1. (UEMG/2009) Leia o texto abaixo:
“Um
povo, diz Grotius, pode entregar-se a um rei. Segundo Grotius, um povo é, pois,
um povo antes de se entregar a um rei. Essa doação é um ato civil; supõe uma
deliberação pública. Antes, portanto, de examinar o ato pelo qual o povo elege
um rei, seria bom examinar o ato pelo qual o povo é um povo, porque esse ato,
sendo necessariamente anterior ao outro, constitui o verdadeiro fundamento da
sociedade.”
ROUSSEAU,
Jean-Jacques, Do contrato social. Tradução: Rolando Roque da Silva. Edição
eletrônica: Ed Ridendo Castigat Mores
Na
Revolução Francesa de 1789, uma categoria histórica aparece renovada pela
experiência revolucionária. A experiência do povo se contrapõe à ordem
tradicional que vigorava na França, desde o período medieval.
Assinale
a alternativa em cuja afirmação se expressa CORRETAMENTE o papel das
classes populares no movimento revolucionário francês do século XVIII:
a) As camadas populares eram indiferenciadas e
compunham uma massa de trabalhadores uniforme incapaz de se organizar
politicamente diante de um projeto político iluminista construído pela
burguesia ascendente.
b) Os interesses das camadas proprietárias
foram se afirmando sobre a inexperiência e as divergências dos sans-culotes,
que somente conseguiram controlar a direção do movimento revolucionário no
período bonapartista.
c) As facções de extrema direita se converteram
em elementos revolucionários somente no período inicial da Revolução,
organizando a resistência da nobreza, através de acordos internacionais com
outras dinastias europeias.
d) Não havia na França uma única categoria
configurada como “um povo”. O mosaico social da França Pré-Revolucionária uniu,
por ocasião da convocação dos Estados Gerais, grupos sociais muito
diferenciados, que iniciaram um projeto nacional de oposição aos abusos fiscais
da Monarquia.
2. (UFPA/2009) Para o historiador Eric
Hobsbawm “A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida
humana já registrada em documentos escritos”.
(HOBSBAWM,
Eric. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro: Forense
Universitária, 1983. p.13)
Sobre
esse fenômeno iniciado na Inglaterra no século XVIII, é correto afirmar que:
a) foi estabelecida uma nova forma de
organização do trabalho produtivo havendo uma aceleração da produção domiciliar
que atendia um dinâmico mercado consumidor.
b) ocorreu uma modificação brusca na vida
das sociedades humanas com o aparecimento das primeiras máquinas, que
substituíram a manufatura e o trabalho artesanal dos homens.
c) expressivo comércio foi estabelecido entre
as nações do continente europeu graças à utilização da mão-de-obra escrava ou servil
nas fábricas com inovações tecnológicas.
d) a substituição da tecelagem pela máquina a
vapor, no século XX, deu impulso ao comércio têxtil realizado entre as cidades
industriais inglesas e as nações do continente americano.
e) a produção industrial que contava com o
auxílio de aprendizes fortaleceu as corporações de ofícios, sobretudo a dos
sapateiros.
3. (UEPB/2009) Em 2008 se comemoram os 60
anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada em 10 de Dezembro
de 1948 pela Organização das Nações Unidas. Ela foi uma tentativa de
estabelecer princípios que pudessem evitar guerras e conflitos entre países.
Assinale a única alternativa correta.
a) O documento é uma cópia da Declaração dos
Direitos do Estado da Virgínia de 1777, que foi a base da Declaração de
Independência dos Estados Unidos da América.
b) A Declaração só foi promulgada pela ONU como
uma forma de dar algum alento aos países derrotados na Segunda Guerra Mundial.
c) A Declaração é a demonstração da força
militar e poder econômico dos EUA frente aos países,
principalmente a URSS, que se saíram também vencedores da 2ª Guerra
Mundial.
d) O primeiro artigo da Declaração traz os
conceitos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, numa referência à Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão promulgada em 1789, após o triunfo da
Revolução Francesa.
e) Mesmo intitulado “Declaração Universal dos
Direitos Humanos”, o documento não trata dos direitos humanos. Seus artigos
mostram como evitar uma Terceira Guerra Mundial.
4. (PUC RS/2009) Dentre os fatores que
condicionaram a eclosão do processo revolucionário na França, em 1789, NÃO é
correto apontar
a) a inflação produzida pelas dificuldades
crônicas do Tesouro Público francês.
b) a crise agrícola, que produzia
desabastecimento e carestia.
c) a perda de colônias e rotas de comércio,
determinada pela derrota francesa na Guerra dos Sete Anos.
d) os privilégios legais e tributários
previstos pelo ordenamento jurídico do Estado Absolutista.
e) a perda da Luisiana, em função da derrota
militar francesa na guerra de independência dos Estados Unidos.
5. (UERGS/2009) São consequências da
Revolução Francesa:
I. A vitória dos ideais e aspirações da
burguesia.
II. A queda do Absolutismo e a derrocada do Antigo Regime.
III. A consolidação da sociedade estamental e dos
privilégios do clero e da nobreza.
IV. O fortalecimento da político-econômica
mercantilista que dificultou o desenvolvimento do capitalismo.
Quais
estão corretas?
a) Apenas a I e II.
b) Apenas a I e III.
c) Apenas a I e IV.
d) Apenas a I, II e III.
e) Apenas a II, III e IV.
6. (UFABC/2009) Os últimos anos da década
de 1780 tinham sido, por uma complexidade de razões, um período de grandes
dificuldades praticamente para todos os ramos da economia francesa. Uma má
safra em 1788 e 1789 e um inverno muito difícil tornaram aguda a crise. As más
safras faziam sofrer o campesinato, pois significavam que, enquanto os grandes
produtores podiam vender cereais a preços de fome, a maioria dos homens em suas
insuficientes propriedades tinha provavelmente que se alimentar do trigo
reservado para o plantio ou comprar alimentos àqueles preços, especialmente nos
meses imediatamente anteriores à nova safra (maio-julho). Obviamente as más
safras faziam sofrer também os pobres das cidades, cujo custo de vida — o pão
era o principal alimento — podia duplicar.
(Eric J
Hobsbawm. A Era das revoluções. Tradução)
O texto
refere-se a fatores de uma conjuntura econômica francesa que contribuíram para
a) unir camponeses e “camadas urbanas”
contra uma ordem política e social imposta pela nobreza e pelo clero.
b) promover uma aliança entre camponeses e
grandes proprietários de terra contra o poder político da alta burguesia.
c) a ascensão de um governo absolutista que
assumiu o poder político visando abolir as principais obrigações feudais.
d) o surgimento de grupos que pregavam o ideal
anarquista de construção de uma sociedade sem Estado.
e) a eleição de um governo imperial que adotou
uma política de “pão e circo” para agradar a população mais pobre.
7. (UFCG PB/2009) “Os eventos históricos que
caracterizam a modernidade, que impuseram o princípio moderno da subjetividade,
foram a Reforma, as Luzes, a Revolução Francesa” (José Carlos Reis. História e
Teoria, Rio de Janeiro: FGV, 2003, p.33) A partir do texto de José Carlos Reis,
assinale a alternativa que indica uma afirmação INCORRETA:
a) A Revolução Francesa inaugurou o fim da
era das revoluções burguesas. O Movimento iniciado em 1789 inscreveu-se na
história pelo seu caráter antidemocrático e antiliberal.
b) O Iluminismo pregava que a história era
feita por um sujeito revolucionário. Nas Luzes, predominou o sujeito da Razão.
c) A ideia moderna de História está marcada
pelos conceitos de razão, consciência, sujeito, verdade e universal. Na
Modernidade, tais conceitos ganharam visibilidade tanto na Europa quanto fora
dela.
d) O protestantismo recusou a autoridade da
tradição e afirmou a soberania do sujeito individual. Em Lutero, a fé religiosa
tornou-se reflexiva.
e) A modernidade é uma liberação de toda
referência ao passado. Na Modernidade, a História é descrita como a marcha da
humanidade em busca da liberdade, garantida pela Razão que governa o mundo.
8. (UNIMONTES MG/2009) Acerca da
Revolução Francesa, é CORRETO afirmar que:
a) Napoleão Bonaparte representou um retrocesso
social e político, haja vista a restauração dos princípios feudais sob sua
gestão autoritária.
b) os novos tempos foram traduzidos em obras de arte que elegiam os
temas históricos políticos em detrimento dos religiosos, a exemplo do que fez o
pintor David.
c) o jacobinismo constituiu uma espécie de
protomarxismo ao propor o fim da propriedade privada.
d) a resistência burguesa ao pagamento de
impostos foi um dos fatores que desencadearam o processo revolucionário.
9. (ESPM/2010) Leia o texto sobre a
Revolução Francesa e responda:
Para
essa mentalidade revolucionária também contribuíram as grandes expectativas
provocadas pela convocação dos estados gerais, pois, como os pobres urbanos,
também os camponeses esperavam que suas queixas fossem ouvidas. Na primavera de
1789, os camponeses atacavam comboios de alimentos e se recusavam a pagar
impostos reais, dízimos e obrigações senhoriais. Esses levantes revolucionários
intensificaram-se em fins de julho de 1789, quando se divulgaram rumores de que
os aristocratas estavam organizando bandos de bandidos para atacar os
camponeses e roubar suas colheitas. Os camponeses entraram em pânico e deram
vazão a um ódio secular contra os nobres, atacando os castelos e queimando os
registros senhoriais onde estavam inscritas as suas obrigações para com os
senhores.
(Marvim
Perry. Civilização Ocidental. Uma história concisa)
O texto
deve ser relacionado com:
a) o Período do Terror;
b) o Grande Medo;
c) o Golpe do 18 Brumário;
d) a Reação Thermidoriana;
e) a Tomada da Bastilha.
10. (FGV/2010) Com a convocação dos
Estados Gerais [em 1788], a aristocracia esperava completar o processo que
esvaziaria a monarquia de seu poder absoluto. Seu cálculo, teoricamente
correto, baseava-se na certeza de que controlaria todas as decisões dos Estados
Gerais. (…) essa instituição (…) tinha seus representantes eleitos internamente
a cada ordem e, quando em funcionamento, a votação era em separado,
correspondendo um voto a cada ordem. (…) Mas, na prática, o cálculo da
aristocracia revelou-se um verdadeiro suicídio político para ela e para o
regime que representava (…)
(Modesto
Florenzano, As revoluções burguesas)
Esse
“suicídio político” consubstanciou-se, pois
a) a aristocracia francesa, que defendia
reformas nas obrigações servis, objetivando ampliar os ganhos
tributários do Estado, foi forçada a aceitar o fim dos privilégios
fiscais da nobreza togada e do baixo clero.
b) se estabeleceu um acordo tácito entre os
jacobinos e os girondinos, na Convenção, a partir de 1789, e uma série de
reformas estruturais, baseadas nas ideias iluministas, determinou a gradual
extinção das obrigações feudais.
c) as reformas políticas propostas pela
aristocracia geraram uma maior participação das camadas sociais presentes no
Terceiro Estado, em especial a alta burguesia, que comandou o Comitê de
Salvação Pública, em 1789.
d) a tentativa da aristocracia francesa em limitar
a influência que a alta burguesia exercia sobre o soberano Luis XVI fracassou e
abriu espaço para que o rei convocasse uma Assembleia Nacional Constituinte
para julho de 1789.
e) após um pouco mais de um mês de
funcionamento, em junho de 1789, o Terceiro Estado transformou os Estados
Gerais em Assembleia Nacional Constituinte, um dos momentos iniciais da
Revolução Francesa.
11. (UEG GO/2010)
Marchemos filhos da Pátria,
O dia de glória chegou;
Contra nós, a tirania,
O estandarte sangrento levantou. (bis)
Ouvis bramir pelos campos
Esses ferozes soldados?
Eles vêm degolar
Nossos
filhos, nossas companheiras.
A
Marselhesa. (Tradução fornecida pelo Consulado da França em São Paulo). In:
RODRIGUE, J. E. História em documento. São Paulo: FTD, 2001. p. 52.
O texto
citado é uma das estrofes que compõem A Marselhesa, o hino nacional da França,
composto em abril de 1792 por Rouget de Lisle. Dentro do contexto
político-social em que a canção foi composta, os termos “tirania” e “ferozes
soldados”, respectivamente, indicam:
a) a Inquisição católica e as tropas inglesas.
b) a ditadura jacobina e as tropas russas.
c) o Absolutismo e as tropas austro-prussianas.
d) o Feudalismo e as tropas espanholas.
12. (UESPI/2010) Na Revolução Francesa, os conflitos mostraram que a vida política
ganhava outros espaços e muitos valores estavam sendo demolidos. Aconteceram
mudanças importantes para a formação da contemporaneidade.
Na época em que os jacobinos estiveram no
comando da Revolução, houve:
a) uma centralização
política, com uma constituição baseada nas ideias de Rousseau e em aspirações
democráticas.
b) uma diminuição da
violência social, com a descentralização das administrações provinciais e da
economia.
c) uma disputa política
entre Danton e Robespièrre, prevalecendo os ideais iluministas de Danton,
ligados ao liberalismo.
d) uma restrição à liberdade
religiosa, a censura de muitas obras artísticas e o controle político da
população nas cidades maiores.
e) uma violência marcante
nas lutas políticas, que mantiveram muito princípios defendidos pela nobreza e
pelo feudalismo.
13. (UNIMONTES MG/2010) Acerca da Revolução Francesa (1789-1799), é INCORRETO afirmar que
a) a declaração dos direitos
universais, embora significasse um avanço em relação à ordem feudal, não
extrapolava os marcos da ordem capitalista, a exemplo da propriedade privada.
b) o processo revolucionário
colocou em xeque certos valores tradicionais como a união Estado e Igreja e o
caráter sagrado do rei, aspecto bem exemplificado na substituição da monarquia
pela república e na execução do rei Luiz XVI.
c) o Período do Terror
foi uma fase de domínio político dos girondinos, representantes da alta burguesia
que implantou a mais violenta repressão sobre os trabalhadores franceses.
d) a revolução se inscreve
em um contexto maior de difusão do pensamento iluminista, de transformações
econômicas e políticas, exemplificadas, respectivamente, pelas chamadas
revoluções Industrial e Americana.
14. (PUC SP/2010) “As metáforas da luz
vitoriosa das trevas, da vida renascendo do seio da morte, do mundo reconduzido
ao seu começo são imagens que se impõem universalmente por volta de 1789.”
Jean
Starobinski. 1789. Os emblemas da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1988,
p. 38
O texto
se refere à
a) independência dos Estados Unidos e sua
influência no resto do mundo.
b) coroação de Luis XIV, intitulado Rei Sol e
exemplo de monarca absoluto.
c) reconquista da Península Ibérica, antes
tomada pelos mouros.
d) hegemonia britânica sobre os mares após o
Ato de Navegação.
e) difusão dos ideais iluministas associados
à Revolução Francesa.
15. (UNIMONTES MG/2010) Se a base de um governo popular em tempo de paz é a virtude, a do
governo popular, na revolução, é o terror. Sem a virtude, o terror é fatal; sem
o terror, a virtude é impotente. (Robespierre)
O pensamento de Robespierre, no contexto do
Terror, fase da Revolução Francesa, explica
a) a criação do Tribunal
Revolucionário.
b) a aprovação da
Constituição do ano III.
c) a criação da Guarda Nacional.
d) a convocação da
Assembleia Nacional Constituinte.
16. (UDESC SC/2011) Entre 1789 e 1799, a
França atravessou um período profundamente transformador conhecido por
Revolução Francesa. Em relação às características desse processo revolucionário
e seus desdobramentos, analise cada proposição e assinale (V) para verdadeira
ou (F) para falsa.
(__) A França foi inovadora, pois não havia
notícias de uma Revolução de Caráter Burguês e Liberal na Europa do século
XVIII.
(__) Durante os dez anos do processo
revolucionário, houve uma série de acordos que garantiram uma transição
tranquila e pacífica da Monarquia Absolutista para a República Federativa.
(__) A Revolução Francesa pode ser subdividida em
quatro momentos: a Assembleia Constituinte, a Assembleia Legislativa, a
Convenção e o Diretório.
(__) A Revolução Francesa disseminou nova
concepção política e organizacional do Estado; suas ideias influenciaram a
disseminação de guerras e conflitos e seus ideais de Liberdade, Igualdade e
Fraternidade passaram a ser buscados por quase todas as nações do mundo
contemporâneo.
Assinale
a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) V – F – V – F
b) V – V – F – F
c) F – V – V – V
d) V – V – V – V
e) F – F – V – V
17. (UESPI/2011) Uma análise da Revolução
Francesa permite perceber sua importância política, sem deixar de ressaltar sua
violência e suas contradições. Na sua Declaração dos Direitos Humanos e do
Cidadão:
a) destacava-se a condenação à propriedade
privada e ao capitalismo.
b) definia-se a vitória dos ideais do
liberalismo, favoráveis à elite da época.
c) negava-se o valor da escravidão, embora não
atacasse a sua existência nas colônias europeias.
d) afirmava-se a igualdade universal perante a
lei, sem respeitar os limites desejados pela burguesia.
e) defendia-se a submissão das colônias, mas se
omitia em relação aos danos da censura e da propriedade.
18. (UFAL/2011) Os estudos sobre a
Revolução Francesa, comumente, dividem-na em etapas sucessivas, considerando-se
a primeira delas, a chamada Fase da Assembleia Nacional, vivenciada entre os
anos de 1789 e 1791. Essa fase se caracterizou pela:
a) abolição dos privilégios feudais, formação
da primeira Coligação contra a França, liderada pela Inglaterra e, ainda, pela
definição de lugares específicos a serem ocupados pelos deputados constituintes
nas reuniões.
b) aprovação em Paris da Assembleia dos
Estados Gerais, que aboliu os privilégios feudais, determinou o confisco dos
bens da Igreja e proclamou a Primeira Constituição da França.
c) morte do rei Luis XVI, guilhotinado na Praça
da Revolução, e pela formação da Primeira Coligação contra a França, encabeçada
pela Inglaterra.
d) prisão dos líderes Girondinos, Marat,
Hèbert, Danton, Saint-Just e Robespierre.
e) implantação do regime do terror,
caracterizado pela prática de atos de violência contra os opositores do governo
revolucionário.
19. (UEL PR/2011) Às vésperas da Revolução
Francesa, com o fracasso da Assembleia dos Estados Gerais, membros do Terceiro Estado
se reuniram no salão de jogos do palácio real, onde fizeram o Juramento da Sala
de Pela, que foi o compromisso
a) da burguesia e dos sans-coulottes em
elaborar uma Constituição.
b) do clero e da aristocracia em permanecer no
poder.
c) da aristocracia e dos sans-coulottes visando
ampliar as liberdades individuais.
d) da burguesia e do clero para atrelar o
Estado à Igreja Católica.
e) do poder clerical e do popular para o
domínio conjunto do Estado.
20. (UFG GO/2011) Leia os fragmentos a
seguir.
Nesta
Revolução Francesa, tudo, até os crimes mais horríveis, foi previsto e
conduzido por homens que eram os únicos a conhecer o fio das conspirações
urdidas durante muito tempo em sociedades secretas.
Abade
Barruel. Memórias para servir à história do jacobinismo, 1803.
A
miséria aumenta a ignorância, a ignorância aumenta a miséria; o povo francês
foi tão cruel durante a revolução porque a ausência de felicidade conduz à
ausência de moralidade.
Madame
de Stael Holtein. Considerações sobre os principais acontecimentos da Revolução
Francesa, 1818. SCHAFF, Adam. História e verdade. Lisboa: Editorial Estampa,
1974. p.14-23.
Os dois
textos exemplificam a compreensão da Revolução Francesa por seus contemporâneos
e expressam como um mesmo evento pode produzir relatos distintos. Diante da
diversidade de visões a serem comparadas, o historiador, amparado por
procedimentos metodológicos atuais, deve
a) garantir um conhecimento definitivo sobre o
passado, apoiado em fontes orais que esgotem o tema.
b) alcançar um conhecimento verdadeiro sobre o
passado por meio da reunião dos relatos.
c) confrontar a visão de uma testemunha
ocular sobre um evento com outras fontes históricas.
d) privilegiar uma narrativa testemunhal de
acordo com o poder político exercido pelo agente.
e) ignorar o julgamento dos atores históricos
sobre os eventos a que assistiram.
21. (UNIFICADO RJ/2010)
“ Santa Guilhotina,
protetora dos patriotas, rogai por nós;
Santa Guilhotina, terror
dos aristocratas, protegei-nos;
Máquina adorável, tende
piedade de nós;
Máquina adorável, tende
piedade de nós;
Santa Guilhotina, livrai-nos de nossos
inimigos.”
(In ARASSE, Daniel. A Guilhotina e o
Imaginário do Terror. SP: Atica, 1989. p 106-107)
A leitura do texto remete ao período da
Revolução Francesa conhecido como Terror, que pode ser identificado como o
momento
a) de diversas revoltas
lideradas por trabalhadores rurais que pleiteavam o direito à terra, e contra
os quais o governo girondino utilizou a guilhotina indiscriminadamente.
b) de medidas populares,
tais como o controle de preços e a reforma agrária, sob a liderança jacobina,
durante o qual a guilhotina representava para muitos a justiça revolucionária.
c) do apogeu do domínio
burguês, caracterizado pela criação do Banco de França e pelo aumento do
comércio francês com as nações europeias, durante o qual a guilhotina
simbolizava a eliminação dos resquícios feudais.
d) do retorno da nobreza em
uma ação contrarrevolucionária, que eliminou as lideranças burguesas e
populares que haviam iniciado o processo revolucionário e utilizou a guilhotina
como protetora da pátria ameaçada.
e) resultante da Lei de
Cercamentos, que provocou a expulsão dos camponeses de suas terras e sua
execução sumária, através do uso da guilhotina.
22. (UFPR/2012) Foi a Revolução Francesa,
e não a Americana, que ateou fogo ao mundo, e foi, consequentemente, do curso
da Revolução Francesa, e não do desenrolar dos acontecimentos na América, ou
dos atos dos “Pais Fundadores” que o atual uso da palavra revolução recebeu
suas conotações e matizes em todos os lugares, inclusive nos Estados Unidos.
(ARENDT,
Hannah. Da Revolução. RJ: Ática e UnB, 1988, p. 44.)
A
respeito do texto acima, considere as seguintes afirmativas:
1. No seu uso atual, a palavra “revolução”
significa uma profunda transformação política e social, capaz de romper com as
estruturas do passado e criar algo novo, tal como fez a Revolução Francesa.
2. A Revolução Francesa extinguiu o Antigo
Regime e a estrutura feudal da França, enquanto que a Revolução Americana ficou
restrita a mudar a realidade das 13 colônias.
3. O fato de a Revolução Americana não ter se
baseado em ideais iluministas não a caracteriza com uma revolução igual à
Francesa.
4. A Revolução Americana teve menor influência
política e social fora da América, enquanto que a Revolução Francesa
influenciou movimentos sociais nas Américas e em quase toda a Europa.
Assinale
a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são
verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
e) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são
verdadeiras.
23. (UPE/2012) A Revolução Francesa
marcou a ascensão da burguesia ao poder, acabando com o absolutismo francês.
Sobre a França revolucionária, assinale a alternativa CORRETA.
a) A burguesia atuava também no campo, em
especial no sul da França, onde dominava o comércio de tecido.
b) Os grupos políticos urbanos se restringiam
ao apoio da nobreza reformada, a qual, assim como o clero, clamava por reformas
econômicas.
c) A burguesia parisiense contestava o alto
índice de impostos que era obrigada a pagar.
d) O drástico corte de gastos da Corte de Luís
XVI diminuiu a crise econômica da França no fim do século XVIII.
e) Os camponeses ficaram alheios ao processo
revolucionário, colhendo depois os frutos das conquistas burguesas.
24. (ESPCEX/2011) “A execução de Luís XVI, em janeiro de 1793, abalou a nobreza europeia.
No interior da França, eclodiram revoltas (...). No exterior, formou-se a
Primeira Coligação europeia (...). A França foi novamente invadida. (...) Teve
início então, o Período do Terror, que se estenderia até julho de 1794.”
(ARRUDA & PILETTI, 2007)
O Período do Terror, caracterizado pela
radicalização do processo revolucionário, ocorreu durante a fase da (o)
a) Monarquia Constitucional
e era chefiado por jacobinos.
b) Diretório e era dirigido
por girondinos.
c) Assembleia Legislativa e
era comandado por “sans – culottes”.
d) Assembleia Nacional
Constituinte e era orientado por girondinos.
e) Convenção Nacional e
era liderado por jacobinos.
25. (UECE/2012) Em 1792 os revolucionários
franceses instituíram um novo calendário, baseado no clima e nas estações do
ano da França. Conhecido como calendário revolucionário francês, manteve o ano
com 12 meses, todos eles com trinta dias. Entretanto, ao final do ano, ainda
restavam cinco dias que foram denominados sans-culottes.
O
objetivo da instituição do novo calendário foi
a) acabar com qualquer herança religiosa ou elemento cristão.
b) relembrar o antigo calendário celta.
c) simbolizar a manutenção da tradição antiga e
a nova era.
d) ter mais dias para trabalhar e poucos
feriados religiosos.
GABARITO
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