1. (UERN/2014) “Se a economia do mundo do
século XIX foi formada principalmente sob a influência da revolução industrial
britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela
Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e
fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas
tradicionais do mundo não europeu; mas foi a França que fez suas revoluções e a
elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores de um tipo ou de outro
terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e a
política europeia (ou mesmo mundial) entre 1789 e 1917 foi em grande parte a
luta a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de
1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e
radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande
exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo. A França forneceu os
códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema
métrico de medidas para a maioria dos países. A ideologia do mundo moderno
atingiu as antigas civilizações que tinham até então resistido as ideias
europeias inicialmente através da influência francesa. Esta foi a obra da
Revolução Francesa.”
(Disponível
em: http://www.cefetsp.br/edu/eso/cleber/revolucaofrancesa.html.)
Apesar
de todas as influências derivadas da Revolução Francesa, no decorrer do
processo revolucionário, após a eliminação da monarquia absolutista, vários
problemas estabeleceram-se entre os próprios revolucionários quanto à
organização da França a partir de então. Tais problemas estiveram diretamente
relacionados
a) às diferenças culturais e linguísticas do
território francês, ainda distribuído em feudos e reinos, com dialetos
variados.
b) às discrepâncias entre os girondinos,
jacobinos, sans-cullotes e outros membros do terceiro estado, que tinham níveis
socioeconômicos diferentes.
c) à diversidade na Constituição da sociedade
francesa, composta de clero, nobreza e burguesia, com concepções ideológicas e
interesses diferentes.
d) às divergências religiosas, principalmente
entre protestantes (Hunguenotes) e católicos, que não se acertavam em relação
ao destino do clero e das terras da Igreja.
2. (UECE/2014) Sobre a revolta radical de
1789, movimento por meio do qual a burguesia conseguiu assegurar os direitos de
propriedade privada, liberdade econômica, igualdade civil e controle político
do Estado, é correto afirmar que foi
a) impulsionada pela aristocracia e ficou
conhecida como Revolução Francesa.
b) culminada com a revisão dos antigos direitos
feudais e senhoriais por parte da realeza da França.
c) caracterizada pelo radicalismo e pela
violência promovidos pelas conquistas napoleônicas.
d) marcada por lutas parlamentares e movimentos
populares na França.
3. (ENEM/2010) Em nosso país queremos
substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos
princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da
razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho,
a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa
companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio,
o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a
mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT,
L. Revolução Francesa e Vida Privada. In: PERROT, M. (Org). História da Vida
Privada: da Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol. 4. São Paulo:
Companhia das Letras, 1991 (adaptado).
O
discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito
é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na
Revolução Francesa?
a) À alta burguesia, que desejava participar do
poder legislativo francês como força política dominante.
b) Ao clero francês, que desejava justiça
social e era ligado à alta burguesia.
c) A militares oriundos da pequena e média
burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam reorganizar a França
internamente.
d) À nobreza esclarecida, que, em função do seu
contato, com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo
francês.
e) Aos representantes da pequena e média
burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos
políticos.
4. (FATEC SP/2015) Leia o texto escrito por
um contemporâneo à Revolução Francesa.
O poder
executivo em cada país está nas mãos de uma pessoa chamada rei. Mas a
constituição francesa distingue entre o rei e o soberano. Ela considera a
posição de rei como oficial, mas coloca a soberania na nação.
(PAINE,
Thomas. Os Direitos do Homem; uma resposta ao ataque do Sr. Burke à Revolução
Francesa. Petrópolis: Vozes, 1989, p. 75. Originalmente publicado em
1791-1792.)
Refletindo
sobre o texto, é correto associá-lo a uma das ideias da filosofia iluminista.
Trata-se
a) do Contrato Social, que define o povo
como o elemento soberano da nação.
b) do Constitucionalismo, que garante pela lei
o direito divino do rei absolutista.
c) da Liberdade Comercial, que define as normas
de comércio pelo laissez-faire.
d) da Igualdade Jurídica, que garante que todos
tenham os privilégios da nobreza.
e) da Divisão de Poderes, que articula
Legislativo, Executivo, Judiciário e Moderador.
5. (IFPE/2015) Assinale a alternativa que
contém reivindicações da burguesia durante a Revolução Francesa.
a) Aumento dos impostos pagos pelos camponeses
e fim dos privilégios do clero.
b) Ampliação dos poderes do rei e abolição das
tradições feudais.
c) Igualdade jurídica para todos os cidadãos
e fim dos privilégios da nobreza e do clero.
d) Proclamação da República Francesa e
permanência da escravidão nas colônias francesas.
e) Expansão do império colonial francês e
redução do preço do pão.
6. (UEL PR/2015) Leia o texto a seguir.
A conquista
do tempo através da medida é claramente percebida como um dos importantes
aspectos do controle do Universo pelo homem. De um modo não tão geral,
observa-se como, em uma sociedade, a intervenção dos detentores do poder na
medida do tempo é um elemento essencial do seu poder: o calendário é um dos
grandes emblemas e instrumentos do poder; por outro lado, apenas os detentores
carismáticos do poder são senhores do calendário: reis, padres,
revolucionários.
(LE
GOFF, J. História e Memória. Trad. de Bernardo Leitão et al. 7.ed. Campinas:
Unicamp, 2013. p.442.)
No
processo histórico das sociedades humanas, os senhores do poder procuram
ampliar o seu domínio socioeconômico vinculando-o ao tempo cronológico.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um exemplo de apropriação
do tempo associado a um poder que originou um novo calendário.
a) O Édito de Constantino impôs o calendário Justiniano
a todo o Ocidente cristão modificando as datas de celebrações religiosas.
b) A Reforma Calvinista produziu uma nova
contagem de tempo para a sociedade referente ao mundo sagrado, consagrando a
epopeia da libertação.
c) A Revolução Chinesa criou um novo calendário
apropriando-se do controle da temporalidade no campo pelas novas técnicas
agrícolas desenvolvidas por Mao Tse Tung.
d) A Revolução Francesa rompeu com o
calendário em vigor, a partir da deposição do rei pela Convenção criada para
formular uma nova constituição.
e) A Revolução Inglesa modificou o calendário
no qual se regulava a balança comercial britânica com as suas colônias,
aprimorando a concentração do lucro.
7. (UESPI/2014)
“A
guerra e a dívida partiram a espinha da monarquia”.
(HOBSBAWM,
E. A era das revoluções, 1977. p. 76)
Dentre
os acontecimentos desencadeados na França Revolucionária, entre os séculos
XVIII e XIX, podemos afirmar CORRETAMENTE que
a) a tomada da Bastilha pelos membros da
nobreza, que ficaram contrários à perda dos antigos privilégios.
b) a luta do Primeiro Estado contra os
privilégios usufruídos pelo Segundo e Terceiro Estados, estes isentos do
pagamento de impostos na França Absolutista.
c) o governo dos jacobinos foi denominado de
“período do terror” dada à disseminação do uso da guilhotina, em que morreram
membros dos diferentes grupos sociais franceses, exceto lideranças jacobinas.
d) a implantação do governo dos girondinos
permitiu a todos os membros do terceiro estado gozarem dos direitos sociais,
políticos e civis reivindicados.
e) entre as principais conquistas deixadas
para o mundo ocidental pela Revolução Francesa, podemos citar a implantação da
noção de cidadão em substituição à de súdito na relação entre o indivíduo e os
governantes.
8. (UNIFICADO RJ/2015) Depende unicamente de um fato acidental que, na visão diádica da
política, as duas partes da díade tenham recebido o nome de “direita” e
“esquerda”. Como é bem conhecido, o uso dessas duas palavras remonta à
Revolução Francesa, ao menos no que diz respeito à política interna.
BOBBIO, Norberto. Direita e esquerda: razões
e significados de uma distinção política. 2a ed. rev., São Paulo: UNESP, 2001.
p. 83.
Durante o período da Convenção Montanhesa
(1793- 1794), a “esquerda” francesa foi representada, no Parlamento da
República, pelo grupo conhecido como
a) clérigos
b) girondinos
c) jacobinos
d) monarquistas
e) planície
9. (UEPA/2015)
Agora vai, agora vai, agora vai!
À forca os aristocratas
Agora vai, agora vai, agora vai!
Os aristocratas serão enforcados,
A liberdade triunfará!
Apesar dos tiranos,
Tudo será alcançado,
Agora
vai, agora vai, agora vai!
(Canção
“Ça ira” (autor desconhecido), 1790. In FELIZARDO, Joaquim. A revolução
francesa: Da queda da Bastilha ao 9 de Thermidor. Porto Alegre: LP&M, 1985,
p. 15-6.)
As
ideias presentes nos versos desta canção da França revolucionária indicam o/a:
a) sucesso da revolução que teve caráter
aristocrático pois garantiu, durante o período do Diretório, as conquistas da
armada francesa formada a partir da antiga cavalaria, reduto político da
nobreza.
b) violência popular durante o período da
Convenção, quando os sans-culottes apoiados pela Guarda Nacional invadiram a
Bastilha e libertaram os presos políticos defensores da igualdade civil entre
as ordens sociais.
c) aspecto agressivo da revolução durante o
período da Monarquia Constitucional, quando os girondinos representantes dos
trabalhadores urbanos aprovaram as punições severas aos inimigos do projeto
revolucionário.
d) ânimo exaltado de determinados grupos que
apoiavam os ideais revolucionários por considerarem o Absolutismo um regime
opressor das liberdades de expressão e legitimador da dominação aristocrática.
e) contradição do processo revolucionário
francês, que se apoiava em princípios liberais, mas na prática violava o
direito de expressão dos nobres e desconsiderava o apelo popular em favor da
aristocracia.
10. (UNIMONTES MG/2015) A Convenção Termidoriana (1794-1795) elaborou a Constituição do Ano III
na França que, entre outras coisas, levou à instalação de um Diretório, que
passou a conduzir o poder executivo francês. Acerca do papel das forças
políticas francesas no Diretório, assinale a alternativa CORRETA.
a) O Diretório
caracterizou-se pela supremacia dos girondinos e pela oposição dos jacobinos,
entre outros grupos.
b) O Diretório foi um
instrumento político que garantiu o retorno dos realistas ao comando do
executivo francês.
c) O Diretório materializou
o ideal de governo jacobino através de uma série de medidas implantadas em prol
da pequena burguesia.
d) O Diretório contou com
uma coalizão das forças burguesas girondinas e jacobinas que garantiram a
governabilidade na França.
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