1. (UNIMONTES MG/2004) A mobilização dos trabalhadores e o movimento socialista cresceram a
partir de meados do século XIX. Acerca dessa questão, é CORRETO afirmar que
a) a chamada I
Internacional se caracterizou pela hegemonia dos anarquistas.
b) a III
Internacional foi uma reação dos anarquistas à inércia política da II.
c) a I e II
Internacionais eram revolucionárias e a III, reformista e burguesa.
d) a chamada
II Internacional se caracterizou pelo predomínio dos socialdemocratas.
2. (UNIMONTES MG/2005) Quanto ao pensamento dos autores da Escola Clássica de Economia, é
INCORRETO afirmar:
a) Os preços de
mercado serão regulados pela lei da oferta e da procura.
b) As causas
profundas da miséria humana residem no crescimento populacional sem controle.
c) O livre
funcionamento da economia, embora mais produtivo, amplia as desigualdades
sociais.
d) A verdadeira
riqueza de uma nação provém do trabalho.
3. (Mackenzie SP/2006) Cada trabalhador tem para vender uma grande quantidade do seu próprio
trabalho, além daquela que ele mesmo necessita; e pelo fato de todos os outros
trabalhadores estarem na mesma situação, pode ele trocar grande parte de seus
próprios bens por uma grande quantidade, ou – o que é a mesma coisa – pelo
preço de grande quantidade de bens desses outros. Fornece-lhes em abundância
aquilo de que carecem, e estes por sua vez, com a mesma abundância, lhe
fornecem aquilo de que necessita; assim é que em todas as camadas da sociedade
se difunde uma abundância geral de bens.
A Riqueza das Nações, 1776
Vocês se horrorizam com o fato de que
queremos abolir a propriedade privada. No entanto, a propriedade privada foi
abolida para nove décimos dos integrantes de sua sociedade; ela existe para
vocês exatamente porque para nove décimos ela não existe.
Manifesto do Partido Comunista, 1848
Os trechos acima pertencem a duas obras
clássicas do pensamento político e econômico moderno. Em suas páginas,
definiram-se modos distintos de se encarar o mundo capitalista. Seus autores
são, respectivamente,
a) Jean-Jacques
Rousseau e Voltaire.
b) Nicolau
Maquiavel e Thomas Hobbes.
c) Jean Bodin e
David Ricardo.
d) Adam Smith
e Karl Marx.
e) John Keynes e
F. Engels.
4. (UEL PR/2005) Na segunda metade do século XIX, no limiar da Segunda Revolução
Industrial e da expansão imperialista, o Brasil se olhava no espelho da
civilização e, ao voltar-se para si mesmo, era nítido o contraste. Na galeria
dos inconformistas reluzia uma corrente fecunda de pensamento liberal. De
Tavares Bastos a Joaquim de Nabuco, de Raul Pompéia a Euclides da Cunha, de
Lúcio Mendonça a Cruz e Sousa, de Luís da Gama a Lima Barreto, de André
Rebouças a Manuel Bonfim, antecedidos por Castro Alves.
Sobre essa corrente liberal, analise as
afirmativas a seguir.
I. O olhar
daqueles intelectuais mudou de rumo e perspectiva. Impacientes com a estagnação
política defendiam a indústria, o trabalho livre e a cidadania, desejosos de
igualar o Brasil a outros países capitalistas.
II. Incluem-se,
naquela corrente, os poemas sociais de Castro Alves – “Navio Negreiro” e “Vozes
d’África” – que expuseram a indignação com o cativeiro do negro, em dissonância
com a democracia e a liberdade da América, dando um espaço amplo de sentido e
dignidade ao tema.
III. A imagem da
natureza idílica, com suas exuberantes e pujantes matas e o céu azul anil do
Brasil, propagada pelos inconformistas, reforçou o ufanismo da belle époque e
dificultou os protestos e denúncias das mazelas de um povo dividido em raças e
classes.
IV. Os políticos
e ideólogos reformistas, adeptos da escravidão, combateram o Projeto da Lei do
Ventre Livre, com argumentos de liberais ortodoxos, enfatizando a autonomia do
paterfamílias perante o Estado Imperial, que estaria intervindo na esfera
privada da família a quem, por direito de compra, pertencia o escravo.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) I e III
c) II e IV
d) I, III e IV.
e) II, III e IV.
5. (UEL PR/2005) A situação de miséria dos trabalhadores, no século XIX, estimulou
pensadores e ativistas sociais a buscar “remédio” para os males sociais e a
procurar nova s formas de organização da sociedade.
Para os socialistas utópicos, a superação
desses males dar-se-ia por meio da:
a) Implantação
de um estado que legitimasse a propriedade privada dos meios de produção.
b) Defesa dos
ideais monarquistas.
c) Organização
da classe trabalhadora em um partido único.
d) Ditadura do
proletariado para se chegar à sociedade sem Estado.
e) Criação de
uma sociedade igualitária entre os indivíduos.
6. (UESPI/2004) A vitória política da
burguesia não impediu que formas de resistência ao capitalismo se fizessem
presentes na sociedade europeia e se divulgassem pelo mundo.
As críticas de
Karl Marx destacaram-se na análise crítica do sistema capitalista, pois:
a) ressaltam suas contradições e as desigualdades sociais que
permanecem, apesar da produção das riquezas.
b) têm conteúdo basicamente em defesa da democracia operária e do sistema
de poder descentralizado.
c) assumem princípios anarquistas, que defendem o fim do Estado e dos
partidos políticos.
d) defendem o crescimento industrial, baseado em cooperativas, sob o
controle de sindicatos.
e) não viram nenhum mérito no sistema capitalista, apenas ressaltando suas
contradições políticas.
7. (PUC SP/2006) “Para nós, a autoridade não é necessária à organização social; ao
contrário, acreditamos que ela é sua parasita, que impede sua evolução e
utiliza seu poder em proveito próprio de uma certa classe que explora e oprime
as outras. Enquanto houver harmonia de interesses em uma coletividade, enquanto
ninguém quiser ou puder explorar os outros, não haverá marcas de autoridade;
mas, quando surgirem lutas internas e a coletividade se dividir em vencedores e
vencidos, então a autoridade aparecerá, autoridade que, naturalmente, estará a
serviço dos interesses dos mais fortes e servirá para confirmar, perpetuar e
reforçar sua vitória.”
(Enrico Malatesta. Textos escolhidos. Porto
Alegre: LPM, 1984, p. 25)
O fragmento acima defende postura:
a) humanista:
acredita na harmonia entre os homens e opõe-se a qualquer tipo de conflito
social.
b) anarquista: rejeita a necessidade da
autoridade e a vê como instrumento de poder e de dominação.
c) autoritária:
concebe a autoridade como natural e exclui qualquer tentativa de utilizá-la na
vida em comunidade.
d) socialista:
critica a autoridade exercida pela classe dominante e defende o poder nas mãos
dos trabalhadores.
e) liberal:
celebra o valor universal da liberdade e recusa a imposição da vontade de uns
sobre outros.
8. (PAES MG/2004) “Para quem sempre viveu numa sociedade como a nossa, a existência de
uma grande parte da população desprovida de meios de produção e de subsistência
pode parecer inteiramente ‘natural’. Nem sempre houve um proletariado ‘livre’,
isto é, desprovido de recursos e, ao mesmo tempo, liberado de obrigações,
podendo, portanto, vender sua força de trabalho para quem pagar por ela melhor
preço. O proletariado livre, nesse duplo sentido, caracteriza um modo
específico de produção. É de origem relativamente recente em termos
históricos.”
(SINGER, Paul. A formação da classe operária.
São Paulo: Atual, 1985, p. 10. Citado por RICARDO, ADHEMAR E FLÁVIO. História –
2. Belo Horizonte, LÊ, 1995, p.1. Adap)
Pode-se inferir do texto acima que
a) o trabalho
assalariado, como forma predominante de trabalho no mundo, é exclusivo da ordem
capitalista, inexistindo, por exemplo, na Idade Média.
b) o regime de
trabalho assalariado prescinde da separação dos trabalhadores dos meios de
produção para se consolidar.
c) a prática do
trabalho assalariado é inerente à “raça” humana, por isso escapa às
determinações sociais e históricas.
d) a ordem
capitalista é a única capaz de garantir a liberdade dos trabalhadores, mesmo
que limitada pelo domínio do grande capital.
9. (UFRRJ/2005) O texto a seguir se
refere ao liberalismo econômico.
“A Escola de
Manchester, conhecida também como Escola Clássica, desenvolveu o pensamento
econômico dominante na época do capitalismo industrial e liberal. Coube a Adam
Smith formular em “A Riqueza das Nações”, que foi publicado em 1776, as ideias
iniciais do Liberalismo Econômico, igualmente defendido por Davi Ricardo” em
“Princípios da Economia Política e do Imposto”, Thomas Robert Malthus em
“Ensaio Sobre o Princípio da População” e Jean Baptiste Say em “Tratado de
Economia Política”.
AQUINO, S. L.
de A.; et alii. História das sociedades modernas às atuais. Rio de Janeiro: Ao
Livro Técnico, 1995, p. 1281.
A obra Riqueza
das Nações (1776), fundamental na evolução do pensamento econômico, defendia,
entre outras, a ideia de que
a) a grandeza de um Estado exige a planificação e o dirigismo econômico.
b) o trabalho é a fonte de riqueza, baseando-se no valor da lei da
oferta e da procura.
c) a riqueza deve basear-se, fundamentalmente, na exploração dos recursos
da natureza.
d) a “mais-valia” resultado da exploração do trabalhador deve ser
suprimida.
e) a socialização dos meios de produção e distribuição aumentam a
eficiência da economia.
10. (UEM PR/2006) "Paralelamente às
propostas do socialismo utópico, que procuravam conciliar numa sociedade ideal
os princípios liberais e as necessidades emergentes do operariado, surgiu o socialismo
científico. Mediante a análise dos mecanismos econômicos e sociais do
capitalismo, seus ideólogos propunham compreender a realidade e
transformá-la."
(VICENTINO, C.
História Geral. São Paulo: Scipione, 2002, p.298).
A respeito do
Socialismo Científico, assinale a alternativa incorreta:
a) Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) foram os
formuladores da tese do Socialismo Científico.
b) O texto Manifesto Comunista escrito por Marx e Engels foi o lançamento
formal de uma nova proposta de sociedade que pretendia substituir a sociedade
capitalista.
c) O Socialismo Científico previa que, após a tomada do poder pela classe
operária, seria instalada a ditadura do proletariado e decretada a socialização
dos meios de produção.
d) A mais-valia é um conceito utilizado por Karl Marx para designar o
valor da riqueza produzida pelo operário além daquilo que o capitalista lhe
pagava na forma de salário.
e) O socialismo científico previa que a transformação da propriedade
privada em propriedade coletiva ocorreria por meio pacífico, em função do
desenvolvimento da ciência.
11. (UEM PR/2006) A respeito do Liberalismo
Econômico, assinale o que for incorreto:
a) O livro de Adam Smith, A Riqueza das Nações (1776), é a base teórica
principal do capitalismo liberal.
b) O Liberalismo opõe-se teoricamente ao Mercantilismo.
c) Mesmo tendo algumas diferenças teóricas, a visão de Adam Smith se
somava à Fisiocracia na defesa do livre comércio.
d) A frase Laissez paire, laissez passer, le monde va de lui-même (Deixai
fazer, deixai passar, que o mundo anda por si mesmo) expressa o pensamento do
Liberalismo.
e) As teses liberais de Adam Smith serviram de inspiração, inclusive,
para os regimes fascistas que floresceram na Europa no século XX.
12. (UFMG/2006) Em 1891, o Papa Leão XIII editou um documento a encíclica Rerum Novarum
que deixou marcas profundas na Igreja Católica. A importância desse documento transcende
os muros da Igreja, haja vista que ele redefiniu o pensamento católico e o modo
como essa Instituição se relacionava com as sociedades em que atuava.
Considerando-se a influência da Rerum
Novarum, é CORRETO afirmar que essa encíclica:
a) significou
uma condenação vigorosa da guerra e do colonialismo, pela manifestação do
pacifismo e do humanismo inerentes aos valores cristãos.
b) deu origem
ao pensamento social católico, a partir do impacto da expansão do capitalismo e
do crescimento do ideário socialista.
c) transformou a
Igreja em aliada do movimento fascista, abrindo caminho para a Concordata entre
o Papa e o Estado italiano.
d) representou
uma tomada de posição do Vaticano contra a religião muçulmana, que crescia em
ritmo acelerado e ameaçava a posição hegemônica do catolicismo.
13. (UFRN/2006) Nas primeiras décadas do século XX, o socialismo e o anarquismo foram as
duas tendências políticas que se destacaram no movimento operário brasileiro.
Embora tivessem um ideal comum – a defesa do proletariado –, socialistas e
anarquistas apresentavam profundas divergências.
Entre essas divergências, está o seguinte
fato:
a) os
socialistas defendiam a participação dos trabalhadores em campanhas políticas
visando superar o capitalismo, enquanto os anarquistas defendiam que a
superação do capitalismo viria pela instauração do caos na sociedade.
b) os
socialistas defendiam a existência de um só partido, que unificasse as lutas
dos trabalhadores, enquanto os anarquistas eram a favor da existência do
pluripartidarismo.
c) os
socialistas defendiam a organização da classe em um partido político, enquanto
os anarquistas se recusavam a participar de qualquer organismo que estes
considerassem burguês.
d) os
socialistas defendiam eleições livres e tinham o parlamento como espaço
principal para o debate das suas estratégias de luta, enquanto os anarquistas
tomavam suas decisões em assembleias.
14. (UFAM/2006) Na disputa pela organização e controle das classes trabalhadoras,
anarquistas e marxistas enfrentaram-se diversas vezes ao longo da segunda
metade do século XIX. Das frases abaixo, assinale aquela que não se coaduna ao
ideário anarquista:
a) “Quem quer
que coloque a mão sobre mim para governar-me é um usurpador e um inimigo – eu o
declaro meu inimigo”
b) “Minha
consciência me pertence, minha justiça me pertence e minha liberdade é
soberana”.
c) “Na medida em
que buscam o poder, todos os partidos – sem exceção – são variantes do
absolutismo”
d) “O operariado
tem como objetivo a conquista do poder político para se transformar em classe
dirigente da nação”.
e) “Quanto mais
perfeita a civilização, menos necessidade terá de um governo, porque mais
capacidade terá para resolver seus próprios problemas e autogovernar-se”
15. (UNIMONTES MG/2006) Durante o século XIX, o movimento operário europeu demonstrou
comportamento ora de ascensão, ora de refluxo. É possível destacar, como
exemplo de luta organizada dos trabalhadores, nesse século, a/o
a) I Internacional Operária, de caráter
notadamente revolucionário
b) Movimento
Leveler, luta de caráter reformista e parlamentar
c) Marcha dos
Trabalhadores pela Vida, de natureza reivindicatória pacífica
d)
Falansterismo, de natureza coletivista e revolucionária
16. (FATEC SP/2006) Adam Smith, teórico do
liberalismo econômico, cuja obra, Riqueza das Nações, constitui o baluarte, a
cartilha do capitalismo liberal, considerava
a) a política protecionista e manufatureira como elemento básico para
desenvolver a riqueza da nação.
b) necessária a abolição das aduanas internas, das regulamentações e das
corporações então existentes nos países.
c) a propriedade privada como a raiz das infelicidades humanas, daí toda a
economia ter de ser controlada pelo Estado.
d) a terra como fonte de toda a riqueza, enquanto a indústria e o comércio
apenas transformavam ou faziam circular a riqueza natural.
e) o trabalho como fonte de toda a riqueza, dizendo que, com a
concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio, a harmonia e a justiça
social seriam alcançadas.
17. (FGV/2006) “Quando este impulso para o desenvolvimento individual mais elevado se
combinava com uma natureza poderosa e variada, que já se havia assenhoreado de
todos os elementos da cultura, surgia o homem multifacetado – l’uomo universale
– que pertencia só à Itália.
(...) No Renascimento italiano encontramos
artistas que, em todos os ramos, criavam obras novas e perfeitas, e que
causavam também a maior impressão como homens. Outros, além das artes que
praticavam, eram mestres de um amplo círculo de interesses espirituais.”
BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na
Itália. Brasília: Universidade de Brasília, 1991, pp.84-5.
Caracterizam a produção cultural e científica
do Renascimento:
a) A descoberta
da perspectiva nas artes plásticas; a invenção da luneta astronômica; O
Príncipe de Maquiavel.
b) A teoria
heliocêntrica; o desenvolvimento da cartografia; o maneirismo nas artes.
c) A invenção da
luneta astronômica; as Confissões de Santo Agostinho; a tradução de textos da
antiguidade greco-romana.
d) A descoberta
da perspectiva; a Eneida de Virgílio; a invenção da imprensa.
e) A valorização
dos idiomas nacionais; a tradução de textos da antiguidade greco-romana; a
pintura hierática.
18. (FURG RS/2006) Uma teoria política do século XIX “... propunha a organização de
comunidades compostas, cada uma, de 10.000 pessoas, a que chamava de
‘phalanatéres’ (ou falanstérios). Nestas comunidades, a distribuição das
tarefas e encargos seria feita segundo a atração passional , o que queria dizer
que os indivíduos fariam aquilo que mais gostavam de fazer, pois acreditavam
que a natureza distribuiu a todos as vocações, de tal maneira que ficam em
perfeita harmonia com as necessidades que a humanidade pode ter em relação a
tal ou qual espécie de trabalho”. As ideias de Fourier refletem o que seria
posteriormente categorizado como socialismo
a) sindical.
b) cristão ou
social cristão.
c) solidário ou
revolucionário.
d) científico ou
marxista.
e) utópico ou
romântico.
19. (Mackenzie SP/2006) Para responder à questão, use o seguinte código:
I. Absolutismo
de direito divino
II. Fisiocracia
III. Liberalismo
político
IV. Socialismo
utópico
V. Socialismo
científico
Os príncipes agem, pois, como ministros de
Deus, e seus lugares tenentes sobre a Terra. É através deles que Ele exerce seu
império. [...] É por isso que vimos que o trono real não é o trono de um homem,
mas o trono de Deus mesmo.
Política retirada das próprias palavras da
Sagrada Escritura
Todas as classes dominantes anteriores
procuraram garantir sua posição submetendo a sociedade às suas condições de
apropriação. Os proletários só podem se apoderar das forças produtivas sociais
se abolirem o modo de apropriação típico destas e, por conseguinte, todo o modo
de apropriação em vigor até hoje. Os proletários nada têm de seu para
salvaguardar; eles têm que destruir todas as seguranças e todas as garantias da
propriedade privada até aqui existentes.
Manifesto do Partido Comunista
Os dois trechos acima são de obras
representativas de correntes de pensamento político comumente conhecidas como:
a) I e II
b) II e III
c) I e IV
d) III e IV
e) I e V
20. (UEPB/2006) Considerando as
principais doutrinas sociais do século XIX, relacione a segunda coluna de
acordo com a primeira.
I. Socialismo científico
II. Positivismo
III. Anarquismo
(__) Não reconheciam o Estado, o exército ou qualquer outra instituição onde
houvesse os que mandassem e os que obedecessem.
(__) A humanidade só atingiria seu grau supremo de evolução quando todas as ideias
e ações humanas fossem baseadas na ciência.
(__) O progresso da indústria
substituiria o isolamento dos trabalhadores, unindo-os de forma revolucionária.
O desenvolvimento industrial criaria os coveiros dessa sociedade.
A alternativa
correta é:
a) II, I, III
b) III, I, II
c) I. II, III
d) I, III, II
e) III, II, I
21. (UFLA MG/2006) Considere o texto abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
“(...) A ética autoritária nega a capacidade
do indivíduo para saber o que é bom ou mau; quem determina as normas é sempre a
autoridade superior que está acima do indivíduo. Cria-se o sistema baseado não
na razão e no conhecimento, mas no temor à autoridade e na sensação de fraqueza
e dependência por parte dos indivíduos subordinados(...).
A ética humanista, em oposição ao sistema
autoritário irracional, adota o seguinte princípio: somente o próprio homem
pode determinar, segundo a sua consciência moral, o que deve ou não deve fazer.
Seu lema é simples: o bem é aquilo que nos leva à verdadeira felicidade, o mal
é aquilo que nos afasta da felicidade, sendo nocivo à natureza humana. A ética
humanista fundamenta-se no fato de que o homem só pode realizar-se e ser feliz
vivendo em solidariedade com seus semelhantes (...).”
Erich Fromm. Análise do Homem (com
adaptações)
a) O próprio
homem deve determinar o que ele deve ou não fazer, segundo a ética autoritária.
b) O sistema
deve determinar o que o próprio homem deve ou não deve fazer, segundo a ética
humanista.
c) O sistema
autoritário é irracional, segundo a ética humanista.
d) Segundo a
ética autoritária, o indivíduo tem capacidade de saber o que é bom ou mau.
22. (UFTM MG/2006) As Revoluções Inglesas do século XVII e a Revolução Francesa (1789)
apresentam, em comum,
a) a vitória da
burguesia, que impôs sistemas políticos baseados na soberania popular e na
república parlamentarista.
b) a
consolidação das estruturas do Antigo Regime, que triunfaram sobre os
princípios da Ilustração.
c) a implantação
de uma república, sob inspiração dos ideais iluministas, que perdura até a
atualidade.
d) a
influência do liberalismo, que defendia formas representativas de governo e o
direito à propriedade.
e) a liderança
das camadas populares, que concretizaram sua aspiração por igualdade econômica.
23. (UFPEL RS/2006)
As ideias de Proudhon (1809-1865)
– A propriedade é um roubo e a mãe da
tirania;
– Quem quer que ponha as mãos em mim com a
intenção de governar-me é um usurpador e um tirano;
caracterizam o
a) Comunismo.
b) Materialismo
Histórico.
c) Liberalismo.
d) Socialismo.
e) Anarquismo.
24. (UFPR/2006) No filme Matrix (1999), dos irmãos Andy e Larry Wachowski, a vida
humana não passa de uma ilusão, pois os seres humanos vivem ligados às máquinas
como baterias de um amplo sistema de controle tecnológico. Esse filme suscitou
inúmeras reflexões e debates de natureza filosófica e religiosa, mas um aspecto
que merece ser destacado é o político, pois é um filme que apresenta uma visão
pessimista e antiutópica do futuro humano. Contudo, muito antes dos filmes de
ficção científica, as esperanças e os desejos de uma sociedade ideal já
inspiravam pensadores e escritores, que deixaram em suas obras modelos de
transformação social. Sobre a imaginação utópica e seus fundamentos, é correto
afirmar:
a) Durante o
século XIX, multiplicaram-se as utopias de caráter socialista-comunista, como
as de Owen, Saint-Simon e Fourier, enfatizando a transformação das condições
materiais da sociedade.
b) As obras
caracterizadas como utópicas são assim chamadas devido à sua natureza
ficcional, sem nenhuma relação com a realidade.
c) A República,
obra utópica escrita por Platão, previa um mundo controlado pelos sacerdotes.
d) Em seu livro
A Utopia, o humanista inglês Thomas More, ao defender a propriedade privada e o
enriquecimento, tinha como modelo ideal a seguir a sociedade inglesa de sua
época.
e) O livro 1984,
de George Orwell, é uma utopia socialista inspirada na Revolução Russa e na
admiração do autor pelo sistema político soviético.
25. (UFRRJ/2006) Sobre as primeiras ações socialistas, Karl Marx e Friedrich Engels, no
Manifesto Comunista de 1848, afirmaram o seguinte:
“As primeiras tentativas do proletariado para
impor diretamente o seu próprio interesse de classe, num tempo de agitação
geral, no período da revolução que pôs termo à sociedade feudal, falharam
necessariamente por não estar ainda desenvolvida a figura do próprio
proletariado e por faltarem ainda condições materiais da sua libertação, que
são precisamente o produto da época burguesa.”
Em relação aos primórdios do movimento operário
na Europa, é correto afirmar que:
a) foi
denominado, em sua forma mais violenta, budismo e é associado à resistência dos
operários ao capitalismo por meio da quebra de máquinas.
b) se organizou
em torno de um programa político revolucionário que tinha nos Bolcheviques
russos a referência fundamental.
c) surgiu por
iniciativa de partidos políticos socialdemocratas com atuação regular em
diversos parlamentos europeus e grande base entre os operários.
d) se originou
na Inglaterra e buscava superar as mazelas do capitalismo por meio de um
programa de inspiração claramente socialista.
e) propunham
como forma de acabar com o capitalismo um regime socialista ditatorial
conhecido como “Ditadura do Proletariado”.
GABARITO
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