uma série de religiões puritanas e protestantes,
normalmente perseguidas pelos reis ingleses.
II. Lutero era um
admirador dos escritos de João Huss, herege queimado pela Igreja em 1415,
especialmente de suas ideias sobre a liberdade da Igreja diante dos papas,
sobre a liberdade de consciência individual diante do concílio e sobre a
necessidade de reconduzir o mundo cristão à simplicidade apostólica.
III. Um aspecto
importante do calvinismo é a valorização moral do trabalho e da poupança, que
resulta numa situação de bem-estar social e econômico, o que poderia ser
interpretado como sinal favorável de Deus à salvação do indivíduo.
IV. O Anabatismo
e o Puritanismo representam movimentos religiosos que estavam em convergência
com os poderes locais e proclamavam o princípio da individualidade, enfatizavam
o discurso da propriedade privada, assemelhando-se ao Calvinismo, que
determinava a desigualdade social, através da teoria da predestinação.
Assinale a alternativa que indica a (s)
afirmativa (s) correta (s).
a) I
b) II e III
c) I, II e IV
d) I, II e
III
e) II e IV
18. (UFRN/2012) Ao comentar a Reforma
Protestante do século XVI, Márcio Ferrari afirma:
O nascimento
do protestantismo teve profundas implicações sociais, econômicas e políticas.
Na educação, o pensamento de Lutero produziu uma reforma global do sistema de
ensino alemão, que inaugurou a escola moderna. [...]
A ideia da
escola pública e para todos, organizada em três grandes ciclos (fundamental,
médio e superior) e voltada para o saber útil nasce do projeto educacional de
Lutero.
FERRARI,
Márcio. Martinho Lutero: o criador do conceito de educação útil. Nova escola.
n. 187, nov. 2005. p. 30.
A proposta
educacional de Lutero, referida no comentário acima, está diretamente
relacionada
a) à defesa, por parte dos reformadores, da liberdade de interpretar a
Bíblia, de modo que qualquer fiel tivesse acesso às fontes da doutrina.
b) ao desejo de facilitar para os fiéis a leitura da Vulgata, tradução da
Bíblia em latim, aceita como versão oficial da Igreja Luterana.
c) ao projeto de melhoria da instrução do povo para que este pudesse
compreender a doutrina luterana, cujo ensino era de competência exclusiva dos
sacerdotes.
d) à proposta de difusão da leitura entre o povo, para que este conhecesse
os catecismos produzidos no Concílio de Trento.
19. (Fac. de Ciências da Saúde de Barretos
SP/2013) Na primeira metade do século XVI, os questionamentos
sobre a atuação da Igreja Católica deram origem, na Europa, aos movimentos
conhecidos pelo nome de Reforma Protestante. Em reação, o catolicismo
desencadeou a Contrarreforma. Entre os princípios dos reformistas protestantes
e dos contrarreformistas, podemos destacar, respectivamente:
a) são fundados
seminários de teologia, para aprimorar a formação do clero; a Bíblia deve ser
interpretada livremente pelos fiéis.
b) é revogado
o celibato clerical; é confirmado o dogma da transubstanciação, o reconhecimento
da transformação do pão e do vinho em corpo e sangue de Cristo.
c) o Tribunal do
Santo Ofício é reorganizado com o fim de julgar e punir as heresias; são
mantidos apenas os sacramentos do batismo e da eucaristia.
d) a salvação é
consequência das obras, entendidas como as boas ações orientadas pelas
autoridades eclesiásticas; são mantidos a hierarquia e o celibato do clero.
e) o papa só
pode perdoar as penas que ele tenha imposto por sua vontade; a fé constitui a
única e verdadeira fonte de salvação.
20. (FGV/2013) Leia o fragmento.
Um famoso escândalo político foi o de Antônio
Perez, que em 1571 era secretário de Estado de Felipe II, tendo alcançado um
dos postos mais importantes na monarquia. Por rivalidades, viu-se envolvido em
intrigas internacionais. Conhecia todos os segredos da coroa, tendo absoluto
controle sobre o Tesouro. Foi acusado de vender cargos, de suborno e de trair
segredos do Estado. Felipe viu um caminho para atingi-lo: a Inquisição. Tinha
de ser acusado de heresia. Foi difícil encontrar provas contra seu catolicismo,
mas o confessor do rei conseguiu-as. Mesmo sendo íntimo amigo do inquisidor-mor
e tendo o apoio da população de Saragoça, Perez foi acusado de herege.
Conseguiu fugir e morreu em Paris, e, conforme testemunhou o núncio apostólico
da região, sempre viveu como fiel católico.
(Anita Novinsky, A inquisição)
A partir do texto, é correto concluir que a
Inquisição espanhola
a) ampliou as
suas prerrogativas nas nações europeias menos fiéis ao poder do papado, com o
intuito de ampliar o número de seguidores.
b) perdeu parte
de suas atribuições e poderes a partir da Contrarreforma católica, conforme
deliberação do Concílio de Trento.
c) manteve,
durante a sua existência secular, vínculos essenciais com a questão religiosa,
excepcionalmente confundindo-se com a questão política.
d) resumiu sua
atuação a alguns poucos casos exemplares, com o intuito de evitar a propagação
do islamismo e das igrejas reformadas.
e) apesar de
sua fundamentação religiosa, esteve vinculada ao Estado e serviu aos interesses
de grupos ligados ao poder.
21. (UniCESUMAR SP/2015) As reformas protestantes e a Contrarreforma católica do século XVI podem
ser associadas, respectivamente,
a) à contestação
da liderança do Papa e à valorização do livre arbítrio.
b) à defesa da
politização do clero e à extinção do Santo Ofício.
c) à perseguição
a judeus e hereges e à permissão de tradução da Bíblia.
d) à reação contra a venda de indulgências e
à criação da Companhia de Jesus.
e) à valorização
da pobreza do clero e à supressão da Ordem Franciscana.
22. (UNISC RS/2015) A origem das igrejas neopentecostais, cujo fenômeno da expansão se
observa no Brasil atual, pode ser encontrada na Reforma Protestante que ocorreu
na Europa do século XVI. Entretanto, esse movimento esteve longe de ser
homogêneo. Entre os grupos “protestantes” daquele contexto, um deles é
considerado o mais radical e mais perseguido da Reforma Protestante, pois
reivindicava a separação entre Igreja e Estado e a não aceitação do batismo
infantil.
Assinale a alternativa que apresenta este
grupo.
a) Calvinistas.
b) Luteranos.
c) Puritanos.
d) Anabatistas.
e) Anglicanos.
23. (UEMG/2015) Em 31/10/1517, o então Padre Martinho Lutero publica as suas 95 teses,
onde deixa clara sua contrariedade com a forma religiosa Católica e com seu
representante máximo, o então Papa Leão X. Dois princípios incomodavam muito
Lutero: o primeiro era a venda das indulgências e o segundo a Infalibilidade
Papal.
Sobre a indulgência, Lutero disse:
27ª Tese
“Pregam futilidades humanas quantos alegam que, no momento em que a moeda soa
ao cair na caixa, a alma se vai do purgatório.”
28ª Tese “Certo
é que, no momento em que a moeda soa na caixa, vem o lucro, e o amor ao
dinheiro cresce e aumenta; a ajuda, porém, ou a intercessão da Igreja tão só
correspondem à vontade e ao agrado de Deus.”
http://www.monergismo.com/textos/credos/lutero_teses.htm.
Acesso em 10/8/2014
A reforma luterana, de questionamento ao Papa
e à sua autoridade, produziu profundas mudanças religiosas, políticas e
sociais. Sendo a indulgência um erro, então, o povo não deveria obediência
irrestrita, estava se estimulando o livre pensar, o livre agir, o poder
gradativamente voltar-se da igreja para o homem. O alinhamento com qualquer ensino
religioso deveria ser movido pela consciência, e não mais pela imposição papal.
Estava, portanto, em curso uma nova
sociedade, reformada, que iria produzir
a) uma
polarização entre protestantes e católicos, com consequências somente na
Alemanha.
b) a livre
interpretação da Bíblia pelos fiéis, a salvação pela Fé e o Estado livre das
indulgências.
c) a corrupção
do homem enquanto cidadão, motivando a preocupação excessiva com a
espiritualidade.
d) um fenômeno
religioso com aceitação universal, que passa a ser dominante em toda a Europa.
24. (UNIMONTES MG/2015) NÃO constitui ação da
Igreja Católica, na Contrarreforma:
a) a fundação da Ordem dos Jesuítas.
b) a restauração da Santa Inquisição.
c) a anulação do Índex dos Livros Proibidos.
d) a reafirmação do culto à Maria e aos Santos.
25. (UNIMONTES MG/2015) O nome de Thomas Munzer ligou-se ao radicalismo durante a Reforma na
Alemanha devido ao/às
a) lutas que
marcaram a Liga de Smalkad na Saxônia.
b) incentivo
às revoltas camponesas por motivos sociais.
c) conflito
entre Lutero e Frederico III decorrente de disputas doutrinais.
d) conflito
entre católicos e protestantes na Dieta de Augsburgo.
GABARITO
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