1. (FUVEST SP/2013) “O senhor acredita, então”, insistiu o inquisidor, “que não se saiba
qual a melhor lei?” Menocchio respondeu: “Senhor, eu penso que cada um acha que
sua fé seja a melhor, mas não se sabe qual é a melhor; mas, porque meu avô, meu
pai e os meus são cristãos, eu quero continuar cristão e acreditar que essa
seja a melhor fé”.
Carlo Ginzburg. O queijo e os vermes. São
Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 113.
O texto apresenta o diálogo de um inquisidor
com um homem (Menocchio) processado, em 1599, pelo Santo Ofício. A posição de
Menocchio indica
a) uma
percepção da variedade de crenças, passíveis de serem consideradas, pela Igreja
Católica, como heréticas.
b) uma crítica à
incapacidade da Igreja Católica de combater e eliminar suas dissidências
internas.
c) um interesse
de conhecer outras religiões e formas de culto, atitude estimulada, à época,
pela Igreja Católica.
d) um apoio às
iniciativas reformistas dos protestantes, que defendiam a completa liberdade de
opção religiosa.
e) uma
perspectiva ateísta, baseada na sua experiência familiar.
2. (IFGO/2012) No século XVI aconteceu
uma série de movimentos que recebeu o nome de Reforma Religiosa. Essa rompeu a
unidade do cristianismo existente na Europa com a chamada Reforma Protestante e
deu origem a uma reação da Igreja Católica, que é comumente chamada de
Contrarreforma.
Sobre os
acontecimentos que caracterizaram a Reforma Religiosa, marque a alternativa
incorreta.
a) Martinho Lutero (1483-1546) tinha como ideia central a salvação pela
fé. Mas também questionava a venda de indulgências e a supremacia da Igreja
sobre o Estado.
b) O combate ao lucro e à usura, bases da vida comercial e financeira que
se dinamizava ao final da Idade Média, mostrava o descompasso da Igreja
Católica em relação às transformações ocorridas na sociedade.
c) Exaltando o trabalho e a poupança na conduta humana, Calvino consagrava
valores morais e políticos defendidos pela burguesia mercantil.
d) Frente ao avanço do protestantismo, a Igreja Católica iniciou a
Contrarreforma, que propôs uma reorganização das doutrinas da Igreja com base
em princípios liberais para reconquistar mais fiéis, sobretudo, no Novo Mundo.
e) O comprometimento de Lutero com o quadro socioeconômico alemão, que
atraia o apoio da nobreza (príncipes), refletiu poderosamente em suas
pregações.
3. (UDESC SC/2013) Em 1545, o papa convocou uma reunião entre os membros mais importantes
da Igreja Católica a fim de debater sobre questões doutrinárias e
disciplinares. O Concílio de Trento, como ficou conhecida esta reunião, durou
18 anos e foi motivado pelos questionamentos à Igreja Católica os quais se
tornaram cada vez mais frequentes no início do século XVI, e que levaram à
Reforma Protestante.
Analise as proposições em relação ao
contexto.
I. A Reforma
Protestante difundiu-se em várias regiões da Europa, entre as quais as regiões
que atualmente compõem a Alemanha, Suíça, Inglaterra e Holanda.
II. Martinho
Lutero foi um crítico da Igreja Católica. Após a publicação das suas críticas,
conhecidas como 95 teses, que foram afixadas na porta da Igreja de Wittenberg,
ele foi excomungado pelo Papa Leão X.
III. Entre as
novas doutrinas que surgiram com a Reforma Protestante estão o Luteranismo, o
Calvinismo e o Anglicanismo.
IV. A Reforma
Protestante ocorreu juntamente com outras mudanças, como o aumento do poder dos
reis e o fortalecimento dos Estados Nacionais.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as
afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Somente as
afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as
afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
d) Somente as
afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
e) Todas as
afirmativas são verdadeiras.
4. (UFTM MG/2013) Podemos afirmar que um
dos instrumentos da Contrarreforma, no século XVI, foi
a) o estímulo à venda de indulgências.
b) a tradução livre da Bíblia para as línguas nacionais.
c) a supressão do Tribunal do Santo Ofício.
d) a extinção da Companhia de Jesus e de outras ordens religiosas.
e) a criação de uma lista de livros proibidos.
5. (UPE/2013) No início da Idade Moderna, a Europa Ocidental experimentou uma
profunda mudança na vivência religiosa do cristianismo. Sobre a Reforma
Religiosa do século XVI, analise as afirmativas seguintes:
I. O pensamento
de Jan Huss influenciou as ideias de Lutero.
II. Sobre a
questão da salvação dos fiéis, Calvino e Lutero consideravam a teoria da
predestinação.
III. Muitos
franceses se converteram ao calvinismo, tornando-se conhecidos como huguenotes.
IV. A reforma
anglicana teve início por meio das ações do monarca britânico Henrique VIII.
V. A Rússia
converteu-se ao luteranismo durante o reinado de Pedro Romanov.
Estão CORRETAS
a) I, III e
IV.
b) I, II e V.
c) I, II e III.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.
6. (FMJ SP/2012) Sobre a reação da Igreja Católica frente aos diferentes movimentos
protestantes que, no século XVI, se difundiam no território europeu, analise as
afirmativas a seguir.
I. A Igreja
Católica reafirmou que a salvação eterna não seria alcançada apenas pela oração
e boas obras, mas, que dependia, essencialmente, da predestinação e da fé
individual em Deus.
II. Além de
restaurar o Tribunal do Santo Ofício, a Igreja Católica elaborou o Index
Librorum Prohibitorum para impedir a divulgação de crenças e interpretações
consideradas heréticas.
III. A Igreja
Católica manteve inalterados seus dogmas e princípios como o da infalibilidade
papal, os sete pecados capitais, a importância dos sete sacramentos e o
celibato clerical.
IV. Ao excomungar
Martinho Lutero, a Igreja reverteu sua desfavorável situação, restaurou a
unidade Católica na Europa e expandiu-se para a América, África e Ásia.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.
7. (IFPE/2012) (...) Os originais do Livro de Isaías e outros Manuscritos do Mar Morto
já podem ser consultados na internet com alta resolução e tradução imediata.
(adaptado de O Profeta Digital, em Revista Veja. São Paulo, nº 40, ano 44, Ed.
2237, PP. 98-99). A matéria nas páginas da Revista Veja expõe o constante
interesse em ter acesso direto aos documentos para se ter uma leitura e
compreensão deles sem interferência alheia. Essa necessidade foi estabelecida a
partir do movimento Renascentista no século XVI europeu, mas já era usada pelos
reformadores religiosos do final da Idade Média.
Tendo como base esses contestadores da ordem
católica e sua relação com a liberdade que o acesso ao conhecimento permite,
considere as afirmações abaixo:
I. O teólogo
inglês John Wycliff (1320-1384) traduziu a Bíblia para o seu idioma como forma
de acessibilizar os escritos religiosos e dar maior liberdade de consciência
aos fieis.
II. Jan Huss
(1369-1415), teólogo, seguidor da Bíblia de Wycliff, também traduziu a Bíblia
para o idioma tcheco, fato que acabou levando-o à fogueira da Inquisição.
III Martinho
Lutero (1483-1546), teólogo alemão, traduziu o Novo Testamento para o idioma
germânico, permitindo uma leitura individualizada fiel da Bíblia, levando a uma
liberdade de consciência maior.
IV. John Wycliff,
Jan Huss e Martinho Lutero faziam parte do mesmo movimento de contestação ao
poder da Igreja Católica na Europa seiscentista, contudo Lutero foi o único que
realmente traduziu a Bíblia direto do grego, enquanto os outros dois
traduziram-na do latim.
V. Apesar do
ideal Humanista expresso nos trabalhos dos tradutores da Bíblia para as línguas
nacionais, a barreira do analfabetismo e a dificuldade financeira em adquirir o
livro sagrado do cristianismo foram fatores que pararam as traduções, sendo
retomadas apenas após a Revolução Industrial.
Estão corretas, apenas:
a) I, II, III e
IV
b) II, III, IV e
V
c) III, IV e V
d) I, III e IV
e) I, II e III
8. (UECE/2012) “[...] Mas o vigário não
lhe deu atenção e o processo continuou. Pensou-se em liquidar as opiniões de
Menocchio, em especial sua cosmogonia, fazendo-as passar por um amontoado de
extravagâncias ímpias, porém inócuas (o queijo, o leite, os vermes-anjos, o
Deus-anjo criado do caos), mas tal ideia foi abandonada. Cem, 150 anos depois,
Menocchio provavelmente teria sido trancado em um hospício, e o diagnóstico
teria sido “tomado por delírio religioso”.
Todavia, em
plena Contrarreforma, as modalidades de exclusão eram outras – prevaleciam a
identificação e a repressão da heresia.”
GINZBURG,
Carlo. O queijo e os vermes. O cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido
pela Inquisição. Trad. Maria Betânia Amoroso e José Paulo Paes. São Paulo:
Companhia das Letras, 2006. p. 38.
Para Ginzburg,
Menocchio é definido pela Contrarreforma como um
a) extravagante.
b) doente mental.
c) herético.
d) excluído da história.
9. (UECE/2013) “A emancipação do tradicionalismo econômico parece sem dúvida ser um
fator que apoia grandemente o surgimento da dúvida quanto à santidade das
tradições religiosas e de todas as autoridades tradicionais. Devemos porém
notar, fato muitas vezes esquecido, que a Reforma não implicou na eliminação do
controle da Igreja sobre a vida quotidiana, mas na substituição por uma nova
forma de controle. Significou de fato o repúdio de um controle que era muito
frouxo e, na época praticamente imperceptível, pouco mais que formal, em favor
de uma regulamentação da conduta como um todo, que penetrando em todos os
setores da vida pública e privada, era infinitamente mais opressiva e
severamente imposta.”
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do
capitalismo. São Paulo: Editora Pioneira, 1999. p.12.
Segundo Max Weber, o estabelecimento de novas
normas sociais foi possível graças
a) à emancipação
do tradicionalismo econômico.
b) à relação
entre a Reforma religiosa e o capitalismo.
c) ao controle
da Igreja na vida quotidiana.
d) aos vários
setores da vida pública.
10. (UFU MG/2013) Se alguém disser que a todo pecador penitente, que recebeu a graça da justificação,
é de tal modo perdoada a ofensa e desfeita e abolida a obrigação à pena eterna,
que não lhe fica obrigação alguma de pena temporal a pagar, seja neste mundo ou
no outro, purgatório, antes que lhe possam ser abertas as portas para o reino
dos céus – seja excomungado.
Concílio de Trento. Sessão VI. Cânon XXX.
Salvação. 13 de janeiro de 1547.
Em meio às disputas religiosas ocorridas no
século XVI, o texto expressa
a) o rompimento
da unidade cristã em contraposição à autoridade espiritual do rei revelada em
suas ações.
b) a
concepção do poder da Igreja na mediação entre o homem e Deus, em detrimento da
fé individual e direta em Jesus Cristo.
c) o amplo
reconhecimento da predestinação do homem, em objeção ao fortalecimento do livre
arbítrio no caminho da fé.
d) a defesa da
insuficiência da penitência sacramental, em oposição à supressão das obras de
piedade e às indulgências.
11. (UNIUBE MG/2013) As reformas religiosas do século XVI dividiram o mundo ocidental entre
católicos e protestantes.
Entre as novas correntes religiosas,
destacam-se o luteranismo e o calvinismo, que defendiam, respectivamente:
a) a riqueza é
um indicativo da salvação; o homem é justificado pelas obras que realiza.
b) a fé é o
fundamento da salvação humana; o homem é predestinado ou não à salvação.
c) os santos
medeiam a relação entre Deus e os homens; a salvação é obtida pelas
indulgências.
d) o trabalho é
um mecanismo de purificação da alma; não há mediador entre Deus e os homens.
e) a Bíblia pode
ser livremente interpretada; a interpretação bíblica é dada pelos sacerdotes.
12. (Anhembi Morumbi SP/2014) O céu está à venda
Uma igreja romana, se a pessoa simplesmente
entrasse nela, tirava-lhe quarenta e oito mil anos de sua sentença no
purgatório. A cidade alemã de Wittenberg possuía dezessete mil relíquias,
inclusive uma palha da manjedoura de Jesus, uma gota do leite de Maria e
duzentos e quatro fragmentos das crianças trucidadas por Herodes. A Catedral de
Exeter, na Inglaterra, possuía a vela que iluminou o túmulo de Cristo e um
raminho da Sarça Ardente da qual Deus falara a Moisés. Um mosteiro, Durham,
guardava zelosamente a camisa da Virgem e mostrava- a aos peregrinos após a
recepção de um pequeno donativo.
(Nelson Piletti e Claudino Piletti. História
moderna e contemporânea, 1994.)
A situação descrita no texto, relativa à
Igreja Católica, foi um entre os fatores que provocaram
a) a criação do
Tribunal do Santo Ofício, ou Inquisição, cuja função era punir aqueles que
agiam contrariamente à doutrina.
b) a Contrarreforma,
iniciativa da Igreja Católica visando retomar os valores e práticas da doutrina
cristã original.
c) a Reforma
Protestante, que criticava a importância dada pela Igreja Católica à riqueza
material e ao poder político.
d) o movimento
monástico, por meio do qual aqueles que pretendiam dedicar-se ao serviço de
Deus isolavam-se do mundo.
e) o surgimento
das heresias, movimentos que defendiam uma postura de desrespeito dos
sacerdotes às sagradas escrituras.
13. (UFT TO/2013) “Uma igreja romana, se a pessoa simplesmente entrasse nela, tirava-lhe
quarenta e oito mil anos de sua sentença no purgatório. A cidade alemã de
Wittenberg guardava dezessete mil relíquias, inclusive uma palha da manjedoura
de Jesus, uma gota de leite de Maria e duzentos e quatro fragmentos dos ossos
das crianças trucidadas por Herodes. A Catedral de Exeter, na Inglaterra,
abrigava a vela que iluminou o túmulo de Cristo […]. Um mosteiro, Durhman,
guardava zelosamente uma peça de roupa da Virgem e mostrava-a aos peregrinos
após o pagamento de um pequeno donativo” (LA MURE, Pierre. A vida privada de
Mona Lisa. São Paulo: Círculo do Livro, s/d, p. 94).
O texto acima remete a certas práticas e
comportamentos clericais que foram severamente criticados no início da Idade
Moderna. Assinale duas dessas práticas:
a) investidura e
usura
b) usura e
excomunhão
c) indulgência e simonia
d) simonia e
excomunhão
e) indulgência e
excomunhão
14. (UDESC SC/2014) A difusão da cultura impressa foi essencial para a quebra do monopólio
do saber na Idade Moderna. É a partir dela que se pode compreender o alcance
obtido pelas críticas de Lutero que desencadearam a Reforma Protestante, bem
como a propagação das críticas que minaram o regime absolutista na França.
Analise as proposições em relação ao universo do impresso no período.
I. A chamada
revolução de Gutenberg consistiu na criação da prensa de tipos móveis, um
dispositivo capaz de reproduzir textos em larga escala que rapidamente
suplantou o trabalho dos copistas do Medievo e tornou os livros mais
acessíveis, tanto em termos de oferta, quanto de preço.
II. A impressão
da Bíblia possibilitava um acesso direto ao texto, sem depender da
intermediação dos sacerdotes, e diferentes interpretações. Estes elementos
foram defendidos pelos protestantes, chocando-se contra o dogmatismo católico.
III. Com a prensa
de Gutenberg os livros tornaram-se acessíveis apenas às elites, devido a seu
encarecimento com a mecanização, o que explica as baixas taxas de alfabetização
do período.
IV. Luditas consistem
em trabalhadores organizados que se voltaram à quebra das prensas no século
XVI, devido às más condições de trabalho e às cargas de trabalho excessivas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa III é verdadeira.
b) Somente as
afirmativas II e III são verdadeiras.
c) Somente as
afirmativas I e IV são verdadeiras.
d) Somente as
afirmativas I e II são verdadeiras.
e) Todas as
afirmativas são verdadeiras.
15. (UEA AM/2013) O cristianismo da Idade Média Ocidental foi, em muitos aspectos,
herdeiro das instituições e da cultura do Império Romano. Entretanto, as
reformas religiosas do século XVI que deram origem ao protestantismo
a) consideraram
que atos e obras virtuosas garantiam seguramente a salvação.
b) empregaram as
pinturas e as esculturas na cristianização dos índios americanos.
c) romperam
com a unidade cristã da Europa ocidental e aboliram o culto aos santos.
d) proibiram a
tradução da Bíblia do latim para as línguas nacionais.
e) sustentaram o
dogma da infalibilidade do Papa em assuntos de fé.
16. (UERN/2012) Leia a seguir algumas
decisões do Concílio de Trento.
I. “Se alguém disser que o homem se pode justificar para com Deus por suas
obras [...] ou pela doutrina da lei, sem a divina graça adquirida por Jesus
Cristo, seja excomungado.”
V. “Se alguém disser que o
livre arbítrio do homem está perdido e extinto depois do pecado de Adão, ou que
ele é um simples nome sem objeto, ou que ele é uma ficção introduzida pelo
demônio na Igreja, seja excomungado.”
(Artola,
Miguel. Textos Fundamentais para la História. Madri, Alianza, 1985)
O objetivo do
Concilio de Trento foi
a) ratificar as 95 teses de Lutero.
b) reafirmar a doutrina de salvação pela fé.
c) dar continuidade a venda abusiva de indulgencias.
d) posicionar-se frente as críticas protestantes.
17. (PUC RJ/2014) “O ódio contra o clero, muito extenso, desempenhou o seu papel (...). A
cobiça, o endividamento e os cálculos políticos, também devem ser levados em
conta. Mas a mensagem dos reformadores, respondeu – isto é indubitável – a uma
intensa sede espiritual que a igreja oficial foi incapaz de satisfazer (...) os
pregadores da reforma não necessitaram de nenhum apoio político
para atrair seus partidários, ainda que esse
apoio se fizesse necessário para consolidar os resultados alcançados pelo
ataque inicial dos profetas. Não se pode esquecer que, em seus inícios, a
Reforma foi um movimento espiritual com uma mensagem religiosa.”
Lucien Febvre apud MARQUES, Adhemar Martins;
BERUTTI, Flavio Costa, FARIA, Ricardo de Souza. História Moderna Através de
Textos. São Paulo: Contexto, 2005 - coleção textos e documentos - 3.
Em relação aos movimentos religiosos que
atingiram a Europa no século XVI, é INCORRETO afirmar que:
a) Lutero,
apesar de não ter sido o primeiro teólogo a se posicionar de forma contrária à
Igreja, apresentava como um dos pontos centrais de seus questionamentos a
condenação da prática, coordenada pelos próprios membros do clero católico, da
venda de indulgências, de relíquias e de cargos religiosos.
b) as reformas
religiosas levaram a Europa a testemunhar sangrentas rebeliões e guerras, que,
apesar de figurarem como motivadas por questões de cunho estritamente
religioso, estavam também associadas a disputas políticas ou insatisfações das
camadas menos favorecidas da população.
c) o
Anglicanismo surgiu na Inglaterra sob o governo de Henrique VIII. Este, sendo
um religioso fervoroso, começou a questionar e, posteriormente, a criticar,
alguns dogmas como os sacramentos do matrimônio e do celibato. Essa
discordância teve como consequência a ruptura definitiva com a Igreja Católica.
d) a
contrarreforma foi a resposta dada pela Igreja Católica, a partir de duas
frentes de ação: por um lado procurou corrigir alguns desvios de conduta de
seus membros, alvos recorrentes de ataque dos reformadores; e por outro
reafirmou os dogmas que foram condenados pelas novas religiões.
e) o calvinismo
pregava a devoção à oração e ao trabalho como valores edificadores daqueles
que, segundo a doutrina da predestinação, estariam encaminhados ao paraíso. Os
homens que não vivessem de acordo com esses valores, sinalizariam que seu
destino seria a danação no inferno.
18. (UFAL/2014) A sociedade europeia do contexto da passagem do Medievo para a
Modernidade até meados do século XVI sofreu de uma forte angústia coletiva,
resultante de uma série de acontecimentos trágicos e de uma postura de afastamento
da Igreja Católica dos fiéis, que precisaram de novos suportes para seus medos
e receios. Esta resposta deu-se inicialmente com o Humanismo, movimento de
intelectuais que aspiravam uma religião mais simples, sem tantos dogmas,
buscando a imitação de Jesus. Contudo, mostrou-se insuficiente, por não
esclarecer as dúvidas dos cristãos quanto às suas angústias. Estas respostas
vieram a partir de outro movimento contemporâneo ao Humanismo, com ideias muito
próximas a este em alguns aspectos, mas essencialmente muito díspar: a Reforma.
Disponível em: http://www.historia.ufpr.br/.
Acesso em: 9 dez. 2013 (adaptado).
A Reforma, conhecida também por Reforma
Protestante, teve entre seus reformadores dois nomes de maior destaque, que
conseguiram, de fato, o rompimento definitivo com a Igreja Romana. Foram eles:
a) Martinho
Lutero e João Calvino.
b) John Wiclif e
João Calvino.
c) Jonh Huss e
Girolamo Savonarola.
d) John Wiclif e
Martinho Lutero.
e) Girolamo
Savonarola e Martinho Lutero.
19. (UEFS BA/2014) As comparações entre esse papa, que assumiu o Trono de Pedro em março,
e seus dois antecessores, Bento XVI e João Paulo II, ressaltam as virtudes de
Francisco neste momento duro para a Igreja Católica, atolada em denúncias de
corrupção e de pedofilia e enredada em regras que só fazem afastar os fiéis.
(LOPES; BORGES, 2013, p. 51).
LOPES, A. D.; BORGES, H. O caloroso encontro
do Papa com as ruas. Veja. São Paulo: Abril, ed. 2332, ano 46 n. 31, 31 jul.
2013.
O olhar sobre a crise vivida pela Igreja
Católica, como referida no texto e sobre a crise vivida pela mesma Instituição,
no século XVI, permite identificar
a) o
envolvimento direto da Igreja, em ambas as crises, nas questões sobre políticas
de suas respectivas épocas, que determinou a divisão do clero entre grupos
opostos, conservadores e modernistas.
b) a rigidez
das soluções encontradas no passado, responsável pela ruptura da Igreja e a
flexibilidade necessária na busca de soluções, no presente, permitindo a
renúncia e a coexistência simbólica entre dois papas.
c) a indiferença
da população cristã pelo que acontecia na Igreja do século XVI, resultando na
aceitação sem conflitos do nascimento das Igrejas Reformadas.
d) a exigência
da cristandade atual por uma Igreja pura, afastada da sociedade, voltada para o
cultivo da espiritualidade, ideal apoiado pela alta cúpula da Igreja.
e) tanto no
passado como no presente, o cultivo, pelos Papas, dos princípios da
simplicidade e a
opção pelos pobres, o que os identifica com o
discurso do Papa Francisco.
20. (UESPI/2014) A Reforma Protestante rompeu a unidade cristã existente na Europa e deu
origem a uma reforma religiosa na Igreja Católica, a chamada Contrarreforma. A
esse respeito, julgue os itens adiante, colocando (V) para “VERDADEIRO” ou (F)
para “FALSO” nos parênteses:
(__) O combate ao
lucro e à usura, bases da vida comercial e financeira que se dinamizava ao
final da Idade Média mostrava o descompasso da Igreja romana em relação às
transformações ocorridas na sociedade.
(__) As ideias de
Lutero centravam-se na salvação pela fé e na leitura direta e interpretação
pessoal do Evangelho, além de contestarem a supremacia da Igreja sobre o
Estado.
(__) Exaltando o
trabalho e a poupança na conduta humana, Calvino consagrava valores morais e
políticos defendidos pela burguesia mercantil.
(__) A Contrarreforma
significou a tentativa da Igreja Católica de reorganizar-se com base em
princípios liberais: abrandamento da hierarquia clerical e da autoridade papal,
tolerância quanto aos hereges e abandono das práticas de censura.
(__) Nenhuma opção
é verdadeira.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) V V V F F
b) V V V V F
c) F F F F V
d) V F V F F
e) F F F V F
21. (ENEM/2011) O café tem origem na região onde hoje se encontra a Etiópia, mas seu
cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa
por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o
café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o produto deveria
ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII (1592-1605),
contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela
deveria ser batizada para que se tornasse uma “bebida verdadeiramente cristã”.
THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e
livros, 1998 (adaptado).
A postura dos clérigos e do papa Clemente
VIII diante da introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela
associação dessa bebida ao
a) ateísmo.
b) judaísmo.
c) hinduísmo.
d) islamismo.
e)
protestantismo.
22. (Fac. Direito de Sorocaba SP/2015) Leia o excerto sobre as Reformas Religiosas.
Tomando-se por base o conjunto dos países
europeus que foram atingidos pela onda reformista, pode-se dizer que a
consequência mais drástica desses movimentos foi o confronto, quase sempre
violento, entre adeptos de diferentes credos. Muitas vezes, essas lutas
extrapolaram as questões puramente religiosas (…).
(Alceu Pazzinato e Maria Helena Senise,
História Moderna e Contemporânea)
Em alguns casos, essas lutas
a) afirmaram a
soberania de regiões europeias e garantiram a pluralidade religiosa nos reinos.
b) reforçaram a
autoridade supranacional dos papas e difundiram ideais democráticos de governo.
c) favoreceram o
desenvolvimento do capitalismo e permitiram a mudança dos dogmas pela Igreja
católica.
d) modificaram
as relações de domínio e estabeleceram a igualdade entre senhores e camponeses.
e) consolidaram
as monarquias nacionais e desencadearam guerras pela hegemonia europeia.
23. (UECE/2015) “(...) Anna é então interrogada – a 1º de janeiro de 1582 – pelo Santo
Ofício. Inicialmente, ela se esquiva das perguntas do inquisidor; depois,
admite que ‘muitas e muitas pessoas’ lhe têm perguntado se ela viu os seus
parentes falecidos, mas ela costuma mandá-los embora rudemente. É uma defesa
fraca; pressionada, Anna ‘nesciebat quid dicere’ (não sabia o que dizer). Foi
mandada para casa, e no dia seguinte o interrogatório recomeçou(...)”
GINZBURG, C. Os andarilhos do bem. Feitiçaria
e cultos agrários nos séculos XVI e XVII. Trad. Jônatas Batista neto. São Paulo:
Companhia das Letras, 2010.
Sobre o Santo Ofício, é correto afirmar que
a) foi um
colégio permanente de cardeais e clérigos submetidos diretamente ao Papa que
respondiam sobre questões da fé católica.
b) foi uma
instituição para-eclesiástica cuja função era interrogar e punir doutrinas
contrárias à ortodoxia católica.
c) foi um
movimento da Igreja católica na primeira metade do século XVI com o objetivo de
reformar alguns setores da instituição.
d) foi um grupo
militarizado, com fins religiosos, políticos e culturais, criado no século XVI
para proteger o Papa em Roma.
24. (UNIOESTE PR/2013) Leia o fragmento a seguir:
“Deus chama cada um para uma vocação
particular cujo objetivo é a glorificação de Deus. O comerciante que busca o
lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a
frugalidade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santifica de seu lado
o mundo pelo esforço e sua ação é santa (...) o pobre é suspeito de preguiça,
que é uma injúria a Deus (...).”
João Calvino apud MOUSNIER, Roland. Os
séculos XVI e XVII. In: CROUZET, Maurice. História Geral das Civilizações. São
Paulo: Difel, Tomo IV, v. I, 1973, p. 90.
Sobre a doutrina Calvinista e as alterações
na sociedade europeia do séc. XVI, é correto afirmar que
a) a descoberta
de privilégios para o alto clero católico ao explorar os fiéis despertou nos
calvinistas a recusa dessa prática e o direcionamento da doutrina para o
benefício dos pobres.
b) a Reforma
Protestante como reação à Igreja Católica encontrou na proposição Calvinista a
disposição em fortalecer a nobreza europeia, expandindo-se também para as
colônias inglesas na América.
c) as relações
de trabalho foram abrandadas nas regiões em que o Calvinismo se disseminou enquanto
doutrina, haja vista o reconhecimento do esforço e vocação comunitária para a
melhoria da sociedade.
d) o acúmulo de
terras pela Igreja Católica fez com que os camponeses encontrassem apoio nos
Calvinistas para que a distribuição de terras fosse realizada para aqueles que
abandonassem a preguiça e se dedicassem ao trabalho.
e) a
indicação da moralidade burguesa, como princípio de esforço e dedicação
espiritual que se materializa em conquistas terrenas, é utilizada como
tentativa de explicar a desigualdade social, estabelecendo o princípio da
predestinação.
25. (UNIFICADO RJ/2015) Às Reformas Religiosas
ocorridas na Europa, durante a Idade Moderna, correspondeu uma Contrarreforma
Católica. Na América Portuguesa, esses processos também tiveram desdobramentos,
a exemplo da
a) difusão do luteranismo, por meio da catequese de índios em missões
religiosas.
b) ação da Inquisição contra suspeitos de heresias, por meio de
Tribunais do Santo Ofício.
c) migração de huguenotes franceses para a fronteira sul do território
colonial luso-americano.
d) ofensiva de padres anglicanos contra aldeamentos indígenas controlados
por jesuítas no território das Missões.
e) conquista de territórios do entorno do Rio da Prata por protestantes
holandeses perseguidos pelos monarcas espanhóis.
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