1. (UNIFOR CE/2000) Entre as datas que
marcaram a Revolução Francesa de 1789, uma das mais significativas é a de 26 de
agosto, data da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, pois esta
Declaração representa:
a) a defesa do regime constitucional como forma
de garantir governos baseados no despotismo esclarecido, isto é, que defendem a
liberdade de culto, de imprensa e o sistema de representação política.
b) a introdução dos ideais de coletivização da
propriedade e dos meios de produção no Ocidente como forma de reduzir as
desigualdades sociais.
c) o marco simbólico maior dos princípios da
cultura sócio-política moderna no Ocidente, isto é, o Direito e a Cidadania
como origem e resultados da república e da democracia.
d) o controle do Estado sobre a economia, com o
objetivo de harmonizar os interesses individuais e coletivos, gerando progresso
social.
e) a desestruturação dos princípios oriundos
das Revoluções Liberais, centrados na liberdade, fraternidade e igualdade entre
os cidadãos.
2. (UNIFOR CE/2001) A Declaração dos Direitos
do Homem e do Cidadão de 26 de agosto de 1789 proclama, ao mesmo tempo, a
igualdade entre os homens e a preservação do direito de propriedade, cuja
distribuição entre os homens é habitualmente muito desigual.
No
contexto das idéias liberais da época em que o documento foi redigido, é
correto afirmar que,
a) o caráter contraditório do documento se deve
a que a Assembleia Nacional Constituinte quis contentar a todas a facções.
b) não é contraditório que ele proclame, ao
mesmo tempo, a igualdade e o direito de propriedade, já que se pretendia
estender o acesso à propriedade a todos os franceses.
c) é contraditória a proclamação simultânea da
igualdade e do direito de propriedade, já que, se a distribuição da propriedade
for igualitária, torna-se impossível a liberdade.
d) é contraditória, a proclamação simultânea da
igualdade e do direito de propriedade, já que o voto censitário fazia com que
só os ricos influíssem politicamente.
e) não é contraditório que ele proclame, ao
mesmo tempo, a igualdade e o direito de propriedade, já que a liberdade a que
se refere é exclusivamente civil, legal e institucional.
3. (UNIFOR CE/2004) A Revolução Francesa de
1789 é considerada pelos historiadores o marco que assinala o início da Idade
Contemporânea.
Os revolucionários franceses levaram os ideais iluministas às últimas consequências,
pois:
a) inauguraram um Estado que tinha em sua
base o ‘povo’ e o direito à cidadania.
b) introduziram uma ampla reforma social que
incluía, sobretudo, o sufrágio universal.
c) garantiram aos camponeses a exploração
‘vitalícia’ de pequenas propriedades rurais.
d) instauraram uma nova ordem social baseada na
propriedade coletiva dos meios de produção.
e) implantaram os ideais de nacionalidade,
controle político e igualdade à toda sociedade.
4. (FGV/2001) No contexto da Revolução Francesa, Girondinos
e Montanheses representavam facções distintas, pois:
a) tinham visões antagônicas sobre a
participação das massas populares no processo revolucionário;
b) a decisão sobre o guilhotinamento de Luís
XVI afastou Girondinos (contrários) e Montanheses (favoráveis), que sempre
estiveram em acordo contra a radicalização jacobina;
c) apesar de representarem a mesma classe social
— a burguesia industrial —, diferenciavam-se em pontos sobre a forma de
governo: Monarquia Constitucional, os primeiros, e República Federalista, os
segundos;
d) os primeiros defendiam Robespierre, clamando
pela radicalização e extensão dos direitos sociais, enquanto os segundos
buscavam rearticular as propriedades feudais em desagregação;
e) apesar de representarem a mesma classe
social — a burguesia industrial —, diferenciavam-se em pontos sobre a forma de
governo: República Federalista (Girondinos) e Monarquia Constitucional
(Montanheses).
5. (Mackenzie SP/2006) Um inglês que
não se sinta cheio de estima e admiração pela maneira sublime com que está
agora se efetuando uma das mais importantes revoluções que o mundo jamais viu
deve estar morto para todos os sentidos da virtude e da liberdade. Nenhum de
meus patrícios que tenha tido a sorte de presenciar as ocorrências dos últimos
três dias nesta grande cidade fará mais que testemunhar que a minha linguagem
não é hiperbólica.
The
Morning Post, 21 de julho de 1789
A
partir de referências presentes no texto acima, pode-se afirmar que ele diz
respeito:
a) à Guerra dos Cem Anos, travada entre
ingleses e franceses.
b) à Revolução Gloriosa, que resultou na
deposição do rei James II.
c) à queda da Bastilha, acontecimento que
marcou o início da Revolução Francesa.
d) ao movimento insurrecional conhecido como
Comuna de Paris.
e) à Revolução Russa, primeira experiência
socialista da história.
6. (UESPI/2003) No processo da Revolução
Francesa de 1789, segundo os estudiosos, “terceiro estado” designava:
a) A parceria da população francesa que
habitava as regiões montanhosas;
b) Um velho Estado encravado na costa
mediterrânica, incorporado à França às vésperas da revolução;
c) A experiência de república proclamada
durante a fase mais radical da revolução;
d) O corpo social de maior poder e força da
França de então, contra o qual se insurgiram as forças populares radicalizadas;
e) A junção dos setores sociais da França
não incluídos entre os clérigos e os nobres, e onde estava presente a burguesia
revolucionária.
7. (UNIMONTES MG/2004) Acerca da Revolução Francesa (1789-1799), é CORRETO afirmar que
a) a Fase Jacobina
correspondeu ao período de maiores conquistas da alta burguesia, como o fim dos
privilégios feudais e a Lei do Preço Máximo.
b) a Fase do Terror, também
conhecida por Grande Medo, se caracterizou pela liderança da alta burguesia e repressão
aos radicais.
c) o Diretório, marcado
pela hegemonia girondina, presenciou a “Conspiração dos Iguais” e terminou com
o Golpe 18 Brumário.
d) a Convenção Termidoriana
foi o período de maior avanço do projeto político da pequena burguesia
parisiense, exemplificada na adoção do sufrágio universal.
8. (FGV/2003) “Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças.
Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.”
(Discurso de Robespierre na Convenção)
A fala de Robespierre ocorreu num dos
períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizou-se:
a) pela fundação da
monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembleia Nacional.
b) pela organização do
Diretório, marcado pela adoção do voto censitário.
c) pela reação termidoriana,
marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores.
d) pela convocação dos
Estados Gerais, que pôs fim ao absolutismo francês.
e) pela criação do Comitê
de Salvação Pública e a radicalização da revolução.
9. (UESPI/2004) A ditadura jacobina trouxe
inúmeras perseguições políticas aos chamados inimigos da Revolução Francesa.
Com os
jacobinos no poder:
a) houve a supremacia do grupo político
liderado por Danton.
b) prevaleceu a existência das liberdades
democráticas para todos.
c) terminou prevalecendo a presença marcante
de Robespierre nas decisões políticas.
d) promulgou-se a Declaração Universal dos
Direitos do Homem.
e) as idéias de Voltaire serviram de base para
as decisões políticas.
10. (UFAM/2005) “A Revolução Francesa não
foi feita ou liderada por um partido ou movimento organizado (...) nem por
homens que estivessem tentando levar a cabo um programa estruturado. (...) Não
obstante, um surpreendente consenso de idéias gerais entre um grupo social
bastante coerente deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva.”
(HOBSBAWM,
Eric. A Era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, pp. 76 e 77)
O grupo
social a que se refere o autor foi:
a) O Clero.
b) A nobreza.
c) A burguesia.
d) Os camponeses.
e) A cavalaria.
11. (UFRRJ/2005) “Nós, habitantes da
paróquia de Longey-en-Dunois abaixo-assinados, tendo-nos reunido em virtude das
ordens do Rei, na sexta-feira, dia 6 do presente mês de maio de 1789,
resolvemos o que se segue: Pedimos que todos os privilégios sejam abolidos.
Declaramos que se alguém merece ter privilégios e gozar de isenções, são estes,
sem contradição, os habitantes do campo, pois são os mais úteis ao Estado,
porque o seu trabalho o fazem viver... Desejamos que os que forem deputados aos
Estados Gerais sejam recrutados na classe do Terceiro Estado, e não nas classes
do Clero e da Nobreza...”
(Mattoso,
Kátia de Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea –
1789-1963. São Paulo: Edusp/Hucitec, 1977)
O texto
acima reflete a insatisfação de setores da sociedade francesa com:
a) o voto censitário que excluía politicamente
as camadas populares;
b) a concentração do poder político nas mãos da
burguesia;
c) os privilégios da aristocracia;
d) o Terror jacobino;
e) as medidas napoleônicas que prejudicavam os
camponeses.
12. (UFF RJ/2006) A Revolução Francesa foi
obra coletiva com a participação de todos os setores da sociedade francesa, de
nobres a camponeses, passando por burgueses e operários. Essa dimensão coletiva
também esteve presente nas idéias que deram base à revolução, como o
Iluminismo, sistema de pensamento oriundo das reflexões dos intelectuais
franceses. Esses dois aspectos estão presentes numa obra que junta todos os
conhecimentos novos, práticos e teóricos.
Assinale
a alternativa que indica a obra que denota o caráter renovador da Revolução
Francesa.
a) A Enciclopédia dirigida por Voltaire e
Rousseau, que estabelecia as regras de organização da nova sociedade francesa,
com destaque especial para o elogio aos modos de vida da nobreza, no que diz
respeito à educação e aos costumes refinados.
b) A Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão, que anunciava a possibilidade da revolução resultar de um acordo entre
os filósofos das Luzes e o Antigo Regime, com o intuito de manter a ordem nos
campos e nas cidades.
c) A Declaração Civil do Clero, que cortava
radicalmente as ligações com o feudalismo e introduzia um novo estatuto para os
trabalhadores rurais, garantindo-lhes a propriedade das terras da nobreza.
d) A Enciclopédia dirigida por Diderot e
D’Alembert, que condensava todas as novas visões sobre o mundo, o homem e a
sociedade. Servia de guia para a oposição aos valores do Antigo Regime.
e) A Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão, que preconizava a manutenção da autoridade da nobreza sobre todas as
terras de França e dos burgueses sobre as cidades, dividindo o território em
duas grandes partes para manter os ideais da Revolução.
13. (UFG GO/2006) As mudanças provocadas
pela Revolução Francesa (1789-1815), que alteraram a ordem política na
configuração do Estado, foram a:
a) convocação dos Estados Gerais e a
reivindicação por igualdade jurídica.
b) aprovação de uma constituição e a
instauração do regime republicano.
c) extinção da cobrança de tributos e de
privilégios feudais e a criação da Guarda Nacional.
d) elaboração de leis antigreves e a proibição
da associação de trabalhadores pelo Estado burguês.
e) consolidação da Convenção Nacional e a
promoção de acordos para salvar a vida do rei.
14. (UFRRJ/2006) “Prossigo: mil vozes
servem de arauto para a novidade... ‘A Bastilha foi tomada’ .... Não acreditei
e fui ver o cerco de perto .... No meio da Grève encontro um corpo sem cabeça
estendido no meio do riacho, rodeado por cinco ou seis indiferentes. Faço
perguntas ... É o governador da Bastilha.”
(Restil
de la Bretonne, As Noites Revolucionárias, São Paulo: Estação Liberdade,1989,
p. 58).
O
episódio acima narrado marca o início de um dos momentos políticos mais
importantes da história europeia, a Revolução Francesa. A tomada e destruição
da fortaleza da Bastilha explicita:
a) o momento de maior radicalidade da
Revolução, quando as camadas populares rompem com a liderança burguesa e
assumem o poder em Paris.
b) a derrubada de Luis XVI e a proclamação da
República francesa baseada na Razão e na Justiça, sob influência do pensamento
de Voltaire.
c) a consolidação do poder do grupo jacobino,
tendo à frente Robespierre, sustentado pela mobilização radicalizada dos
“sans-culottes”
d) a chegada ao poder político do general Napoleão
Bonaparte, que, como primeiro cônsul, será fundamental na consolidação do novo
poder.
e) o levante popular sob direção burguesa
contra um dos maiores símbolos da opressão política do Absolutismo.
15. (UNESP SP/2006) … a Revolução de 1789 não
fez nada pelo operário: o camponês ganhou a terra, o operário está mais infeliz
que outrora e os monarquistas têm razão quando afirmam que as antigas
Corporações [de Ofício] protegiam melhor o trabalhador do que o regime atual.
(Jornal
Le Matin, 07 de março de 1885.)
Com tal
declaração, o escritor francês Émile Zola fazia um balanço dos efeitos sociais
da Revolução de 1789, referindo-se:
a) aos confiscos dos bens dos nobres
franceses emigrados e à política liberal implementada pelo Estado.
b) à baixa participação dos trabalhadores
urbanos nas lutas sociais na França do final do século XIX.
c) ao apoio dos operários ao projeto de
Restauração do absolutismo francês, como garantia de melhoria social.
d) à liderança política dos camponeses
franceses nas revoluções socialistas e comunistas do século XIX.
e) à política de bem-estar social instituída
pelo Partido Social Democrata francês ao longo do século XIX.
16. (UNIFOR CE/2006) Segundo o
historiador Hobsbawm:
A
Revolução Francesa é a revolução do seu tempo, e não apenas uma, embora a mais
proeminente, do seu tipo. E suas origens devem portanto ser procuradas não
meramente em condições gerais da Europa, mas sim na situação específica da
França.
(Eric
J. Hobsbawm. A era das revoluções. Trad. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. p.
73)
Identifique
as condições da França que geraram a Revolução.
I. Às vésperas da revolução a sociedade
francesa estava dividida em três ordens sociais, sendo que a carga tributária
recaía sobre o Terceiro Estado.
II. A dívida, acumulada em função de gastos
militares em guerras sucessivas, destacando-se a guerra dos Sete Anos que
custou à França a perda de vários territórios coloniais.
III. O governo francês gozava de estabilidade
política, o que lhe possibilitou negociar com membros da nobreza e da burguesia
a administração da crise, com a convocação da Assembleia dos Estados Gerais.
IV. O sucesso da reforma fiscal proposta pelo
primeiro ministro abolindo as restrições e as desigualdades sociais, com a
adoção de taxas imparciais.
V. A situação dos camponeses sujeitos aos
tributos feudais, aos dízimos e à inflação se agravava em tempos de crise
agrícola, o que provocava fome e revolta.
Está
correto o que se afirma SOMENTE em:
a) I, II e V.
b) I, III e IV.
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) II, IV e V.
17. (ETAPA SP/2006) “Para não falar de teorias
errôneas que em alguma época foram consideradas verdadeiras (...) pelo menos
não podemos deixar de lembrar da famosa proposição de Rousseau que ainda é
poderosa embora todos saibam que seja falsa: ‘Os homens nascem livres, mas em
todos os lugares estão acorrentados’. Muitas prateleiras que possuem livros
considerados de grande reputação afirmavam que as idéias de Rousseau foram ‘a
causa’ da Revolução Francesa”
Owen
Chadwick. – The secularization of the European mind in the 19th century.
Cambridge: Cambridge University Press, 1991. pp. 10-11.
De
acordo com o texto:
a) as teorias de Rousseau são errôneas.
b) não é verdade que todos os homens nascem
livres.
c) Rousseau foi um dos líderes da Revolução
Francesa.
d) as idéias de Rousseau influenciaram a
Revolução Francesa.
e) todos os homens nascem livres.
18. (UCS RS/2006) Leia o trecho abaixo:
Se a
economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da
Revolução Industrial Inglesa, sua política e ideologia foram formadas
fundamentalmente pela Revolução Francesa [...].
(HOBSBAWM,
Eric. A era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996, p. 71.)
Relacione
os períodos da Revolução Francesa, listados na Coluna A, com os respectivos
acontecimentos, indicados na Coluna B.
COLUNA A
1. Revolução Burguesa ou Assembleia Nacional (1789 – 1792)
2. Revolução dos Jacobinos ou Convenção Nacional (1792 – 1795)
3. Reação dos Moderados ou Diretório (1795 – 1804)
COLUNA B
(__) O Rei Luíz XVI foi executado, a França foi
invadida por exércitos estrangeiros pertencentes à Primeira Coligação europeia;
formou-se o Tribunal Revolucionário, destinado a julgar os contrarrevolucionários;
teve início o período do terror.
(__) O poder caiu nas mãos do Pântano (grupo
formado pelos representantes da alta burguesia); a população de Paris foi
desarmada, e a escravidão restaurada nas colônias francesas; o General Napoleão
Bonaparte, após um golpe de estado, assumiu o governo com plenos poderes.
(__) O Terceiro Estado reuniu-se para votar a
Constituição; o povo tomou de assalto a fortaleza da Bastilha; a explosão
revolucionária alastrou-se por todo o País e foi aprovada a Declaração dos
Direitos do Homem e do Cidadão.
Assinale
a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) 1 – 2 – 3
b) 3 – 2 – 1
c) 2 – 3 – 1
d) 3 – 1 – 2
e) 2 – 1 – 3
19. (UFPI/2006) “A Declaração dos Direitos
do Homem e do Cidadão afirmava que todos os homens nascem iguais perante a lei.
A liberdade era vista como o direito do indivíduo de fazer tudo aquilo que não
prejudicasse ao outro. Os direitos nela consagrados representaram a vitória do
liberalismo, dos ideais iluministas”.
REZENDE,
Antônio Paulo. Rumos da História: História geral e do Brasil. São Paulo: Atual.
2001. p.338.
A
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, referida na citação acima, se
tornou famosa, sendo um símbolo do(a):
a) Revolução das Treze Colônias Inglesas na
América, reagindo contra as imposições econômicas de sua metrópole.
b) Revolução Inglesa, que estabeleceu uma
aliança entre a Casa Real Inglesa e a Burguesia.
c) Revolução Francesa, que, afirmando os
ideais da Burguesia, proclamava a Igualdade de todos perante a lei.
d) Revolução Russa, cujo movimento desencadeado
em 1917, pregava a igualdade e a liberdade de todas as pessoas.
e) Da Revolução Mexicana, movimento liberal que
pregava a liberdade e a igualdade de todos os povos do mundo.
20. (UFAC/2006) Considerando a Revolução
Francesa, assinale a alternativa errada:
a) Ela criou condições para enfraquecer o poder
absoluto da burguesia e fortalecer o desenvolvimento do capitalismo comercial
na França.
b) Faz parte de um movimento global que afetou
todo o Ocidente nos fins do século XVIII, influenciando grande parte dos
movimentos revolucionários posteriores.
c) A França era uma sociedade agrária,
organizada em 3 estados: 1º estado - o clero, 2º estado - a nobreza, 3º estado
- alta, média e pequena burguesia e o restante da população.
d) Foi o mais importante movimento
revolucionário da época, por se tratar de uma revolução social de
massa, de alcance universal, e suas idéias influenciam o mundo até os
dias atuais.
e) Em termos específicos, ela marca a
liquidação do Antigo Regime.
21. (FGV/2007) Em novembro de 1793, a
Convenção estabeleceu um novo calendário para a França – o calendário
republicano, que substituiu o calendário gregoriano. O ano I do calendário
republicano iniciou--se em 22 de setembro de 1792. Cada ano começava no outono,
dividindo-se em doze meses de trinta dias cada um e mais cinco dias
complementares, dedicados às festas republicanas. Cada mês dividia-se em três
grupos de dez dias. O décimo dia de cada grupo era o dia de descanso. Os nomes
dos meses lembravam características do clima ou atividades agrícolas de cada
época. O calendário republicano foi abolido em 1806.
(Alceu
Luiz Pazzinatto e Maria Helena Valente Senise. História Moderna e
Contemporânea.)
A
adoção de um novo calendário na França, no curso do processo revolucionário,
iniciado em 1789, nos permite identificar as características a seguir, à
exceção de uma. Assinale-a.
a) A data de início do ano, no novo calendário
– 22 de setembro de 1792 – correspondia ao momento de implantação do regime
republicano na França.
b) A criação do calendário republicano
representou o esforço de demarcar o início de uma nova era e o fim do que foi
chamado de Antigo Regime.
c) O fim da semana de sete dias e a alteração
do dia de descanso, o domingo, pelo calendário gregoriano, gerou reações
negativas de vários segmentos da população.
d) A abolição do calendário republicano, em
1806, ocasionou diversos protestos populares em função do temor do retorno de
práticas do absolutismo monárquico.
e) Os nomes dos meses do novo calendário atendiam
ao pressuposto de associá-lo mais diretamente aos ritmos da natureza e das
estações climáticas do ano.
22. (Mackenzie SP/2007) Sobre a
Revolução Francesa de 1789, é correto afirmar que,
a) embora inspirada nos ideais de liberdade,
igualdade e fraternidade, a revolução, ao final, criou uma estrutura social
ainda mais rígida, na qual a burguesia fundava seu poder em privilégios feudais
e em títulos de nobreza.
b) às vésperas da revolução, a burguesia
manifestava uma aguda insatisfação contra o absolutismo de Luís XVI, o qual, no
entanto, contava com grande apoio da população pobre, favorecida pelas boas
colheitas, salários estáveis e baixos preços dos alimentos.
c) superada a ameaça de radicalização dos
anos da Convenção Montanhesa (1793-1794), a alta burguesia assumiu o controle
do processo revolucionário, garantindo as conquistas eminentemente burguesas e
frustrando os anseios populares e realistas.
d) ao defender o direito à propriedade privada
e o dever de sujeição do cidadão ao Estado e à ordem, os filósofos iluministas
formularam uma ideologia contrária aos interesses da burguesia, e
consequentemente, favorável ao trono absolutista.
e) a “reação termidoriana” (julho de 1794)
levou ao poder os líderes da Montanha (jacobinos) que, adotando uma posição de
radicalismo político, eliminaram seus adversários e deram à revolução seu
seu traço definitivo, ou seja, o de uma revolução popular.
23. (UNIFESP SP/2007) No preâmbulo
da Constituição francesa de 1791 lê-se: Não há mais nobreza, nem distinções
hereditárias, nem distinções de Ordens, nem regime feudal... Não há mais nem
venalidade, nem hereditariedade de qualquer ofício público; não há mais para
qualquer porção da Nação, nem para qualquer indivíduo qualquer privilégio nem
exceção... Do texto depreende-se que, na França do Antigo Regime, as pessoas
careciam de
a) igualdade jurídica.
b) direitos de herança.
c) liberdade de movimento.
d) privilégios coletivos.
e) garantias de propriedade.
24. (UEPB/2007) No processo da revolução francesa, os jacobinos representavam
a) a alta burguesia,
sentando-se à direita na assembleia.
b) o partido do centro,
conhecido como Pântano, devido ao oportunismo e à corrupção que caracterizavam
a atuação de seus membros.
c) o partido independente
dirigido por Lafayette.
d) a média e pequena
burguesia que procuravam o apoio dos “sansculotes” e se sentavam à esquerda da assembleia.
e) aqueles que, durante o
período da assembleia legislativa, defendiam a monarquia constitucional.
25. (UFAM/2007) A Revolução Francesa,
iniciada em 1789, foi um dos mais importantes movimentos revolucionários da
história. Dentre suas lideranças populares, podemos destacar:
a) Marat e Necker
b) Saint-Just e Robespierre
c) Valmy e Danton
d) Brissot e Hébert
0 Comentários